terça-feira, 29 de junho de 2010

* Em Palmares o povo revoltado!

Ontem, dia 18 de Junho, de manhã, quando eu estava redigindo o Diario de Enchente, sobre sábdo, dia 19 de Junho, novamente cortaram energia elétrica e internet. Isso porque a cidade novamente invadida por ouma enchente após 9 dias da primeira deste ano dia 18 de Junho.
Sem energia elétrica, não pude editar os clipes. Hoje farei isso e colocarei no YouTube do Jornal O OLHO e nestas páginas do site do nosso periódico onlinel.

Mas aqui farei um resumo de emergência, enquanto não coloco os clipes online.

Quem está documentando tudo aqui em Palmares, com clipes e fotos sou eu e o publicitário e técnico designer Denilson Vasconcelos (Jade Artes, empresa que foi arrasada pela enchente, restou apenas a máquina fotográfica dele com a qual está registrando muita coisa).

Desde a tarde de domingo, 27 de Junho, novamente outro pânico e desespero coletivo aqui em Palmares quando a Defesa Civil anunciou outra enchente e pediu desocupação as áreas atingidas. À noite a cidade estava deserta. E novamente o policiamento desapareceu, tanto que não pude registrar o início da enchente que iniciou em Palmares por volta da meia-noite. Era perigoso circular pelas ruas desertas repletas de bandidos ansiando arrombar residências.
Somente ontem no final da tarde apareceu uma viatura policial circulando pela cidade com 4 policiais. E deram prioridades a uma área onde existe um depósito de alimentos de um empresário que perdeu 70% do que existia no armazém da Avenida Nossa Senhora de Lourdes. À noite uma viatura passou por ruas do centro da cidade, com uma sirene tocando e depois sumiu!
Há notícias de assaltos, arrombamentos.
Um rapaz de nome Fernando veio de moto visitar o pai na vizinha Cidade da Água Preta (outra cidade arrasada pela enchente) e foi assaltado, vítima de violência, está no Hospital da Restauração. Parece que ficará paraplégico.
As noites desses dias são de terror total. Medo pelas ações das gangues!


Somente ontem à noite as águas da enchente foram evacuadas aos poucos. Mas diante de tantos dejetos, lamas entupindo os esgotos, ainda há água empoçada em vários locais da cidade.
Registrei denúncias de pessoas revoltadas, vítimas da enchente daqui do Centro da Cidade, relatando a falta de assistência médica, sem receber alimentação, roupas e colchões. Quem tem roupas, não pode lavar por falta de água encanada e de material de limpeza.

É primordial enviar cloro para Palmares urgentemente!
Em 2000, quando houve uma enorme enchente em Palmares (não chegou ao nível da enchente do dia 18 deste mês, mas na época foi a maior da nossa história somente superada pelas enchentes atuais), a cidade teve rapidamente caminhões pipas com água potável e com detergente! O povo está vendo a diferença atualmente porque agora tem tanta gente discursando e dizendo que os Governos Federal e Estadual estão agilizando ações...

Quem tem dinheiro no banco não pode tirar porque os bancos estão sem funcionar (somente a Agencia da Caixa funciona com uma fila enorme). E mesmo com dinheiro, as poucas mercearias existentes nos bairros altos, nos morros, tinham pouco estoque antes da enchente por serem de micro empresários, não suportanto o aumento de clientes.
Um empresário dono de uma padaria da periferia sobre um morro do Bairro São Pedro (antiga Cohab II), comentou que pela primeiro vez desde que iniciou seu negócio há muitos anos, conseguiu faturar 16 mil Reais num único dia.
Há revolta popular diante de donos de mercearias explorando a falta de produtos. Na falta de energia elétrica, houve quem vendesse uma vela por 5 Reais! E o aumento do preço do bujão de gás chegou a 80 Reais cada butijão. Água mineral vendida ao preço de até 20 REais o butijão de 10 litros!
Pior foi saber através até de notícias de rádios locais que um empresário local trouxe 22 caminhões pipas cheios de água mineral e a entrega foi proibida entrar na cidade.
Um grande absurdo! Não é momento para discriminação política. Não é momento para ver partido de A ou de B ou de C. O importante é manter união e solidariedade.
Ontem gravei depoimentos de moradores da Avenida Coronel Izácio, BAirro Centro que muito me emocionou. Os moradores reclamando a falta de apoio, falta de ação para limpeza das ruas (aquela avenida está do mesmo jeito desde quando as águas baixaram dia 20 de Junho). Mas disseram que a partilha existe, um morador ajudando o outro. Se alguém recebe ajuda enviada por familiares e amigos, distribui entre os vizinhos. Naquela avenida como em vários locais da cidade, o povo capta água das chuvas caídas através das calhas dos telhados! Senão estariam passando sede e sem água para a higiene mínima necessária para a sobrevivência.

E sobre higiene, essa a grande preocupação. A cidade está com surtos de dengue, diarréia, hepatite A, leptospirose, gripes, tosses, problemas renais, võmitos, etc.
Não há medicamentos na cidade. As farmácias falidas, sem os produtos chegarem ao povo.

PALMARES PRECISA URGENTEMENTE DE EQUIPES MÉDICAS E DE MEDICAMENTOS DE EMERGÊNCIA, VACINAS...


Foi prometida montagem de um Hospital de Campanha da Aeronáutica e até agora nada foi montado! Os militares Federais (Exército e Aeronáutica) chegaram em Palmares dia 19 de Junho e nada até agora foi feito nesse sentido.
Há crianças andando e brincando dentro das águas contaminadas que invadem a cidade e nas poças. Ontem filmei clipe de crianças brincando assim e o Conselho Tutelar (cuja Sede não foi atingida pelas águas) e outras autoridades que deveriam orientar e vigiar estão sem ação!
O Supermercado que esteve e está em amplo funcionamento é o do Prefeito (Supermercado do Beto), bem sortido. Hoje a Rádio Cultura dos Palmares anunciou no Jornal matinal Cultura e o Seu Redator que mercadinhos de bairros periférios onde não houve enchente, estão abrindo e vendendo produtos e houve denúncias de abusos de preços.
Palmares está sem água encanada. Novamente esperar que cheguem caminhões pipas para abastecer a Cidade.
O Rio Una continua com água. Chuvas deram trégua hoje, mas no agreste, onde ficam as nascentes dos rios desta Bacia do Rio Una, continuam chuvas torrenciais. Isso que deixam todos preocupados porque as represas ficam cheias. A Defesa Civil do Estado diz que está monitorando todas as represas e avisará qualquer outra emergência.
Estamos apenas no início do inverno. Meses de Julho e Agosto há mais precipitações pluviométricas e eis o ponto de maior preocupação e medo coletivo.

Mais tarde relatarei outras informações e farei o possível para ainda hoje colocar online os clipes com depoimentos, denúncias, imagens das enchentes do dia 18 de Junho e do dia 28 de Junho. Imagine os estragos de duas enchentes grandes num espaço de apenas 10 dias! Quando os desabrigados estavam lavando residências e fazendo mutiroes para limpezas das ruas, novamente a cidade foi invadida por enchente, trazendo mais dejetos e lamas para as ruas e casas!

Muita gente desesperada querendo sair da cidade. Empresários arrumando o que restou para se mudar de Palmares e ir morar e montar negócios numa cidade na parte mais alta do Estado, no Agreste ou Sertão.

Aguardem os clipes e fotos! EStou dependendo de oportunidades de acessos à internet e da regulzarização da energia elétrica. Creio que hoje poderei fazer isso e colocar mais informações no Diário da Enchente.

Eu sou Jaorish, de prontidão relatando e registrando o fato como o fato acontece.


- Exército monta Hospital de campanha em Palmares!(atualização 2/julho/2010)
28 de Junho de 2010- Palmares sofrendo outra enchente...
- Diário de uma enchente - Sexta-feira, 18 de Junho de 2010
- Diário de uma enchente - Sabado, 19 de Junho de 2010.

*
*
*