domingo, 8 de março de 2009

* Revistas da semana: resumos das principais manchetes


Veja



Exclusivo – A tenebrosa máquina de espionagem do Dr. Protógenes

Veja teve acesso ao conteúdo do computador apreendido pela Polícia Federal na casa do delegado do famoso caso Satiagraha

Protógenes bisbilhotou clandestinamente senadores, José Dirceu, Mangabeira Unger, FHC, José Serra, o presidente do Supremo – e até a vida amorosa da ministra Dilma Rousseff

Minha gente!
Com a bênção do Planalto, o ex-presidente Fernando Collor deixa as sombras onde se esgueirou nos últimos anos e volta ao centro do poder. É mais um cadáver político resgatado pela aliança entre Lula e o PMDB. (págs. 60 a 63)

Fora do tom – O governador do Rio Briga para impedir mudança de vôos do Aeroporto Tom Jobim para o Santos Dumont. (pág. 66)

Bolsa-baderna – O Ministério Público diz que está investigando desvio de recursos para o MST há oito anos. Enquanto isso, o contribuinte segue financiando as invasões e o vandalismo do bando. (págs. 70 a 72)
O contra-ataque da corrupção – Jarbas Vasconcelos denuncia que o PMDB teria contratado agência de espionagem americana para grampear seus telefones e vasculhar sua vida como retaliação a suas acusações sobre corrupção. (págs. 82 e 83)

Sem limites – Documentos provam que o delegado Protógenes Queiroz bisbilhotou ilegalmente a vida de autoridades. Pior, ele dizia agir em nome do presidente Lula, cujo filho Fábio Luís teria sido, nas palavras do policial, “cooptado” pelo ex-banqueiro Daniel Dantas. (págs. 84 a 91)

Quanto custa salvar a Amazônia – 17 bilhões de reais ao ano, pouco mais que o valor do Bolsa Família. Esse é o cálculo da consultoria McKinsey, em estudo que aponta formas de reduzir pela metade a emissão de carbono no país. (págs. 96 e 97)
------------------------------------------------------------------------------------

Época



A vida de Sean
Visitamos o menino que gerou uma disputa diplomática entre Brasil e Estados Unidos e ouvimos a versão da família brasileira

“Espero que Lula e Obama ajudem a recuperar meu filho”, diz o pai americano

O drama vivido pelos filhos da globalização

Ele... Collor amplia seus poderes ...E a turma dele – O avião não declarado do ex-assessor collorido

Grávida aos 9
O caso da menina que abortou e a tragédia do abuso na família

A volta dos que nunca se foram – Renan Calheiros, mestre nos bastidores da política, leva Collor ao triunfo no Senado, 17 anos depois do impeachment. Ambos estão no governo com o PT – antes seu maior adversário. (págs. 34 a 36)

Bem-vindo ao terceiro turno – O TSE cassa governadores que fraudaram eleição, mas acaba beneficiando quem perdeu no voto. (págs. 38 e 39)

Estupro, gravidez, aborto. Aos 9 anos – O espantoso caso de uma menina em Pernambuco chama o atenção para o drama das crianças vítimas de abuso dentro da própria casa. (págs. 40 a 42)

Quem vai ganhar R$ 5 bilhões? – Após quase uma década, a compra de novos caças pela FAB, ao que parece, finalmente vai sair – e a disputa internacional pelo negócio se acirra. (págs. 49 e 50)

Como o Brasil deve reagir à crise – Um novo livro traz análises sobre o impacto da recessão no país – e mostra que o melhor caminho para superá-la é manter a austeridade nos gastos públicos e o controle da inflação. (págs. 52 a 54)

Como vive Sean – ÉPOCA visitou o menino pivô de uma disputa judicial entre Brasil e Estados Unidos, que pode envolver até Lula e Barack Obama. (págs. 80 a 87)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ


Os benefícios de correr
A corrida se torna o segundo esporte mais popular nas metrópoles brasileiras

A medicina esportiva mostra como ela previne o envelhecimento, ajuda a emagrecer, aumenta o bom humor e melhora a autoestima

Telefonia
Como ganhar com as novas regras para o seu celular

O deputado de 20 votos – Comando de uma bancada informal faz de Eduardo Cunha um dos parlamentares mais poderosos no controle de cargos e verbas. (págs. 36 a 38)

Gilmar x Lula – Divergências sobre financiamento ao MST acirra embate entre o Executivo e o Judiciário e aumenta o risco da desarmonia dos poderes. (pág. 44)

O PAC agora é dele – Com apoio do Planalto, Collor derrota o PT e é eleito presidente de comissão do Senado que aprova programa de obras do governo. (pág. 46)

Fábrica de buracos – Para melhorar rodovias, DNIT suspende obras do PAC e pede devolução de recursos de 20 prefeituras, mas ainda é campeão de irregularidades. (pág. 48)

A fila andou – Jackson Lago é o segundo governador cassado pelo TSE em menos de um mês e clã dos Sarney volta ao poder no Maranhão com Roseana. (pág. 53)

Livre para mudar – Chegada da portabilidade a todo o País aumenta o poder dos clientes e a concorrência entre as operadoras de telefonia. (págs. 96 e 97)

------------------------------------------------------------------------------------

ISTOÉ Dinheiro

Embraer – A solidão de um presidente “Estou de luto”
É o desabafo do comandante da Embraer, Frederico Curado, que acaba de tomar a decisão mais difícil de sua vida: a demissão de 4 mil funcionários. Como ele administra a crise que abalou a imagem da empresa

Exclusivo – O perfil do novo investidor brasileiro

Telefonia – O ganha-ganha do mercado prefeito

Entrevista/Luiz Valente – Quer emprego? Seja polivalente – O começo de 2009 no Brasil surpreendeu as agências de recrutamento de executivos. Após uma queda no volume de vagas em setembro, por conta da crise, o mercado se estabilizou em um patamar próximo ao do mesmo período de 2008. (...) (págs. 26 a 28)

O luto da Embraer – Como a demissão de 4,2 mil pessoas abalou a imagem de uma das empresas mais admiradas do País e o que o presidente Frederico Curado pretende fazer para curar as feridas. (págs. 36 a 40)

Ele vai mandar no PAC – Fernando Collor está de volta. À frente da Comissão de Infraestrutura do Senado, ele terá voz nos maiores investimentos do País. (pág. 41)

A violência que você paga – O MST invade fazendas produtivas, mata quem se coloca à sua frente e o governo federal ainda apoia e financia essa onda de vandalismo. (págs. 42 e 43)

O trunfo da diversificação – Com uma pauta de exportações voltada para vários destinos e focada em alimentos, o Brasil vem conseguindo escapar do colapso do comércio mundial. (págs. 44 e 45)

A ilha da fantasia – Com salários altos, consumo recorde e desemprego mínimo, Brasília nunca mereceu tanto seu velho apelido como agora. (págs. 46 e 47)

------------------------------------------------------------------------------------

CartaCapital


Senhor do Maranhão, rei do tapetão
Cassado Jackson Lago, o estado assiste à volta dos donatários. O TSE prossegue na “operação degola” e alça a mira em mais seis governadores.

Enquanto no RG. do Sul multiplicam-se as denúncias contra Yeda Crusius
México: O país está em guerra com o estado paralelo do narcotráfico. Os EUA têm dúvidas sobre quem vencerá

A volta do donatário – Maranhão – O TSE cassa o mandato do governador Jackson Lago e convoca Roseana Sarney para assumir um poder familiar. (págs. 28 a 33)

Executivos na berlinda – Justiça Eleitoral – Quatro já perderam o cargo e outros seis estão no fio da navalha. (págs. 33 a 35)

“Tudo vem a lume” – Entrevista – Os políticos terão de mudar, diz o presidente do TSE. Ayres Brito. (págs. 36 e 37)

Aperta o cerco à governadora – RG. do Sul – Crescem denúncias contra Yeda Crusius. A julgar pelo humor do TSE...(págs. 38 a 40)

Turbulência na Embraer – SOS. Os operários buscam apoio em Lula, mas a causa das demissões vem de fora. (págs. 44 e 45)

------------------------------------------------------------------------------------


EXAME

Onde investir 2009

Ações – 12 papéis para quem tem coração forteRenda fixa – A melhor alternativa para quem quer segurança

Planejamento – Saiba qual a carteira ideal para cada perfil de investidor

E mais: As apostas dos maiores investidores estrangeiros no Brasil

Especial: Como reagir com inteligência a um mundo cada vez mais protecionistas

Em busca da estabilidade perdida – Depois de enfrentar um verdadeiro purgatório ao longo do ano passado, investidores de todos os perfis e tamanhos encaram o ano de 2009 com a missão de resgatar a virtude da prudência. (págs. 24 a 29)
O Brasil visto de fora – Para as grandes gestoras internacionais que podem aplicar em qualquer lugar do mundo, o Brasil desponta como uma rara oportunidade de investimento – Tanto em ações quanto em títulos de empresas e do governo. (págs. 42 a 45)

De volta aos trilhos – As ferrovias representam uma das mais eficientes opções de transporte, especialmente de carga, em países com dimensões continentais. Felizmente – como mostra o exemplo da China -, ainda dá para recuperar o tempo perdido. (págs. 52 a 54)

Mais proteção ou mais emprego? – É preciso usar a lei trabalhista mais como instrumento para favorecer o emprego e menos como uma arma defesa do empregado. (págs. 36 a 38)

Falco, o comunicador – Após coordenar a fusão mais complexa da história do país, o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, parte para o maior desafio de sua vida – fazer o negócio dar certo. (págs. 70 a 72)
Os alunos estão cada vez mais longe – Um milhão de estudantes. Mais de 1 bilhão de reais ao ano.

------------------------------------------------------------------------------------

* Fatos históricos do dia 08 de Março


Hoje é:
» Dia 67 do calendário gregoriano.

Faltam 298 dias para acabar o ano.


» Dia da Mulher






A fúria do Etna
O vulcão Etna, que ainda hoje está ativo na Itália (foto), causou a morte de mais de 20 mil pessoas no dia 8 de março de 1669. A erupção destruiu a cidade de Catania.




1702 - A rainha Anne da Inglaterra sobe ao trono após a morte do rei William III.

1772 - O astrônomo francês Jacques Laibats Montaigne descobre o cometa Biela.

1799 - Um incêndio destrói o Teatro Odeon de Paris.

1857 - Ataque incendiário da polícia causa morte de 129 operárias americanas, na fábrica Cotton, em Nova York. Por este motivo este dia foi escolhido Dia da Mulher!

1888 - Federico III é proclamado imperador da Alemanha.

1917 - Protestos e greves em São Petersburgo marcam o início da Revolução Russa.

1921 - O presidente do governo espanhol, Eduardo Dato, é assassinado em Madri.

1950 - Marshal Voroshilov anuncia a existência da bomba atômica soviética.

1965 - Os EUA enviam as primeiras tropas militares ao Vietnã.

1983 - O papa João Paulo II visita Honduras.

1983 - O presidente dos EUA, Ronald Reagan, chama a Rússia de "Império do Mal".

1985 - Explosão de um carro-bomba mata 96 pessoas em uma mesquita de Beirute.

1996 - China lança três mísseis balísticos contra o mar de Taiwan duas semanas antes das primeiras eleições presidenciais da ilha.

2001 - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é multado em R$ 6 milhões pelo desmatamento de uma área no Paraná.

2003 - A Justiça argentina pede a prisão de quatro ex-membros do governo iraniano por sua suposta ligação com o atentado de 1994 contra a AMIA, em Buenos Aires.


Nascimentos
» Jean-Toussaint Arrighi de Casanova (1778-1853), militar francês

» Konstantinos Karamanlis (1907-1998), ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Grécia

» Maria Bonita (1911-1938), mulher do cangaceiro Lampião

» Hebe Camargo (1929-), atriz, cantora e comunicadora


Falecimentos
1702 - Rei William III da Inglaterra

1999 - Joe Dimaggio, jogador de baseball americano

1999 - Adolfo Bioy Casares, escritor argentino

1844 - Carlos XIV, rei da Suécia, antigo soldado de Napoleão

1917 - Fernando de Zeppelin, inventor do dirigível que leva seu nome

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 08/03/2009

O Globo

Manchete: Crise gera onda de emprego terceirizado em todo o mundo
Indústria e setor financeiro encolhem e prestador de serviço ganha espaço
No rastro do cote de até 51 milhões de vagas no mundo, que pelas previsões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), poderá ser causado pela crise global, o mercado de trabalho ganhará um novo perfil, com mais terceirizados e prestadores de serviços, e menos empregados na indústria e na agricultura, alertam especialistas. A reposição dos postos formais será mais lenta que o reaquecimento da economia, informa Gustavo Paul. Entre os setores que mais forem estão o financeiro, que, de acordo com a OIT, em um ano e meio cortou 325 mil funcionários, e o industrial. Na próxima década, terão vantagem profissionais que lidam com sistemas de comunicação, engenheiros ligados à informática, assistentes sociais e profissionais ambientais. “Mudou o tipo de emprego, o futuro do mundo são os serviços e o que aumentará a qualidade do emprego é a educação”, diz o professor da PUC José Marcio Camargo. (págs. 1, 33 e 34)

TCU aponta desvio em convênios com MST
Auditorias do Tribunal de Contas da União detectaram irregularidades em convênios entre o governo federal e entidades ligadas ao MST e apontam desvio de pelo menos R$ 20 milhões. Os auditores concluíram que não houve controle do dinheiro, que falta prestação de contas e que, em alguns casos, o dinheiro pagou projetos que não estavam previstos no contrato. (págs. 1, 3 a 5)

Dilma fez 30 viagens em 12 meses
Pré-candidata a presidente, indicada por Lula, a ministra Dilma Rousseff visitou 43 obras do PAC, 26 delas programadas para serem inauguradas ao final deste ano ou ao longo de 2010. (págs. 1, 8 a 11)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Subemprego aumenta com a crise
De outubro a janeiro, o contingente desse grupo de trabalhadores cresceu 14%, segundo dados do IBGE
Entre outubro e janeiro, a crise econômica empurrou 88 mil pessoas para o subemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país – um aumento de 14,2%, formando um contingente de 709 mil subocupados, segundo o IBGE. No mês de janeiro, o subemprego avançou 11% ante o mesmo mês de 2008 e repetiu a tendência já registrada em dezembro – alta de 10,2% nessa mesma comparação, ainda de acordo com informações do IBGE. Segundo analistas, o contingente de subocupados sempre vai na direção oposta à da ocupação: cresce em tempos de desaceleração do emprego. Foi assim na recessão de 2003, e o quadro se repete agora, ainda que em menor intensidade. Em janeiro daquele ano, esse grupo de trabalhadores chegou a 1 milhão de pessoas. Nos meses finais do ano passado, a ocupação já dava sinais de enfraquecimento – tendência que se intensificou neste ano. (págs. 1 e B1)

No palanque, Dilma fala em casa grátis para os mais pobres
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) anunciou em discurso em Feira de Santana (BA) que o novo programa de habitação do governo prevê casas grátis para os mais pobres. “Quem não puder pagar nada não pagará nada. Mas haverá um esforço para todo mundo contribuir, nem que seja simbolicamente, com a prestação”. O discurso foi feito em palanque improvisado junto a casas populares construídas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). (págs. 1 e B3)

Dirigentes de fundos fizeram doações nas 4 últimas eleições
Dos 43 dirigentes dos grandes fundos de pensão estatais brasileiros, 56% fizeram doações a candidatos nas últimas quatro eleições. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, recebeu quase um terço delas. O PT tem diretores em 7 dos 10 maiores fundos. Doações de dirigentes ao partido aumentaram mais de 15 vezes desde 2002. Eles negam favorecimento, Berzoini não se pronunciou. (págs. 1, A8 e A)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Risco de recessão força corte de juro
Indicadores apontam retração mais profunda da economia e pressionam BC a ampliar redução da taxaOs números mais recentes da economia brasileira aumentam a possibilidade de que o País enfrente recessão técnica (dois trimestres seguidos de retração do PIB) e já levam economistas a prever um ano inteiro sem crescimento. O risco de recessão reforça a pressão para que o Banco Central seja mais agressivo no corte dos juros, a começar pela reunião desta semana. A pressão vem até de conselheiros econômicos do presidente Lula, que recomendaram uma redução mais veloz da taxa. A queda no PIB no quarto trimestre de 2008 é dada como certa. A projeção para o número, a ser divulgado na terça, é de recuo de 2% ante o terceiro trimestre. Nesse cenário, a provável decisão do Copom de cortar o juro básico em 1 ponto porcentual passa a ser considerada modesta. O BC, no entanto, ainda dá sinais de temer que a desvalorização do real verificada nos últimos meses pressione o índice de inflação. (págs. 1, B1 e B3)

Governo quer aval do STF para conter ações do MST
O Planalto está buscando no Supremo Tribunal Federal um aval para confrontar os sem-terra. O governo teme que a impopularidade das ações do MST, aliado natural do PT, afete a imagem do presidente. A idéia do Planalto, que já tem instrumentos legais para conter as invasões, é usar a decisão do STF como justificativa para caracterizar eventuais processos contra o MST como decisões inevitáveis. (págs. 1, A8 e A9)

Filme sobre vida de Lula é ‘hit’ entre financiadores
Empresas que não costumam apoiar o cinema vão financiar com até R$ 2 milhões o longa Lula, O Filho do Brasil. Entre as companhias que bancarão o filme estão as três maiores empreiteiras do País. (págs. 1 e A10)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: “Juro real pode chegar a 4%”
Ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga diz por que as taxas devem cair este anoO economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio da Gávea Investimentos, acha que a liderança brasileira no ranking mundial dos juros altos tende a mudar. Em entrevista ao JB, diz que há espaço para a queda das taxas reais até 4% nos próximos meses – quase metade do que é hoje. Armínio critica os spreads bancários e recomenda ao governo Lula mais ousadia na política monetária e conservadorismo nos gastos. (pág. 1, Economia e págs. E1 e E2)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Tombo da economia aumenta pressão por corte dos juros
Na próxima terça-feira, quando for divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2008, o Brasil terá a noção exata do impacto sofrido com a crise financeira mundial. E ele não foi pequeno.É consenso entre analistas a estimativa de queda de 2,2%,embora os mais pessimistas apontem um tombo de até 3%.Levando em consideração o índice anualizado,o país ficou 9,6% mais pobre, o oitavo pior resultado entre 25 países analisados. Como a expectativa de retração se mantém nos primeiros três meses deste ano, tecnicamente já é possível afirmar que o quadro é de recessão.
Diante disso,o Banco Central será forçado a acelerar a redução dos juros.
Mesmo os mais conservadores do mercado já apostam num corte de 1,5 ponto percentual na Selic na reunião do Copom nesta semana.
No Reino Unido,o governo anunciou que ampliará seu controle sobre o terceiro maior banco do país, o Lloyds,para até 77%. (págs. 1, 22 e 23)

Escolas comuns, alunos especiais: a equação certa
Censo do MEC revela que 54% dos estudantes com deficiência assistem às aulas em salas comuns. Há 10 anos, esse índice era de 13%. Redução do preconceito possibilita histórias como a de Lucas Rocha, um dos destaques do colégio Polivalente. Portador de atrofia muscular, ele só começou a vida escolar aos 9 anos porque nenhuma instituição o aceitava. (págs. 1 e 14)

A doce vida dos conselheiros do TCE de Minas
Quase R$ 60 mil mensais, dois períodos de férias por ano e cargo vitalício. O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) tem como objetivo zelar pelo dinheiro público, mas seus sete conselheiros desfrutam de ganhos pessoaisque ultrapassam o teto definido pelo estado, além de uma série de benefícios. (págs. 1, 2 e 3)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Teles resistem à crise e lucram mais em 2009
A sucessão de notícias ruins para a economia deixou os consumidores com um pé atrás, mas ainda não fez o brasileiro desligar o telefone nem sair da internet. As operadoras de telefonia fixa e móvel venderam e lucraram mais no quarto trimestre de 2008, quando a crise já havia chegado com força ao país. As teles listadas na Bovespa tiveram receita líquida 9,7% maior que a do quarto trimestre de 2007 e conseguiram traduzir esse aumento em mais lucros. Levantamento do Valor Data com resultados de oito empresas mostra que, juntas, elas registraram lucro antes de juros. impostos, depreciação e amortizações (lajida) de R$ 7,5 bilhões - 12,5% superior à cifra de igual período do ano anterior. Nem todas as teles acompanharam esse movimento. A Oi teve queda no lucro operacional, mas atribuiu a redução a itens não recorrentes: despesas para a compra da Brasil Telecom e para a entrada no mercado paulista de celulares. Os'bons resultados são atribuídos ao fato de que o consumo de telefonia não depende da oferta de crédito e de algumas de suas tarifas serem reguladas, observa o analista Alex Pardellas, do Banif. Isso ajuda a sustentar as companhias em momentos desfavoráveis. "O que pode assustar na crise é o aumento do desemprego. Mas hoje o telefone já é um bem de primeira necessidade", afirma o diretor de finanças da Oi, Alex Zornig. Uma evidência de que as coisas vão bem no aspecto operacional são os indicadores de inadimplência. As provisões para devedores duvidosos mantiveram-se relativamente sob controle - subiram em algumas operadoras, como a TIM, e corram em outras, caso da Telefônica. Também não houve saltos nas taxas de cancelamento dos serviços e o ritmo de vendas - especialmente de celulares e banda larga - continuou forte. A performance coloca o Brasil como mercado prioritário para a Telecom Itália, que manterá os investimentos de R$ 7 bilhões nos próximos três anos, diz Gabriele Galateri di Genola, presidente do conselho de administração do grupo. Ele reafirmou que não há intenção de vender a TIM Brasil. O projeto é transformá-la em operadora com amplo portfólio na telefonia fixa e celular, banda larga móvel e fixa. Segundo Galateri, a compra da Intelig cai como uma luva para atender a esses objetivos. (págs. 1, Dl, D3 e B3)

Governo sai em socorro das usinas
O governo reforçou a "operação de salvamento” do setor sucroalcooleiro ao anunciar ontem a concessão de R$ 2,5 bilhões para financiar a estocagem de até 5 bilhões de litros de etanol pelas usinas. A medida foi decidida na quarta-feira durante reunião de ministros e dirigentes de bancos públicos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O socorro está sendo conduzido diretamente pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O BNDES avalia a renegociação de R$ 3,45 bilhões em dívidas das usinas. O governo quer evitar uma onda de aquisição de empresas por multinacionais e busca fortalecer os principais grupos brasileiros do setor. (págs. 1 e B10)

Crise afeta indústria de forma díspar
Foram muito diversificados os efeitos da crise financeira sobre a atividade industrial em fevereiro. Setores como calçados e têxteis, cujas vendas estão diretamente relacionadas à renda da população, notaram uma recuperação das encomendas e seus dirigentes consideram que a pior fase da crise passou. Fabricantes de máquinas e equipamentos, que dependem de crédito para vender, também registraram melhora nos pedidos. Mas outros segmentos ainda constatam deterioração no ritmo dos negócios. O resultado de uma pesquisa sobre o primeiro bimestre com os filiados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica deixou o presidente da Abinee, Humberto Barbato, mais pessimista em relação a 2009 do que estava no fim do ano passado. Siderúrgicas também aprofundam os cortes na produção. Mesmo os setores que relatam uma recuperação indicam queda na produção comparado ao mesmo período de 2008. Outro indicador relevante do nível de atividade, as vendas de papelão ondulado caíram 10% em relação a fevereiro do ano passado, queda inferior aos 12% de janeiro, segundo a Indústria São Roberto. A demanda por papelão caiu menos nas empresas de alimentos e produtos de limpeza e mais no caso de fabricantes de televisores e eletrodomésticos. Analistas esperam que o IBGE divulgue hoje dados sobre forte expansão da indústria em janeiro sobre dezembro, de 9,2%, segundo a consultoria LCA. Em comparação a janeiro de 2008 espera-se recuo de 10,2%. (págs. 1 e A3)

Hering desliga fornos
A Cristais Hering, de Blumenau (SC), desligou os fornos de produção na quarta-feira, depois de ficar sem recursos para a compra de insumos, como óleo diesel. Criada em 1959,a empresa é administrada por uma associação de trabalhadores desde 1997. (págs. 1 e B7)

FGC amplia atuação e banca novas operações de crédito
Depois de jogar um papel importante para suavizar a crise de liquidez no último trimestre do ano passado, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) vai oferecer soluções mais definitivas aos bancos pequenos e médios. Formado pela contribuição mensal das instituições financeiras, o FGC tem à sua disposição quase R$ 25 bilhões, quantia que o colocaria no lugar de quarto maior banco do país. O dinheiro do FGC foi usado na compra de carteiras de crédito dos bancos menores no auge da crise - foram R$ 4 bilhões para 25 instituições. Esgotado o estoque de carteiras à venda, o FGC ataca agora outro problema: a falta de liquidez para novos negócios. Foi lançado em janeiro um programa para dar funding a novas operações de crédito. O FGC investe em certificados de depósitos bancários (CDB) emitidos por bancos e financeiras com até R$ 2,5 bilhões de capital e que usam os recursos para dar novos créditos. São aceitos em garantia financiamentos de veículos, consignado, CDC lojista, crédito para pequenas e médias empresas etc. Já foram feitas operações no valor de R$ 985 milhões. O FGC pode aplicar até R$ 9,5 bilhões no programa. (págs. 1 e Cl)

Planos contra a crise ameaçam o ambiente
Os planos de estímulo econômico que estão sendo executados em todo o mundo poderão impor aos países um crescimento rápido das emissões de gases que provocam o efeito estufa, anulando em parte as iniciativas verdes neles incluídas. Esses pacotes têm sido propagandeados por suas credenciais ambientalistas pelos governos, mas um exame mais detido mostra que os gastos verdes respondem por apenas pequena parcela das iniciativas. A maior parte dos gastos irá para projetos que, na realidade, e1evarão as emissões de poluentes, como novas estradas e termelétricas movidas a combustíveis fósseis, ao passo que muito pouco dinheiro será dedicado a projetos geradores de baixo teor de carbono. (págs. 1 e Al6)

O preço dos expurgos
Os bancos ingressaram, ontem, com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar de uma só vez 515 mil processos sobre correção de poupanças em planos econômicos, um passivo que poderia chegar a R$ 180 bilhões. (págs. 1 e C4)

Ideias
Claudia Safatle: Armínio Fraga, ex-presidente do BC, sugere maior exigência de capital para grandes bancos. (págs. 1 e A2)

Braskem discute preço da nafta
A Braskem negocia com a Petrobras, sua principal acionista, uma mudança nas regras para formação de preço da nafta. A petroquímica teve prejuízo de R$ 2,1 bilhões no quarto trimestre, em razão da alta do dólar. No ano, a perda foi de R$2,5 bilhões. (págs. 1 ,B6 e D6)

Baosteel volta-se para o Rio
Frustrado o projeto de uma siderúrgica no Espírito Santo, a chinesa Baosteel iniciou negociações com o governo fluminense para levar o empreendimento para o Rio. A LLX, de Eike Batista, foi procurada para discutir a instalação no porto de Açu. (págs. 1 e B6)

Lucro da AmBev
O lucro líquido da fabricante de bebidas AmBev teve uma queda de 14,8% no quarto trimestre de 2008, em relação a igual período de 2007, para R$ 964,5 milhões. A receita aumentou 11.6%, para R$ 6,5 bilhões. No ano passado, o lucro alcançou R$ 3.059 bilhões, alta de 8.6%. (págs. 1 e B4)

Ideias
Chico Santos: investida do PMDB sobre o fundo Real Grandeza confunde deliberadamente o público e o privado. (págs. 1 e A12)

Brasileiros elaboram leis na África
Advogados brasileiros são cada vez mais requisitados por governos de países africanos, como Moçambique e Angola, para elaborar projetos de lei que abordam desde normas para licitações públicas até regulamentação do setor energético. O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil coordena um grupo de especialistas que trabalha em uma proposta de legislação habitacional para Angola. Já o escritório Emerenciano Baggio elabora normas para implementação do sistema de transporte coletivo em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, enquanto o Approbato Machado Advogados prepara uma lei de falências para Moçambique, nos moldes da norma brasileira. (págs. 1 e El)

John Taylor, ex-número 2 do Tesouro americano, culpa govemo pela crise (págs. 1 e EU & Fim de Semana)

Crise americana
Os pedidos para as indústrias americanas tiveram recuo de 1,9% em janeiro, pelo sexto mês consecutivo - é a primeira vez desde o início da série histórica, em 1992, que isso acontece. A queda foi menor do que a esperada pelos analistas, que previam retração de 3,5%. (págs. 1 e Al3)

Economia
Economia chilena recua 1,4% em janeiro, pela primeira vez desde 2002 (págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta Mercantil

Manchete: Seguradoras disputam apólice de US$ 50 bilhões da Petrobras
Nas próximas semanas, a Petrobras divulgará detalhes da concorrência para a renovação de sua apólice patrimonial, que prevê a cobertura dos riscos operacionais de refinarias, plataformas, movimentação de cargas e outras unidades da petrolífera. O risco total dos ativos a serem segurados fica perto de US$ 50 bilhões, acima dos US$ 47,7 bilhões protegidos em 2007. Será a primeira vez que a estatal conduzirá o negócio com o mercado aberto de resseguros em pleno funcionamento desde abril do ano passado. A restrição em operar com os atuais 57 resseguradores cadastrados no País e as perdas financeiras sofridas pelos principais competidores do mercado internacional preocupam o gerente de seguros da Petrobras, Luiz Octavio Parente de Mello. Ele acredita que o desenho atual do mercado pode não oferecer capacidade financeira suficiente para cobrir o risco total da companhia. O executivo disse que a Petrobras mapeia resseguradores no mercado internacional para se antecipar a esses problemas. Os prêmios de seguros podem ultrapassar a casa dos US$ 40 milhões — em 2007, a operação somou US$ 26,2 milhões. O valor promete esquentar a competição entre as grandes seguradoras brasileiras. Angelo Colombo, diretor de grandes riscos da Allianz, prevê que o fechamento de uma apólice desse porte pode envolver a participação de mais de 50 resseguradores. “Fatalmente vai faltar capacidade para garantir os riscos somando todos os resseguradores do mercado brasileiro. A Petrobras vai fazer uma tentativa e, se o mercado nacional não conseguir, fica facultada, pela legislação, a colocação no exterior com mais resseguradores, num processo que se tornará muito moroso”, diz o executivo. (págs. 1 e B1)

BC já injetou US$ 66 bi para segurar o câmbio
O Banco Central já injetou US$ 66,2 bilhões nas intervenções no mercado desde o agravamento da crise financeira global para segurar o câmbio e garantir crédito em moeda estrangeira no mercado interno. O número refere-se à posição acumulada de setembro até o dia 2 de março. Desse total, US$ 14,5 bilhões foram aplicados no mercado de câmbio à vista; outros US$ 9,7 bilhões foram destinados às linhas de empréstimo com obrigação de recompra pelo BC; e US$ 9,6 bilhões envolvem empréstimos para exportação. As operações de swap cambial somaram outros US$ 32,4 bilhões. O presidente do BC, Henrique Meirelles, destacou a recuperação do volume de contratações de ACCs, com média diária de US$ 146 milhões em fevereiro. Em janeiro, a média foi de US$ 114 milhões. (págs. 1 e B1)

Infraestrutura manterá nível de atividade
Os projetos em infraestrutura e seus longos períodos de maturação fornecerão uma trilha segura para que seus fornecedores atravessem o período da crise em relativa estabilidade. A turbulência deve ser menor para segmentos que têm sua estrutura de negócios associada à produção de bens essenciais. Para Fernando Sarti, professor de economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “a indústria automobilística vai patinar e o setor de alimentos deve manter o mesmo patamar”. A indústria de bens e serviços vai enfrentar dificuldades. Com a queda no nível de ocupação de capacidade, os projetos de expansão e de compra de máquinas permanecerão engavetados. Heitor Klein, da Abicalçados, acredita que, salvo algum acidente de percurso, a tendência do setor é de estabilidade. A entrada na nova coleção a partir de março deverá testar o ânimo dos compradores e o ritmo das encomendas. O presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho, avalia que, se o Produto Interno Bruto (PIB) avançar entre 1% e 1,5% neste ano, a indústria têxtil pode crescer de 2% a 2,5%.
Mas será possível uma expansão maior, caso o dólar se estabilize entre R$ 2,30 e R$ 2,35 e o governo consiga defender o mercado contra importações. (págs. 1, A6 e A7)

Embraer perdeu com derivativos
Terminou sem acordo a primeira audiência de conciliação entre a Embraer e os sindicatos. Diante disso, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP), Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, marcou para o dia 13 de março nova reunião. Até lá, segue valendo a liminar que prevê a reintegração dos 4.273 funcionários. Para os sindicalistas, a crise global encobre a verdadeira crise da empresa. “Foram aplicados R$ 177 milhões em derivativos que foram perdidos. Foram liberados R$ 50 milhões em bonificações para executivos. E os altos salários variam de R$ 80 mil a R$ 120 mil por mês. Com um planejamento melhor, não precisaria demitir mais de 4 mil funcionários”, disse o sindicalista José Maria de Almeida. (págs. 1 e A4)

Opinião - Robson Braga de Andrade
Além de baixar a Selic, é preciso reduzir os spreads bancários, com menos compulsórios, desoneração tributária e cadastro positivo. (págs. 1 e A3)

Opinião - Antoninho Marmo Trevisan
As empresas nunca mais serão as mesmas. Está em curso uma revolução sobre a maneira de gerir os negócios, o que é positivo. (págs. 1 e A3)

Infraero vai abrir o capital
O governo quer transformar a Infraero em companhia de capital aberto. O BNDES lançou edital para escolher a empresa que fará estudo sobre a reestruturação da estatal. (págs. 1 e C5)

Responsabilização criminal da PJ
Não há previsão legal para punir empresas por crimes cometidos por sócios, mas está em tramitação projeto de lei que prevê a responsabilização da pessoa jurídica. (págs. 1 e A9)

Franquias crescem 19,5% em 2008
O setor de franquias surpreendeu até mesmo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) ao registrar crescimento de 19,5% em 2008, faturando R$ 55 bilhões. (págs. 1 e C7)

Cai a produção de cerveja
A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) divulgou ontem queda de 0,2% na produção de cerveja no ano passado, para 69,9 milhões de hectolitros. (págs. 1 e C2)

Braskem tem prejuízo de R$ 2,5 bi
A crise afetou diretamente os resultados da maior petroquímica da América Latina. A Braskem registrou prejuízo de R$ 2,5 bilhões no ano e uma receita líquida de R$ 17,9 bi. (págs. 1 e C1)

GM admite, em relatório, que pode falir
A General Motors, que perdeu no ano passado US$ 30,9 bilhões, reduziu a remuneração de executivos e cortará neste ano 47 mil empregos, entre outras ações de um programa de reestruturação para se habilitar a empréstimos ao Tesouro americano. Em razão da dependência da ajuda governamental, auditores decidiram atribuir à empresa a denominação de “going concern”, significando que há dúvida substancial sobre a capacidade da montadora de sobreviver. A montadora reiterou, em relatório, que se não for capaz de promover, com sucesso, o processo de reestruturação, poderá ter de pedir liquidação pelo Capítulo 7. Tal pedido, fundamentado neste capítulo, é indicado para empresas que não têm chance de quitar as dívidas e é feita a liquidação de todo patrimônio do devedor. Enquanto isso, no Canadá, o sindicato de trabalhadores e a GM identificam áreas para cortar custos e manter viável a operação local da montadora. (págs. 1 e C5)

Falta de ousadia do plano chinês causa frustração
O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao afirmou ontem que o governo dará início a uma mudança fundamental no que se refere a suas estratégias econômicas, encorajando os cidadãos a consumir e procurando investir mais para evitar a fuga do campo. Durante um longo discurso no encontro anual do Congresso Nacional do Povo, o premier não anunciou novos investimentos para fazer frente à crise financeira, além do plano de estímulo econômico de US$ 585 bilhões com o qual a China já havia se comprometido em novembro de 2008. As bolsas mundiais fecharam em queda ontem, pois se esperava um pacote maior. Wen, entretanto, disse esperar que o país cresça 8% neste ano. (págs. 1 e A12)

Ações
China frustra mercados e Bovespa cai 2,69%. (págs. 1 e B3)

NegóciosSafra decide vender ações da Aracruz à VCP. (págs. 1 e B3)

------------------------------------------------------------------------------------

* Ganhadora do Troféu Mulher Imprensa fala sobre conquistas femininas


Os mais de 20 anos de experiência de Roxane Ré como locutora de FM foram consagrados na edição passada do Troféu Mulher Imprensa. Na 5ª edição, mais de 32% dos votos lhe garantiram, novamente, o prêmio na categoria "âncora de rádio".
A premiação de Roxane não legitima apenas a competência de uma profissional que atuou mais de 14 anos em um dos maiores veículos de hardnews do País, a Rádio CBN, mas aponta para o crescimento das mulheres à frente das transmissões radiofônicas.
Em entrevista que homenageia a bicampeã da categoria "âncora de rádio", Roxane fala ao Portal IMPRENSA sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nas redações de todo o País, a difícil escolha entre família e jornalismo, as grandes pautas de 2008 e ainda comenta a importância do Troféu Mulher Imprensa na consolidação da mulher na profissão de jornalista.


Portal IMPRENSA - Existe algum estigma disseminado pelo retrógrado pensamento machista que ainda dificulta o avanço das mulheres no jornalismo?


Roxane Ré - Quando eu comecei há 20 anos era mais difícil. Hoje não vejo mais esse tipo de pensamento ou manifestação. As mulheres estão por toda parte, em qualquer função. São maioria nas universidades, são as que mais disputam vagas e portanto estão nas redações dos jornais, das rádios e das televisões. Quem demonstrar esse tipo de pensamento em público está condenado. Se ocorrer ainda, deve ser a portas fechadas.


IMPRENSA - Apesar dos avanços em relação aos direitos das mulheres no mercado de trabalho, ainda existe desigualdade salarial - quando a mulher ocupa a mesma função de um homem - e ainda é grande a incidência de casos de assédio moral. Você acredita na mudança desse panorama?


Roxane - Em nenhum dos dois contextos a mulher leva vantagem obviamente. Acredito que as mulheres estão aprendendo a lidar com a questão do assédio moral não só no jornalismo. Já a questão da diferença salarial está loge de ser resolvida. Eu escrevi sobre isso dia desses no
meu blog com base numa pesquisa mundial. As mulheres não estão no comando e têm dificuldade na hora de negociar. A maioria, em determinado momento da vida, tem que dividir o tempo entre a família e o trabalho, o que acaba colocando as mulheres em situação mais vulnerável.

Portal IMPRENSA - Hoje, as redações abrigam muitas mulheres, em muitos casos, o número supera o de homens. Na sua opinião, o que explica essa "invasão" das redações por parte das mulheres?


Roxane - Sem dúvida, o primeiro aspecto é o interesse das mulheres por essa profissão que é atual e dinãmica, dão status e respeitabilidade, aspectos valorizados pelas mulheres. Elas procuram as universidades e estão em maior número nessa disputa. No rádio, então, a presença é cada vez maior. Elas se adaptam muito bem a essa profissão que depende da comunicação, da atenção a mais de uma atividade simultaneamente e adaptação a várias funcções. Quer mais?


IMPRENSA - Alguns acham que prêmios como o Mulher Imprensa são provas da desigualdae de gênero, machismo ou feminismo. Como você vê essa afirmação? Na sua opinião, dentro deste contexto, qual a importância do prêmio?


Roxane - Uma bobagem. O prêmio está sintonizado com essa crescente disputa feminina no jornalismo. Em outras premiações que reconhecem o trabalho de jornalistas, homens e mulheres, acaba ficando muito difícil uma mulher vencer diante do quadro majoritário de homens disputando.


IMPRENSA - O Mulher Imprensa reconhece os trabalhos realizados no ano anterior à premiação. Na sua opinião, qual foi sua grande pauta no ano passado?


Roxane - O programa diário que apresentei até o final de outubro era nacional, um resumo das principais notícias do dia, portanto eu tratava de vários assuntos em destaque. Dois fatos ficaram na memória diante da complexidade do tema, da exposição das vítimas e do papel da mídia na apuração de fatos chocantes para a sociedade: o caso da menina Isabela que completa um ano em 29 de março e da adolescente Eloá, que aconteceu em outubro.Há temas difíceis de serem tratados, de forte apelo sensacionalista, mas que exigem uma reflexão madura da sociedade. A mídia cometeu vários erros, mas isso é um outro assunto. Repercuti os dois fatos com muita cautela mas sem discutir os aspectos mais sensíveis. Eu recebia várias mensagens, algumas criticam e a maioria de apoio, respondi a todas elas como de costume. O assunto não acabava com as entrevistas e os ouvintes nos ajudaram muito a tratar desses asuntos.

* Nos Estados Unidos, Site é processado por facilitar prostituição

O site de classificados Craiglist está sendo processado por ter facilitado intencionalmente prostituição. De acordo com o autor da acusação, Thomas Dart, chefe da polícia de condado de Cook (Illinois), o site é "a maior fonte de prostituição do País".
O xerife argumenta que os donos do site o construíram na intenção de facilitar a prostituição permitindo que o internauta obtivesse de forma rápida o que buscava.
"Crianças procuradas, fugitivas, mulheres abusadas e traficadas do exterior são rotineiramente forçadas a fazer sexo com estranhos por causa do Craigslist", diz Dart, que defende a extinção da seção de classificados eróticos do site.
De acordo com informações da BBC Brasil, os site declarou não ter conhecimento dos detalhes da acusação, mas argumenta que está disposto a colaborar com a polícia. Ainda no ano passado, o site havia encerrado uma ação firmar acordo que estabelecia novas regras para combater a prostituição.