sábado, 21 de fevereiro de 2009

*Governos do Estado e do Recife desrespeitam cultura local!

O desrespeito das autoridades estaduais e municipais para com a nossa cultura e tradições e para com os nossos cofres públicos!
E pelo que temos em registros de gastos financeiros, o absurdo não acontece somente em Municípios interioranos (como Palmares, onde o desleixo à cultura local é absurdamente cultuado há anos, enquanto derramam a maior parte da verba da cultura para artistas contratados "de fora" do território municipal e fora da Região Mata Sul e do Estado). No Recife, onde "pretensos socialistas" assumiram a Prefeitura, -ditos "defensores da nossa cultura" antes de ter o poder nas mãos, -ferem gravemente os compromissos com nossa Cultura!

Quantos Marcelo D2 vale Naná Vasconcelos ensaiando com os maracatus Sol Nascente, Axé da Lua, Cambinda Estrela e Almirante do Forte na rua da Moeda?

O carnaval petista do Recife tem uma estranha mala preta, desde a administração passada gastando fortunas, trazendo indiscutíveis atrações brasileiras, para se apresentar em Praça Pública, durante o período de Carnaval.

Milhões são gastos trazendo artista como Caetano Veloso, Miúcha, Fernanda Abreu, Leci Brandão, Maria Rita e Marcelo D2, só para enumerar os mais destacados (Não vamos nem falar do frances "Manu Chao que foi demais).
Com exceção de Fernanda Abreu e Marcelo D2, são todos astros nacionais que particularmente adoramos e respeitamos, e não tem nada a ver com a história dos cachês e valores astronômicos recebidos.
São profissionais valorizados, costumam cobrar valores aproximados desses em apresentações normais e cumprem suas obrigações, apresentando-se com grande competência nos eventos em que estão programados.

Foto: Lycy Passos

Batuqueiras do Maracatu Nação Cambinda Estrela durante ensaio na rua da Moeda. Jovens da periferia, universitários e intelectuais foram atraídos ao maracatu pela presença de Naná Vasconcelos. Somos exportadores e não importadores de tradições.


Em especial, a cantora Maria Rita, merece nossa admiração. A temos em conta de uma das maiores artistas da atualidade. Somos fãs de carteirinha, babamos por ela e gostaríamos de carregá-la no colo até a nossa rede e alimentá-la com caldo de cana e pão doce.
Mas não podemos apoiar, e nem vamos assistir um show de Maria Rita, em pleno carnaval de Pernambuco, cantando maravilhosamente sambas brasileiros de bom gosto. Os sambistas Maria Rita e Caetano Veloso, não precisam de nossa promoção carnavalesca, de nossos parcos recurso estaduais e municipais. Somos felizes que eles não precisem.
O PT e o PSB, Partidos que tanto discursavam e usavam o sofrimento dos artistas regionais em seus discuros e fizeram palanques sobre nossas desgraças, deram margens para o líder da bancada de Oposição na Assembléia Legislativa, deputado Augusto Coutinho (DEM), questionar o procedimento do governo do Estado, (PSB) registrando que o Diário Oficial estampava dispensa de licitação, no valor de R$ 120 mil para o rapper carioca Marcelo D2, que se apresentou na semana pré carnavalesca no Fortim de Olinda.


”O Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de carnaval do mundo, um dos maiores símbolos da festa em Pernambuco que repercute no Brasil e no exterior recebeu R$ 350 mil de patrocínio”, criticou o democrata. Quer dizer que Marcelo D2 merece cachê equivalente a quase metade do patrocínio dado ao tradicional Galo da Madrugada (atualmente Patrimônio Cultural Estadual)?
Basta discutir esse dois momentos do nosso carnaval e os valores envolvidos, para se compreender toda a questão.
O que o show de Marcelo D2 vai fazer em prol do engrandecimento do carnaval pernambucano já tão rico de expressões, em termos de tradição, atração de turistas, valorização artística e enriquecimento cultural local? (algum protegido de Partidos, enviado a Pernambuco para pegar pagamento de campanha lá do Sudeste?).

Não precisamos falar do Galo da Madrugada. O hino do bloco no seu refrão diz tudo:
“Vem pessoal, vem moçada,
O Carnaval começa No Galo da Madrugada...

Seguinda a mesma linha da Prefeitura, o Estado de Pernambuco, contratou só para a semana pré carnavalesca, artistas como Paulinho da Viola, Demonios da Garoa, uma tal de Pitty (!!!) e o frances Manu Chao, de quem não vamos falar.
Mas o Galo da Madrugada ficou grande, sabe se defender e consegue patrocínios. Alguns ricos blocos líricos, tradicionais ou recém criados, auto financiam-se com a contribuição dos seus sócios.


Foto: Lycy Passos
Mas quem está protegendo as pequenas agremiações pernambucanas, como as “Pás Douradas” e “Batutas de São José”, os Clubes tradicionais, Vassourinhas, Cachorro do Homem do Miúdo, que nem sabemos se existem mais, os caboclinhos, os Ursos, as troças e blocos de arrabaldes, como Os Irresponsáveis do Arruda, o ”Cabeça de Touro” ou a delicada “Vitória Régia” de Casa Forte? Os Maracatus de baque solto ou virado?
Quanto essas agremiações recebem do município? Será que um turista carioca, paulista ou mineiro, vem ao Recife no Carnaval ver Marcelo D2 cantar?
Sabemos do desespero de jornalistas como Francisco José, da Rede Globo, que durante o período carnavalesco tem que apresentar alguns flashes ao vivo, durante os jornais da Rede Globo, que fica buscando onde está cantando Alceu, Elba, Antônio Madureira, naqueles horários; pois ninguém espera ouvir no noticiário do Carnaval pernambucano, Fernanda Abreu, por exemplo, para mudar de alvo.

Foto: Lycy Passos

Foram os pequenos blocos, troças, pequenas manifestações carnavalescas de subúrbio, que mantidas por milagre e perseverança do povo, que fizeram o diferencial do carnaval de Pernambuco, a partir do Recife.

Sabemos que hoje o carnaval é um grande negócio, mas não podemos esquecer que é um momento de nossa identificação cultural, quero que meus filhos e netos saibam que os Clubes (foto abaixo) têm estandartes que os identificam, origem mais cabocla e é acompanhado por uma orquestra onde predominam os metais.

Os blocos líricos, são apresentados por uma alegorias de mão não possuem estandarte, e são acompanhados por uma orquestra de pau e corda, por isso, são propícias ao estimulo do canto das multidões, das canções tradicionais e tem origem nas marchas das festas de meio de ano em Portugal, que ainda sobrevivem nas Ilhas da Madeira, Canárias e Funchal entre outras.

Só para mencionarmos dois momentos de nossa cultura carnavalesca.
Mas não podemos ser somente românticos e imaginar que esses politiqueiros usurpadores dos poderes municipais e estaduais estão “apenas” destruindo o nosso patrimônio cultural, os valores envolvidos, a forma como são contratados esses artistas: A panelinha em torno dos mesmos nomes, sugere que estão dilapidando também e sobretudo os recursos públicos, de forma pouco recomendável, para não dizer criminosa.
A Cultura Pernambucana tem espaço assim no Sudeste e na Bahia? Os Baianos souberam divulgar sua "cultura renovável a cada onda de moda passageira" e se impuseram no país e no mundo, tendo apoio político forte para um Estado que não tem a diversidade cultural de Pernambuco; a tal ponto que há Cidades pernambucanas transformadas em colônias baianas nesse período momesco, quando importam os trios elétricos e axés baianos!
Teria razão em agir desta forma se nossos artistas pernambucanos obtivessem espaços e respeitos semelhantes em outros Estados, sob a tutela do Governo do nosso Estado. Mas ao contrário, não há projeto para dar vazão à nossa produção cultural que é ímpar no Brasil e no mundo!
Falta atitude política em prol da nossa cultura pernambucana!
Essas atitudes de desrespeitos deveriam ser tratadas como crimes. Mas há conivências com os Poderes Legislativos que não fazem Leis proibindo essa lavagem de verbas culturais públicas.

===================================================



*Veja o album de Lucy Passos sobre o carnaval pernambucano, de onde retiramos a maioria das fotos desse post e també as fotos do ensaio de Naná Vasconcelos no site da UOL

Veja mais sobre o carnaval pernambucano:


- Deputados reconhecem Bloco Galo da Madrugada como Patrimônio Cultural de Pernambuco

- Veja aqui programação do carnaval nos 12 pólos de animação de Pernambuco!
- II EXPOCARNAVAL NO RECIFE COMEÇOU DOMINGO 15
- Novo visual para a Mulher da Sombrinha (Catende ...
- Em Palmares (PE), carnaval da moenda abaianada!

* Evo Morales em ritual de Carnaval a Pachamama!



Fontes: Portal Terra




O presidente Evo Morales celebrou ontem o rito andino da "ch''alla" na sede do Palácio de Governo para abençoar seu "local de trabalho", como manda a tradição na Bolívia na sexta-feira de carnaval.


Morales explicou que realizou o rito é porque desde sua infância ensinaram a ele que na sexta-feira de carnaval faz-se "ch''alla" ao local do trabalho como oferenda à Pachamama - a mãe terra -, segundo uma tradição da cultura aimará, etnia à qual pertence.


"(...) O palácio está em território aimará, temos a obrigação de fazer este rito à mãe terra", acrescentou o presidente durante um breve discurso.


Morales também lembrou que em seus tempos de juventude, quando ganhava a vida como trompetista na cidade de Oruro, chegou a participar da ch''alla de uma fábrica de biscoitos em uma sexta-feira de carnaval.


Pouco depois do ritual, no qual se queimou álcool e incenso em oferenda à mãe terra, as portas do Palácio se transformaram em um autêntico baile de carnaval.

* Fatos históricos do dia 21 de fevereiro


Nasce Ariel Sharon

O futuro político israelense Ariel Sharon nasce no dia 21 de fevereiro de 1928. Líder da extrema direita, Sharon ficaria conhecido no mundo inteiro por causa de sua atuação como Ministro da Defesa e primeiro-ministro de seu país durante o conflito com os palestinos.


1431 - Começa o interrogatório de Joana D´Arc.

1560 - Mem de Sá chega a Guanabara para atacar o forte Coligny.

1644 - Incêndio destrói a Cidade do Panamá.

1699 - A Academia de Ciências da França acolhe Isaac Newton como membro estrangeiro.

1829 - Criação do Estado Mayor General, o Uruguai.

1858 - Um forte tremor da terra destrói a cidade grega de Corinto.

1895 - O oficial francês Alfred Dreyfus, acusado de traição, é deportado para a Ilha do Diabo.

1901 - A Assembléia Constituinte cubana promulga a 1ª Constituição do país.

1914 - Bandoleiros invadem a cidade chinesa de Lichuan e matam mais de mil pessoas.

1916 - I Guerra Mundial: começa a Batalha de Verdum, que causou a morte de 700 mil.

1922 - O dirigível Roma explode nos EUA matando 34 pessoas.

1922 - Egito declara independência.

1925 - O bando de Lampião derrota tropas paraibanas.

1929 - França nega o asilo político a Leon Trotski.

1945 - A União Pan-americana cria a Liga das Nações Americanas.

1945 - II Guerra: pracinhas da FEB atacam e ocupam Monte Castelo.

1965 - O líder negro norte-americano Malcom X é assassinado.

1972 - Richard Nixon e Mao Tse-Tung se encontram em Pequim, iniciando uma fase de relações que chegará ao ingresso da China Popular na ONU.

1984 - O ex-ditador argentino Leopoldo Galtieri é detido e posto à disposição das forças armadas.

1994 - O Reino Unido baixa de 21 para 18 anos a idade permitida para relações sexuais homossexuais.

2004 - Começam os primeiros ataques do vírus Mydoom.


Nascimentos
» Francisco Manuel da Silva (1795-1865), compositor do hino nacional

» Afonso Celso de Assis Figueiredo (1836-1912), Visconde de Ouro Preto

» Hubert de Givenchy, (1927-), estilista francês

» Nina Simone (1933-2003), cantora norte-americana

» Renata Sorrah (1948-), atriz brasileira


Falecimentos
1072 - São Pedro Damião

1730 - Papa Benedito XIII

1852 - Nikolai Vasilievich Gogol, escritor russo

1934 - Augusto César Sandino, líder guerrilheiro nicaragüense

1984 - Mijail Sholojov, Prêmio Nobel de Literatura 1965

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 21/02/2009

O Globo

Manchete: Janeiro cruel na economia
Emprego, arrecadação, superávit e contas externas: tudo piorou no mês
O número de desempregados no país cresceu 20,6% em janeiro fazendo a taxa de desocupação subir de 6,8% em dezembro para 8,2% no mês passado, classificado pelo IBGE como um “janeiro cruel”. Só nas seis regiões metropolitanas, há 1,8 milhão de pessoas sem trabalho. A situação é pior em São Paulo. Mas janeiro teve mais. A desaceleração da economia fez com que a arrecadação de impostos federais caísse 7,2%. O déficit maior da Previdência também foi decisivo para derrubar o resultado das contas públicas - o superávit primário despencou 72% em janeiro. Além disso, o investimento estrangeiro direto no Brasil desabou de US$ 4,8 bilhões em janeiro de 2008 para US$ 1,930 bilhão. (págs. 1, 19, 20, 26 e Míriam Leitão)

Embraer acorda Lula para a “hora do facão”
As demissões de 20% do quadro de pessoal da Embraer fizeram o presidente Lula avaliar esse como o pior capítulo da crise internacional no Brasil. “É a hora do facão”, revela um de seus auxiliares diretos. (págs. 1 e 19)

Garotinho e Lindberg articulam bloco 2010
Na composição do samba-enredo de 2010, blocos políticos se articulam no Rio. O governador Sérgio Cabral (PMDB) aproveita a visita do presidente Lula ao Sambódromo para consolidar o apoio do PT à sua reeleição; mas o prefeito de Nova Iguaçu, o petista Lindberg Faria, quer ser candidato ao governo e discute aliança com Anthony Garotinho. Fernando Gabeira (PV) disputará cargo majoritário em aliança com o PSDB. (págs. 1 e 3)

O fantasma da vaia
Cabral nega contratação de claque
A possibilidade de vaias no Sambódromo preocupa a equipe do presidente Lula. Ontem, o governador Sérgio Cabral desmentiu que tenha contratado uma claque para aplaudir Lula e abafar eventuais manifestações contrárias. No último evento parecido do presidente no Rio, ele foi vaiado no Maracanã. Desde então, nunca mais foi a um estádio. (págs. 1 e 9)

O dia em que o Itaú valeu mais que dois americanos
O temor de nacionalização do Citibank e do Bank of America fez as ações despencarem até 22%. Com isso, juntos, eles chegaram a valer US$ 24,8 bilhões ontem, bem menos que os US$ 33,2 bi do Itaú Unibanco. (págs. 1 e 23)

Naya morre 11 carnavais após tragédia
O dono da construtora Sersan, o ex-deputado federal Sérgio Naya, de 66 anos, foi encontrado morto ontem num hotel em Ilhéus (BA). Nessa mesma época, há 11 anos desabava o Edifício Palace II, na Barra, onde morreram oito pessoas. Exame médico indicou infarto. (págs. 1 e 17)

Obama: 1 mês de mudanças e tropeços
Barack Obama completou um mês no poder com muitas ações para mudar os EUA e alguns tropeços. Sua popularidade caiu 9 pontos. Na China, a secretária de Estado, Hillary Clinton, desprezou violações de direitos humanos. (págs. 1, 27 e 28)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Crise derruba investimento estrangeiros na produção
Envio de lucros também recua e reduz déficit nas contas externas
Depois de um recorde em 2008, o fluxos de investimento estrangeiro direto para o Brasil caiu no inicio do ano. De acordo com dados do Banco Centra, janeiro o ingresso de capital externo foi de US$ 1,930 bilhões. Em fevereiro, a entrada de investimentos deverá chegar a US$ 1,8 bilhão, nas contas dp BC. A soma dos dois primeiros meses de 2009 fica abaixo dos US$4,8 bilhões de janeiro de 2008. O fluxo menor é acompanhado de queda no déficit externo, já que o volume de dinheiro enviado ao exterior também caiu. Em janeiro, as mais baixas desde 2005. O Impacto negativo que a queda nos investimentos estrangeiro tem nas contas externas é reduzido com o volume menor de remessas. Em janeiro, esse tipo de operação movimentou US$698 milhões -a média mensal do ano passado foi de US$ 2,8 bilhões. (Págs.1 e B1 e B3)

Lula sabia das demissões na Embraer desde segunda-feira
O presidente Lula sabia desde segunda-feira que a Embraer anunciaria uma grande demissão, informam Leonardo Souza e Kennedy Alencar, O presidente deverá receber a direção da empresa na quarta-feira. Lula avalia que não há justificativa e que o governo ajudou a capitalizar a companhia por meio do BNDS. O banco, que tem participação de 5,2% na Embraer disse que também vai cobrar explicações. (Págs.1 e B4)

Desemprego sobe 21% de dezembro a janeiro
O contingente de desemprego cresceu 20,6% entre dezembro e janeiro –mês que teve o pior resultado desde 2003, apontou o IBGE. A Taxa de desemprego foi de 6,8% para 8,4%, Os desempregados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas 1,89 milhão. Contribuíram para a piora demissões na construção civil e no comércio. Entre as regiões pesquisadas, São Paulo teve a maior alta no grupo de desempregados. O aumento da parcela de desocupados foi recorde para janeiro em Porto Alegre e em Belo Horizonte. (Págs1 e B4)

Clóvis Rossi – Catastrofistas têm mais motivos par anabolizar suas certezas na crise
Do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na Folha: “a crise vai sendo vista apenas pelo retrovisor do mercado”. Vida real: o Brasil perdeu 101.748 vagas com carteira assinada em janeiro. Ninguém sabe que desdobramento a crise terá, mas os catastrofistas têm mais motivos para anabolizar suas certezas. O Ministro iria á Embraer para contar aos demitidos que a crise é vista pelo retrovisor. (Págs.1 e A2)

Kassab quer anistiar dívida de R$ 27 mi das escolas de samba (Págs. 1 e C5)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Desemprego aumenta e chega a 8,9% em janeiro
Número de desocupados sobe 20,6% em um mês, diz IBGEA taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País subiu de 6,8% em dezembro para 8,9% em janeiro. O número de desempregados cresceu 20,6% de um mês para o outro, a maior variação desde que o IBGE começou a pesquisa, em 2002. “Nem na recessão de 2003 houve um aumento dessa magnitude”, disse o gerente do levantamento, Cimar Azeredo. Segundo ele, a alta “assustadora” reflete o “cenário econômico conturbado”. A taxa de janeiro foi pressionada não só pela demissão dos temporários, contratados pelo comércio no final do ano passado, como também de empregados efetivos em vários setores. Das sete atividades medidas pelo IBGE, seis tiveram demissões. Para analistas, a gravidade da crise internacional deve manter o desemprego numa trajetória ascendente pelo menos até abril. (págs. 1 e B1)

Fornecedores da Embraer temem onda de demissões
A retração nos pedidos da Embraer, que anteontem anunciou a demissão de 20% de seus funcionários, gerou o temor de uma onda de dispensas nas fornecedoras da empresa. Algumas já começaram a cortar no final do ano passado. O presidente Lula convidou a direção da Embraer para uma conversa na quarta-feira para discutir as demissões. (págs. 1 e B3)

Notas e informações
O desemprego e o presidente
Se Lula quer sustentar o nível de emprego, pode cortar impostos e desemperrar o PAC. (págs. 1 e A3)

Crise derruba arrecadação federal e reduz superávit
A crise econômica fez a arrecadação federal cair 8,7% em janeiro, descontada a inflação, e derrubou o superávit primário para R$ 4,3 bilhões. Em janeiro de 2008, o superávit tinha sido de R$ 15,4 bilhões. As despesas do Tesouro cresceram. A Petrobrás teve influência na queda de arrecadação. Deixou de pagar R$ 1,161 bilhão para compensar impostos que tinha pago a mais em outubro. (págs. 1 e B4)

Saúde: Camisinha não chega a grupos prioritários
Em 2008, apenas 7% dos homossexuais masculinos receberam. (págs. 1 e A12)

Ex-deputado Sérgio Naya é encontrado morto em hotel
O empresário e ex-deputado Sérgio Naya, 66, foi achado morto ontem no quarto de um hotel em Ilhéus (BA). Naya ficou conhecido em 1998, quando o Palace 2, edifício erguido por sua empresa, ruiu no Rio, matando oito pessoas. Os ex-moradores já receberam 40% das indenizações a que têm direito. (págs. 1 e A8)

ONU diz que Irã tem urânio o bastante para fazer a bomba
O Irã já dispõe de urânio suficiente para fabricar uma bomba atômica, disseram inspetores da ONU. Para isso, no entanto, o material teria de ser enriquecido especificamente com esse fim, e não há evidências disso. Segundo eles, Teerã omitiu um terço da quantidade total de urânio que possui. (págs. 1 e A9)

Economia: Rumor afeta ações de bancos nos EUA
Boato de nacionalização, negado pela Casa Branca, derruba mercado. (págs. 1 e B5)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: A maior festa popular do planeta
O Rio está sob o reinado de Momo. A folia toma as ruas, com os blocos, e o Sambódromo, que faz 25 anos. O JB desfila pelo carnaval em suas diversas editorias. Desde Ideias & Livros até Vida, Saúde & Ciência, passando por artigos da Sociedade Aberta, no Caderno B, e pela revista Domingo. A apoteose é o suplemento com informações essenciais para brincar na Marquês de Sapucaí. (pág. 1)

Ministro Guido Mantega mostra ao JB o novo pacote para a construção civil (pág. 1)

Foto-legenda
No aniversário do Sambódromo, o arquiteto Oscar Niemeyer defende a implosão do prédio da Brahma. (pág. 1 e Tema do dia, págs. A2 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Desemprego tem aumento recorde
Dados do IBGE divulgados ontem mostram que a quantidade de desempregados no país chegou a 1,9 milhão em janeiro — 20,6% a mais que em dezembro. Essa elevação foi a mais alta para o período desde que o índice começou a ser medido, em 2002. Entre os setores que mais demitiram estão o comércio e a construção civil. No geral, a taxa de desocupação ficou em 8,2%, a maior desde abril do ano passado. No caso da demissão de 4,2 mil trabalhadores da Embraer, o presidente Lula se mostrou indignado. Mas o governo federal, devidamente representado no Conselho de Administração da companhia, foi “sócio” nos afastamentos. (págs. 1, 14 e 15)

Deputados gastadores
Só em janeiro, os parlamentares usaram R$ 5 milhões da verba indenizatória para pagar locomoção, hospedagem, alimentação e combustível.(págs. 1 e 4)

Senado insiste em contratar terceirizados (págs. 1 e 2)

Morre Naya, o do Palace II
Ex-deputado, responsável pela construção do prédio que desabou em 1998 e matou oito pessoas, é encontrado morto em hotel de Ilhéus (BA). (págs. 1 e 10)

Frota de ônibus coleciona multas
Dois motoristas de coletivos são flagrados por hora dirigindo acima da velocidade. Foram, somente no ano passado, 18.570 multas. Em seguida aparece o avanço de sinal, com 16.985 casos. As empresas que têm os veículos mais antigos são as que mais cometem infrações. (págs. 1 e 27)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Citi coloca à venda fatia de R$ 2,5 bi na Redecard
Um dos bancos mais atingidos pela crise financeira nos Estados Unidos, o Citi deve colocar à venda no Brasil a participação de 17% que possui na Redecard, processadora de cartões de crédito e débito. O negócio pode render R$ 2,5 bilhões ao caixa do banco. O Citi avalia as opções para se desfazer do ativo e pretende chegar a uma conclusão rapidamente. A Redecard é considerada um dos poucos negócios da filial brasileira cuja venda pode gerar valor para o banco e trazer alívio em meio às pesadas perdas com crédito. A companhia faz o credenciamento de estabelecimentos comerciais que aceitam os cartões Mastercard e Diners no país, além de processar os pagamentos e realizar a liquidação financeira. Uma das saídas mais prováveis é uma oferta pública do bloco de ações, já que os papéis se recuperaram nos últimos meses em relação a sua pior cotação, de R$ 17,68, registrada em outubro do ano passado. Ontem, a ação subiu 1,55% e fechou a R$ 26,71, praticamente equiparando-se ao valor da abertura de capital, realizada em julho de 2007, quando os investidores pagaram R$ 27 por ação.
Uma oferta pública neste momento representaria um grande teste para o mercado de ações brasileiro, que está fechado para operações desse tipo desde junho do ano passado.
O valor de mercado da Redecard está em quase R$ 18 bilhões e a fatia do Citi vale R$ 3 bilhões. No caso de uma oferta pública, no entanto, o banco deve oferecer um desconto sobre a cotação em bolsa e, com isso, arrecadar menos. O Valor apurou que uma parte desses 17% interessa ao Itaú, que já detém 46,4% do capital da Redecard. Se comprar algo próximo a 5% das ações, o Itaú pode consolidar sua posição de controle. Hoje, Itaú e Citi fazem parte do bloco de controle, que originalmente também incluía o Unibanco. O Itaú ficou com a participação do Unibanco.
O Citi informou que não comentaria “rumores de mercado" e o Itaú não respondeu ao pedido de entrevista. Além de colocar um bom dinheiro em caixa com a venda das ações, o Citi também teria um efeito positivo em seu balanço. Os papéis da Redecard estão registra dos até hoje por seu valor patrimonial, que representa uma fração da cotação em bolsa. A sua venda, portanto, proporcionaria um grande lucro. (pág. 1)

Ideias
Maria Cristina Fernandes: ainda é cedo para se concluir que o PMDB vai compor chapa com Dilma Rousseff. (págs. 1 e All)

Ideias
Claudia Safatle: para o governo, Brasil está em processo de "descolamento" dos países emergentes. (págs. 1 e A2)

Ideias
Naércio Menezes Filho: as ideias mercantilistas caíram em desuso. (págs. 1 e A15)

Lucro recorde do BB
O Banco do Brasil obteve lucro líquido de R$ 2,944 bilhões no quarto trimestre do ano passado, mais que o dobro do resultado em igual período de 2007, graças ao maior crescimento da carteira de crédito desde 2000. Em 2008, o lucro foi de R$ 8,8 bilhões, uma alta de 74%. (págs. 1 e Cl2)

Demissões na Embraer
Depois de Boeing, Airbus e de sua principal concorrente, Bombardier, a Embraer também anunciou ontem a demissão de 4,2 mil empregados, equivalentes a 20% do pessoal, devido à queda na previsão de entregas de aeronaves neste ano. (págs. 1 e A4)

Perda de empregos
O estoque de empregos com carteira assinada no país diminuiu 0,32% em janeiro, com a eliminação de 101,7 mil postos de trabalho. Foi o pior resultado desde 1996. Além disso, há nove anos não havia perda de vagas em janeiro. (págs. 1 e A5)

Queda da arrecadação se acelera
A Receita Federal divulga hoje a arrecadação de janeiro. Motivo de apreensão no governo nos últimos dias, os números deverão mostrar queda nominal próxima de 1 % em relação a janeiro de 2008. Em termos reais, tomada como referência a inflação medida pelo IPCA, a redução chega a aproximadamente 6% na mesma comparação. Ainda assim, o resultado não é considerado ruim no Ministério da Fazenda. Por causa da crise, esperava-se queda maior.
Um dos fatores que amenizaram o problema foi o comportamento das contribuições à Previdência. Graças ao crescimento da massa salarial, a receita previdenciária aumentou perto de 8% ante janeiro de 2008, com um crescimento real próximo a 2%. (págs. 1 e A6)

Madoff faz cair aplicação no exterior
As perdas causadas por Bernard Madoff afugentaram representantes de instituições financeiras internacionais que vinham regularmente ao Brasil oferecer aplicações no exterior. O interesse dos brasileiros em investir lá fora despencou, mas a situação revela que, apesar dos esforços fiscalizadores das autoridades, a venda ilegal de aplicações no exterior ainda é comum no país. Segundo a legislação, um gestor estrangeiro não pode divulgar os fundos. Mas essa é uma prática corriqueira, sobretudo quando se trata de clientes que têm grandes volumes para aplicar, procuram diversificação. O investimento em fundos no exterior é perfeitamente legal, desde que seja declarado à Receita Federal. (págs. 1 e D1)

Setor têxtil reduz compras da Ásia
Depois de três anos de aumento na importação de produtos e insumos, a indústria têxtil cortou encomendas na Ásia. Alguns fabricantes decidiram interromper completamente as compras no exterior e outros estão diminuindo o volume em razão da taxa de câmbio, que deixou menos atraentes os preços cobrados pelos asiáticos.
A maior parte das companhias reduziu importações de insumos como fios, fibras e filamentos têxteis, mas há casos em que os cortes atingiram produtos acabados e semiacabados. "Alguns asiáticos já reduziram os preços em 10% para nos manter como clientes, mas isso depois da desvalorização. Preferimos produzir alguns itens no próprio país a importar", afirma Marcello Stewers, diretor da Teka, que reduziu suas compras da região em 85%. A Buettner e Fiação São Bento, que compravam insumos, suspenderam as importações. Pelos dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, o volume de importações do setor em toneladas caiu 35,1% em janeiro ante o mesmo mês de 2008. Há recuos expressivos em fios (49,6%), fibras têxteis (33,4%), filamentos (48,3%), e linhas de costura (71,1%). (págs. 1 e B1)

Risco dos países ricos mais que duplica
Os prêmios de risco de crédito dos países ricos mais que dobraram desde dezembro e se aproximam de 100 pontos básicos - estavam abaixo de 10 pontos antes da crise. No mesmo período, o risco-Brasil não subiu nem 6%. Esses indicadores revelam a percepção dos mercados sobre a probabilidade de não-pagamento da divida por um determinado país ou empresa. Para cada 100 pontos no risco-país as empresas ou governos pagam 1 ponto percentual a mais de juros em seus financiamentos.A alta dos prêmios dos países ricos foi tão forte que o risco-EUA, o risco-Alemanha e o risco-Japão estão hoje bem acima dos níveis mínimos a que chegou o risco-Brasil em meados de 2007. O risco-EUA, que era de 7 pontos em 1º de maio do ano passado, chegou a 94 pontos no dia 17, um aumento de 170% na comparação com os 34,9 pontos do dia 12 de dezembro. Ontem, manteve-se elevado, mas caiu para 90 pontos. O risco-Japão, de 11 pontos em maio, fechou ontem a 101,5 pontos. O risco-Alemanha, que se mantinha em 5 pontos, atingiu seu recorde histórico ontem: 85,6 pontos. O risco-Brasil fechou aos 362,8 pontos. (págs. 1 e C1)

Siderúrgicas americanas preparam ação de dumping contra o aço importado (págs. 1 e C3)

GM poupa a América do Sul
As operações da GM na América do Sul estão fora do plano da montadora de cortar 47 mil empregos no mundo. O reaquecimento do mercado doméstico ainda evitará a demissão de parte dos 1,6 mil operários da fábrica de São Caetano que estão em licença. (págs. 1 e B10)

Gerdau revê investimentos
A crise econômica que causou a maior queda do lucro trimestral na história da Gerdau - 67,1%, para R$3 11 milhões - levou o grupo a rever os investimentos. Os US$ 6,4 bilhões anunciados entre 2008/10 serão reduzidos a US$ 5 bilhões, até o fim de 2013. (págs. 1 e D10)

Skaf costura apoio eclético a candidatura
O presidente da Federação das indústrias de São Paulo, Paulo Skaf, procura formar uma coligação que lhe permita disputar o governo paulista reunindo de comunistas a malufistas. A ideia é filiar-se até maio ao PSB e que a possível chapa inclua ainda PR e PP, obtendo cerca de sete minutos no horário eleitoral gratuito. Skaf tem mantido conversas com o chamado "bloco de esquerda" formado por PDT, PSB, PCdoB e PR. O deputado federal Paulo Maluf, presidente do PP paulista, e o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR) participam diretamente da negociação, além de Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), da Força Sindical. Esse grupo acredita em uma disputa com políticos pouco conhecidos, talvez com exceção do ex-governador Geraldo Alckmin. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta Mercantil

Manchete: Embraer demite 4.273, mas mantém investimento externo
A demissão de 20% dos funcionários da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), anunciada ontem, abalou o polo aeronáutico nacional, que ainda carece de informações sobre as próximas medidas a serem adotadas pela companhia em seu realinhamento no mercado internacional. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, onde fica a sede da Embraer, ingressará com um pedido de esclarecimentos via Ministério Público por não ter sido informado com antecedência sobre a demissão em massa, que atingiu 4.273 empregados.
O prefeito da cidade, Eduardo Cury, se encontra hoje com a direção da Embraer e já determinou que as secretarias de seu governo terão que economizar 10% sem prejudicar serviços à população. Isso fará parte de um plano estratégico para atender os recém-despedidos. Apesar de demitir apenas no Brasil, a Embraer manterá seus investimentos externos programados para os Estados Unidos, a China e Portugal.
A direção do sindicato aguarda para as próximas horas um pronunciamento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da direção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiou uma parte significativa das exportações da companhia nos últimos anos. Em 2007, a Embraer contratou 4.469 profissionais e consultorias especializadas chegaram a apontar um excedente de 2 mil funcionários no ano passado.
O impacto das dispensas também teve reflexo nos papéis da empresa. A ação da Embraer negociada na Bovespa encerrou o dia de ontem em queda de 2,44%, cotada a R$ 8,41. Na Bolsa de Nova York, o papel caiu 2,51%, para US$ 14,40. A Embraer também anunciou que reviu suas estimativas para este ano, prevendo entregar 242 aeronaves, com receita prevista de US$ 5,5 bilhões. Os investimentos foram revistos para US$ 350 milhões em 2009.Em janeiro, foram eliminados 101.748 empregos formais no País, no pior resultado apurado para o mês em toda série história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Os leitores da Gazeta Mercantil souberam primeiro da intenção da Embraer de realizar um drástico corte em seu quadro de pessoal. Na edição de 11 de dezembro de 2008, o repórter Júlio Ottoboni escreveu que a companhia decidira demitir 20% de seu efetivo em janeiro de 2009. Ottoboni não indicou a data exata das dispensas, mas foi preciso em sua quantidade, como atesta o comunicado distribuído ontem pela Embraer. À época da publicação da reportagem, a diretoria da empresa classificou as informações de leviana. (págs. 1, A2, A9 e C1)

Petrobras fornecerá óleo à China
A Petrobras negocia com a China empréstimo no valor de US$ 10 bilhões, dinheiro que a ajudaria a avançar em seu projeto de exploração e produção de petróleo na promissora região do pré-sal. Em troca dos recursos, a estatal se propõe a garantir o fornecimento de até 160 mil barris diários para refinarias chinesas, conforme disse ontem o presidente da petrolífera brasileira, José Sérgio Gabrielli. “É para já, a preços de mercado”, disse o executivo, referindo- se ao acordo firmado ontem, em Brasília, com as empresas chinesas, em encontro que teve as presenças do presidente Lula e do vice-presidente da China, Xi Jinping. A estratégia da Petrobras de levantar recursos em troca de fornecimento de petróleo à China não é pioneira. Nesta semana, a Rússia fez o mesmo tipo de acordo e garantiu US$ 25 bilhões dos chineses. (págs. 1 e C11)

Vale tem ganho de R$ 10 bi no terceiro trimestre
A Vale lucrou R$ 10,4 bilhões e gerou receita de R$ 17 bilhões no quarto trimestre de 2008. Os ganhos foram 130% maiores, comparados a igual período de 2007. O resultado reflete, entre outros fatores, ganhos com aplicações financeiras e o dólar mais caro, que valoriza o produto da empresa vendido no mercado internacional. O lucro da mineradora em todo o ano passado foi de R$ 21,7 bilhões — 6,3% maior do que o de 2007 —, mas teria sido de R$ 29 bilhões não fossem ajustes contábeis. O resultado superou as mais otimistas projeções. O banco Banif previa lucro entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões, mas já apontava que a empresa deveria ter ganhos a mais com receitas financeiras, de aplicações e com o câmbio. No resultado em dólares, pelo padrão norte-americano, os resultados ficaram mais em linha com as projeções, pois os efeitos cambiais não pegaram os analistas de surpresa. (págs. 1 e A4)

Lucro do Banco do Brasil cresce 74%
O Banco do Brasil (BB) obteve um lucro recorde, de R$ 8,8 bilhões em 2008, com expansão de 74% sobre o exercício anterior, em grande parte influenciada pelo aumento de 39,9% das operações de crédito, que atingiram R$ 224,8 bilhões ao final de dezembro. O presidente do BB, Antônio Francisco Lima Neto, estima alta de 17% para a carteira de crédito este ano, apesar de a instituição ter fôlego para bem mais. Conforme cálculos do BB, sem considerar as aquisições do controle do Banco Nossa Caixa e de 50% do Banco Votorantim, a capacidade de aumento dos ativos de crédito da instituição chega aos R$ 117 bilhões. Com as compras, cai para R$ 45 bilhões, enquanto planeja alta de R$ 38 bilhões este ano. Com o crescimento do ano passado e as aquisições, o Banco do Brasil tem agora R$ 615,6 bilhões em ativos e pode voltar a brigar pela liderança do mercado nesse quesito com mais tranquilidade. Em setembro, o líder Itaú Unibanco, que tomou essa posição após a fusão em novembro, contabilizava R$ 575 bilhões em ativos e deverá divulgar seus números de 2008 nas próximas semanas. Lima Neto afirmou ontem, em São Paulo, que a consolidação das operações de seguros, previdência privada e capitalização da instituição que dirige será concluída em 2009. “O negócio de seguridade faz parte da estratégia de crescimento do BB, estamos detalhando um novo modelo.” A contribuição da área para o resultado global do BB cresceu 24,9% em 2008, para R$ 1,51 bilhão. O banco estatal estuda assumir o controle majoritário das cinco seguradoras que comercializam apólices na rede de agências ou fechar parceria com apenas uma empresa. (págs. 1 e B1)

Fiscalização
Receita autua menos e arrecadação cai. (págs. 1 e A13)

Cooperativas do Paraná faturam R$ 25 bilhões
A estimativa de que as cooperativas paranaenses faturaram R$ 22 bilhões em 2008 foi revista ontem pela Organização das Cooperativas do Paraná. A combinação de melhores preços nos grãos e a maior produção da história do estado devem resultar em receita perto de R$ 25 bilhões, do quais R$ 23 bilhões somente do setor agropecuário, 36,9% mais que em 2007, quando a receita foi de R$ 16,8 bilhões. (págs. 1 e B11)

Incentivo fiscal gera processo
Alguns estados estão processando contribuintes locais que recebem incentivos fiscais de outras unidades da Federação. Em um dos processos, a empresa responde por suposta dívida de R$ 300 milhões. (págs. 1 e A14)

Consumo de gás cai 29% em janeiro
A queda da demanda industrial e o forte aumento no preço do gás natural provocaram retração de 29% no consumo brasileiro do combustível em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. (págs. 1 e C11)

Petróleo sobe 14%, para US$ 39,48
A queda inesperada nos estoques semanais de petróleo dos EUA surpreendeu o mercado ontem e fez disparar o preço do barril, que fechou cotado a US$ 39,48 na Bolsa de Nova York, com alta diária de 14%. (págs. 1 e C11)

Plano pessoal: Otimismo de gestores brasileiros esconde certa desinformação
Estudo feito com 7,5 mil gestores revela que os brasileiros são os mais otimistas em relação à crise. Mas, para o presidente do Grupo BPI, Gilberto Guimarães, o levantamento aponta para a desinformação. “Percebe-se que eles (executivos) não entendem as razões profundas do problema.” (págs. 1 e D7)

Opinião: Gabriel de Salles
Apesar do momento favorável ao açúcar e ao etanol, usinas usam a “crise” como argumento para adiar pagamentos a arrendadores de terras. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: O dia Dele
É hoje que o Recife veste fantasia para se transformar no Galo da Madrugada. Veja, ainda, tudo sobre a folia da região Metropolitana, do interior e de outros estados, negócios e curiosidades de Carnaval. (pág.1)

Morre Naya (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------