sábado, 14 de março de 2009

* Manifestos contra porto em Manaus


A construção do Porto das Lajes pela empresa Log-in Logística Intermodal, nas confluências do Encontro das Águas e das comunidades situadas no lago do Aleixo vem mobilizando a sociedade de Manaus contra este empreendimento. O porto viria, segundo o governo do estado do Amazonas, a solucionar o problema logístico do Pólo Industrial de Manaus quanto à exportação. Porém movimentos sociais vêm se mobilizando contra este empreendimento, que causará impactos irreversíveis ao ambiente e a depredação de um dos grande patrimônios naturais e culturais do Amazonas e do Brasil: o Encontro das Águas. O porto afetará o Lago do Aleixo, no bairro 11 de Maio/ Colônia Antônio Aleixo, prejudicando o vida das comunidadades que vivem neste lugar. Tudo isto para beneficiar o grande capital.
Em fevereiro foi realizada uma caravana ao encontro das águas para denunciar o empreendimento. No ultimo dia 10 houve reunião com ministério público. Na agenda do movimento está marcada mobilização na reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente, no dia 17/03. Próxima terça terá reunião do Grupo de Estudantes do INPA, na sala de triagem, do curso de ecologia. Está sendo preparada uma série de oficinas junto aos comunitários do Aleixo e realizado um abaixo-assinado para o tombamento das Lajes e do Encontro das Águas. Através dos blogs http://rogeliocasado.blogspot.com e www.ncpam.com, podemos acompanhar a agenda de mobilizações.
O movimento tem à frente os comunitários do Lago do Aleixo sob a direção do Movimento de Reintegração dos Hansenianos (MORHAN), integrantes do Comitê Gestor da Comunidade Colônia Antonio Aleixo. Organizazam-se no movimento "SOS Encontro das Águas" a Amigos de Manaus, a Associação Cultural Ambiental e Tecnológica, WOMARÃ, Fórum Permanente de Defesa da Amazônia, Associação de moradores da Colônia Antônio Aleixo, Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Manaus, Núcleo de Cultura Política do Amazonas - NCPAM/UFAM, Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo, Associação Jesus Gonçalves, Associação Beneficente dos Locutores Autônomos de Manaus e Grupo de Mobilização dos Estudantes do INPA. O porto está sendo construído pela Lajes Logística S/A, ligada à Log-in Logística intermodal, com sede no Rio de Janeiro, sendo representado pela Bovespa e Vale do Rio Doce, sendo que em Manaus é representado pelo Grupo Simões (Coca-Cola) sob a denominação de Juma Participações S/A.
Pré-Coletivo CMI Manaus
Abaixo assinado
pelo tombamento das Lajes e do Encontro das Águas
Saiba Mais:: PORTO DAS LAGES, OPORTUNIDADE DE LUCRO FALA MAIS ALTO AUDIENCIA NO MPF CONTRA O PORTO DAS LAJES DOSSIÊ CONTRA A CONSTRUÇÃO DO PORTO DAS LAJES, Manaus Caravana "Encontro das Águas" CONTRA O PORTO DAS LAJES (MANAUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário