sexta-feira, 14 de setembro de 2012

* DEBATE ENTRE CANDIDATOS EM PALMARES


Debate com os candidatos a Prefeito dos Palmares, Domingo, 16 de setembro de 15 às 18h, na Tenda da Cidadania, Av. Cel Pedro Paranhos, s.n. Bairro São Sebastião - Palmares.

Sim, fizemos uma pergunta diante das regras do que chamam "debate". Questionamos inicialmente ao saber que os candidatos não poderão fazer perguntas um ao outro (sem isso não será debate), apenas falarão sobre temas expostos e depois comentarão. 

Explicando em tempo, nesta tarde do dia 16 de Setembro de 2012 enquanto ouvíamos pela Rádio Cidade FM (sinal fugindo, som falhando): Essa a notícia que nos chegou  e vimos uma cópia das regras do debate. Mas quando o debate iniciou houve possibilidades de réplica, tréplica e direitos de respostas. 
Houve autorizações para fotografar mas não para filmar.
Pior foi saber que a imprensa não poderá participar. Apenas o que chamam de "debate" será transmitido áudio via Rádio Cidade FM dos Palmares (a emissora de menor alcance do Município e não atinge a Zona Rural, então várias comunidades chocantemene excluídas mesmo). E a cobertura jornalística será o Jornal do Interior. Filmagem somente da equipe escolhida pelo Instituto Pro Cidadania que depois fornecerá às coligações a filmagem sem edição. Foi explicado que a imprensa poderá esperar os candidatos do lado de fora da Tenda quando poderá fazer perguntar após o debate. Não quiseram sequer colocar um telão do lado de fora da tenda ou em outro lugar estratégico da cidade para os eleitores assistir!
Foram distribuídos 300 convites. GRUCALP recebeu apenas 1 Convite. Imagina uma ONG com 50 anos de existência que precisa registrar eventos deste porte, tanto para os arquivos culturais que possui quanto para fornecer informações aos internautas (registramos imparcialmente e divulgamos exposições dos programas de governo dos candidatos a prefeito dos Palmares promovidos pela CDL, sem distorcer, sem suprimir trechos e disponibilizamos em nosso canal YouTube em prol da socialiação das informações e Democracia).
O evento deveria ser transmitido por todas as emissoras de rádios locais e os sites que registram eventos deveriam ter autorizações para transmitir.
E aos eleitores uma notícia que não é boa: A notícia é que foi um acordo entre as Coligações Partidárias. Esse pessoal que apregoa nos palanques acabar com a exclusão e se diz defensor da Democracia!


Houve debates em Palmares - PE em outras eleições (1996, 2000...) quando a Articulação Municipal de Entidades (AME-PALMARES) e a Diocese promoveram. Mas como liberdade de expressão e sem podamentos da imprensa! Após tantos anos ao invés de evoluir nosso Município está decaindo em princípios de Cidadania, Democracia e socialização de informações?


Analisemos termos tão usados por essa gente:

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo). Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
Atitudes que excluem. Numa Democracia poderá ocorrer exclusão e podamento da imprensa?
Exclusão: Método, sistema ou artifício, através do qual se eliminam números, coisas ou pessoas para se chegar a determinada resolução ou conclusão.
Exclusão social:
Exclusão social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo de uma determinada sociedade. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia.
O termo exclusão social teve origem na França e, no modo francês de classificação social, neste caso, especificamente relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel (1990), definiu a exclusão social como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.
Sobre o debate, o Instituto Pro Cidadania apenas fornece no site este link que dá condições aos internautas fazer perguntas antecipadas:

http://www.clikcompras.com.br/debate/debate.html