domingo, 7 de outubro de 2012

* Debate entre candidatos a Prefeito dos Palmares teve platéia pequena


Debate de candidatos a Prefeito dos Palmares (PE) foi marcado por exclusão e discriminação à imprensa e à pequena platéia que ficou por trás de uma cerca!

Às 15h da tarde do Domingo, 16 de Setembro/2012, iniciou um debate entre candidatos a Prefeito dos Palmares, na Tenda da Cidadania, do Instituto Pro Cidadania. Era de imaginar que iria muita gente. Porém o quadro de platéia foi o visto na foto acima fotografada após às 17h.
A imprensa foi proibida de registrar o evento. 
O Instituto Pro Cidadania explicou à nossa reportagem que essa decisão foi das Coordenações das Campanhas  dos Candidatos. Também proibiram telão.
Houve transmissão radiofônica somente através da Rádio Cidade FM dos Palmares (a de mais curto alcance). Por este motivo a Zona Rural foi excluída do debate e em muitos lares palmarenses partes do debate não puderam ser ouvidos pelas falhas de sinal da emissora citada. E a imprensa escrita, somente o Jornal do Interior teve autorização para fazer a cobertura. Nossa reportagem foi por teimosia aproveitando um único convite recebido pelo GRUCALP (as entradas foram através de convites).
Absurdo ver que na portaria do circo estavam com uma lista para assinaturas de presenças, na qual solicitavam número do CPF de quem entrasse. Evidentemente dissemos que não preencheríamos e perguntamos se iriam emitir alguma nota fiscal de pagamento por nossa presença. Entramos somente com nossa assinatura.
O mais interessante ser uma decisão principalmente de opositores ao Prefeito. Ocasião ímpar políticos sem querer aparecer para a imprensa.
Distribuíram 300 convites. Mas ficaram várias pessoas vendo o debate por trás de uma cerca do lado de fora da tenda, enquanto muitas cadeiras dentro do recinto estavam vagas como as fotos abaixo podem mostrar:




Esses políticos que nos palanques e de porta a porta dizem que são defensores dos Direitos dos Munícipes, contribuíram para exclusão e podamento da imprensa! E não procuraram interceder em prol do povo que estava por trás de cercas de arame ou pelo menos contar as cadeiras sobrando para através de sorteio dar assento a algumas pessoas do lado de fora do circo!
O Prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo não compareceu, fato que jogou os candidatos Antonio de Castro, César Romero e José Otávio contra outro foco de crítica comum dos opositores: João Bezerra (vaiado durante o pronunciamento final por populares que estavam por trás das cercas).
Na foto acima, da esquerda para a direita: César Romero (17), Antonio de Castro (21), José Otávio (31) e João Bezerra (40). Candidatos que ocuparam o picadeiro daquele circo.
Mas o drama não foi tão circenso como se pensava. Os ímpetos estavam controlados e tudo foi feito com respeito.
Não podemos dizer que houve vencedor. João Bezerra teve rápido raciocínio para rebater críticas ferrenhas de Antonio de Castro e de César Romero. Antonio de Castro fez rígidas críticas aos outros 3. César Romero proferiu muito bem seus pronunciamentos, mantendo ótimo nível de oratória como é do seu feitio.
Após ao debate solicitamos aos candidatos para publicar alguns vídeos que teimosamente gravamos dos pronunciamentos finais deles e obtivemos autorizações.

AGUARDEM OS VÍDEOS CITADOS.