sexta-feira, 13 de setembro de 2013

* Grupo da Câmara aprova projeto que estabelece mandato de 5 anos

O grupo de trabalho da Câmara que prepara sugestões para uma reforma política aprovou nesta quinta-feira (12) projetos que estabelecem mandatos de cinco anos e a coincidência de eleições para todos os cargos a partir de 2018.
Se a proposta for aprovada pelo Congresso, o mandato de cinco anos terá efeitos para presidente da República, deputados federais, governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Os mandatos desses cargos hoje são de quatro anos.
Durante a votação, o grupo deixar para outro momento a discussão sobre a duração do mandato de senadores. Foram apresentadas proposta de cinco anos ou dez anos. Atualmente, os senadores têm mandatos de oito anos.
A proposta prevê ainda que os prefeitos eleitos em 2016 terão um mandato tampão de dois anos, mas poderão tentar a reeleição em 2018.
O outro projeto aprovado pelo grupo prevê que as eleições para todos os cargos serão realizadas em uma única data, que ainda não foi definida. Com isso, acaba o intervalo de dois anos entre as eleições municipais e as eleições gerais (federais e estaduais).
Nas reuniões anteriores, o grupo de trabalho aprovou a sugestão do fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos.
MAL-ESTAR
As propostas avançaram em meio a discussões de parlamentares dos grupos e críticas sobre o avanço das propostas. Dos 16 integrantes, nove registraram presença, mas apenas seis estavam quando as matérias foram aprovadas.
O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) disse que "isso aqui é programado para não dar em nada". A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) também acredita que as discussões não estão avançado adequadamente e que é preciso mais engajamento da população.
Na reunião, Teixeira e Ricardo Berzoini (PT-SP) trocaram farpas. Berzoini deixou o encontro no meio acusando o pedetista de centralizar os debates. "Esse tipo de reunião não leva a nada".
Teixeira retrucou: "Tem outros que ficam calados porque mandam em seus partidos".
JANELA DA INFIDELIDADE
A proposta apresentada pelo PMDB sugerindo a criação de uma janela para troca de partido também foi alvo de críticas. A ideia é que, faltando sete meses das eleições, durante 30 dias, seja permitida a troca de legenda.
Atualmente, só é permitida a troca sem perder o mandato quando há justa causa considerada pela Justiça Eleitoral. A proposta prevê o fim dessa possibilidade.

* Rede pública reutiliza seringas descartáveis

Absurdo! 

O Brasil tem 12 milhões de diabéticos por todo o país, grande parte deles precisa de insulina, medicamente injetável que pode ser aplicado em casa, mas quem tem que recorrer à rede pública de saúde enfrenta a falta de seringas nos postos. O material é descartável, mas o Ministério da Saúde orienta os doentes a usar até oito vezes a mesma seringa. Especialistas afirmam que o procedimento põe em risco a saúde de quem reutiliza o material.
Veja vídeo:

* Unicef aponta que mortalidade infantil caiu 77% no Brasil entre 1990 e 2012


  • O Brasil é o sétimo país do mundo que mais teve declínio no índice de mortalidade infantil
Relatório divulgado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) nesta sexta-feira (13) aponta que o índice de mortalidade infantil caiu cerca de 77% nos últimos 22 anos no Brasil. De acordo com o Relatório de Progresso 2013 sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada, a taxa de mortes de crianças com menos de cinco anos era de 62 por mil nascimentos em 1990 e em 2012 estava 14 por mil nascimentos.
A morte de crianças com menos de cinco anos de idade é considerada mortalidade infantil. Os dados são de um estudo realizado com a colaboração do Unicef, da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Banco Mundial.

EXPECTATIVA DE VIDA AVANÇA, APESAR DE DESIGUALDADE ENTRE REGIÕES

  • Arte UOL

Maior declínio

O Brasil é o sétimo país do mundo com maior declínio no índice de mortalidade infantil no período. No ranking mundial, o Brasil apresenta a posição 120º com maior índice de mortalidade infantil.
Os países classificados com os maiores índices de erradicação da mortalidade de crianças menores de cinco anos no período foram Maldivas (89%), Estônia (82%), Arábia Saudita (82%), Turquia (81%) e Macedônia (80%).
Na América Latina e Caribe, o Brasil sofreu, junto com o Peru, a maior queda no índice entre 1990 e 2012. A mortalidade infantil que, em 1990, era de 90 nascimentos por mil, caiu para 48 por mil em 2012, o que fez com que o Brasil atingisse o Objetivo do Desenvolvimento do Milênio 4 (ODM 4), que visava a queda da mortalidade infantil em 66% entre os anos de 1990 e 2015.
De acordo com o Unicef, a queda foi possível graças a uma série de medidas como a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), com foco na atenção primária em saúde, avanços no atendimento materno e de recém-nascidos, melhoria nas condições sanitárias, promoção do aleitamento materno e criação de iniciativas de proteção social como o Bolsa-Família.
Na taxa de mortalidade neo-natal (nos primeiros 28 dias de vida), o Brasil apresentou queda de 68%. O índice era de 28 por mil nascimentos e passou para 9 por mil nascimentos.

Ampliar


Roteiro (AL) não tem saneamento básico e é campeã em mortalidade infantil10 fotos

1 / 10
5.set.2013 - Rodovia de acesso a Roteiro (a 50 km de Maceió), em Alagoas, aponta para belezas naturais das praias, mas esconde que, para entrar na cidade, é preciso encarar uma estrada de barro, com cerca de 4 km de trajeto que, quando chove, fica intransitável para carros pequenos Leia mais Beto Macário/UOL
Helvécio Magalhães, secretário de atenção à saúde do Ministério da Saúde, diz que a diminuição ainda é um desafio: "Entre às ações, estamos sem tréguas lutando por uma epidemia que é a da cesariana, que impacta no índice de mortes de bebês no Brasil".
Número expressivo
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, afirma que o número é expressivo: "Se alguém pergunta por que existe o SUS, uma boa parte das respostas estão nesses números", disse, acrescentando: "O Brasil reduziu a mortalidade infantil mais do que América Latina, que os Brics e que os países com renda média alta. Não serve de comemoração, mas, sim, de incentivo para continuarmos".
Padilha também afirmou que quanto mais se reduz a taxa de mortalidade, o esforço para continuar a redução é preciso. Além disso, citou que hoje o Brasil está na mesma posição que a Argentina. "Há 20 anos estávamos muito pior que eles", afirmou.
O ministro destacou a importância da atenção primária em saúde, expansão do calendário de vacinas no Brasil e expansão de acesso ao parto hospitalar para esta mudança. Outro ponto levantado por ele é a importância de se voltar as atenções para a saúde indígena. "Grande parte das mortes se dão nas aldeias da região amazônica. O programa Mais Médicos deve, inclusive, ajudar nesse quadro", afirmou.

Problemas da saúde pública no Brasil - 17 vídeos



Pelo mundo
No mundo, a queda de mortalidade infantil foi de 47% no período, ou seja, entre 1990 e 2012, o número de mortes de crianças passou de 12,6 a 6,6 milhões, quase a metade. Porém, 18 mil crianças de menos de cinco anos continuam morrendo a cada dia, segundo o levantamento. 
Os cinco países com os piores índices de mortalidade infantil estão no continente africano: Serra Leoa, Angola, Chade, Somália e Congo. Para o Unicef é fundamental a prevenção de doenças como pneumonia, diarreia e malária, que foram responsáveis, em 2012, pela maioria das 6,6 milhões de mortes de crianças com menos de cinco anos.
Além disso, o Unicef alerta que, em âmbito global, o ODM 4 poderá não ser atingido. De acordo com o órgão, a meta não será atingida se a média da queda de mortalidade se mantiver. "Pelo nosso estudo, 35 milhões de crianças no mundo estão sob risco se a meta não for atingida", explica Cristina Alburquerque, coordenadora de desenvolvimento infantil do Unicef.

ONDE FALTA MÉDICO, FALTAM DENTISTAS E ENFERMEIROS, MOSTRA PESQUISA

A concentração de médicos nos grandes centros acompanha a de outros profissionais de saúde, como dentistas e enfermeiros, e a de unidades de saúde. Onde falta um, faltam os outros.

É o que o mostra um recorte da pesquisa Demografia Médica no Brasil, que se baseou em dados da AMS (Assistência Médico-Sanitária) do IBGE, que conta os postos de trabalho ocupados por profissionais de saúde

* Recife sediará protesto contra a instalação de usina nuclear

Publicado em: 13-09-2013 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Recife

Para comemorar o 26º aniversário do grave acidente radioativo que ocorreu em Goiânia (GO) no dia 13 de setembro de 1987, haverá protestos hoje (13) em várias capitais do país, inclusive Recife, contra a instalação de usinas nucleares em nosso país
Segundo o professor Heitor Scalambrini (UFPE), que organiza o protesto do Recife, 114 organizações da sociedade civil japonesa, 107 organizações brasileiras e 32 Prêmios Nobel Alternativo, solidarizando-se com suas vítimas, assim como com as vítimas dos atuais vazamentos de radioatividade da usina nuclear de Fukushima, divulgarão uma Declaração conjunta, contrária a um eventual acordo nuclear entre o Brasil e o Japão, por considerarem que a opção nuclear para gerar energia elétrica deve ser definitivamente abandonada.
Essa Declaração será entregue simultaneamente no Brasil e no Japão, nesta sexta feira, 13 de setembro, juntamente com a lista completa dos seus signatários, aos Governos, Consulados e Embaixadas desses dois países.
No Brasil as entregas se darão nos seguintes locais e horários:
- em Brasília, às 13 horas – Embaixada do Japão, na SES – Avenida das Nações, Q.811, lote 39 e às 14 horas no Palácio do Planalto., às 14,00 horas (da Embaixada seguimos para fazer uma entrega).
- em São Paulo, haverá um ato às 12,30 nas escadarias da Fundação Cásper Libero – TV Gazeta, na Avenida Paulista 900, e a entrega ao Consulado será feita às 13,30, na sua entrada da rua Eugenio de Lima 424.
- em Porto Alegre, às 14 horas, na Av. João Obino, 467  (Petrópolis), Porto Alegre – RS (contato: Eliege Fante, eliege_f@yahoo.com.br)
- em Recife: às 12 horas no Consulado do Japão, à R. Padre Carapuceiro, 733 – 14º andar. Ed. Empresarial Center I, Boa Viagem (contato: HeitorSscalambrini Costa heitorscalambrini@gmail.com)
- em Curitiba, em horário a ser fixado, à Rua Marechal Deodoro 630, 18º andar (Shopping Itália), Curitiba – PR (contato: Zuleica Nycz – zuleica.nycz@gmail.com)
- em Salvador, a Declaração será entregue ao Cônsul Honorário do Japão às 16 horas do dia 12, à rua Campinas de Brotas, 104, Brotas, Salvador (contato: Zoraide Vilas Boas – assmpj@gmail.com)
No Japão, a entrega à Embaixada Brasileira será às 15 horas do dia 13 (Endereço: 2-11-12 Kita Aoyama, Minato-ku, Tokyo) e haverá uma manifestação em frente ao Gabinete do Primeiro Ministro das 16 às 18 horas (contato:  INYAKU Tomoya tomo@jca.apc.org).
Declaração
Somos contrários ao acordo de tecnologia nuclear entre o Japão e o Brasil
Os jornais japoneses noticiaram que o governo japonês vai assinar um acordo com o governo brasileiro para preparar o caminho para a exportação de usinas nucleares japonesas para o Brasil.
Passados mais de dois anos do acidente nuclear de Fukushima, sua verdadeira causa permanece desconhecida, o que nos obriga a uma profunda revisão da tecnologia nuclear japonesa. Não é por outra razão que a opinião pública no Japão tem se mostrado contrária não somente à construção de novos reatores, mas também à reativação dos existentes.
As usinas de Fukushima ainda estão liberando radioatividade no meio ambiente e o governo japonês não consegue controlar essas contaminações.  Assim, o Japão está causando sérios danos para o mundo.
Como o governo pode apoiar a construção de usinas nucleares fora do Japão em tal situação? Isto só pode ser entendido como uma maneira de dar uma saída para a indústria nuclear japonesa, impedida de construir novas usinas no seu país.
No Brasil, cresce o temor de acidentes em suas usinas nucleares de Angra dos Reis, localizadas entre as duas maiores cidades brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao mesmo tempo, cresce a pressão para que se passe a usar fontes de energia menos perigosas, para atender às necessidades do país em eletricidade.
Existem outras formas do Japão contribuir para a solução dos problemas de energia do Brasil e do mundo – por exemplo, pela cooperação em torno de energias renováveis.
As organizações da sociedade civil japonesa e brasileira, abaixo assinadas, são contrárias ao acordo anunciado, entre o Brasil e o Japão, em torno da tecnologia nuclear.
13 de setembro de 2013





* TCE volta a alertar prefeitos quanto o cumprimento da Lei dos Resíduos Sólidos


Publicado em: 13-09-2013 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Pernambuco 0O

TCE realizou nesta sexta-feira em seu auditório o “II Encontro Sustentabilidade e Controle Externo nos Municípios”.

O objetivo do encontro, que foi aberto pela presidente Teresa Duere, foi debater as questões enfrentadas pelos municípios na área da coleta dos resíduos sólidos e abordar o “case” de sucesso de Sairé, cujo prefeito, Fernando Pergentino, foi um dos palestrantes.

Pela nova Lei de Resíduos Sólidos, os municípios terão que substituir os “lixões” por aterros sanitários a partir de janeiro de 2014. Mas a maioria deles, infelizmente, não tem sequer projeto neste sentido.

Um dos poucos que avançaram nessa direção foi Caruaru, cujo prefeito, José Queiroz (PDT), já decidiu ampliar o aterro sanitário que atende ao município, cuja capacidade para o recebimento de resíduos sólidos está esgotada.

* Palmares, Municipio pioneiro no Interior de Pernambuco na aprovação do voto aberto no Poder Legislativo

Vereadores do Recife são passados para trás. Câmara de Palmares aprova voto aberto

POSTADO ÀS 19:47 EM 04 DE SETEMBRO DE 2013
Foto: reprodução da internet
A Câmara de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, aprovou por 10 votos a 2 a proposta que define voto aberto em todas as votações. A sessão ocorreu nessa terça-feira (3). O autor da proposta foi o presidente da Casa, vereador Luciano Filho (PCdoB).

"O legislativo palmarense está antenado e compromissado com as mudanças que o País vem implementando, visando se adequar a uma nova ordem política e social", destacou o comunista.

A Câmara de Palmares foi mais ágil do que a do Recife, onde a votação só deve ocorrer na próxima semana. Já a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) enterrou as duas propostas que tramitam na Casa até que o Senado aprecie a matéria do mesmo assunto.
Veja vídeo da ABTV Segunda Edição, com entrevista com Luciano Rodrigues Filho, Presidente da Câmara de Vereadores dos Palmares e com Jaorish Gomes Teles (ator, Diretor de Teatro e Escritor, Coordenador do Ponto de Cultura GRUCALP) e Pastor Cícero (Presidente da AMEP):
Vereadores aprovam projeto e população do município apoia iniciativa: 
http://globotv.globo.com/tv-asa-branca-pe/ab-tv-2a-edicao/v/projeto-de-voto-aberto-e-aprovado-em-palmares/2808494/

* Continuam problemas das vítimas das enchentes 2010 e 2011 em Palmares - PE

Moradores da Zona da Mata reclamam de problemas causados nas enchentes de 2010 e 2011

Em Água Preta os moradores reclamam da falta de serviços, em Palmares o problema está na estrutura das casas.





As imagens de arquivo que vimos no nosso telão ainda continuam vivas na memória de quem foi vítima das enchentes que atingiram a Zona da Mata Sul nos anos de 2010 e 2011. De lá pra cá, muitas famílias receberam novas moradias, em locais mais seguros, longe de possíveis enchentes. Mas, não imaginavam, que outros problemas pudessem surgir. A repórter Renata Torres e o cinegrafista Robson Santos visitaram duas cidades, Palmares e Água Preta, para saber quais as dificuldades vividas atualmente por estas pessoas.
Em Água Preta as casas foram construídas a dois quilômetros da cidade. O sentimento lá é um só. A felicidade por não correr o risco de ser atingido por uma nova enchente. Apesar de estar satisfeita, dona Maria sente falta de um posto de saúde no local.
A ausência de outros serviços básicos também incomoda dona Maria José. Ela reclama da falta d’agua. Maria Luciene lembra que também está faltando transporte público.
Já em Palmares os serviços vão chegando aos poucos. O prédio da Escola Municipal por exemplo foi inaugurado no inicio do mês. Mas, a preocupação por lá continua sendo com a estrutura das casas.
Cirlene mostra a rachadura na parede e a cerâmica que só foi colocada no piso da cozinha. Mas, o que a deixa mais preocupada, é o aterro onde a casa foi erguida, que está deslizando. Geilson mostra a quantidade de barro que já caiu desde que começou a chover.
Nós entramos em contato com a Companhia Estadual de Habitação e Obras, que nos informou que não estão previstas as construções de muros de arrimos nas casas, mas que vai solicitar à construtora responsável pela obra que faça uma avaliação e que realize intervenções onde for necessário. Em relação à estrutura das casas, nós conversamos com a Caixa Econômica Federal. Mas, até o fechamento desta edição, não havíamos recebido nenhuma resposta. Sobre a escola, a Prefeitura de Palmares informou que no segundo semestre, ela passa a funcionar para os alunos da educação infantil. Para as outras turmas, as aulas começam em janeiro de 2014.
Sobre os problemas apontados em Água Preta, nós conversamos com o Secretário de Planejamento da cidade.

Em Palmares, moradores de Serro Azul afirmam que governo do estado não cumpriu acordos

Para a construção da barragem de Serro Azul, localizada em municípios que abragem a Mata Sul do estado e o Agreste, foi preciso fazer algumas desapropriações.

No Engenho Verde, em Palmares, na Zona da Mata, um dos seis locais da região que precisaram ser desocupados, algumas famílias dizem que permanecem na área ou porque o valor da indenização não foi suficiente para comprar outro imóvel ou por ainda não ter recebido o dinheiro. “Eles fizeram uma fábrica no terreno do meu marido e disseram que em troca dariam uma casa. Até hoje não negociaram com ele e nem isso, querem fazer”, reclama a agricultora, Maria de Lourdes Silva.
Enquanto isso, a barragem de Serro Azul continua sendo erguida. Ela é uma das medidas para controlar as enchentes do Rio Una. De acordo com um grupo de mulheres, nem tudo que ficou acertado em audiência pública entre o governo do estado e os que tiveram que deixar as casas onde moravam por causa da obra, está sendo cumprido, entre elas a construção de imóveis e a doação de uma área para plantio no engenho Vista Alegre. “Tudo isso ficou negociado em janeiro de 2012, quando o governador esteve em Palmares assinando o termo de serviço da obra. Paralelo a construção da barragem seria feito o assentamento das famílias e a construção da vila. A obra já está bem encaminhada, o rio esta quase fechado e você nada, nada, nada sobre o reassentamento das famílias e a construção das vilas”, afirma a missionária, Sandra Aparecida.
De acordo com nota enviada pela Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco já foi efetuado até o momento o pagamento de 90% das indenizações devidas e o restante está sendo negociado. A nota diz ainda que o engenho Vista Alegre está sendo loteado para ser entregue as pessoas que têm direito a receber essas terras.

* Moradores de um distrito de Catende fecham PE-120 para protestar

Eles reclamam da falta de alguns serviços e querem a emancipação do local.

A Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa informou que não existe nenhum projeto solicitando a emancipação de Laje Grande tramitando na casa. Sobre a telefonia, a Anatel informou que as operadoras de celular não são obrigadas a implantar o serviço em todas as localidades. A agência exige que haja cobertura do sinal em 80% da área urbana desses municípios.
As novas licitações de cobertura são avaliadas pela Anatel, que abre licitação e estabelece critérios e condições para que determinada operadora passe a funcionar no local solicitado.
Quanto a segurança, de acordo com o comandante do 10º Batalhão: há uma viatura com policiais militares, que circula entre Lage Grande e Batateira, Distrito de Belém de Maria.

* Palmares realiza 1ª Jornada de Habitação no Quilombo II

Serão promovidas ações educativas, culturais, esportivas e artísticas. Inscrições devem ser feitas no local das oficinas.


A Prefeitura dos Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, em parceria com a Autarquia de Habitação, realizam nos dias 13, 14 e 15 de setembro a 1ª Jornada de Habitação no Quilombo II. O evento é um projeto que visa a integração social e o levantamento das problemáticas das unidades habitacionais deste bairro. As inscrições devem ser feitas no mesmo dia da realização das oficinas. Atividades começam às 8h e seguem até às 17h.
De acordo com a presidente da Autarquia de Habitação dos Palmares, Ana Regina Melo, a Jornada surgiu na necessidade de contribuir para todos que moram no local, especialmente aos que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Serão promovidas ações educativas e culturais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e saúde, artísticas e esportivas. "As atividades contribuem para a melhoria de qualidade de vida e inclusão social das famílias beneficiadas, através das atividades educativas, que fortalecem a convivência familiar e comunitária, além de exercitar a cidadania" disse.
As casas são direcionadas às pessoas que foram duramente afetadas na enchente de 2010. A previsão é que até o fim de 2013, todas as moradias sejam entregues.
Programação
Sexta-feira (13)
Abertura – Apresentação Cultural (Tenda da Cidadania – Instituto Pró-cidadania)
Palestra – Celpe
Oficina de Musica e Dança – Secretaria de Educação
Palestra sobre Lei Maria da Penha e Direitos da Mulher – Secretaria da Mulher
Feira de Saúde (Aferição de Pressão, HGT, Classificação Sanguínea) e Momento Saúde – Secretaria de Saúde
Destribuição de mudas de árvores para 407 famílias
Sala do Empreendedor – Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Caravana Cultural Itinerante – Artistas da Terra
Sábado (14)
Oficina de Música (Tenda da Cidadania – Instituto Pró-cidadania)
Feira de Saúde (Aferição de Pressão, HGT, Classificação Sanguínea) – Secretaria de Saúde
Destribuição de mudas de árvores para 407 famílias
Palestra sobre NIS e Bolsa Família – Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania
Momento Beleza
Palestra – Procon
Recreação (Jogos e artes marciais) Secretaria de Educação / Secretaria de Esportes
Domingo (15)
Recreação (Jogos e artes marciais) Secretaria de Educação / Secretaria de Esportes
Destribuição de mudas de árvores para 407 famílias
Palestra – Procon
Feira de Saúde (Aferição de Pressão, HGT, Classificação Sanguínea) – Secretaria de Saúde
Momento Beleza

* Reunião de Coordenadores do Programa Paulo Freire - AMER, dia 12 de Setembro de 2013

Arquivo vídeo da transmissão ao vivo da WebTV Olho, diretamente da Reunião de Coordenadores do Programa Paulo Freire - AMER, durante a tarde do dia 12 de Setembro de 2013, no Auditório Prof. Miguel Jasselli, Centro Cultural do GRUCALP:


* Resumos das notícias dos jornais do dia 13 de setembro de 2013

 RESUMO DOS JORNAIS


13 de setembro de 2013



Diário de Pernambuco (o jornal mais antigo em circulação na América Latina):

PERNAMBUCO

Correios em greve por tempo indeterminado


Operação Esopo

Sábado

Paralisação
























Blogs
Alvoroçadas (DP/ Divulgação)Alvoroçadas
Cesto para roupas engraçadinho
Esportes (DP/ Divulgação)Esportes
A vigésima classificação da el...
Segurança pública (DP/ Divulgação)Segurança pública
Agressores de mulheres passarã...
Mobilidade Urbana (DP/ Divulgação)Mobilidade Urbana
Guardador de carro sem registr...
Play (DP/Divulgação)Play
no mínimo era isso: Outros Crí...
Direto da Redação (DP/ Divulgação)Direto da Redação
Capa do dia 07/08/13


Jarbas/DP
Veja mais » Cartum













































------------------------------------------------------------------------------------
Diário do Nordeste


 Registro inusitado
Fotógrafos da Nasa registraram, na última sexta-feira (6), o momento em que um sapo literalmente saiu voando depois de ser lançado no ar pela sonda lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE)http://svmar.es/188tGev

EXCLUSIVA: José Maria “Sem Chance” encara Dustin Ortiz no UFC Goiânia http://glo.bo/18061yY

Trabalho acadêmico
A Universidade Federal do Ceará (UFC) lança na próxima terça-feira (17) livro sobre rock and roll e mídias sociais. A obra é fruto da tese de doutorado do professor do Departamento de Ciências Sociais da universidade, Irapuan Peixoto. Confira os detalhes do lançamento no link:
http://svmar.es/1g6K0S0

Cliente passou mal e foi levada ao hospital, de acordo com os autos do processo. 
Quantia paga deve ser dividida entre a rede e outra empresa. Veja o local do ocorrido e o valor da indenização http://svmar.es/18Uw9vx

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio foi o último a votar na sessão desta quinta-feira (12), e não acolheu a possibilidade de novo julgamento, por meio do embargo infringente, para 12 réus condenados na Ação Penal 470, processo do mensalão. 
Decisão fica para próxima semana e o voto de Celso de Mello decidirá se cabem ou não os recursoshttp://svmar.es/15YQMVg



























































------------------------------------------------------------------------------------


Jornal do Senado


Leia em PDF a edição do Jornal do Senado desta quinta-feira http://ow.ly/oNMVE

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de São Paulo


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio



Manchete: Mensaleiros nas mãos de um homem
Votação dos embargos que podem reabrir julgamento parou com placar de 5x5 e será retomada quarta, no STF. Falta apenas o voto do ministro Celso de Mello, que já se mostrou favorável ao recurso. (Págs. 1, 3 e 4)
Térmicas vão encarecer a conta de luz
Acionamento das usinas contra apagões no Nordeste terá custo de R$ 200 milhões ao mês para os consumidores. (Págs. 1 e Economia 5)
Liminar contra Mais Médicos é derrubada
Decisão, no TRF do Recife, garante registro para estrangeiro que vai atuar no programa, no Ceará. (Págs. 1, 10 e Cidades 6)
Porto do Recife cheio de planos aos 95 anos
Terminal comemora idade nova recebendo investimentos públicos e privados. (Págs. 1 e Economia 1)
Dnit deve acelerar o Arco Metropolitano
Governo vai utilizar regime diferenciado de contratação. (Págs. 1 e Economia 2 - JC negócios)
Correios entram em greve hoje (Págs 1 e Capa Dois)

Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado


Eduardo garante que não tomou decisão sobre candidatura


Celso de Mello diz que não cederá a pressões ao analisar recursos


Pelo segundo ano, bicicleta vence o Desafio Intermodal do Recife


Luiza Possi apresenta turnê Seguir cantando no
Teatro da UFPE


Maior festival de rock começa hoje
no Rio de Janeiro

RECOMENDAÇÃO

Ministério Público de Pernambuco quer
fim do veto a máscaras em protestos

Documento assinado por seis promotores foi publicado no Diário Oficial

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Segundo a recomendação, policiais militares que atuam nas manifestações devem estar sempre identificados

Foto: Priscila Buhr/Acervo JC Imagem

ENERGIA

Governo estuda opções para minimizar apagões no NE

Presidente da EPE reconheceu a necessidade
de fortalecer o sistema elétrico

    Foto: Divulgação

    REDE SOCIAL

    Twitter solicita ingresso na Bolsa de Valores americana

    Entrada do microblog na bolsa é o movimento mais esperado desde que Facebook abriu seu capital

      Foto: Igo Bione/JC Imagem

      CONCURSO

      Inscrições para Hemobrás terminam hoje

      São 183 vagas para níveis médio, técnico e superior. Salários variam de R$ 1.575,72 a R$ 4.854,44, mais benefícios

        RECIFE

        Libertado empresário
        preso na Operação Esopo

        Alvará de libertação foi concedido nessa quarta
        por juíza da 4ª Vara Federal de Minas Gerais










        ------------------------------------------------------------------------------------

        O Globo



        Manchete: Um julgamento para a História - Dividido, Supremo adia destino de mensaleiros
        Votação sobre embargos empata em 5 a 5, e decisão será do decano Celso de Mello

        Após sessão, ministro lembrou que, em agosto de 2012, já defendeu a validade dos recursos capazes de reabrir o julgamento e rever condenações, mas não deixou claro se na quarta-feira manterá o mesmo entendimento

        Caberá ao mais antigo ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, decidir se os mensaleiros terão direito aos embargos infringentes, recursos capazes de reabrir o processo. Ontem, terminou empatada em 5 a 5 a votação no STF. Depois da sessão, Celso de Mello lembrou que já se pronunciara sobre o tema em 2 de agosto de 2012, quando defendeu a validade desse tipo de recurso. Disse que já tem convicção formada e está com o voto pronto, mas não deixou claro se manterá o mesmo entendimento do ano passado. Os ministros Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes votaram contra a aceitação do recurso que reabriria o caso. Já Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Teori Zavascki aceitaram os argumentos da defesa dos réus. O Planalto torce por uma solução rápida, para evitar o desgaste em ano eleitoral. (Págs. 1 e 3 a 9)

        Com embargos, pena por quadrilha pode prescrever

        Caso o STF aceite os embargos infringentes, os mensaleiros condenados por formação de quadrilha terão duas chances de escapar da punição: poderão ser absolvidos ou ter a pena prescrita. Se a pena de José Dirceu por quadrilha for reduzida a menos de dois anos, por exemplo, ele passa do regime fechado para o semiaberto. (Págs. 1 e 7)

        Colunistas

        Merval Pereira
        Decano já repudiou crimes contra a ordem constitucional. (Págs. 1 e 4)

        Artigo: Diego Arguelhes e Eduardo Jordão

        Não há razão para fazer STF reexaminar sua decisão. (Págs. 1 e 6)

        Ilimar Franco
        Joaquim Barbosa não esperava pelo empate de cinco a cinco. (Págs. 1 e 2)

        Editorial

        Ceticismo pode se agravar
        O risco de ficar mais difícil entender a Justiça. (Págs. 1 e 20)

        Para inglês ver: No Trabalho, investigação entre amigos
        Responsável pela comissão que fará pente-fino nos convênios do Ministério do Trabalho, Sérgio Vidigal já teve um assessor preso sob suspeita de fraudes na pasta e, quando prefeito, fez convênio com a ONG suspeita. Parte do PDT cogita devolver o Trabalho. (Págs. 1 e 10)
        Balança comercial: País tem déficit de US$ 10 bi com EUA
        Com a importação menor de petróleo do Brasil, o déficit comercial com os EUA atingiu o recorde de US$ 10 bi em 12 meses. Com a China o saldo do Brasil é de US$ 8,2 bi. (Págs. 1 e 31)
        O arsenal químico sírio: EUA rejeitam as condições de Assad
        Após aderir à convenção de armas químicas, o ditador pediu um mês para entregar o arsenal, prazo rejeitado pelo secretário de Estado dos EUA. (Págs. 1, 37 e 38)
        Reforma política: Câmara propõe mandato de 5 anos
        Proposta de grupo de trabalho, que valeria a partir de 2018, é para presidente, governadores, prefeitos, deputados e vereadores. (Págs. 1 e 10)
        Colunistas
        Nelson Motta

        Anarquistas de araque fazem trabalho sujo em favor do que há de pior no Brasil. (Págs. 1 e 21)

        Arthur Dapieve

        O 7 de Setembro não marca o mito fundador deste país. (Págs. 1 e Segundo Caderno)

        ------------------------------------------------------------------------------------
        O Estado de S. Paulo



        Manchete: STF deixa para Celso de Mello decisão sobre novo julgamento
        Decano do Supremo, ministro indica que deve aceitar embargos infringentes; Sessão terminou ontem com 5 votos a favor e 5 contra; Se aceito, recurso beneficia 12 dos 25 réus, entre eles o ex-ministro José Dirceu.

        Mensalão

        Após sessão tensa, o STF colocou nas mãos de seu decano, Celso de Mello, a decisão final sobre a possibilidade de 12 dos 25 condenados pelo mensalão conseguirem um novo julgamento. O voto será dado na quarta-feira. A avaliação da validade dos embargos infringentes - recurso que permite nova análise das condenações quando a votação é apertada - ficou empatada por 5 a 5. Ontem, em entrevista, Celso de Mello sinalizou posição ao dizer que já se pronunciou sobre o assunto no ano passado, no mesmo processo. Na ocasião, ele lembrou a existência dos embargos infringentes para decisão “não unânime” do plenário. Seu voto vai interferir no futuro de condenados como o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que podem se livrar de pena em regime fechado. (Págs. 1 e política A4 a A8)

        Defesa vê ‘julgamento aberto' 
        Advogado de José Dirceu, o criminalista José Luís Oliveira Lima disse que há "clara divisão" no Supremo. (Págs. 1 e A6)
        Veterano chama colega de ‘novato’
        Ministros do STF contrários ao novo julgamento manobraram para adiar o voto de desempate de Celso de Mello. Os ministros Marco Aurélio Mello e Luís Roberto Barroso discutiram em plenário. Mello chamou o colega, recém-chegado à Corte, de “novato”. (Págs. 1 e A4)
        Petistas preveem voto favorável
        A possibilidade de novo julgamento do mensalão divide o PT e preocupa o Palácio do Planalto, que não quer que a reabertura do caso invada a campanha eleitoral de 20i4e desgaste a presidente Dilma. A avaliação geral no partido é a de que os recursos serão aceitos pelo Supremo Tribunal. (Págs. 1 e A7)
        Análises
        Rubens Figueiredo: Sociedade frustrada

        Novo julgamento solidificará, na cabeça dos brasileiros, ideia de que a Justiça é benevolente com poderosos. (Págs.1 e A7)


        João Bosco Rabello: Mérito pode não mudar

        O fato de ministros votarem pelos embargos não significa que mudarão o voto quando avaliarem recursos. (Págs. 1 e A5)

        Oscar Vilhena Vieira: Última palavra?

        Se esta já é uma enorme responsabilidade para um colegiado, o que dirá para apenas um juiz. (Págs. 1 e A4)

        Humberto Dantas: Paixão não produz justiça

        O que se viu no STF no ano passado foi um julgamento em única instância, quase uma “pena de morte”. (Págs. 1 e A6)

        Síria adere à proibição de armas químicas
        O ditador sírio, Bashar Assad, anunciou ontem que aceita entregar suas armas químicas e iniciou processo de adesão à convenção da ONU que controla esse armamento. Mas o governo americano rejeitou o prazo de 30 dias pedido por Damasco para começar a desmantelar seu arsenal, deixou claro que as promessas de Assad não são suficientes e manteve aberta a possibilidade de um ataque. Segundo a imprensa americana, Washington começou a armar os rebeldes clandestinamente . (Págs. 1 e internacional A10 a A13)

        Reprovado no Mais Médicos fará recuperação
        Profissionais formados no exterior com desempenho considerado insuficiente no curso de capacitação do Mais Médicos poderão passar por uma “recuperação” nos municípios onde vão atuar e por nova avaliação. (Págs. 1 e metrópole A14 e A15)
        Com Uniseb, Estácio se consolida em SP (Págs. 1 e economia B8)

        Twitter dá passo para entrar na bolsa (Págs. 1 e economia B12)

        Varejo tem maior alta em 18 meses e surpreende
        As vendas no varejo cresceram 1,9% em julho em comparação com junho, segundo o IBGE, surpreendendo o mercado, que esperava um avanço tímido ou até uma retração. Essa é a maior variação desde janeiro de 2012. (Págs. 1 e economia B1 e B3)
        Milton Hatoum: Escárnio, covardia e miséria
        A farra não se limita a este ou aquele partido. Quase todo 0 sistema político se alimenta da promiscuidade entre o público e o privado. (Págs. 1 e caderno 2 C12)

        Jimmy Carter: A chance de pôr fim à guerra
        Não é desejável uma ação militar dos EUA na Síria e ela será desnecessária se a proposta sobre as armas químicas for apoiada pela ONU. (Págs. 1 e visão global A13)
        Notas & Informações: O vexame do Itamaraty
        A ameaça de expulsar do País o senador Roger Pinto Molina representa um ato vexaminoso. (Págs. 1 e A3)
        ------------------------------------------------------------------------------------
        Correio Braziliense



        Manchete: Um país à espera de justiça
        O ministro Celso de Mello terá seis dias para refletir sobre a decisão que pode levar o STF, sob nova composição, a salvar o ex-ministro José Dirceu, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares do cumprimento de pena em regime fechado. Ele já sinalizou que votará a favor de novo julgamento no caso do mensalão. No total, 11 réus podem ter punição revista. O tribunal está dividido; dos 11 magistrados, cinco já se posicionaram, a favor e cinco contra. Ministros contrários ao cabimento do recurso tentarão convencer o decano da Corte de que os embargos infringentes foram revogados peia Constituição de 1988 e pela Lei 3,038/1990. Ontem, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello chamaram a atenção do colega sobre a importância do voto dele para a história, o futuro e a respeitabilidade do Supremo perante a nação. (Págs. 1 e 2 a 5)

        ------------------------------------------------------------------------------------
        Valor Econômico



        Manchete: Bancos disputam R$ 16 bi em créditos consignados
        Um total de cerca de R$ 16 bilhões em crédito consignado, com desconto em folha de pagamento, composto por tomadores cativos do Banco do Brasil (BB), começa a ser disputado pelas demais instituições financeiras. A partir de março de 2014, segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, os servidores estaduais poderão contratar os empréstimos fora do Banco do Brasil. São operações que somam cerca de R$ 10 bilhões em estoque. Nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, nos governos do Maranhão e Mato Grosso do Sul e na Câmara dos Deputados, que também eram exclusivos do BB, a chegada dos outros bancos já é realidade recente.

        Firmado em outubro do ano passado, um acordo entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o BB determinou que a instituição financeira deixará de exigir que os funcionários públicos que recebem a remuneração pelo banco só obtenham o consignado com a instituição. De lá para cá, porém, Estados e municípios enfrentaram dificuldades tecnológicas ou mesmo na regulamentação necessária para a aceitação de novos bancos. Fatores que acabaram atrasando a abertura do mercado. (Págs. 1 e C1)

        Bancos terão regra de saída de concessões
        Os bancos terão regra de saída das operações de financiamento das concessões de rodovias. Preocupados em carregar os empréstimos no balanço por muitos anos, os banqueiros solicitaram a adoção de regras de saída. O governo concordou, mas definiu que o prazo mínimo em que terão de se manter nos projetos será de dez anos. Haverá, ainda, regra de saída para 15 e 20 anos. Está decidido também que, quanto maior o prazo de permanência de um banco na operação, menor será o spread que ele pagará ao BNDES, financiador em última instância dos projetos. O spread vai variar de 0,1% a 0,5%. (Págs. 1 e A4)
        Produtores antecipam o plantio da soja
        Começou o plantio de soja da safra 2013/14 em Mato Grosso, o maior produtor do país. No domingo, termina o período do chamado vazio sanitário, que proíbe a presença de plantas vivas de soja entre 15 de junho e 15 de setembro para evitar a proliferação de pragas. No entanto, muitos produtores iniciam a semeadura alguns dias antes do término do prazo porque as plantas só devem começar a brotar depois de domingo.

        Às margens das rodovias, máquinas já trabalham sem descanso, dia e noite, em um sem número de propriedades, muitas com irrigação. Em algumas delas, enquanto o feijão é colhido, a soja é plantada. Em outras, o solo está sendo apenas corrigido para receber as sementes da oleaginosa. Apesar da safra apresentar-se com custos em alta, preços menores e margens menos folgadas, a produção deve ser recorde. (Págs. 1 e B12)

        Foco em obras públicas no Cone Sul
        Depois do cancelamento do projeto de potássio da Vale na Argentina, que iria render US$ 900 milhões à construtora, a Odebrecht mudou sua estratégia no país vizinho. O grupo agora vai concentrar seus esforços na prestação direta de serviços ao governo. Há algumas semanas, a presidente Cristina Kirchner recebeu na residência oficial de Olivos o presidente da holding, Marcelo Odebrecht. Foi uma reunião em torno de uma boa notícia: a construtora garantiu a liberação de um crédito de US$ 1,5 bilhão do BNDES para a obra da linha Sarmiento, de trens de subúrbio.

        O projeto foi licitado em 2009 e vencido por um consórcio em que a Odebrecht era minoritária, mas estava parado por dificuldades de financiamento. Agora, a empresa será líder do empreendimento. (Págs. 1 e B1)

        Empate no Supremo põe pressão sobre Mello
        A votação de ontem do Supremo Tribunal Federal para decidir se haverá um novo julgamento de 12 condenados do mensalão terminou empatada em 5 a 5. A decisão ficou para a próxima semana, quando o ministro Celso de Mello dará o último e definitivo voto. Durante a sessão de ontem, os dois lados fizeram forte pressão sobre Mello, que já se manifestou anteriormente a favor da aceitação dos embargos infringentes, que permitirão o novo julgamento.

        "Já formei a minha convicção", disse o ministro ao deixar o plenário do Supremo. O impasse ocorre porque o Regimento Interno do STF prevê os embargos infringentes, no entanto, a Lei 8.038, editada posteriormente, não faz menção sobre o recurso. (Págs. 1 e A6)

        Economistas dos EUA veem recuo do Fed já
        A maioria dos economistas consultados em pesquisa feita pelo "The Wall Street Journal" acredita que o banco central dos Estados Unidos (Fed) vai começar a reduzir na próxima semana seu programa de compra de títulos de dívida, adotado para estimular a atividade econômica.

        O levantamento incluiu 47 economistas e 66% deles esperam que a decisão seja tomada na reunião do comitê de política monetária do Fed que termina na quarta-feira. Um terço, porém, acredita que isso deve demorar um pouco mais para ocorrer. O consenso é menor do que o habitual nos dias que precedem as reuniões do Fed. (Págs. 1 e B9)

        Estácio paga R$ 615 milhões pela UniSeb
        O grupo educacional Estácio, do Rio, fechou ontem por R$ 615 milhões a compra da UniSeb, centro universitário paulista do grupo SEB, fundado por Chaim Zaher. Trata-se da maior aquisição já feita pela Estácio, que vai pagar R$ 16,2 mil por aluno - valor recorde em aquisições do setor.

        As cifras elevadas são justificadas pelo fato de a Uniseb ter 164 polos de ensino a distância e por estar localizada em São Paulo, onde a Estácio há muito pretende atuar de forma mais marcante. Com a aquisição, a Estácio passa a ter 216 polos de ensino a distância. (Págs. 1 e B5)

        China tenta conter poluição, mas uso de carvão só cresce (Págs. 1 e A11)

        Em carta a Obama, economistas defendem Janet Yellen para o Fed (Págs. 1 e C1)

        China lidera exportação brasileira
        Quatro anos depois de ter ultrapassado os Estados Unidos, a China agora deixa para trás a União Europeia e se transforma no principal destino das exportações brasileiras. (Págs. 1 e A2)
        ‘Ciberprotestos’
        Em uma época marcada pela mídia digital, os protestos do 7 de Setembro não aconteceram só nas ruas das grandes cidades do país. Parte deles ocorreu na internet, com pelo menos 50 ataques a sites brasileiros, principalmente de órgãos oficiais. (Págs. 1 e B2)
        OGX não descarta ‘concordata’
        O presidente da OGX, Luiz Eduardo Carneiro, admitiu a possibilidade de a companhia pedir recuperação judicial, embora, para ele, ainda tenha condições de reverter sua grave situação financeira. (Págs. 1 e B6)
        Oportunidades na crise
        Empresas de manutenção de máquinas e equipamentos estão animadas com o mercado brasileiro. É justamente em momentos de desaceleração econômica e contenção de investimentos que cresce a demanda por esse tipo de serviço. (Págs. 1 e B8)
        Liderança na soja
        Com uma colheita estimada em 88 milhões de toneladas, o Brasil deve finalmente superar os EUA e ser o maior produtor mundial de soja na safra 2013/14, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). (Págs. 1 e B11)
        Brics vão financiar projetos
        O banco dos Brics — instituição de fomento que será criada por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul — poderá financiar projetos em países que não sejam seus sócios diretos, desde que a empresa executora seja ligada a um dos parceiros. (Págs. 1 e C12)
        Sigilo violado
        O Tribunal Superior do Trabalho condenou o Bradesco a indenizar em R$ 10 mil, a título de dano moral, um ex-empregado que teve sua conta corrente no banco monitorada. (Págs. 1 e E1)
        PIS/Cofins na importação
        Com a conversão da MP 615, as importadoras poderão excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins Importação. No entanto, a discussão sobre os valores pagos a mais no passado pelos contribuintes vai prosseguir na Justiça. (Págs. 1 e E1)
        Ideias
        Claudia Safatle

        Empréstimos do Tesouro ao BNDES estão na raiz da desvalorização do real frente ao dólar de maio para cá. (Págs 1 e A2)

        Márcio Garcia

        A volta de um tripé macroeconômico consistente, aliada a reformas, é fundamental para garantir o equilíbrio externo. (Págs. 1 e A11)

        ------------------------------------------------------------------------------------
        Estado de Minas



        Manchete: 5 x 5 - E agora, ministro?
        STF se divide e Celso de Mello decidirá validade de recurso que pode beneficiar mensaleiros

        Sessão do Supremo é encerrada com cinco votos a favor da aceitação dos embargos infringentes (Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski) e cinco contra (Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello). Caberá ao ministro mais antigo da Corte desempatar quarta-feira que vem. O embargo infringente permite ao condenado que teve pelo menos quatro votos pela absolvição requerer novo julgamento. A aceitação do recurso pode mudar a sentença por algum dos crimes de 12 dos 25 condenados, entre eles José Dirceu, no que se refere à formação de quadrilha. Se num novo julgamento desse crime Dirceu for absolvido, sua pena cai de 10 anos e 10 meses para 7 anos e 11meses, passando a regime semiaberto. Ao deixar a sessão, Celso de Mello disse ter voto formado e que não pretende mudá-lo. Em ocasião anterior, ele se mostrou favorável a embargos infringentes. (Págs. 1, 3 e 4)

        "A impunidade é algo absolutamente inaceitável. Todas as pessoas que se acham investidas ou não de autoridade pública e que eventualmente transgridam as leis penais do Estado devem expor-se às consequências de sua atuação"
        Ministro Celso de Mello

        Investigação: Deputado suspeito de tramar desvio
        Apurações do MP apontam o deputado federal Ademir Camilo (PSD-MG) como suspeito de ser o verdadeiro dono de organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) pivô de um esquema que desviou R$ 400 milhões em recursos federais do programa ProJovem repassados a prefeituras. (Págs. 1, 6 e Editorial, 8)
        Café com leite
        Em Diamantina para as comemorações do 111º aniversário de JK, os governadores Antonio Anastasia e Geraldo Alckmin defenderam a união de Minas e São Paulo para a eleição presidencial de 2014, com o senador Aécio Neves como representante do PSDB. (Págs. 1 e 7)
        Itamar Franco: Espólio herda dívida
        O Dnit cobra dos herdeiros do ex-presidente R$ 3,12 bilhões referentes a repasse de verbas, em 2002, para obras em rodovias federais no estado. Acordo tinha como condição a entrega da administração das rodovias ao governo mineiro, o que não ocorreu. (Págs. 1 e 10)
        Blog facilitaria adoções ilegais
        Prisão de mulher em Betim por intermediar tráfico de bebê leva polícia a investigar bando que agencia mães em site de doação de objetos. Mensagens revelam diálogos entre mulheres interessadas em doar os filhos e candidatas a ficar com as crianças. (Págs. 1 e 21)
        Cartões: Alta do dólar encurta voos com milhagem (Págs. 1 e 12)

        ONU: Síria adere a Tratado sobre arma química (Págs. 1 e 15)

        ------------------------------------------------------------------------------------

        Zero Hora



        Manchete: Com a palavra, Celso 
        Um ministro discreto e técnico definirá um capítulo decisivo do mensalão. Caberá a Celso de Mello desempatar a votação dos chamados embargos infringentes, que podem reduzir as penas de réus como José Dirceu e José Genoino. O voto será dado só na próxima quarta-feira, o que sugere dias de pressão sobre Mello, o mais antigo dos ministros do STF. Após a sessão de ontem, ele deu pistas de que vai votar a favor da apreciação dos embargos.

        Rosane de Oliveira: Ficou a sensação de jogada ensaiada

        Carolina Bahia: Toca de farpas expõe mal-estar

        Paulo Sant’Ana: A fúria sob a toga de Joaquim Barbosa. (Págs. 1 e 4, 5, 8, 13 e 55)

        ------------------------------------------------------------------------------------
        Brasil Econômico



        Manchete: Concessão a juros baixos
        Bancos privados e públicos chegaram a um acordo com o governo para financiar quase US$ 200 bilhões do programa de concessões. Segundo o ministro Guido Mantega, no caso das rodovias o financiamento será de até 70%. O prazo total dos empréstimos será de 30 anos, com correção pela TJLP mais 2% ao ano. (Págs. 1 e P18 e 19)
        Mensalão: Voto de Minerva é adiado por uma semana
        Com um empate de 5 a 5, o julgamento no STF foi suspenso faltando apenas a manifestação do ministro Celso de Mello, que pretende manter seu entendimento sobre assunto, o que permitiria novo julgamento. (Págs. 1 e P4 e 5)

        Herança
        O ex-ministro Francisco Weffort diz que vem dos séculos 16 e 17 uma das características mais fortes da sociedade brasileira: o corporativismo. (Págs. 1 e P6 e 7)

        OGX: Minoritário reclama, mas não se move
        Apesar dos brados nas redes sociais, participação de acionistas insatisfeitos em assembleia da empresa só reuniu 0,09% do capital, número insuficiente para criar o conselho fiscal que eles reivindicam. (Págs. 1 e P14)
        Comércio: Relatório da ONU sugere maior aposta na classe média e mercado interno. (Págs. 1 e P10)



        Ibovespa: Nova metodologia para cálculo do índice será aplicada em duas etapas. (Págs. 1 e P20)

        ------------------------------------------------------------------------------------