domingo, 8 de setembro de 2013

* Crítica aos festejos do Dia da Pátria em Palmares – PE


Parabenizamos à Diretoria de Defesa dos Direitos Humanos, na pessoa do Diretor Abidiel Aroeira Junior, por ter reservado uma área coberta e com cadeiras para Deficientes e Idosos. Não foi do tamanho que desse suficientemente a todos, mas é um começo, pois nunca foi feito isso antes em Palmares.
Uma grande arquibancada foi montada para o público assistir ao desfile das escolas. O Governo dos Palmares ( Palmares Gov ) montou a maior até hoje num dia da Pátria. Mas uma nota negativa do Desfile do Dia 7 de setembro foi colocar arquibancadas defronte à Catedral de N. S. da Conceição. Aquela enorme arquibancada encobriu a beleza da nossa Catedral. Algo que nos espanta é o Prefeito atual ser Católico e permitir isso.
Lembramos que houve uma época que o palanque das autoridades era montado na Rodoviária Municipal (do governo de Antonio de Almeida Melo, 1978 até fim do primeiro mandato de Chiquinho, 1992). Depois quando Chiquinho voltou em 1997, montou palanque defronte à Cúria Diocesana, passando para a Praça Paulo Paranhos em anos seguintes, sem prejudicar a visão da Catedral. Montar arquibancada defronte à Catedral iniciou no governo anterior e este atual continuou “a idéia” que apaga, numa data cívica, a fachada de um dos nossos Patrimônios arquitetônicos com História de mais de 100 anos.
Permitiram montagens de barracas de alimentação no calçadão entre a Praça Paulo Paranhos e a Catedral, o que dificultou o tráfego de pedestres. É necessário ter vendas de comidas durante o evento, mas a localização não foi adequada, assim observamos.
E a cada ano aumenta o número de pessoas assistindo ao evento, apartando muito a praça e até ocasionando pessoas pisar plantas dos canteiros da praça, durante os apertos do evento na ansiedade de está em lugares mais altos para ver o desfile.
Em nossa opinião, seria mais viável transferir o desfile para o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Lá tem a Avenida Prof. Miguel Jasselli que é larga e comportaria montar palanques e arquibancadas com melhor folga. 
Além disso, aquele pátio é local propício para afluência e facilidades para afluência de muita gente, visto que lá existem bares, lanchonetes, pizzaria, pastelaria e comportaria mais barracas para vendas de alimentos. 
Outro fato que cansa o público é o tempo que o desfile dos Educandários palmarenses demora. Desde 2009 o desfile terminando após às 16h. como observamos, pelo aumento de escolas desfilantes. E este ano, mesmo tendo algumas faltando, também foi prolongado. 
Mas a maior ocasionadora disso é a demora das escolas defronte ao palanque das autoridades. Todas com apresentações diante das representações executivas, legislativas, militares e civis.
Sobre essa “dedicação” diante do palanque de autoridades, transforma o desfile mais em homenagem às pessoas ali presentes que à Pátria. Por este motivo, em anos anteriores, em governos rejeitados por grande parte da população, houve estudantes que não quiseram desfilar “para não homenagear ao Prefeito”! Eis então como o evento que deveria ser em homenagem à Pátria é distorcido pelo modo de conduta de quem dirige os desfiles das escolas, reservando coreografias especiais e repertórios de bandas a ser apresentados diante daquele palanque. 
Em Capitais brasileiras, onde há muito mais educandários, desfiles terminam antes do meio-dia, como vimos notícias.
Desfile já diz no nome: passa. Mas maioria “fica” vários minutos homenageando autoridades diante do palanque onde estão os engravatados (é hilário ver várias autoridades vestidas com seus “abafa bananas”, os paletós pretos com gravatas, num local quente pela aglomeração de gente ao redor e o sol escaldante)... Mesmo sabendo que não são indumentárias condizentes ao clima tropical brasileiro há quem ache ser “elegante” e impõe “respeito”. Pior são educandários que debaixo do sol estorricante colocam estudantes vestidos com roupas ou acessórios de veludos!... Além de falta de boas maneiras no vestir é anti-higiênico (vestir-se de acordo com a temperatura é uma questão de educação e de higiene, algo que autoridades e até educadores não seguem)... Usar cores claras durante o dia é também questão de higiene. Cores claras refletem os raios solares, enquanto que cores escuras atraem os raios solares e ocasionam mais calor!
Mas todos dedicados a cumprir uma festa que se torna bonita e atrai muita gente ansiosa para ver o espetáculo proporcionado pelas escolas; se submetendo às torturas das esperas até de pé para quem não conseguiu lugar nas arquibancadas.
Sempre um FELIZ DIA DA PÁTRIA para esse povo repleto de ESPERANÇAS e FÉ num Brasil melhor.
E em Palmares, tudo em paz, sem manifestos. Não houve em nossa Cidade, este ano, sequer o Grito dos Excluídos que todo ano a Igreja Católica promove, ficando a incógnita porque nunca deixam de promover exclusões nessa sociedade capitalista.


Parabenizamos à Secretaria de Educação do Município dos Palmares Palmares Gov,Prefeitura Municipal de Palmares) nas pessoas da Secretária de Educação e do Prefeito João Bezerra Cavalcanti Filho, pelo "Projeto Hinário nas Escolas", que lançou um CD com Hinos Patrióticos (Hinos Nacional, de Pernambuco, Municipal dos Palmares, da Padroeira dos Palmares, Guarda Municipal dos Palmares, Independência, Bandeira Nacional, Maçonaria, Escoteiros e outros).
Mesmo que a gravação do Hino Municipal dos Palmares ainda a gravação de 1979 (da época da comemoração do Centenário do nosso Município, quando o Prof. Douglas Marques fez Projeto para gravação de um vinil compacto que foi gravado pelo Coral Madrigal, durante gestão do Prefeito Antonio de Almeida Melo, o popular Gaguinho e desde então nenhum outro projeto semelhante foi concretizado. 


O Hino da Padroeira dos Palmares e o Hino da Guarda Municipal dos Palmares foram gravados por corais locais e da atualidade. Mas o Hino Municipal dos Palmares desse CD ainda é a gravação realizada em 1979 pelo Coral Madrigal do Recife que foi publicado no vinil compacto comemorando o Centenário do Município dos Palmares. E demais Hinos são cópias de gravações de um disco vinil dos anos '70 da Banda e Coro da Polícia Militar de São Paulo que conheço muito bem, cujo álbum lançado ainda em idos de 1972, tem o título O GRITO DA INDEPENDÊNCIA! 
Palmares tem bandas, orquestra e artistas talentosos e competentes que poderiam realizar as gravações de todos esses Hinos e até essa maioria que está na assessoria da Prefeitura! O CD deveria ser somente com artistas palmarenses como reivindicamos na Conferência de Cultura de 2011 e diretamente ao atual Presidente da Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, no início deste ano! Esperamos que futuramente um projeto que una os cantores e músicos palmarenses grave os nossos Hinos!

Esse Projeto merece aplausos mas a equipe do Prefeito João Bezerra deveria ter gravado com artistas locais, como sugerimos e reivindicamos na Conferência de Cultura de 2011 e depois relembramos ao atual Presidente da Casa da Cultura Hermilo Borba Filho no início deste ano. Artistas não faltam, tão bem conhecidos, principalmente porque a maioria dos assessores da Casa da Cultura são músicos.
Uma falha: No CD está escrito HINO DA CIDADE DOS PALMARES, mas segundo as exigência do autor Milton Souto, deve ser HINO MUNICIPAL DOS PALMARES. Assim esclarecemos porque ele conviveu conosco na residência de Telles Júnior (www.tellesjunior.vai.la) e exigia o Hino ser chamado assim como esclarecemos.
Mas com esse Projeto, Palmares sai de uma estagnação e desprezo pela falta de divulgação desses símbolos municipais. Uma alegria para nosso Movimento de Resistência artística e cívica.


Jaorish Gomes Teles da Silva