domingo, 10 de maio de 2009

* PASSEIO NA PRAIA DE PAJUÇARA – AL

No clipe abaixo, veja:



Filmagem realizada por Jaorish, durante estadia e viagem à Praia de Pajuçara, em Maceió – AL em novembro de 2008. Mostra cenas da praia de cima da cobertura do Edifício NEO, feirinha de artesanato, praças, jardins, locais para passeios de jangadas para as piscinas naturais nos arrecifes, etc.





*

* PASSEIO NA PRAIA PORTO DE GALINHAS – PE

O clipe abaixo foi realizado durante Viagem de Jaorish à Praia Porto de Galinhas – PE, dia 2 de novembro de 2008.
O nome curioso - Porto de Galinhas -, reza a lenda, veio após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores, escondidos em engradados de galinhas-d'angola. Os contrabandistas exclamavam: “Tem galinha nova no porto!”. Esta era a senha utilizada e que deu origem ao nome da vila de pescadores.
Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa. Mas tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf - não é à toa que a praia de Maracaípe é um dos cenários do Campeonato Mundial de Surf, sediando as etapas do mês de outubro. Os esportes náuticos, aliás, vêm ganhando cada vez mais adeptos na região, transformando a praia de Muro Alto em point dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski.
*

* PASSEIO NA PRAIA DO FRANCÊS – AL

No clipe abaixo, cenas da viagem de Jaorish à Praia do Francês – AL, dia 8 de novembro de 2008.
Praia do Francês é localizada a 20 km de Maceió, no município de Marechal Deodoro, litoral sul de Alagoas.
O nome da praia tem relação com os franceses que aportavam aqui para fazer contrabando de pau-brasil.
O significado da presença francesa em Alagoas já foi objeto de detalhado estudo (Werther Villela Brandão, "Os Franceses em Alagoas no século XVI", Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas XXXIV, 1978, 17-64).
No início do século 16 a região foi invadida pelos franceses. Porém, em 1535, Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, retomou o controle da área para os portugueses. Coelho ainda incentivou o plantio da cana e a construção de engenhos.


*

* Revistas da semana: resumos das principais manchetes

Veja
Gol de ouro
O milionário negócio de descobrir, treinar e vender para a Europa “craques-bebês” brasileiros une clubes, famílias e investidores
Caixa dois no RS
Ouvimos as fitas que tiram o sono de Yeda Crusius

Entrevista:
Elie Wiesel
– O discurso do ódio perdeu
O intelectual festeja o cancelamento da visita do presidente do Irã ao Brasil, mas diz que o mundo não pode esquecer as lições deixadas pelo holocausto do povo judeu. (págs. 17 e 21)
O caixa dois do caixa dois
– Gravações e um depoimento da empresária Magda Koenigkan lançam uma nova sombra sobre o governo Yeda Crusius. (págs. 64 e 66)
Verdades que envergonham
– Deputado que respondeu a processo até por favorecimento à prostituição diz que está “se lixando para opinião pública” e que se reelege apesar das críticas. O pior é que ele tem razão... (págs. 68 e 70)
Uma luz sobre os porões do grampo
– CPI poupa alguns dos principais personagens do esquema de bisbilhotagem que agiam na clandestinidade, mas consegue desmontar os pilares do estado policial. (pág. 71)
Faxina na Infraero
– O ministro da Defesa, Nelson Jobim, do PMDB, enfrenta a resistência do próprio partido e ordena a demissão dos afilhados políticos de seus colegas na estatal. (pág. 74)
------------------------------------------------------------------------------------
Época

Existe remédio para ficar mais inteligente?
Cresce entre os brasileiros o uso de drogas para turbinar o cérebro. Por que isso pode ser perigoso

A gripe suína chega ao Brasil
O que já foi feito para proteger você – e o que ainda falta fazer

Está difícil – abafar o escândalo
A direção do Senado monta um teatro para tentar reduzir os danos do caso da ex-babá – mas não param de surgir novas denúncias. (págs. 36 e 39)
Ele merece aplausos
– O presidente da Infraero, a estatal dos aeroportos, compra uma briga com o PMDB por demitir apadrinhados políticos e acabar com cargos inúteis. (págs. 40 e 41)
Uma enxurrada de incompetência
– As cheias no Norte e no Nordeste expõem uma tragédia burocrática: a incapacidade dos municípios de cumprir com as exigências para receber socorro. (págs. 44 e 45)
A corrida pelo ouro sindical
– As centrais de trabalhadores se atiram numa concorrência selvagem para atrair sindicatos e arrecadar mais imposto. (págs. 50 e 52)
A nova onda dos remédios para o cérebro
– Mais e mais pessoas estão tomando drogas para aumentar a concentração e tentar ficar mais inteligentes. Que consequências isso pode ter?
Estamos prontos para a gripe? – Os primeiros casos brasileiros do vírus A (H1N1) mostram que uma possível epidemia dificilmente será tão letal quanto a do México. Entenda por quê. (págs. 82 e 89)
Três atalhos para o ensino – Como a tecnologia está transformando a educação na Amazônia – e semeando esperança em povoados isolados. (págs. 96 e 97)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

A face de Lula que você não conhece
• As histórias que marcaram a infância e a adolescência do presidente
• Pela primeira vez, os seis irmãos Silva contam como vivem desde a ascensão de Luiz Inácio ao poder
Como Lula driblou o destino
Na infância, ele escapou da mordida de uma jumenta e de ser deixado na estrada na viagem a São Paulo. Na juventude, pegava o paletó emprestado de um amigo para ir aos bailes. E ficou três anos deprimido com a morte da primeira mulher. (págs. 36 e 39)
Como vivem os irmãos de Lula
– A história de seis brasileiros que sofrem com o ônibus lotado, o desemprego e a violência, como a maioria da população, embora sejam da família do presidente da República. (págs. 40 e 43)
Racha no Itamaraty
– A polêmica visita do presidente do Irã e o apoio a egípcio para chefiar a Unesco mostra a divisão da diplomacia brasileira. (págs. 46 e 48)
Um cargo sem poder
– Esvaziado no governo do PT, o Ministério das Relações Institucionais perde força, função e sua razão de existir. (págs. 50 e 51)
O Brasil enfrenta a gripe
– A chegada da doença ao País coloca em teste a estrutura para conter a epidemia. (págs. 80 e 82)
Os repatriados da crise
– Como está sendo a volta dos brasileiros que não têm mais oportunidade lá fora e procuram agora nova chance no Brasil. (págs. 96 e 98)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

O Brasil pode salvar a GM?

Por que o futuro da problemática montadora americana está cada vez mais atrelado ao destino de sua lucrativa filial nacional – e o que há de verdade no interesse da Fiat em comprar as operações da GM ao País

Entrevista/Guilherme Paulus
“Não há duopólio, há incompetência”
– Em 1972, quando criou a CVC, Guilherme Paulus não imaginava que 35 anos depois se tornaria, também, dono de uma companhia aérea. Após anos no setor de turismo, decidiu que era hora de expandir os negócios de seu grupo e adquiriu a WebJet, uma minúscula empresa, com frota de apenas um avião. Mais do que isso, ao entrar nesse mercado, se tornou concorrente de algumas de suas principais fornecedores: TAM e Gol. (págs. 22 e 24)

As máquinas aceleram
– Sinais de retomada surgem em todos os setores empresariais, num sinal de que a economia não só parou de piorar, como já começou a melhorar. (págs. 30 e 33)

O medo que ronda a poupança
– Não se trata de confisco. Mas as propostas em debate no governo para alterar o rendimento da caderneta provocam fuga de recursos. (págs. 34 e 35)

Política da amizade
– O Brasil estende a mão ao Paraguai, mas o vizinho sempre pede um pouco mais. (pág. 36)

O homem-bomba da Suíça
– Rudolf Elmer foi diretor nas Ilhas Cayman de um grande banco suíço. Arrependido, ele se oferece para colaborar com o governo brasileiro para ajudar a rastrear o dinheiro sujo. (págs. 80 e 83)

GM à brasileira
– Nos Estados Unidos, dívidas bilionárias, risco de concordata e demissões. Por aqui, operação lucrativa, investimentos recorde e novos produtos no mercado. Descubra por que o modelo de negócios da GM do Brasil (agora cobiçada até pela Fiat) pode salvar a montadora. (págs. 58 e 63)

------------------------------------------------------------------------------------

CartaCapital

O congresso de Lilliput
Chafurdado em escândalos, o Parlamento se apequena.
Cláudio W. Abramo, da Transparência Brasil: legislativos cooptados e ineficientes são a regra no País

Amorim
O chanceler aponta o protagonismo do Brasil

Existe saída?
– Trânsito
As grandes cidades brasileiras estão cada vez mais engessadas ante a falta de soluções criativas e eficazes. Já não se trata apenas de ampliar o transporte público. (págs. 11 e 13)

De olho em Lilliput
– Podres poderes
– O Congresso degringola, vítima da cupidez de seus integrantes e da completa incapacidade de se impor. (págs. 26 e 29)

A operação abafa do PT
– Direitos Humanos
– Denúncias de tortura contra o diretor da PF são arquivadas. (pág. 33)

Entre os primeiros
– Entrevista
– O chanceler Celso Amorim fala do atual protagonismo externo do Brasil. (págs. 38 e 41)

------------------------------------------------------------------------------------

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 10/05/2009

O Globo
Manchete: Artifício faz Petrobras pagar menos imposto
Empresa deixou de recolher R$ 4,3 bi desde dezembro
A Petrobras vem usando uma manobra contábil para pagar menos impostos e contribuições. Com isso, a estatal consegue sobra de caixa em tempos de crise. Desde dezembro, pelos cálculos do Ministério da Fazenda, R$ 4,3 bilhões deixaram de entrar nos cofres públicos, informam Regina Alvarez e Martha Beck. O artifício já despertou a atenção da área de fiscalização da Receita, que tem na mira também outras empresas. Boa parte desse dinheiro deveria ter ido para a Cide, contribuição que financia a recuperação das estradas. (págs. 1 e 25)

Cleonilson Nicácio
Quem é o brigadeiro responsável pela faxina nas indicações políticas na Infraero e pela redução dos atrasos nos vôos. (págs. 1 e 4)

Câmara paga ao piloto do avião privado de Geddel R$ 8.040 por mês
A Câmara dos Deputados paga salário de R$ 8.040 ao piloto particular do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Francisco Meireles é secretário parlamentar no gabinete do deputado Edigar Mão Branca (PV-BA), suplente de Geddel na Casa. O ministro diz que paga o piloto por hora de voo e não vê irregularidade na situação. (págs. 1 e A8)

Saúde reforça fiscalização da gripe suína em aeroporto do Rio
Autoridades de saúde do Rio reforçaram as equipes no Aeroporto Internacional Tom Jobim para detectar casos da gripe A (H1N1, ou gripe suína). Ontem, pela primeira vez, passageiros foram levados a uma área isolada para preencher um formulário sobre os sintomas. Em São Paulo, o monitoramento da gripe em aeroportos não foi adotado. (págs. 1 e C1)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Brasil não tem controle sobre milho transgênico
Não há estrutura para separá-lo da variedade normal, alegam produtores
Produtores do Paraná dizem não ter estrutura para colher, transportar e estocar a primeira safra de milho transgênico do Brasil de maneira que ela fique segregada da produção convencional, relata Agnaldo Brito. A decisão de não separar os tipos de cultivo amplia o descontrole em relação ao uso de produtos modificados geneticamente na indústria de alimentos. A soja transgênica, dizem os produtores, já está quase toda misturada à convencional. A Lei de Biossegurança exige a fiscalização de todos esses processos, o que não ocorre. Responsável por esse controle, o Ministério da Agricultura afirma que ele é feito; os produtores negam. A situação fere o direito dos consumidores de saber o que consomem e pode dificultar as exportações de produtos agrícolas. (págs. 1, 3 e B1)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Agricultura se recupera e pode repetir 2008
Com alta dos preços internacionais, previsões são de que receita total chegue a R$ 156 bilhões neste ano
A alta recente dos preços internacionais dos produtos agrícolas aponta para uma recuperação rápida da agricultura brasileira. No final de 2008, com a crise financeira no auge, as previsões eram de queda de 7% na renda do campo em 2009. Agora, a projeção oficial é de que a receita chegue a pelo menos R$ 156 bilhões, resultado apenas 3% abaixo do obtido em 2008, informa a repórter Márcia De Chiara. “A tendência é de que a renda agrícola não sofra uma queda tão grande e possa até se igualar à do ano passado, que foi recorde”, diz o coordenador-geral de planejamento do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques. Nos últimos 30 dias, a cotação da soja subiu 13%. A do açúcar, 18%. E a do algodão, 22%. Hoje o principal temor no campo é de que a valorização persistente do real ante o dólar acabe corroendo os ganhos. “Estamos contentes, mas preocupados”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, Glauber Silveira. (págs. 1 e B1)

Gripe suína mobilizará toda a rede de saúde
A chegada da gripe suína ao País faz com que, além dos hospitais de referência, os serviços básicos de saúde passem a ser fundamentais na identificação dos eventuais novos casos. Segundo especialistas,os consultórios, ambulatórios e prontos-socorros de planos de saúde também terão mais responsabilidades. Nesta semana, prefeituras e empresas privadas do setor devem debater melhorias para enfrentar uma possível expansão da gripe. O treinamento da rede básica é a principal preocupação. (págs. 1, A23 a A26)

Pauta do STF emperra por faltas de ministros
O Supremo Tribunal Federal se reuniu 24 vezes em sessão plenária entre 2 de fevereiro e a última quinta-feira. Só em seis delas estavam presentes todos os 11 ministros. O excesso de faltas tem esvaziado a pauta de julgamentos do tribunal. Questões como aborto de anencéfalos e a extradição de refugiados continuam em aberto. (págs. 1 e A4)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Planos de saúde dão calote no governo
TCU calcula dívida em R$ 2,6 bi, mas agência reguladora estima metade
As operadoras de planos de saúde privados deixaram de ressarcir, pelas internações de seus conveniados na rede pública, cerca de R$ 2,6 bilhões ao Sistema Único de Saúde, entre 2003 e 2007, segundo relatório aprovado pelo Tribunal de Contas da União. A Agência Nacional de Saúde calcula que a dívida seja metade desse valor. Mas revelou ao JB que em 30 dias editará instrução normativa com novas regras de pagamento. Com isso, o SUS passará a receber cerca de R$ 200 milhões ao ano das operadoras. A Associação de Medicina de Grupo argumenta que o ressarcimento é inconstitucional. E refaz o cálculo do TCU, chegando a apenas cerca de R$ 500 milhões. (págs. 1, A15 e A16)

Diretor do FMI aponta perigos na instituição
Diretor-executivo no FMI pelo Brasil e outros oito países, Paulo Nogueira Batista Jr. diz ao JB que as vitórias dos Brics nas recentes mudanças da instituição são positivas, mas correm o risco de retrocesso após a crise passar. Em artigo reproduzido do Le Monde Diplomatique, o professor Arnaud Zacharie, das universidades de Bruxelas e Liège, escreve que o FMI não dá sinais de que abandonará as políticas do passado. (pág. 1, Economia e págs. E2 a E5)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: O dia de todas as mães
As confissões de Dilma
Na primeira entrevista exclusiva após o diagnóstico de câncer, a ministra Dilma Rousseff fala sobre a doença, a tortura, a maternidade e revela que seu único arrependimento é não ter tido mais filhos. (págs. 1, 2 e 3)

MP autoriza internação compulsória de suspeitos
No mesmo dia em que o Distrito Federal descartou dois casos prováveis da gripe A, o Ministério Público do DF garantiu à Secretaria de Saúde o direito de internar imediatamente pessoas com sintomas da doença. No Rio, Anvisa aumentou o rigor no desembarque de passageiros. (pág. 1 e Tema do dia, págs. 22 e 23)

------------------------------------------------------------------------------------

* ASAS PARA A CULTURA - inscrições até dia 13

Continuam abertas as inscrições para o Prêmio Asas do Programa Cultura Viva, da da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura - SPPC/MinC. O prêmio, que recebe inscrições até 13 de maio, visa premiar as iniciativas dos Pontos de Cultura que apresentarem as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados, contribuindo para a divulgação dos meios mais efetivos de promover o desenvolvimento autônomo de suas atividades e o avanço do processo cultural da Rede dos Pontos de Cultura.
Outras informações: www.cultura.gov.br/.

* PETROBRAS PARA TEATRO - Inscrições até dia 15

Seguem até 15 de maio as inscrições para o Programa BR de Cultura 2009/2010, criado pela Petrobras Distribuidora para patrocinar a circulação de peças teatrais em todo o Brasil. Serão selecionados projetos que ofereçam apresentações em cidades diferentes daquelas que os espetáculos estiveram anteriormente em cartaz. A seleção deverá priorizar projetos que proponham ações de formação de platéia, como preços populares e/ou apresentações gratuitas.
Edital completo e outras informações: www.br.com.br/ .

* Inscrições para amostras de cinema em Pernambuco

FILME ETNOGRÁFICO

Inscrições foram até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/ .

MOSTRA TV NO PARQUE
De maio à outubro

Estão abertas as inscrições de vídeo para a Mostra TV no Parque, que será realizada no Parque 13 de Maio (Centro do Recife) nos meses de maio a outubro, sempre no último domingo de cada mês. Os vídeos selecionados também serão exibidos na TV Universitária de Pernambuco (canal 11). O evento, patrocinado pela Fundarpe/Funcultura, é uma realização dos coletivos Media Sana e Ventilador Cultural, em parceria com a Plural Projetos e Produções Artísticas. Os filmes devem ter duração de 1 a 5 minutos, em qualquer formato, abordando as temáticas “identidade cultural” e “direitos humanos”. Apesar de aberta para todo o Brasil, a mostra premiará apenas trabalhos realizados em Pernambuco. A cada edição mensal do evento, o público presente escolherá o melhor vídeo pernambucano exibido, que receberá R$ 1.000,00. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.mediasana.org/ .

* IBERMEDIA - inscrições até 15 de junho

Abertas as inscrições para a segunda convocatória anual do Ibermedia.
O programa, que visa estimular a promoção e distribuição de filmes ibero-americanos, faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI). O fundo é atualmente ratificado por 15 países membros, incluindo o Brasil, que financiam a iniciativa através de cotas anuais pagas à CACI. Nesta convocatória serão contemplados projetos de formação de profissionais, co-produção de filmes, desenvolvimento de projetos de cinema e televisão, além de vendas internacionais.
A convocatória para as linhas de distribuição e exibição foi aberta em dezembro de 2008 e continua até 15 de junho.
Editais e outras informações: http://www.ancine.gov.br/.

* Inscrições abertas para o DOCTV CPLP até dia 21

Estão abertas, desde segunda-feira (6), as inscrições para o Primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - DOCTV CPLP. O lançamento oficial foi realizado quinta-feira, dia 2, às 10h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, São Paulo), dentro da programação do 14º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
Para participar do concurso, o autor do projeto deverá possuir nacionalidade relacionada ao país da candidatura e efetivar a inscrição online, até 21 de maio de 2009, no site do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal: www.ica-ip.pt. Cada país irá contemplar um projeto vencedor com um contrato de financiamento no valor de € 50 mil. O tema do concurso é livre. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .

* 14ª Oficina de Produção Audiovisual - Inscrições até dia 25

Seguem até 25 de maio, as inscrições para a 14ª Oficina de Produção Audiovisual, voltada para jovens entre 16 e 22 anos e que não estão matriculados em nenhum curso de nível superior. O Geração Futura, um projeto que visa a experimentação audiovisual de jovens de todo o Brasil, custeará a hospedagem de 6 participantes durante o período da oficina.
Outras informações: www.ctav.gov.br/tag/geracao/.

* Curso TV DIGITAL na UFPE - inscrições até dia 18

Estão abertas as inscrições para as 40 vagas do I Curso de TV Digital em Pernambuco. No programa, com carga horária de 40 horas, conceitos, linguagens, legislação e as mudanças que estão acontecendo neste meio de comunicação. As aulas, voltadas para estudantes e profissionais de comunicação e engenharia, além de demais interessados, acontecem no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sala 26, 1° andar, das 18h30 às 21h30. A iniciativa é uma promoção da Farache Comunicação, Interface Mídias Digitais e curso de cinema da UFPE. As aulas começam dia 18 de maio e seguem até dia 26. Currículos devem ser enviados para: interfacestvdigital @gmail.com. O investimento é de R$ 250 reais para profissional e R$ 200 reais estudante.
Informações e inscrições na Farache Comunicação, Rua do Bom Jesus , 206, Recife Antigo. Telefone: (81) 3224-0431 ou 8751-0007.

* Mostra de Filosofia na Universidade do Ceará!

A mostra Curta Filosofia, organizada pelo grupo Intervenções Humanas, coletivo formado durante o curso de formação de agentes culturais e exibidores independentes da Vila das Artes, colocou em debate, dia 9, o tema Memória, com exibição do vídeo "Vidas Volantes". O encontro recebeu o diretor do vídeo Alexandre Veras e o professor e doutor em educação Wagner Chacon. O Curta Filosofia objetiva exibir vídeos e filmes de realizadores regionais e discutir os seus conceitos filosóficos com a presença do próprio cineasta.
Os encontros serão sempre aos sábados a partir das 9h30, no auditório Luiz Gonzaga da Universidade Federal do Ceará, avenida da Universidade, 2995, 2º Andar, bloco de sociologia.
Mais informações (85) 3252-1444.

* CURSO DE CINEMATOGRAFIA - inscrições até dia 14

Estão abertas até o próximo dia 14 de maio as inscrições para o curso de Cinematografia Eletrônica Digital, em Aracajú -SE. O curso será ministrado pelo professor Lúcio Kodato. As aulas acontecem de 25 a 29 deste mês, no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira - NPDOV, que fica na Rua Lagarto, 2161, bairro Salgado Filho. O curso é gratuito e voltado preferencialmente para profissionais com experiência na área. A iniciativa é uma parceria do NPDOV com o Centro Audiovisual Norte - Nordeste - Canne, por meio da Fundação Joaquim Nabuco e da Secretaria de Estado da Cultura. Os interessados deverão encaminhar para o e-mail inscricao.npdov@gmail.com, um currículo resumido, com as experiências relativas à área e uma carta de intenções.
Outras informações: (79) 3211-1505.