FREVIOCA é um trio elétrico no bom sentido da palavra. O termo frevioca origina-se de uma designação para folia, divertimento, pequena troça, utilizado no inicio do século passado.
A Frevioca recifense foi criada em 1979, presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, o jornalista e escritor Leonardo Antônio Dantas Silva, que “resolveu transformar a Pândega (transporte usado na metade do século XX para transportar piano e fazer a festa animando o povo da cidade) em alegoria utilizando um caminhão velho decorado com motivos carnavalescos em madeiras e plásticos e adicionou ainda uma orquestra de frevo com som amplificado e com participação de um cantor.”
Em 1980, a Frevioca saiu pela primeira vez para animar o folião resgatando dessa forma o Carnaval de rua no Centro do Recife para resgatar o carnaval de Rua do Recife e colaborar diretamente com as agremiações que, sem recursos não dispunham de orquestra para os desfiles.
Na sua primeira formação tinha a Orquestra Popular Ademir Araújo e o cantor Claudionor Germano, percorrendo as principais ruas do centro do Recife, formando um cinturão carnavalesco.
A idéia inicial foi ampliada e atualmente a frevioca traz alegria e frevo para todo o Recife, cada vez mais parecida com um trio elétrico, no sentido da amplificação, mas mantida as tradições de conduzir uma excelente orquestra de frevo e interpretes de todos os ritmos do carnaval pernambucano. Pois com o gigantismo do carnaval, sem amplificação as orquestras não são mais adequadamente escutadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário