segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

* Em Palmares (PE), efeitos colaterais de uma eleição conturbada!

r
Promessas não cumpridas e perda de tempo procurando defeitos no quintal do vizinho.

Quem quer renovar e cumprir propostas de desenvolvimento, não pode se levar por mesquinhez de perseguições e nepotismos centralizadores tiranos.
Pior quando durante 3 anos esquece de arregimentar recursos e processos de desenvolvimento para cumprir promessas de palanque. Ao invés de ações administrativas, somente processos perseguidores e investimentos numa oposição contra quem anteriormente administrou, em discursos nas emissoras de rádio e em qualquer efeméride festiva ou reunião social.
Como se diz popularmente, muito erra quem critica muito as folhas caídas das árvores do quintal do vizinho e esquece seu próprio quintal infectado de dejetos de fétida fossa cheia derramando excrementos.
O cúmulo se preocupar em somente mostrar erros de quem já passou, com medo de ser novamente derrotado pela força do votos dos simpatizantes, descarregando prematuramente todo o conteúdo de discurso de futuro palanque eleitoral. Enquanto, isso, forças de oposição crescendo com apoio de um povo exausto de tantas falácias e revoltado, rejeitando quem prometeu implantar "uma nova história" (que não foi nada nova, foi um retrocesso administrativo, permeado dos vícios dos desmandos, vaidades e autoritarismos).

Sandices absurdas: do falso profeta à compra desenfreada num mesquinho leilão social...

Quer ver maior absurdo que durante um discurso em palanque o candidato cometer o sacrilégio de dizer que falou com Deus recebendo ordens para sair às ruas com o povo rumo a uma vitória?
Vivenciei um período repleto de sandices politiqueiras e uso indiscriminado do poder da máquina administrativa e econômica.
Vinganças pessoais, complôs, num verdadeiro desumano leilão da dignidade e da honra.

Incoerências e medos...
E os populares comentando, "onde está a Lei? A cidade entregue a barulhos ensurdecedores de carros de sonorização de propaganda de candidatos, alguns com gestão legislativa vigente desrespeitando as Leis Ambientais que eles deveriam proteger e fazer cumprir!"...
Eles estão surdos?
Um amigo Juiz foi para uma cidade do Sertão e um dos primeiros atos dele foi regularizar os volumes dos carros de sonorização. Naquela cidade não tem barulho. E em época de campanha eleitoral eu fui à Cidade de Fortaleza, Ceará e não vi carros de sonorização de propagandas políticas, incomodando, estavam com volume moderado.
Incoerentes tutelados por ditos líderes partidários: Nunca vi tanta bagunça patrocinada por gente que prometeu colocar ordem e progresso numa terra... Preponderação da Lei "Dente por dente", manobrando um povo com olhos vendados pelo marketing lidibriador e pela satisfação de instintos baixos sob o patrocínio financeiro que com certeza mais adiante será ressarcido de forma a prejudicar o andamento do progresso do nossa terra.
Vale a pena usar de todos os meios para vencer uma eleição, sem respeitar princípios básicos de Ética e moralidade? Mas com certeza, a Lei Universal da ação e reação funciona (como o popular diz, "quem planta chuvisco colhe tempestade", com certeza o mal retorna triplicadamente para quem o faz ou patrocina; vemos isso concretamente na História).
Há vários modos de entrar na História. Mas o livre arbítrio mal usado leva muita gente a escolher entrar na História com atos de vilanias.


No final tudo será uma grande pizza?

Entrando em sites do Sistema Judiciário Eleitoral, Cível e Criminal, lá estão nomes de quem se diz limpo para um pleito, envolvidos em condenações, em processos chocantes...
Houve uma guerra de mútuas acusações, cada facção polarizadora do pleito acusando adversários. Perdas de um tempo que deveria ser de propostas em prol do desenvolvimento da nossa terra...
Surgiram impugnações e cassações. Será que tudo se transformará em pizza?

Linguas ferinas bradam: Dizem que quando o Governador diz, "eu quero meu candidato assumindo o cargo para o qual foi eleito", tem muita gente baixando a cabeça, principalmente se for tutelada por ele e não quer perder "a boquinha" de ser renomeada ao final dos 2 anos de gestão dados por ele... Outras dizem, "somente é condenado é o pobre que não pode pagar fianças e Liminares..."
Não acredito que tudo é venal e parte integrante desse leilão social escandaloso!
Ficaram claros os acordos entre facções durante a eleição. E o silêncio após aquela fase, deixa muito a pensar. Não mais se sabe de onde vem os acordos e os complôs, diante das misturas ocorridas na eleição de 2006 e mais ainda durante este ano. É um campo minado.
Ainda acredito que quem prejudicou nosso povo, ainda arcará pelos danos e quem cometeu crimes durante o pleito, receberá as penas cabíveis!
Dizem que a Justiça tarda mas não falta... E vendo as pilhas de pastas de Processos nas mesas dos Magistrados, compreendemos tal verdade...


Plutocracia se transformou em Democracia?

Não sei até onde vai a abrangência da palavra Democracia. Será que há democracia (governo do povo) quando quem manda é o poder econômico? O Capitalismo Selvagem é democrático? Duvido!
Mas há quem salvaguarda os Direitos Humanos, entre os quais está a Democracia livre e plena que buscamos para esta Nação...
Se haverá pizza, não será o povo usado e crédulo (que não foi a maioria, porque boa parte não quis votar em ninguém) quem comerá as fatias, mas as cúpulas partidárias da coligação vencedora. E veremos quem comerá as fatias mais recheadas!


E para um povo amante da folia, sempre "vai rolar a festa", com ou sem Ivete Sangalo...


De resto é festa para alguns foliões militantes ainda a buzinar pelas ruas e gritar pela alegria de exercer o direito de mudar um quadro político administrativo...
Pelo jeito, em Palmares a pizza será igual à do Recife, pois houve diplomações e ninguém mais falou em assuntos correlatos às cassações e impugnações (silêncio após todo alarde da imprensa estadual sobre o assunto, mesmo faltando citar os processos do lado amarelo).
Afinal, o título de TERRA DOS POETAS somente é usado como slogan de marketings demagógicos em propagandas governamentais e discursos de palanques com cheiro de formol. Prometem muito patrocinar a Cultura, enaltecem muito nosso passado, porém ao chegar no poder, tudo continua do mesmo jeito que antes ou piora como na atual administração. Vivem de um passado e não constróem o presente (evidentemente, povo acultura e bem informado é difícil de ser enrolado; os politiqueiros não toleram gente que os questionem).

A volta dos que não foram?


Mas de repente, a realidade de palanque e de quem acompanhou o vencedor, mostra que não há mudanças futuras como tanto se almejava porque a maioria da assessoria do governo anterior tão criticado em 2004 e este ano, estava acompanhando os passos do candidato vencedor. E há rumores que vários farão parte da assessoria do futuro governante. E até o vencedor é cria do ex-prefeito, pois fez estreia proferindo algumas palavras tímidas, num comício memorável do palanque dele em 2000. Tomando um posicionamento crítico em 2004, não encobriu todo o envolvimento político de há anos e toda intervenção em prol e durante administração passada.


Atitudes suicidas finais de quem não soube ter o poder nas mãos.

Fatos estranhos, misteriosos, rondando Palmares... Primeiramente durante o pleito eleitoral, no arrefecimento de campanha nas últimas semanas...
E como se entregaram desse jeito a uma derrota, sem fazer um encerramento de administração coroada de realizações, festas e simpáticas ações populares?
Vimos o ex prefeito trabalhando até o último dia, fazendo trabalhos pela cidade, cumprindo estafante expediente, mesmo sem ter eleito seu candidato e não podendo pedir reeleição... Ficamos acostumados com a garra da linha portelista. E depois disso, ninguém mais conseguiu implantar algo mais inovador e concretamente progressista em todos os aspectos de políticas sociais e administrativas.
Atualmente o que vemos é um coroamento de suicídio político de quem não soube ter o poder nas mãos para ter uma reeleição e dar continuidade ao que prometeu... No início da administração, grandes perdas de vários que apoiaram a eleição do administrador, mostrou não fazer boa política porque não conquistou inimigos (bom político conquista inimigos e não deixa de acolher quem o apoiou e não trai o que prometeu ao povo)...
Aqui estaremos a registrar os fatos e a comentar, fiéis aos nossos princípios em prol da Liberdade e Cultura do nosso povo!


Jaorish Gomes Teles da Silva

2 comentários: