segunda-feira, 29 de julho de 2013

* Papa Francisco rezou com pastores e fiéis da Assembleia de Deus

Visita a templo evangélico não estava programada.


papa reza com fieis evangélicos
Além de rezar no templo evangélico, Papa visitou uma pequena casa com 20 pessoas




Antes do evento de quinta-feira (25) em Varginha, no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, o Papa Francisco fugiu mais uma vez do protocolo. Como o acesso ao campo fica em frente a um templo da Assembleia de Deus, ele decidiu entrar.
Convidou pastores e fiéis que estavam no local para declamarem juntos um “Pai Nosso”.  “Estávamos na congregação e recebemos um representante da equipe dele (Francisco). Perguntou se poderia passar aqui. Aceitamos, claro, afinal somos irmãos em Cristo. É uma interação positiva, nós (cristãos) aprendemos sempre que não existe essa diferença e nem deve haver briga. Sem paz com todos, não veremos Deus”, explicou o pastor Elenilson Ribeiro.
O pastor Eliel Magalhães, da mesma igreja, explicou que o templo ficou aberto durante o evento para servir de apoio aos católicos que foram ver o Papa.
“A gente tem o seguinte posicionamento: Jesus Cristo é o senhor. Nosso Pontífice não é o Papa, mas ficamos muito contentes com a visita. Deixamos a igreja aberta para apoiar as pessoas, quem precisasse ir ao banheiro beber uma água”, esclareceu Magalhães.
O padre Márcio Queiroz, que acompanhou o pontífice na visita à favela, relatou que “Caminhando pela comunidade, chegamos até a igreja evangélica. Eu mostrei a ele que eles estavam no templo, e ele pediu para ir até lá para cumprimentá-los. O papa falou com o pastor e com as pessoas que estavam lá, e os convidou a rezarem um Pai Nosso”, disse.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que os cristãos pediram bênção ao Papa e que foi um momento ecumênico, espontâneo e muito bonito. Os padres também deram mais detalhes da visita de Francisco à moradia de uma família da comunidade. Segundo Federico, a casa era muito pequena, de 5 por 4 metros e estava lotada, com mais de 20 pessoas da família, todas as gerações de uma família. Todas as crianças pequenas foram ao colo do papa e ele abençoou uma por uma.
O padre Márcio explicou que a casa estava cheia porque a família da dona é da Paraíba, e todos tinham vindo ao Rio para a visita do papa. Segundo ele, havia uma criança de 15 dias de vida e uma idosa de 93 anos, e o pontífice perguntou o grau de parentesco de cada um. “Como tinha medo que alguém enfartasse, tive que ligar na noite anterior e avisar que aquela seria a casa escolhida. Quando contei, ouvi um silêncio e pensei que a dona da casa tinha desmaiado”, brincou o padre.
Outro detalhe da passagem do papa pela favela destacado pelos sacerdotes foi a parte em que o papa entrou em uma capela local. “Ele ficou muito comovido, e tinha lágrimas nos olhos”, disse o porta-voz do Vaticano.
O padre Queiroz informou que apresentou a mãe ao papa, e disse que ela rezava diariamente por todos os sacerdotes. Segundo ele, por causa disso, ela ganhou um terço de presente do pontífice. “Ele [o papa Francisco] estava saindo da capela e voltou para presenteá-la”, declarou.
Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, ressaltou que “Foi um momento ecumênico, espontâneo e muito bonito”. Curiosamente, as grandes redes de TV que cobriam o evento não deram destaque a esse encontro que não é novidade para Francisco.
Quando Jorge Bergoglio foi escolhido para ser o sumo pontífice, o evangelista Luis Palau afirmou: “Eu me encontrei com o agora Papa Francisco várias vezes durante nossas visitas a Argentina… ele é um grande amigo dos evangélicos. Sempre teve um grande respeito pelos evangélicos”. Em junho, seis pastores evangélicos pentecostais da Argentina visitaram o Papa Francisco em sua residência no Vaticano.
O encontro durou uma hora e meia, e os líderes evangélicos, disseram ser amigos desde que Bergoglio era o arcebispo de Buenos Aires. Ele se encontrava com os pastores seguidamente nas reuniões da Comunidade Renovada de católicos e evangélicos no Espírito Santo (CRESCER). Com informações Jornal Extra e Agência Brasil.

* Evangélicos se unem a católicos na Jornada Mundial da Juventude


Em países onde o cristianismo é minoria, não é difícil ver evangélicos e católicos se unindo, dividindo espaços e até congregando juntos. A missão Portas Abertas, e outras similares que lutam contra a perseguição de cristãos no mundo, já ajudou em campanhas pela libertação de católicos presos em nome de sua fé.

Fundada durante a Guerra Fria, a Portas Abertas tinha como principal objetivo contrabandear Bíblias. Aos poucos foi crescendo e hoje atua em quase todo o mundo, sendo conhecida por suas campanhas pelos direitos humanos daqueles homens e mulheres que sofrem perseguições e são presos e mortos por ousarem crer em Cristo.

Além de divulgar as histórias dessas pessoas, pedem orações em favor delas e coletam assinaturas de cristãos de todo o mundo, usando-as para pressionar as autoridades. São muitas as histórias de sucesso com essa estratégia.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, neste final de semana, seus representantes no Brasil se uniram aos católicos. Não para ver o papa, mas seu objetivo é coletar assinaturas dos peregrinos para sua atual campanha que visa defender os cristãos perseguidos na Síria.

Integrantes do Underground, um ministério da PA voltado para os de jovens, carregavam cartazes e anunciam em alto-falante que precisavam de apoio para o abaixo-assinado que exige uma atuação mais enérgica do governo sírio na proteção aos cristãos.

Alyne Romeiro, coordenadora do Underground, explica: “Essa galera reunida quase toda é evangélica. Temos batistas, assembleianos, presbiterianos, congregacionais, mas também temos católicos envolvidos conosco na Portas Abertas”.

Diz ainda que se surpreendeu positivamente com a JMJ e com o “intercâmbio” desses grupos que no Brasil dificilmente andam juntos. “Os católicos estão se interessando muito pelo assunto, preenchem, assinam o documento e falam: quero apoiar os meus irmãos, também”, ressalta. Com informações Último Segundo.

Assista o vídeo e comente:

* Resumos e Capas dos Jornais do dia 29 de Julho de 2013

 RESUMO DOS JORNAIS


29 de julho de 2013

------------------------------------------------------------------------------------
Diário de Pernambuco



















Mobilidade

Sertão

Religião































Blogs
Ringue Diario (DP/ Divulgação)Ringue Diario
No Recife, Wanderlei Silva diz...
Direto da Redação (DP/ Divulgação)Direto da Redação
Capa do dia 18/07/2013
Alvoroçadas (DP/ Divulgação)Alvoroçadas
Perfume de cabelo da Eudora
Pai Aqui (DP/ Divulgação)Pai Aqui
Umbabaraúnas
Joao Alberto (DP/ Divulgação)Joao Alberto
A pasta do papa Francisco
Play (DP/Divulgação)Play
Vídeo: Samba tem com Zé Manoel...

Charge
Jarbas/DP


















------------------------------------------------------------------------------------
Diário do Nordeste

Vítima, não identificada, aparentava ter entre 18 e 20 anos.
Atingido por pedradas, o homem caiu, entre as ruas Raul Uchoa e Eusébio de Queiroz. 
O susposto assaltante estava aparentemente desarmado 
http://svmar.es/19rrAN4

Agentes da Sercefor chegaram ao local por volta das 8h e apreenderam o material dos vendedores. 
Segundo acordo, os ambulantes deveriam permanecer no local apenas até 7h. Indignados, alguns teriam atirado pedras. 
http://svmar.es/13RIqRf
Feira no calçadão, obras sem fim, 2 mil ambulantes sem qualquer normatização, lixo, esgotos a céu aberto, insegurança, barracas abandonadas, estacionamentos irregulares e falta de escoamento adequado de água são alguns dos gargalos enfrentados por um dos cartões-postais de Fortaleza: a Praia do Futuro.http://svmar.es/18GO6ic
Espanhol usou o DRS três vezes quando estava a mais de 1s do carro à frente. FIA decidiu não punir o piloto e apenas multar a equipe italiana. http://svmar.es/18LjFuN
Jogador não apareceu no saguão do aeroporto e saiu por uma área reservada. Atacante fará os primeiros treinos com os novos companheiros nesta segunda.http://svmar.es/15pqVrf 
Pausa dramática
O segundo semestre de 2013 promete ser, no mínimo, inquietante para artistas e profissionais ligados às artes cênicas de Fortaleza. Há algum tempo, muitos se dizem preocupados com as reformas simultâneas, atualmente em curso ou marcadas para breve, em alguns dos principais teatros da cidade. http://svmar.es/16d38Mi

CCBNB permanece no Centro, mas não há data de reabertura.
O discurso de atrelar a requalificação de espaços urbanos, sobretudo em cidades de grande e médio portes, às manifestações artístico-culturais não é novo.http://svmar.es/13eQg7V
Mercado da beleza cresce e diversifica áreas de atuação
Nos últimos dez anos, o salto no consumo foi de 124%, passando de R$ 26,5 bilhões gastos, em 2003, para R$ 59,3 bilhões previstos para este ano, conforme o Instituto Data Popular. http://svmar.es/13mSfDv
Com o terceiro maior mercado no segmento de beleza e cuidados pessoais, os negócios do setor no Brasil tem se mostrado uma possibilidade interessante para os empresários. Em levantamento deste ano, a Euromonitor International - empresa de pesquisa estratégica para mercados consumidores - apresenta o País atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão em relação ao consumo desse tipo de produto.
http://svmar.es/15oZZrV
O governo de Israel aprovou neste sábado (28) a libertação de 104 prisioneiros palestinos, que têm cidadania israelita, após mais de 20 anos de cativeiro, e também o início de negociações de paz.http://svmar.es/12vdg43
A Presidência da África do Sul informou neste domingo (28) que o ex-presidente Nelson Mandela continua em estado crítico no hospital, mas mostrando melhorias.http://svmar.es/16d20bs

ESTIAGEM

SERTÃO CENTRAL
BLOG CIDADE



























CULTURA

EVANGELIZAÇÃO
ENTRAVES NA ORGANIZAÇÃO

CHARGE


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Vitória Timbu na Arena (Págs. 1, 3 e 4)

Até breve, hermano Francisco
O papa deixou ontem o Rio depois de uma semana intensa com demonstrações de fé, humildade e carisma e de ter reunido mais de 3 milhões de jovens. Em entrevista a Rede Globo, ele falou sobre os destinos da Igreja, defendeu mudança na Cúria e punição para os culpados. (Págs. 1 e 7 a 10)

VEÍCULOS

A Kombi deve sair de linha até o final deste ano

A velha senhora, como é conhecida entre os fãs, não se adaptou aos novos tempos


DOENÇAS

A água que alivia também leva medo e morte

Em Pernambuco, números espantam: 46,5% dos municípios estão em zona epidêmica

IGREJA

Morre em Alagoas fiel escudeiro de Frei Damião

Frei Fernando Rossi sofria de problemas cardíacos. Estava internado desde quarta-feira


PARTIDO

Bruno Ribeiro é cotado para a presidência estadual do PT

Deputado João Paulo e a corrente Articulação
de Esquerda aprovam indicação


“

A praça embaixo do Viaduto Tancredo Neves está tomada por caminhões

”

Tânia Santil



------------------------------------------------------------------------------------
Jornal O Povo
Jovem de 25 anos é morto por PM ao desviar de blitz em Paracuru. Policial alega que o disparo foi acidental. Testemunhas negam a versão. 
Leia este e outros destaques da edição de hoje do O POVO em: http://www.opovo.com.br/

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de São Paulo

 Programa traz famílias que perderam terras para Eike; veja íntegra



FRANCISCO

'Se um gay busca Deus, quem sou eu para julgá-lo?', diz Francisco


ECONOMIA

Incompetência do governo trava o desenvolvimento, diz economista


SAÚDE

Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis



------------------------------------------------------------------------------------

O Globo

Manchete: Jornada Mundial da Juventude - No adeus ao Rio, Papa defende reforma profunda na Igreja
Pontífice prega diálogo com o mundo atual e pede que missionários ocupem as periferias

Na missa de despedida em Copacabana para cerca de três milhões de pessoas, o maior público já reunido num evento no Rio, Francisco diz que os jovens precisam sair em busca de discípulos. Antes de embarcar para Roma, admite já sentir saudades

Em discurso para bispos da América Latina, o Papa Francisco defendeu ontem uma grande reforma na Igreja capaz de ampliar o diálogo com as novas gerações e, assim, renovar uma base de fiéis que encolhe em todo o continente. O Pontífice convocou os religiosos a amar a pobreza e a austeridade, e disse que a Igreja deve sair do centro e caminhar para as periferias. Condenou a postura reativa dos padres e pediu que eles abandonem a "psicologia de príncipes" saindo das sacristias para a rua. O Papa pediu uma Igreja menos ideológica, que evite "desde o liberalismo de mercado até a categorização marxista" Na manhã de ontem, durante a Missa de Envio, que reuniu em Copacabana três milhões de pessoas — um evento que concentrou o maior público em toda a História da cidade —, o Papa Francisco convocou os jovens a espalhar as palavras do Evangelho pelo mundo. Cracóvia, na Polônia, é a cidade que receberá a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016. Ao se despedir do Brasil, agradeceu a hospitalidade dos cariocas, disse já começar a sentir saudades e afirmou: "Rezem por mim e até breve". (Págs. 1 e Caderno Especial)

Artigos

"O Papa Francisco quer que você medite sobre esse tesouro inesgotável que é a tradição cristã.”
Luiz Paulo Horta é jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras

"Bem-vindo à opção pelos pobres, à denúncia da corrupção dentro e fora da Igreja, e da 'globalização da indiferença."
Frei Betto é escritor

Campus Fidei, em Guaratiba, será desapropriado para projeto. (Págs. 1 e Caderno Especial)

Novas regras para leilão de Galeão e Confins
O governo recuou e decidiu permitir que fundos de pensão de estatais participem do leilão de concessão dos aeroportos de Galeão e Confins (Belo Horizonte), no limite de até 15%, em grupos ou isolados. Além disso, no novo edital, que sai no dia 15, retirou a proibição de que vencedores de leilões anteriores disputem a segunda rodada. (Págs. 1 e Economia 17)
Palestinos e Israel voltam a negociar
Após três anos emperradas, as negociações de paz entre israelenses e palestinos serão retomadas hoje em Washington, sob patrocínio dos EUA. Ontem, o governo de Israel aprovou, sob protestos nas ruas, a libertação de 104 dos 118 presos palestinos encarcerados há mais de 20 anos, uma antiga exigência da Autoridade Nacional Palestina. (Págs. 1 e 23)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Tesouro bancará R$ 6,7 bi do desconto da conta de luz
Parte dos recursos de fundo criado pelo governo para reembolsar empresas do setor cobriu outras despesas

O governo não tem mais recursos em fundos setoriais para indenizações que terá de pagar às empresas do setor elétrico que aderiram ao pacote de renovação antecipada das concessões, informam os repórteres Anne Warth e João Villaverde. A medida bancou o desconto médio de 20% na conta de luz para os consumidores, anunciado pela presidente Dilma Rousseff em cadeia de rádio e TV. O Tesouro Nacional terá de desembolsar pelo menos RS 6,7 bilhões em quatro anos para reembolsar as companhias. Parte do dinheiro do fundo criado para indenizar as concessionárias cobriu outra despesa. Em maio, R$ 2,5 bilhões foram para a Conta de Desenvolvimento Energético, que financia gasto com usinas térmicas, programas para a população de baixa renda, Luz para Todos e alguns subsídios. A operação, apurada pelo Estado, vem sendo mantida sob sigilo pelo governo. (Págs. 1 e Economia B1)

Reserva em baixa
R$ 9,1 bi
É o quanto falta ser pago em indenizações a empresas do setor

Papa diz que Igreja tem estruturas ‘caducas’
Ao deixar o Brasil, o papa fez uma autocrítica; a Igreja está “atrasada” e tem “estruturas caducas”. Para ele, a instituição precisa se modernizar e deixar de viver de tradições ou de vender esperanças, mas sem perder dogmas e valores. A cardeais latino-americanos, no Rio, Francisco atacou o abuso de poder na Igreja, a inclusão de ideologias sociais no Evangelho, o carreirismo e a distância em relação aos fiéis. Na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, o papa apontou os jovens como os atores principais do fortalecimento da igreja. (Págs. 1 e Metrópole A12 a A18)

Fotolegenda: Na 1ª fila
As presidentes DiLma e Cristina na missa de encerramento.

Povo na rua

O encerramento da Jornada da Juventude reuniu ontem 3,2 milhões de pessoas em Copacabana. Em 2016, o encontro será na Polônia. (Págs. 1 e A13 a A16)

Israel libertará 104 palestinos e negociação é retomada
Os EUA anunciaram a retomada das negociações de paz no Oriente Médio depois de o governo de Israel aceitar libertar 104 palestinos presos há mais de 20 anos. A decisão israelense não garante acordo com palestinos, mas é o primeiro resultado da pressão do secretário de Estado americano, John Kerry. A última tentativa do governo Obama para avançar nas tratativas fracassou no fim de 2010. (Págs. 1 e Internacional A8)
Negócios: Gigantes da publicidade anunciam fusão
Duas das maiores empresas de publicidade, Omnicom Group e Publicis Groupe, anunciaram ontem sua fusão. Com isso, será criada a maior família de agências do mundo, com valor de mercado de US$ 35,1 bilhões e 130 mil funcionários, superando a atual líder, WFF, de Londres. A nova companhia se chamará Publicis Omnicom Group. (Págs. 1 e B9)
Diretórios do PSD dão apoio a Dilma
Levantamento do Estado mostra que, apesar da queda da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas, a maioria dos diretórios estaduais do PSD tende a apoiar a reeleição. (Págs. 1 e Políticas A4)
Brasil negocia uso de Alcântara com EUA (Págs. 1 e Política A6)

José Roberto de Toledo 
Governo sem marca

Para dois terços dos entrevistados em pesquisa do Ibope, o governo não tem marca, não se distingue por nada especial. Isso deve preocupar Dilma. (Págs. 1 e Política A6)

Thomas Friedman 
As três revoluções dos egípcios

A primeira teve como objetivo retirar o país da inépcia; a segunda, livrá-lo dos incompetentes; e a terceira, fugir de um beco sem saída. (Págs. 1 e Visão Global A10)

Notas & Informações
Internet e democracia direta

Essa conquista deve ser colocada a serviço dos procedimentos eleitorais, mas é preciso cuidado. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: A revolução de Francisco está nas ruas
Após reunir 3,5 milhões de fiéis em sua despedida do Brasil, o papa volta para o Vaticano ainda mais fortalecido para reformar a Igreja Católica e aproximá-la dos mais pobres. O recado aos bispos foi claro. Ele também criticou segmentos que tentam agregar ideologias à mensagem evangélica: desde o liberalismo até o marxismo. Aos jovens, disse palavras de esperança: “Sejam revolucionários. Peço para vocês irem contra a corrente (...) Tenham coragem de ser felizes". E reforçou em entrevista: "O jovem que não protesta não me agrada".

Enquanto isso, deputados se divertem...

Apesar de o recesso branco ser inconstitucional, parlamentares curtem a folga e postam fotos de viagem em redes sociais. (Págs. 1, 2 a 5 e 20)

Israel volta a negociar paz com palestinos
Depois de três anos, o primeiro sinal de diálogo será a libertação de 104 militantes presos em território israelense. As conversações recomeçam hoje em Washington. (Págs. 1 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Investimento brasileiro no exterior aumenta 60%
De janeiro a junho, as empresas com sede no Brasil fizeram investimentos diretos no exterior de US$ 11,3 bilhões. Esse valor, que representa um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, mostra que as companhias brasileiras retomaram o processo de internacionalização que, após uma onda em 2010 e 2011, havia perdido fôlego ao longo de 2012. A expansão dos negócios brasileiros no exterior decorre, em parte, do cenário interno mais morno, que desestimula investimentos, e de problemas de competitividade no país, como a inflação e os custos.

O Brasil passou a ser neste ano uma importante fonte de investimentos feitos por montadoras de veículos e fabricantes de autopeças no exterior. Só no primeiro semestre, quase US$ 1 bilhão saíram do país com essa finalidade, valor recorde, mas ainda inferior às remessas de lucros às matrizes no período, de US$ 1,5 bilhão. São recursos direcionados a aportes de capital adicionais em subsidiárias, aquisições ou criação de novos negócios. Esses investimentos do setor foram os maiores da indústria de transformação no semestre e se aproximam dos realizados pela indústria petroleira, a que mais investe fora do país, com US$ 1,1 bilhão. (Págs. 1, A4 e B1)

Déficit de leitos cresce em hospitais
O número de leitos nos hospitais não é suficiente para abrigar os pacientes e as projeções até 2016 indicam que o problema vai aumentar. Hospitais privados têm planos de expansão, mas a demanda cresce à frente da oferta. Levantamento da Associação Nacional dos Hospitais Privados mostra que, se o número de pessoas com plano de saúde crescer 2,1% ao ano, os hospitais precisarão ter até 2016 mais 13,7 mil leitos, o que exigirá investimento de R$ 4,3 bilhões. Vinte grupos hospitalares consultados pelo Valor planejam abrir nesse período 4,3 mil novos leitos.

O déficit de leitos foi agravado pelo fechamento de 286 hospitais particulares nos últimos cinco anos. A maior parte deles atendia o Sistema Único de Saúde, além dos planos de saúde. Eram hospitais pequenos, normalmente localizados no interior ou periferias. (Págs. 1 e B3)

Salários de servidores já superam teto
Os governos estaduais estão gastando uma parcela cada vez maior das receitas para pagar o salário dos servidores. Paraíba, Alagoas e Tocantins, por exemplo, já ultrapassaram o limite permitido pela a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49% da receita corrente líquida - outros quatro Estados estão perto de romper esse teto e mais sete já chegaram a um percentual de alerta.

Com o descumprimento da exigência legal, o Estado fica sujeito a sanções, como a impossibilidade de receber transferências voluntárias da União ou contratar operações de crédito. O prazo para trazer a despesa com pessoal de volta ao limite máximo é de oito meses. (Págs. 1 e A4)

Mega-agência será líder no país
A nova gigante da publicidade mundial surgida ontem com a fusão entre o grupo americano Omnicom e o francês Publicis vai liderar o mercado publicitário brasileiro. No âmbito global, a agência também será lider em faturamento, com receita conjunta de US$ 22,7 bilhões - o segundo colocado, o britânico WPP, faturou US$ 15,6 bilhões no ano passado. O valor de mercado da nova agência, com 130 mil empregados, atinge US$ 35,1 bilhões.

O Publicis Omnicom Group controla 10 das 30 maiores agências de publicidade no Brasil. Juntas, elas faturaram no primeiro semestre R$ 7,7 bilhões. Entre as maiores agências que comporão o novo grupo estão Almap BBDO, DM9DDB e Lew Lara TBWA, do grupo Omnicom; Leo Burnett Tailor Made, Publicis PBC Comunicação, F/Nazca S&S, Neogama/BBH, Talent, Taterka e DPZ, do Publicis. A lista inclui as empresas QG, GP7, AG2 Publicis Modem, Digitas, Razorfish e Red Lion. (Págs. 1, B4 e B11)

Nova garantia para concessão de rodovias
As empresas que vencerem leilões de rodovias terão alternativa às garantias tradicionais - ativos reais, financeiros ou fianças - nos créditos que tomarem nos bancos públicos. Elas poderão se comprometer, por meio de contrato com o governo, a elevar o capital dos consórcios em até 20% do valor total das obras para cobrir problemas que apareçam ao longo da construção, o chamado "equity support agreement". (Págs. 1 e A2)
Refinaria do Nordeste fica 7 vezes mais cara
As quatro gigantes nacionais da construção pesada - Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão - pediram novos aditivos contratuais à Petrobras para execução das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que somam R$ 1 bilhão. A previsão é que a unidade entre em operação no fim do próximo ano.

Quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o empreendimento, em 2005, ele era orçado em US$ 2,5 bilhões. Desde então, a previsão de investimentos já aumentou em quase sete vezes e chegou a R$ 35,8 bilhões. (Págs. 1 e B9)

Dívida renegociada paga metade do juro
Quem não paga as contas em dia tem uma boa chance de fazê-lo depois, a um custo menor, dependendo da linha de crédito tomada. Dados do Banco Central mostram taxas de juros em queda e prazos cada vez maiores na renegociação de débitos vencidos. Na média, as taxas de juros para a pessoa física podem chegar à metade das que são cobradas no crédito pessoal sem garantia e são bem menores que as do cheque especial.

A taxa de juros da renegociação é de 36,6% ao ano, em média, enquanto o custo médio do crédito para aquisição de bens é de 66,4%, o do cheque especial, 136,8%, e o do crédito pessoal não consignado, 73%. Já o crédito para aquisição de automóveis e o consignado (com garantia da folha de pagamento) têm taxas originais menores do que as da renegociação, de 19,5% e 24,2%, respectivamente. (Págs. 1 e C1)

Dilma procura “colar ” novamente sua imagem à de Lula (Págs. 1 e A6)

Mais Médicos une sindicatos contra presidente e ministro da Saúde (Págs. 1 e A12)

Papa encerra visita e deixa mensagem aos pobres (Págs. 1 e A7)

Sercontel liquida empresas de TV
Após o fracasso na tentativa de leiloar suas empresas de TV por assinatura em Osasco (SP) e São José (SC), a operadora estatal Sercomtel, de Londrina (PR), decidiu se desfazer dos ativos das duas companhias. (Págs. 1 e B2)
Agrenco mais perto do fim
Os bancos recusaram o novo plano de recuperação judicial da trading agrícola Agrenco e colocaram o futuro da companhia nas mãos da Justiça, que poderá decretar sua falência. (Págs. 1 e B13)
Pronaf supera expectativas
Pela primeira vez desde 2003, os desembolsos do Pronaf superaram o valor disponibilizado. No total, foram destinados R$ 18 bilhões para Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/13 e foram contratados R$ 19,2 bilhões. (Págs. 1 e B14)
Justiça confirma decisão do Carf
A Braskem foi a primeira empresa a conseguir decisão favorável em segunda instância nas 59 ações populares que questionam a validade de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais que beneficiaram os contribuintes. (Págs. 1 e E1)
Ideias
Renato Janine Ribeiro

O grande escândalo ético brasileiro era, dez anos atrás, ter quase metade da população nas classes D e E. (Págs. 1 e A6)

Gustavo Krause

É preciso aproveitar este momento do bônus demográfico e criar também um “bônus previdenciário”. (Págs. 1 e A10)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Até 2017, Francisco
Depois de reunir novamente 3 milhões de pessoas ontem de manhã em Copacabana, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude, o papa despediu-se do Brasil. Às 19h21, no Galeão, embarcou para Roma com a promessa de voltar em2017 para as comemorações, em Aparecida (SP), dos 300 anos do resgate da imagem da Virgem Maria, por pescadores, do fundo do Rio Paraíba. O pontífice deixa para os brasileiros lições de humildade e mandamentos de cidadania. De acordo com especialistas, ele leva para o Vaticano a convicção de que os políticos são egoístas, não pensam no futuro, mas acredita que os jovens têm força para mudar o país. “Sejam revolucionários”, recomendou. Disse um “até breve” e que já está com saudade. A próxima JMJ será em Cracóvia, Polônia, em 2016. (Págs. 1 e 3 a 5)

“Tenham a coragem de ir contra a corrente. Tenham a coragem de ser felizes!”
Papa Francisco

De escravo a trabalhador desempregado
Resgatados em maio de uma fazenda em Sacramento, Alto Paranaíba, na qual eram submetidos a serviço degradante em carvoaria, Luís Eva e outros oito trabalhadores enfrentam agora a dificuldade de conseguir emprego e sustentar as famílias. (Págs. 1 e 10)
Petróleo: Denúncia de fraude na distribuição de royalties
Tribunal de Contas da União abre auditoria para apurar denúncia de funcionário da Agência Nacional de Petróleo de que há manipulação de dados da produção de óleo e gás e de valores repassados a estados e municípios. (Págs. 1 e 11)
Oriente Médio: Israel e Palestina retomam conversa em busca da paz (Págs. 1 e 15)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora

Manchete: Em crise e gastando mais - Total de CCs cresce 16% em prefeituras
Em sete anos,foram criados 3,2 mil cargos políticos nos municípios gaúchos. Especialista vê sinais de clientelismo e avalia que população perde. (Págs. 1 e 6)

2005: Cargos ocupados sem concurso por aliados de prefeitos alcançavam total de 19,6 mil.

2012: Relação chegou a um CC para cada 471 habitantes, totalizando 22,8 mil.

Seu bolso: O que subiu após 90 dias de dólar além de R$ 2 (Págs. 1, 18 e 19)

Santa Maria: Luto não cede se o sentimento é de impunidade (Págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: Energia no país está numa encruzilhada
Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética, acredita que a produção de eletricidade está em momento decisivo, tentando equilibrar crescimento e impactos socioambientais. Ele defende a necessidade de novas hidrelétricas e alerta que, com o impedimento de grandes obras, estão investindo em fontes mais poluentes, como o carvão. Um dos formuladores do programa de energia do PT, utilizado também por Dilma Rousseff, critica o uso de 100% dos recursos do pré-sal em educação: “É matar a galinha dos ovos de ouro”. (Págs. 1 e 4 a 7)
Produção: Volume de crédito recua em julho
Nos primeiros dez dias úteis do mês, as contratações de empresas caíram 15%, em comparação ao mesmo período de junho. (Págs. 1 e 20)
Eleição: Renovar o comando ou apostar em nomes antigos divide eleitores do Ceará (Págs. 1 e 3)

Mobilidade: Falhas no transporte na JMJ servirão de lição para outros eventos (Págs. 1 e 10)

Fotolegenda: JMJ
Jovens de diferentes origens deram mostra de estilo, além de muita fé, para superar as surpresas da Jornada Mundial da Juventude. (Págs. 1, 24 e 25)
------------------------------------------------------------------------------------