terça-feira, 17 de abril de 2012

* DESCOBERTA A LÃMPADA VIVA FEITA DE ALGAS!


Lâmpada viva de algas usa fotosíntese para gerar energia!

Designer usa nanotecn
ologia e fotossíntese para criar uma lâmpada viva, que funciona a base de algas.

A Latro (palavra latina para “ladrão”) precisa apenas de água, luz do sol e gás carbônico para funcionar.


A energia gerada durante o dia é armazenada em uma bateria e pode ser usada por horas a fio à noite. E para alimentar as algas basta soprar dentro da garrafa e preenchê-la com água.


O projeto de Mike Thompson é baseado em uma descoberta feita este ano por cientistas das Universidades Yansei e Stanford. Eles criaram uma técnica na qual eletrodos com 30 nanômetros de largura são inseridos em organismos fotossintetizantes (cloroplastos) de células de algas. Isso retira uma pequena corrente elétrica das algas quando elas realizam a fotossíntese.


Inseridas em uma lâmpada com um gargalo, as algas com os eletrodos produzem 0.6 milliamperes por centímetro quadrado. As celulas estão conectadas umas às outras e ligadas à uma bateria central. Para que armazenem energia, ela devem ser tratadas – como explica o designer – da mesma forma que um animal de estimação: precisam de alimentação e cuidados.


As etapas são bem simples: manter sempre o reservatório com água (colocada por meio de uma abertura lateral), colocar o jarro no sol e fornecer CO2. Esta última etapa é feita simplesmente soprando na abertura principal.


Em contato com o sol, as células sintetizam alimento usando CO2 e água. Um sensor de monitora a intensidade de luz, permitindo a passagem para os elétrons somente quando o nível atingir determinado limite (o que garante que as algas não serão mal-nutridas).


*Via Info.

* Economia Solidária Mata Sul elege novos Coordenadores e cria Fórum Permanente!


Ontem, dia 16 de Abril/2012 foi iniciada a PLENÁRIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA REGIONAL DA MATA SUL EM PREPARAÇÃO DA V PLENÁRIA NACIONAL, que se extende até hoje. Início 8h até às 18h.
Dia 16 de abril/2012 a Plenária da Economia Solidária da Região Mata Sul estava repleta de educadores e respresentantes comunitários e empreendedores.
Participantes da Plenária da Economia Solidária da Mata Sul de Pernambuco, durante a tarde do dia 16 de Abril/2012
Com presenças de entidades de apoio, representantes governamentais e empreendedores da Economia Solidária.
Participação de vários representantes comunitários de Municípios da Mata Sul na Plenária da Economia Solidária dia 16 de abril/2012
Empreendedora produtora proferiu depoimento sobre sua experiência e como aderiu à Economia Solidária
Participação ativa de todos durante a Plenária da Economia Solidária da Mata Sul de Pernambuco, dia 16 de Abril/2012

Professora Sandra Valéria Cavalcanti, gestora da Gerência Regional de Educação da Mata Sul Pernambucana

O dia de ontem foi aberto com uma palestra proferida pela Professora Sandra Valéria Cavalcanti (gestora da Gerência Regional de Educação), abordando o tema EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA.

Professor João Bezerra, Vice Prefeito dos Palmares - PE
O Vice Prefeito Professor João Bezerra discursou representando o Governo Municipal dos Palmares.


O sociólogo Lenivaldo Andrade também foi ativo palestrante durante o dia.



O Artista Jaorish recitou um poema de autoria de Reginaldo Figueiredo do Tempo da Poesia,empreendimento Solidário do Ceará.

 
Giovanni (CPT) e Irmã Sandra (CICAF)
A Irmã Sandra da CICAF (Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas) foi a moderadora do evento junto com Giovanni da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Eles e a Irmã Marisa (CICAF) Coordenaram o evento.
Conselho de Coordenação do Fórum Permanente de Economia Solidária da Mata Sul de Pernambuco
À tarde as lideranças elegeram os Coordenadores do Fórum Regional Pernamente de Economia Solidária que ficou formada por: 
Entidades de Apoio:
Irmã Cristiane (Comissão Pastoral dos Pescadores - Sirinhaém), Irmã Sandra (CICAF)
Representantes do Governo:
Tânia Maria Rodrigues de Lima e Risoneide Santos da Silva
Empreendedores:
Cícera Maria da Silva Gonçalves (Àgua Preta), Maria Dulce dos Santos (Água Preta), Gleide C. de Vasconcelos (Palmares), Solange A. do Rego Ribeiro (Palmares), Elenildo C. Penha (Catende) e Jaorish Gomes Teles da Silva (GRUCALP).
Essas pessoas contempladas com os votos dos representantes reginais presentes são um tipo de Conselho Articulador do Fórum Permanente da Economia Solidária da Mata Sul Pernambucana, tendo com primordial função a educação de base e mobilização comunitária dentro dos ideais da solidariedade e preservação do meio ambiente.
Hoje a Plenária continuará. Amanhã haverá uma Feira no pátio do Centro de Treinamento João XXIII, iniciando às 7h. até às 16h. Oportunidade para os cidadãos comprar produtos produzidos em nossa Região (alimentos, produção agrícola sem agrotóxicos e artesanato).

Propostas das Plenárias para a ECOSOL MATA SUL

- Promover e mobilizar o pequeno agricultor a estar ciente dos Direitos de produção da Merenda Escolar
- Formação de empreendimentos e gestores
- Valorização do Mercado e viabilização de Mercado para ECOSOL
- Implantação de Agroindústria e beneficiamento
- Secretaria ECOSOL Municipal
- Criação de Pólos da ECOSOL]
- Criação de Micro Fábrica
- Lei Municipal de ECOSOL
- Conselhos Municipais ECOSOL
- Fiscalizar se os gestores municipais estão vigorando a Lei de compra de merenda orgânica da agricultura familiar dos agricultores da Região.
- Incentivar o pequeno agricultor a buscar alternativas para melhoria e aumento de sua produção
- Estimular as feiras locais, inserindo os produtos produzidos pelos educandos do SABERES DA TERRA

CLIQUE AQUI E VEJA O BLOG DO FÓRUM PERMANENTE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA MATA SUL PERNAMBUCANA

 

 


*

* ARTICULAÇÃO DE ENTIDADES DE PALMARES PROTESTA!

Hoje, dia 17 de abril/2012, manifestação pública exigindo do governo municipal atitude frente ao risco de Palmares perder o IFPE!
Nesta terça feira, dia 17, ás 10 horas da manhã, sairemos em passeata de frente do Centro de treinamento João XXIII até a prefeirura municipal. Contamos com presença e participação de todos/as. Essa luta e de todos/as que desejam uma Palmares diferente.
 



CARTA ABERTA DE PROTESTO E MOBILIZAÇÃO
PALMARES CORRE RISCO DE PERDER IFPE


A Articulação Municipal de Entidades – AME Palmares é um espaço de participação de Organizações da Sociedade Civil existente há 15 anos e agrega 25 entidades (Pastorais, Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas – CICAF, Associações de Moradores, Centro Cultural Gregório Bezerra, Grucalp, Instituto SOS Polis, Organizações de Defesa dos Direitos das Mulheres e dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Artesãos, Comissão Mata Sul de Economia Solidária e outros). Tem como prioridade o bem estar do ser humano. Luta pela transparência, ética, aplicação correta dos recursos públicos e o desenvolvimento regional.
         É com grande pesar que vimos a notícia nos meios de comunicação sobre o total desinteresse e descaso da Prefeitura Municipal dos Palmares sobre a vinda do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) a Palmares.
Na última quinta feira (12), aconteceu mais uma reunião entre servidores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e representantes dos municípios contemplados com campi da instituição. A maioria dos municípios já apresentaram os terrenos e outros já assinaram a doação dos mesmos. Conforme notícia do IFPE (http://reitoria.ifpe.edu.br/index.php?not=1064) que diz: “Já a situação de Palmares ficou ainda mais delicada. Representantes do município se retiraram no meio da reunião, sem apresentar qualquer novidade. O compromisso não cumprido seria a apresentação de uma planta da área oferecida ao Instituto. Os demais municípios correm para formalizar a doação até o dia 30 de abril.” Último prazo de formalização das doações dos terrenos para a construção do IFPE.
A reitora do IFPE, Cláudia Sansil, lamentou a saída do representante do município de Palmares, no meio da reunião, sem apresentar qualquer justificativa. “É uma demonstração de total desinteresse pela causa da educação. Enquanto outras prefeituras batem a nossa porta para ter o privilégio de abrigar um campus do Instituto”, reclamou.
Lamentamos o quanto Palmares perde com este fato: formação técnica dos jovens, geração de emprego e renda, o fortalecimento sócio econômico, educacional e cultural.


POR QUE O PREFEITO NÃO QUER O INSTITUTO FEDERAL EM PALMARES???
CHEGA DE ENROLAÇÃO. QUEREMOS ATITUTE DO GOVERNO MUNICIPAL.
A AME ESTÁ SE MOBILIZANDO. E VOCÊ?


--

“Muito longe, no brilho do sol, estão nossas maiores aspirações.
Possamos não alcançá-las, mas podemos olhar para cima
e ver sua beleza, acreditar nelas e tentar.” (Louisa May Alcott)