segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

* Novo visual para a Mulher da Sombrinha (Catende - PE)




Este ano, a Mulher da Sombrinha vai desfilar de roupa nova pelas ruas da cidade de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Ela anima o carnaval da cidade há 30 anos. A boneca ainda precisa de reparos, mas deve ficar pronta até o dia 14 de fevereiro, quando sai às ruas.
Este ano, a personagem está com algumas novidades. “Vamos utilizar tecido indiano, grafitagem, modificar a cor dela e fazer uma maquiagem artística de carnaval, com muitos brilhos e lantejoulas”, garantiu o artista plástico Rodrigo Menezes.



HISTÓRIA




A Mulher da Sombrinha foi confeccionada pelo artista plástico Sílvio Botelho e o bloco existe desde a década de 1970. Ela desfila sempre acompanhada por outro personagem, o Operário Gigante.
A história dos bonecos remonta a uma lenda dos anos 1920. Conta-se na cidade que uma mulher saia com uma sombrinha todas as noites para seduzir os trabalhadores, mas, quando chegava ao cemitério, ela sumia.
No ano passado, o bloco da Mulher da Sombrinha reuniu 30 mil pessoas, e a expectativa este ano é de um público ainda maior. “Estamos promovendo o resgate da cultura popular carnavalesca da Mata Sul”, disse o secretário de Cultura de Catende, André Villarim.
“A população de todas as cidades da região converge para Catende para brincar o carnaval com a Mulher da Sombrinha, sempre com muito brilho e muita alegria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário