sábado, 20 de julho de 2013

* Brasil no 39º lugar no ranking global de Educação!

RECORDANDO NOTÍCIA DE 27 DE NOVEMBRO DE 2012:

Ranking de qualidade da educação coloca Brasil em penúltimo lugar

Índice global mostra habilidades cognitivas e realizações educacionais.
Brasil ficou em 39º lugar entre os 40 países analisados.



O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. O ranking, divulgado nesta terça-feira (27) pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A Finlândia e a Coreia do Sul ficaram com os dois primeiros lugares do topo. Já o Brasil só ficou à frente da Indonésa.
Os dados saíram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), do documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS) que compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciência dos alunos.
Veja o Ranking Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais
1. Finlândia
2. Coreia do Sul
3. Hong Kong
4. Japão
5. Cingapura
6. Grã-Bretanha
7. Holanda
8. Nova Zelândia
9. Suíça
10. Canadá
11. Irlanda
12. Dinamarca
13. Austrália
14. Polônia
15. Alemanha
16. Bélgica
17. Estados Unidos
18. Hungria
19. Eslováquia
20. Rússia
21. Suécia
22. República Tcheca
23. Áustria
24. Itália
25. França
26. Noruega
27. Portugal
28. Espanha
29. Israel
30. Bulgária
31. Grécia
32. Romênia
33. Chile
34. Turquia
35. Argentina
36. Colômbia
37. Tailândia
38. México
39. BRASIL
40. Indonésia
Fonte: Pearson/EIU
O Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais, segundo a Pearson, compara os países dividindo-os em duas categorias de ensino: habilidades cognitivas e nível de escolaridade, e ajuda a identificar possíveis fontes de boas práticas.
O desempenho de cada país mostra se ele está acima ou abaixo da média calculada a partir dos dados de todos os participantes. Segundo os dados divulgados nesta terça, 27 dos 40 países ficaram acima da média, enquanto 13 estão abaixo do valor mediano. Os países ainda foram divididos em cinco grupos, de acordo com a sua distância da média. O Brasil, que teve pontuação de -1.65, foi incluído no grupo 5, onde estão as sete nações com a maior variação negativa em relação à média global. Veja o mapa abaixo:
Mapa mostra índice global de desempenho educacional, que varia do pior (branco) para o melhor (verde escuro) (Foto: Reprodução)Mapa mostra índice global de desempenho educacional de 40 países, que variam do pior (branco) para o melhor (verde escuro); o Brasil ficou na penúltima posição do ranking (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.

* Hoje aniversário de Aldemar Paiva


O Jornalista Ivan Maurício enviou:
há ± 1 hora 

Hoje é dia de comemorar o aniversário do radialista alagoano radicado em Pernambuco. Criador do programa "Pernambuco você é meu".


Aldemar Paiva




Aldemar Paiva, radialista

Aldemar Paiva






Aldemar Buarque de Paiva (Maceió, 20 de julho de 1925)  poeta, cordelista, radialista, jornalista, compositor, produtor artístico e publicitário brasileiro.
PERFIL
O Jornalista (também radialista, poeta e escritor) Aldemar Buarque de Paiva, nacionalmente conhecido como Aldemar Paiva, fundou a Rádio Difusora de Alagoasem 1948. Em 1951 se transferiu para o Recife
onde prestigiado, substituiu Chico Anísio no " cast " do Rádio Clube de Pernambuco.
Ocupou os cargos de Diretor Artístico da PRA-8, Diretor Geral do Rádio Clube e Rádio Tamandaré. Aos anos 70 se transferiu para o Rádio e TV Jornal do Commercio onde se aposentou 13 anos depois.
Assinou páginas de humor - Demagracinhas, Diário do Dema, O Causo eu conto, Mesa de pista - no Diário de Pernambuco, Diário da Noite e Jornal do Commercio.
Aldemar Paiva é cidadão do Recife e de Pernambuco, possui as Medalhas do Mérito Cidade do Recife e Joaquim Nabuco (classe ouro) assim como a láurea de Memória Viva do Recife. Compositor, parceiro do maestro Nelson Ferreira, sócio da Sbat e UBC com um total de 70 músicas gravadas.
Pertence à Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Presidiu ( 69 / 70 ) a Empresa Metropolitana de Turismo e o Museu Murilo La Greca, Assessor de Imprensa do Tribunal de Justiça, Chefe do Depto. de Comunicação Social do Metrorec além de Diretor do Depto. de Arte e Cultura do Colégio Santa Maria.
Lecionou a História do Rádio e TV no Senac e participou como produtor e ator dos programas Som Brasil, Praça da Alegria e Chico City na Rede Globo. Foi Produtor e Apresentador durante 25 anos do programa "Pernambuco, você é meu" líder de audiência nacional e tema de um ensaio biográfico do jornalista Jota Alcides com prefácio do Ministro Marcos Vinícios Vilaça da ABL.
Autor dos seguintes livros : A chegada de Nelson Ferreira no Céu, Monólogos e outros poemas, O causo eu conto, Encontro de Capiba com Nelson Ferreira e recentemente Saga do 44º Espada d'Água, além de um CD gravado por ele próprio com sonoplastia especial dos seus famosos Monólogos.
Agapeano, recebeu especial homenagem do " Trampolim da glória " em 20 de julho de 95, data do seu aniversário natalício e dos 50 anos do Caxangá Ágape.
Faz ao vivo Palestras-Shows abordando os seguintes temas : Rádio, TV e Folclore nordestino. 80 minutos de sadio bom-humor sozinho ou dividindo o palco com o cantor e violonista Expedito Baracho. Um encanto de programa para sorrir e sonhar.
Assina atualmente uma página de humor no tabloide Fatorama que circula em Brasília, Rio e São Paulo.
Lecionou para alunos do Senac " A história do Rádio e TV no Brasil, " realiza Palestra-Show para eventos especiais, congressos, estudantes, Clubes de Serviços e Sociais, Grupos empresariais, etc, sobre o Bom humor no Folclore, tipos inesquecíveis e "causos " nordestinos. O show " Criador de Causos " foi eleito o melhor espetáculo de 1988, com apresentações em diversas capitais

do país inclusive Maceió, inaugurando o espaço cultural do Maceió Mar Hotel.

Em Portugal foi aplaudido na região do Minho ( Braga, Barcelos, Povoa de

Varzim e Lisboa ).
Gosta do apelido de " Barão de Setúbal, " e atualmente produz uma coletânea dos seus mais recentes poemas, já intitulada por ele de " Confidências do Barão. "
É casado com a pedagoga e escritora Angelita Souza de Paiva, autora de " Amor, Humor e Sabor, " livro de contos inspirados na família e receitas da arte culinária em geral. Seus filhos Mônica de Paiva Santos, Carla Paiva e

Aldemar Paiva Filho, são respectivamente Médica, Arquiteta e Engenheiro Mecânico e criaram uma linda Ciranda de netos para enorme alegria do casal:

Flávia, Conrado, Maria Eduarda, Drance, Aldemar Paiva Neto, Arthur e Adriano.

* Dançarina do Faustão é flagrada fazendo um ato inusitado

DANÇARINA DO FAUSTÃO DANDO COÇADINHA SALIENTE AO VIVO

Ao vivo dançarina do Faustão é flagrada fazendo um ato inusitado, ela dá uma olhadinha para o lado e para o outro e tenta escapar das câmeras mas não consegue, flagra vai parar nainternet é se transforma no assunto mais comentado do dia em redes social , assista o vídeo aqui no Portal Atualizando desse flagrante.
veja o video




* LADY GAGA FAZ XIXI NO PALCO DURANTE O SHOW E AINDA É APLAUDIDA.

Pelo jeito Lady Gaga leva muito a sério as sequências de coreografias em seus shows. De acordo com o site Contactmusic, a cantora se recusou a fazer uma pausa em sua apresentação e acabou urinando no palco durante um show na Holanda.
De acordo com o site, Gaga não conseguiu se segurar e se aliviou durante a coreografia da músicaAlejandro.
Aparentemente, a plateia não se importou com o acidente e aplaudiu a cantora com entusiasmo.
fonte: ocomico.net

* BRASILEIRA BATE RECORDE AO FAZER SEX0 COM 700 HOMENS EM 48H

Uma mulher brasileira faz sucesso em Portugal. Diana Ramos, 35 anos, é a atriz porn0 conhecida por bater o recorde de ter feito sex0 com quase mil homens em 48 horas. No entanto, ela quer mais: seu objetivo agora é fazer sex0 com aproximadamente dois mil homens durante a 3ª edição do Eros – Salão Erótic0 do Porto, que acontece de 4 a 7 de fevereiro em Portugal.
Em entrevista ao jornal Correio da Manhã, de Portugal, ela conta suas experiências eróticas, além de afirmar ter feito sex0 com mais de 700 homens e que cuidou direitinho de todos eles, apesar de não conseguir andar direito no dia seguinte. Eu não me arrependo de nada, diz ela ao repórter.
Adoro sex0, não sei viver sem ele. Todos os dias tenho de fazer amor. É uma necessidade fundamental, diz. Alguns leitores do jornal se pronunciaram e não ficaram satisfeitos com as declarações dadas pela brasileira
Vergonha. Cada dia que passa tenho mais vergonha de ser brasileira. Infelizmente, umas fazem e todas levam a fama, comentou uma leitora.
Diana Ramos vive na Itália e afirmou que não liga para os comentários que são feito em relação ao que ela faz.
fonte portalatualizando.com

* MULHERES CASADAS APROVEITAM O SONO DO MARIDO PARA BRINCAR NA INTERNET

O pastor Luiz Lourenço, da cidade de Marizopólis, no Sertão do Estado, mais conhecido como o Pastor “Poroca”, disse que a cada dia aumenta os índices de traição pela internet. Segundo ele, muitas mulheres casadas aproveitam a hora que o marido vai dormir após chegar cansado do trabalho, e passam a traí-lo pela internet.
O reverendo ainda afirmou: “As mulheres aproveitam o sono do marido, e rapidamente elas tiram a roupa e vão paquerar com outro homem pela internet, enviando fotos através do celular.”

Para finalizar, Poroca disse que a mulher que pratica tal ato de traição, se não se arrepender vai para o inferno.
‘Mulheres casadas aproveitam o sono do marido e tiram a roupa na internet’ diz pastor Poroca…
O reverendo afirmou que se a mulher que pratica tal ato de traição, se não se arrepender vai para o inferno

fonte pehnews.blogspot

* Incêndio no Alemão atinge pousada do AfroReggae e redação de jornal comunitário


Expulso por traficantes, AfroReggae encerra suas atividades no Complexo do Alemão

Sede do AfroReggae permaneceu fechada neste sábado

A sede do AfroReggae e a pousada da ONG, na Rua Joaquim de Queiroz, na Grota, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, amanheceram fechadas na manhã deste sábado. Normalmente, aos sábados, a sede funciona até as 16h. A ausência de funcionários e integrantes do projeto no imóvel confirmam a informação publicada hoje em reportagem da revista “Veja” de que o AfroReggae teria sido expulso pelo tráfico.

Segundo a publicação, os bandidos chegaram a fazer ameaças à ONG, dizendo que “a desobediência seria punida com a explosão da sede e uma chacina”. Em seu twitter, o coordenador do AfroReggae, José Júnior, disse que daria neste sábado uma “péssima notícia”: “Tenho uma pessima noticia pra dar + q muito me orgulha de não omitir. Já comunicamos as autoridades do nosso estado e país. Post amanhã”. No início da tarde, ele postou o link da reportagem e acrescentou a frase “Não dá pra deixar assassinarem inocentes”.

Policiais da UPP do Alemão andam com armas em punho pelas vielas da comunidade
Policiais da UPP do Alemão andam com armas em punho pelas vielas da comunidade Foto: / Fabiano Rocha

De acordo com a revista, o motivo da expulsão tem nome, sobrenome e título religioso: pastor Marcos Pereira, líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, preso desde o início de maio sob a acusação de estuprar fiéis.
Ele seria ligado a Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que cumpre pena no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Duas irmãs do traficante frequentam a igreja de Marcos.
— Nunca sofremos retaliação do tráfico, mas desde que comecei a denunciar o pastor começaram os ataques. Uma pessoa disse que se não sairmos vão explodir a sede e nos matar. Diante do receio, teremos que encerrar as atividades. Não temos como garantir a segurança de ninguém — disse José Júnior à “Veja”.
Apesar da aparente tranquilidade e do policiamento na comunidade, moradores e comerciantes evitam falar sobre o assunto.
— Não estou sabendo de nada. Soube pela televisão do incêndio —disse uma moradora da Rua Joaquim de Queiroz, que não quis se identificar.
Jornal muda de sede

Rene Silva, editor do jornal “Voz da comunidade”, explica que redação vai mudar de lugar
Rene Silva, editor do jornal “Voz da comunidade”, explica que redação vai mudar de lugar Foto: / Fabiano Rocha

A reportagem diz ainda que o evento "Arraiá da Paz" mudou para "Arraiá do Alemão", a pedido do tráfico. Rene Silva, fundador do jornal comunitário, negou e disse que a mudança tem a ver com a estrutura da festa, que está em seu terceiro ano:
— Se o tráfico tivesse mandado mudar o nome, já teria mudado desde o início. Mudamos o nome agora porque mudou a equipe e a estrutura. O nome "Arraiá do Alemão" tem mais a cara da comunidade.
Rene contou ainda que o incêndio na pousada do AfroReaggae só acelerou a ida da equipe do jornal para outro espaço:
— Já queríamos ter o jornal em um espaço só nosso. O que aconteceu só acelerou isso. Alguns pais de jovens da equipe pediram para sairmos de lá, mas não estamos com medo.
Segundo Rene, a Prefeitura do Rio vai doar um terreno no Morro do Adeus para a construção da nova sede do jornal comunitário.


Leia mais




Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/expulso-por-traficantes-afroreggae-encerra-suas-atividades-no-complexo-do-alemao-9110306.html#ixzz2ZcCaVbCU


* Movimento Negro pede audiência à Presidente Dilma

Carta enviada por ativistas do Movimento Negro solicitando a audiência com a Presidenta Dilma Rousseff, realizada ontem

Dilma e movimento negro
À Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff, Presidenta da República
Ao Senhor Gilberto Carvalho, Secretário Geral da Presidência da República
Ativistas do Movimento Negro Brasileiro reuniram-se em Brasília, nos dias 6 e 7 de julho de 2013, com o objetivo de promover uma avaliação da conjuntura nacional, em reflexão e escuta com a SEPPIR. Entre os resultados do encontro, definiu-se como ação de máxima urgência o agendamento de uma audiência com a Presidenta da República, Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff, juntamente com um conjunto de Ministros/as, para que as demandas da população negra sejam apresentadas e discutidas de modo amplo e articulado.
É certo que nos últimos dez anos a sociedade brasileira tem se reorganizado como nação, fato que se verifica desde a promulgação do Decreto n. 4887/2003, que regulamenta o Artigo 68, sobre a titulação/regularização territorial das comunidades quilombolas; até o Estatuto da Igualdade Racial (Lei n. 12.888/2010); a Lei Nacional de Cotas nas Universidades Públicas (Lei n. 11.711/2012); e a Emenda Constitucional n. 72, que estendeu aos empregados domésticos vários direitos já garantidos aos demais trabalhadores urbanos e rurais. Entretanto, os dados da desigualdade não deixam dúvida quanto à necessidade de que muito seja feito para que políticas reparatórias possam reverter as consequências dos séculos de escravidão e dos encaminhamentos injustos dos pós-abolição. É inaceitável que o Estado e os órgãos de governo convivam tão bem com o racismo institucional.
De tal sorte, lideranças negras ressaltaram a necessidade de diálogo com a Presidenta, uma vez que as várias das grandes questões que impactam a vida de 51,7% da sociedade brasileira, o segmento negro, ainda não foram devidamente incluídas nas pautas até agora respondidas aos movimentos sociais pelo Governo Federal. Entre essas, destaca-se uma série de políticas que estão ameaçadas:
  • Estatuto Geral das Religiões no Brasil ? Por conta dos seguidos crimes de intolerância religiosa no país, que se fortalecem pela presença e a institucionalização de alianças neopentecostais conservadoras no âmbito do governo, é urgente que a Presidência da República, em respeito à laicidade e à diversidade religiosa nacional, priorize um marco regulatório nesta área, pois os crimes de ódio religioso nos atingem simbólica e politicamente; criminalizam práticas, crenças e vivências seculares, levando sacerdotisas e sacerdotes a profundo sofrimento em muitas Comunidades e Terreiros Brasil afora. O debate, nesse sentido, direciona-se para a interlocução com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Justiça.
  • A implementação das Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/08 – O fortalecimento desta agenda é indispensável para que a sociedade brasileira tenha garantido o direito de conhecer, incorporar e se orgulhar do legado civilizatório erguido pelas gerações de africanos sequestradas, por três séculos, do continente africano e pelas gerações de afro-brasileiras que aqui nasceram. A mudança no pensamento nacional promovida nesse sentido tende a fortalecer, a curto e médio prazos, as lutas contemporâneas contra a desumanização das pessoas negras e indígenas no Brasil, a autoestima dos indivíduos e grupos historicamente discriminados, assim como conter os impactos nefastos do ódio contra as religiões e outras expressões culturais de matriz africana. A interface com o Ministério da Educação é, portanto, imprescindível.
  • Terras Quilombolas – A PEC 215, que tramita no Congresso Nacional, visa retirar o poder da FUNAI, do INCRA e de outras instâncias do Poder Executivo de promover a demarcação, a certificação e a titulação de comunidades quilombolas, reservas de terras indígenas e unidades de conservação; e tornar isso uma competência exclusiva do Congresso Nacional. Isso nada mais é do que uma gravíssima ameaça aos territórios quilombolas por fazendeiros, grileiros, empresas do agronegócio, empreendimentos governamentais e forças militares, a exemplo dos Territórios de Rio dos Macacos, na Bahia; da Comunidade de Marambaia, no Rio de Janeiro; e da Comunidade Alcântara, no Maranhão. Simultaneamente, urge que se realizem ações de promoção do etnodesenvolvimento sustentável nas comunidades quilombolas, de modo a assegurar a assistência técnica adequada à realidade e em diálogo com as representações locais, priorizando a produção para o autossustento e colaborando para que se comercializem gêneros agroalimentares produzidos nas comunidades quilombolas, via compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Quanto a isso, destaca-se a interlocução com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, bem como um trabalho de assessoria parlamentar.
  • Marco Regulatório da Comunicação e Mídia no Brasil – O estabelecimento de uma lei de mídia democrática é indispensável para se fazer frente aos casos de violação dos direitos da população negra em todo o território nacional. É imprescindível que o Estado tenha um instrumento que auxilie os/as cidadãos/ãs a se defenderem dos programas sensacionalistas, de base criminalizante, que se alimentam de invasões a residências, carceragens e espaços públicos, reforçando imagens depreciativas das pessoas, em sua maioria negra. Além disso, é preciso que se fortaleça uma ação de combate ao monopólio dos meios de comunicação nas mãos de grandes empresários e se garanta a diversidade nacional entre aqueles que produzem comunicação. Tal agenda implica o estabelecimento de um trabalho conjunto com os Ministérios das Comunicações e da Justiça, e a SEPPIR.
  • Acesso e qualidade dos serviços de saúde – Dados oficiais registram que 70% dos usuários do SUS são negros (pretos e pardos). O colapso na prestação dos serviços de saúde, portanto, impacta em cheio a população negra. O reconhecimento da baixíssima qualidade, da limitação do acesso aos serviços públicos ofertados, e das ações violentas alimentadas pelo racismo institucional na saúde justificam a exigência do Movimento Negro pela criação imediata de uma Área Técnica de Saúde da População Negra no Ministério da Saúde, de modo a fortalecer institucionalmente os objetivos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
  • Regularização e fortalecimento dos Programas de Proteção a testemunhas e dos Programas Nacionais de Defensores/as de Direitos Humanos – Trata-se de medidas fundamentais, assim como o enfrentamento ao mecanismo da tortura e ao genocídio da juventude negra, por esses problemas serem inadmissíveis num Estado democrático de direito. Nesse sentido, o Movimento Negro aponta para a necessidade de um diálogo imediato com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.
  • Reforma Política ? O Movimento Negro Brasileiro, que historicamente tem assumido uma postura de fazer o Brasil avançar nos desdobramentos da Constituição Cidadã de 1988, pauta a Reforma Política como elemento central na agenda democrática brasileira, pois tem o entendimento de que, sem a participação equilibrada de todos os segmentos étnico-raciais que compõe nossa sociedade, não é possível garantir a equidade no poder, fazendo com que o país efetivamente tenha nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário a representação diversa presente na sociedade, num cenário em que tem sido o Movimento Negro um dos sujeitos políticos que, com a pauta da Reparação Racial, forçou nos últimos vinte anos que o Brasil fosse inteiramente repensando institucionalmente para incluir as demandas das maiorias.
Por nós, população negra brasileira, pela nossa ancestralidade e pelos negros e negras que ainda vão nascer, solicitamos à Presidenta do Brasil que promova o quanto antes esta audiência, convide seus/suas ministras, em reafirme o compromisso de transformar as pautas mencionadas em políticas de Estado.
Respeitosamente,
Reconhecendo a amplitude e a diversidade do Movimento Negro Brasileiro, assinam tão somente como elaboradores/as desta carta:
Amauri Pereira – Instituto de Pesquisa Negra (IPCN) ? RJ
Ana Flávia Magalhães Pinto ? Coletivo Pretas Candangas e Campanha A Cor da Marcha ? DF
Cida Abreu – Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT
Durval Azevedo – Instituto Cultural Steve Biko ? BA
Flávio Jorge – Soweto / Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) ? SP
Gilberto Leal – Nigen Okan / Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) ? BA
Ivana Claudia Leal Souza – Movimento Negro Unificado (MNU) ? GO
Ivanir dos Santos – Centro de Apoio a População Marginalizada (CEAP) ? RJ
Luiz Carlos Oliveira – Centro de Estudos da Cultura Negra (CECUN) ? ES
Marcos Rezende – Coletivo de Entidades Negras (CEN) ? BA
Maria Lúcia da Silva – Instituto AMMA Psique e Negritude e integrante da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) ? SP
Maria Noelci Homero – Maria Mulher ? Organização de Mulheres Negras ? RS
Nilma Bentes – Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) ? PA
Nuno Coelho – Agentes de Pastoral Negros (APNs) ? SP
Reginaldo Bispo – Movimento Negro Unificado (MNU) ? SP
Sueide Kinte ? Instituto Flores de Dan (Comunicação) ? BA
Valdísio Fernandes – Instituto Búzios ? BA
Vilma Reis – Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN) e CEAFRO – Educação para a Igualdade Racial e de Gênero
Brasília, 15 de julho de 2013.
-
Compartilhada por Instituto Búzios.

* Resumos e capas dos jornais do dia 20 de Julho de 2013

 RESUMO DOS JORNAIS


20 de julho de 2013

------------------------------------------------------------------------------------
Diario de Pernambuco

TRAGÉDIA

Morre mulher ferida em acidente na BR-101


.: Competições


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Agora é na base do guincho
Em dois dias de operação contra estacionamento irregular no Centro e na Zona Sul do Recife, 70 veículos foram multados e 20, guinchados. CTTU manterá ações por toda a cidade. Objetivo é mudar o comportamento dos motoristas. (Págs. 1 e cidades 1)
Está chegando a hora de receber o papa no Brasil
Selo da visita será lançado na terça-feira. Francisco fará passeio em carro aberto pelo Rio logo após sua chegada, segunda. Gaúcho enviou 15 cartas e conseguiu audiência com o pontífice. (Págs. 1 e 9 a 11)
Todo mundo reclama do plano de saúde
Operadoras, médicos e clientes estão insatisfeitos com o sistema de saúde suplementar do Brasil. (Págs. 1 e economia 1 e 2)
Tragédia de muitas culpas na queda do Noar
Relatório do Cenipa aponta quebra do motor, treinamento incompleto do piloto e despreparo do copiloto para a situação de falha. (Págs. 1 e cidades 6)
O economia: Dilma Bolada brilha na Campus Party
Criador da página do Facebook, Jeferson Monteiro comentou o sucesso. (Págs. 1 e 4 e 5)


Charge do dia
Charge do dia
Autor:MIGUEL

TRANSPLANTE

Família doa os órgãos de garota vítima de acidente na Serra das Russas no feriado

De acordo com a Central de Transplantes de Pernambuco, cinco pessoas receberam os órgãos da menina, entre elas uma recebeu rim e pâncreas

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Automóveis envolvidos no acidente ficaram destruídos

    Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

    AFLITOS

    Rogério diz que está faltando tranquilidade ao Náutico

    Após sete rodadas, o camisa sete do Náutico balançou as redes apenas duas vezes

      Foto: Edmar Melo/JC Imagem

      TEST-DRIVE

      Novo Audi A3 custa
      a partir de R$ 94.700

      Aceleramos o lançamento da marca
      alemã. Confira as impressões

        Foto:  JC Imagem

        SERTÃO

        Missa do Vaqueiro deve atrair 60 mil pessoas

        Evento em Serrita começa no dia 24 e vai até 28

        CONSUMIDOR

        Insatisfação geral
        com planos de saúde

        Consumidores, médicos, prestadores de serviços e operadoras reclamam da situação









          Ponte entre Itapissuma e Itamaracá muito danificada

          Foto: Ricardo Silva de Lucena/Voz do Leitor

          Leitor denuncia que, em vários pontos, o corrimão está quebrado e a estrutura está deteriorada

            ZONA OESTE

            Prefeitura retira construções irregulares no Jiquiá

            Ação ocorreu nas ruas Jaguarana, Vista
            Nova, Otávio Lobo e Volta Alegre






              ------------------------------------------------------------------------------------

              Folha de S. Paulo





              ------------------------------------------------------------------------------------

              O Globo

              Manchete: Jornada mundial da juventude: Papa na rua muda trânsito e segurança na segunda
              Pontífice vai circular em carro aberto pelo Centro após chegar ao Rio.

              Ruas ao redor da Catedral Metropolitana serão fechadas ao tráfego a partir de 15h, mas não será feriado.

              A prefeitura divulgou esquema especial de trânsito e segurança para acomodar a mudança de agenda do Papa Francisco, que decidiu circular pelas ruas do Centro do Rio antes de ser recebido no Palácio Guanabara, na segunda-feira. Apesar da possibilidade de protestos, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, afirmou que a ideia é aproximar o Papa da população logo em sua chegada.
              Após desembarcar na Base Aérea do Galeão, às 16h, o Papa seguirá em carro fechado, até a Catedral Metropolitana, no Centro, escoltado por 400 homens e dois helicópteros da PM. Boa parte das ruas do Centro ao redor da Catedral será interditada a partir das 15h, mas a prefeitura não decretou feriado municipal. Em Guaratiba, as obras para a missa campal seguem aceleradas. (Págs. 1 e 10)

              Depredado o palácio do governo no Espírito Santo
              Vândalos com os rostos encobertos depredaram ontem o Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. Eles quebraram janelas da fachada principal usando pedras portuguesas arrancadas da calçada e depois chutaram os vidros. De dentro do palácio, PMs reagiram com golpes de cassetete e impediram a invasão do prédio. O Palácio da Fonte Grande também foi atacado. Pelo menos 38 pessoas foram detidas. (Págs. 1 e 8)
              Cabral vê ação de grupos internacionais (Págs. 1 e 16)


              Confronto com Dilma: Médicos rompem com governo
              Acusando o governo de ser autoritário, quatro entidades que representam médicos decidiram renunciar aos postos que ocupavam em comissões e conselhos da União. Eles anunciaram uma “batalha jurídica" contra medidas recentes de Dilma. (Págs. 1 e 3)
              RS atrai estrangeiros
              Liminar que permitiu contratar médicos uruguaios atraiu dominicanos, peruanos e cubanos ilegalmente para a fronteira. (Págs. 1 e 4)
              Mais competição: China muda sua política de juros
              País anunciou reforma financeira que reduz o custo de empréstimos para empresas e eleva a competitividade no sistema bancário. A medida deve estimular o crescimento da economia. (Págs. 1 e 23)
              Obama e o racismo: ‘Poderia ter sido eu há 35 anos’
              Uma semana após o vigia branco que matou Trayvon Martin ser absolvido, numa decisão que causou comoção nos EUA, o presidente Obama disse que o jovem poderia ter sido ele 35 anos atrás. (Págs. 1 e 30)
              Biden explica espionagem
              O vice americano ligou para a presidente Dilma Rousseff, que aceitou enviar uma missão aos EUA. (Págs. 1 e 31)
              Reviravolta na Rússia: Crítico de Putin é solto para recorrer
              A Justiça russa mandou soltar o blogueiro Alexei Navalny para que ele recorra em liberdade da condenação por desvio de dinheiro público, após um julgamento criticado dentro e fora do país. (Págs. 1 e 31 e editorial "A democracia elástica de Putin”)
              Ingressos da Copa 2014: Lugar mais barato vai custar R$ 30 (Págs. 1 e Esportes)


              ------------------------------------------------------------------------------------
              O Estado de S. Paulo
              Manchete: Cabral culpa grupos internacionais por atos e recusa ajuda
              Após saques, governador diz a Dilma que forças de segurança do RJ são suficientes.

              Dois dias após depredações no Leblon e em Ipanema, a poucos metros do prédio onde mora, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), rejeitou oferta da presidente Dilma Rousseff de ajuda federal. Cabral disse que a recepção ao papa Francisco, no final da tarde de segunda-feira, está confirmada para o Palácio Guanabara, apesar de o local já ter sido alvo de ataques. Segundo o governador, as forças de segurança locais são suficientes. Decreto editado ontem por ele instituiu uma comissão de investigação de atos de vandalismo formada por Ministério Público, polícias Civil e Militar e Secretaria de Segurança. Sem dar detalhes, nem apontar nomes, Cabral também acusou supostos grupos estrangeiros de “estimular vandalismo e quebra-quebra” no Rio. (Págs. 1 e Metrópole A10)

              Papa passará pelo centro do Rio em carro aberto
              Mudança de última hora no roteiro da chegada do papa Francisco ao Rio, na segunda-feira, incluiu passagem pelo centro, em carro aberto, antes de seguir para o Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, onde será recebido pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades. O primeiro contato do pontífice com o povo acontecerá por volta das 17h, logo após o desembarque no Galeão. Em Aparecida (SP), um efetivo de 5 mil homens das Forças Armadas vai reforçar a segurança durante a visita. (Págs. 1 e Metrópole A10 a A15)
              Delegado do Denarc até forjou prisões
              Relatório do Ministério Público obtido pelo Estado revela que o delegado do Denarc Fábio do Amaral Alcântara liderou falsos flagrantes em Campinas para prender traficantes que foram achacados por agentes antidrogas. (Págs. 1 e Metrópole A17)
              Esportes Cambista pode se beneficiar na Copa
              A Fifa anunciou os preços dos ingressos da Copa e abrirá a possibilidade de transferência de bilhetes, o que pode beneficiar cambistas. Os valores vão de R$ 60 a R$ 1.980. (Págs. 1 e A23)
              Indústria tem queda de produção e emprego (Págs. 1 e Economia B1)


              Corte de gastos afeta comunicação da CET (Págs. 1 e Metrópole A18)


              Quebra-quebra em Vitória
              Policial expulsa ativista que queria invadir a sede do governo do Espírito Santo, em Vitória. As manifestações, por vários motivos, começaram de forma pacífica, mas acabaram em choques com a polícia que duraram mais de oito horas. (Págs. 1 e Metrópole A10)
              Dilma desiste de ir à reunião do PT e irrita dirigentes
              Dirigentes do PT foram surpreendidos com a decisão da presidente Dilma Rousseff de não comparecer à reunião do Diretório Nacional do partido, hoje, em Brasília. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu qualificou de “inaceitável” o comportamento da presidente e disse que ela “faz parte da crise” política atual, mas age como se estivesse fora. Dilma alegou que teve de agendar uma reunião com ministros sobre a visita do papa. (Págs. 1 e Política A4)
              Biden diz a Dilma que lamenta caso de espionagem
              O vice-presidente americano, Joe Biden, telefonou ontem à noite para a presidente Dilma Rousseff para falar sobre o caso de espionagem de brasileiros. Segundo a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, Biden disse a Dilma que “lamenta muito” a repercussão negativa. (Págs. 1 e Internacional A7)
              Celso Ming: A inflação perde força
              A evolução do IPCA do dia 15 mostrou perda de força nos preços, fator que pode dar algum alento à combalida atividade econômica. (Págs. 1 e Economia B2)
              Notas & Informações: O Copom destoa de Dilma
              Dilma esqueceu de combinar o recado otimista sobre preços e a situação das contas fiscais. (Págs. 1 e A3)
              ------------------------------------------------------------------------------------
              Correio Braziliense
              Manchete: Francisco vai para onde o povo está
              Vaticano muda roteiro: antes do encontro com Dilma, na segunda-feira, o pontífice circulará pelo Centro do Rio. Alteração na agenda deixa o governo ainda mais preocupado com as manifestações.

              Em vez de políticos em palácios suntuosos, o povo nas ruas. A opção preferencial do papa, que, de última hora, mudou o plano de visita ao país para ficar ainda mais perto da população, surpreendeu o governo. Inicialmente, o pontífice só desfilaria no papamóvel, sem vidros blindados, duas vezes. Agora, serão três. Para desconforto de autoridades brasileiras, que temem tumultos iguais aos ocorridos quarta-feira à noite em Ipanema e no Leblon. Mas, principalmente, para a alegria de fiéis, como os que ontem usaram faixas, cartazes e imagens de Francisco em protesto contra a violência policial em favelas do Rio.

              Sérgio Cabral se tornou o grande alvo dos protestos.

              Depredação de prédios públicos em Vitória.

              Comissão é encarregada de reforma na Cúria. (Págs. 1 e 2 a 4, 16 e 30)

              Em guerra com Dilma, médicos deixam com comissões (Págs. 1 e 8)


              Aeroporto VIP: Acabou p combustível
              Fiscais lacraram o tanque de abastecimento do Aeródromo Botelho, em São Sebastião. O reservatório não tinha registro na Agência Nacional do Petróleo. Ontem, o secretário de Agricultura do GDF confirmou que a pista de pouso funciona em área irregular. (Págs. 1 e 21 e 22)
              Planos de saúde sob investigação
              Cerca de 120 processos estão em apuração no Ministério Público Federal. Nos órgãos de defesa do consumidor, o setor é o terceiro em número de reclamações. (Págs. 1 e 8 e 9)
              Eurides é punida pela Ficha Limpa
              Cassada em 2010 e condenada pela Justiça por improbidade administrativa no escândalo da Caixa de Pandora, a ex-distrital está inelegível por oito anos. (Págs. 1 e 27)
              ------------------------------------------------------------------------------------

              Zero Hora



              Manchete: Retrato da carência: Saúde básica da Capital tem só 
              Secretaria Municipal de Saúde admite falta de 371 profissionais nos postos de atendimento básico. Prefeitura diz que não há interessados em preencher vagas.

              O quadro de aviso da Unidade de Saúde da Família Moradas da Hípica, na zona sul de Porto Alegre, retrata uma realidade que se repete em outros pontos da Capital. (Págs. 1 e 4 e 5)

              Piratini aumentou em 70% gastos com CCs
              Os quase 3 mil cargos de confiança custam R$ 10 milhões por mês ao Estado. (Págs. 1 e 8)
              Copa 2014 :: Ingressos a partir de R$ 30
              Preço menor será para meia-entrada.
              O mais caro vai custar R$ 1.980.