domingo, 15 de março de 2009

* Novelas da Rede Globo influenciam positivamente

Na edição desta semana, a revista britânica Economist publicou artigo no qual afirma que as telenovelas exerceram influência positiva no Brasil nos hábitos e comportamentos do público brasileiro.
Para fundamentar a tese, o artigo "Soaps, sex and sociology" ("Novelas, sexo e sociologia", tradução livre) cita estudo publicado recentemente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que sugere que as os folhetins nacionais exerceram influência na fertilidade e número de divórcios no Brasil nas últimas décadas, informa a BBC.
De acordo com o informado pelo estudo, a transmissão da TV Globo em algumas regiões do país teria contribuído para o declínio de 0,6 ponto percentual na possibilidade de uma mulher ter filhos em determinado ano. O levantamento diz, ainda, que as novelas da emissora também teriam relação com um aumento de 0,1 a 0,2 ponto percentual, no número de mulheres entre 16 e 49 anos que pediam divórcio. A revista diz que baixos índices de natalidade e divórcio estariam ligados a menos casos de violência doméstica.
Com base em tal estudo, o artigo da revista britânica diz que, o fato de a Globo mostrar em suas novelas famílias menores e mais ricas, um realidade diferente da vivida pela maior parte dos brasileiros, estimula modificações sociais.
Dizendo que a influência das novelas pode ser mais positiva do que dizem seus críticos, a revista afirma: "Se a Globo pudesse lançar agora uma novela sedutora sobre reforma tributária, sua transformação do Brasil estaria completa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário