segunda-feira, 18 de maio de 2009

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 18/05/2009

O Globo

Manchete: CPI também vai apurar patrocínios da Petrobras
Lula: Investigação é político-eleitoral e coisa de quem não tem o que fazer
A oposição também quer investigar na CPI da Petrobras os patrocínios culturais da estatal com indícios de irregularidades. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) vai requerer cópias dos inquéritos abertos pela Policia Federal e das auditorias do Tribunal de Contas da União. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o uso político-eleitoral e disse que senadores que pediram a CPI "não têm outra coisa para fazer". (págs. 1 e 13)
Presidente pede uso de reservas
Na Arábia Saudita, o presidente Lula defendeu que os países emergentes destinem o dinheiro de suas reservas internacionais para investir em atividades produtivas e educação, em vez de aplicar em títulos do Tesouro americano. (págs. 1 e 13)

Foto legenda: Alvo de protestos no reduto antiaborto
O presidente dos EUA, Barack Obama, recebe o título honoris causa da Universidade de Notre Dame, palco de protestos de católicos antiaborto. Obama, que é favorável ao aborto, pediu "mentes e corações abertos". (págs. 1 e 17)
Prova muda para avaliar alunos fracos
O baixo desempenho de países como o Brasil levou o Programa Internacional de Avaliação de Alunos a criar prova com questões mais fáceis. (págs. 1 e 3)

Chávez agora ameaça ONGs estrangeirasA Assembleia da Venezuela deve aprovar uma lei que dá a Hugo Chávez controle total sobre fundos estrangeiros e pode impedir o trabalho de ONGs. (págs. 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Imposto sustenta sindicatos de fachada
Só 20% das 500 mil indústrias estão associadas a alguma entidade patronal
Os sindicatos patronais vivem uma crise de representatividade. Apenas 20% das 500 mil indústrias brasileiras estão associadas a alguma entidade; em paises desenvolvidos o percentual de adesão chega a 35%. Empresários, procuradores do trabalho e advogados estimam que 80% dos quase 4.000 sindicatos patronais registrados no Ministério do Trabalho têm pouca ou nenhuma representatividade. "Eles sobrevivem só para arrecadar o imposto sindical, recolhido de forma compulsória", diz Laerte Augusto Galizia, advogado que atua há 40 anos na área.A proliferação de agremiações acontece porque mantê-las é um bom negócio. Em 2008, o setor patronal arrecadou R$ 363 milhões. Os sindicatos ficaram com 60% desse valor. O resto foi para federações, confederações e governo. (págs. 1, B1 e B4)

No MA, parede vira mictório em abrigo sem água nem luz
Cidades afetadas pelas enchentes no Ceará, no Maranhão e no Piauí estão sem energia elétrica até em abrigos improvisados. Em Trizidela do Vale (MA), cerca de 40 famílias vivem em hospital abandonado, sem luz, cesta básica e água potável. Os repórteres Matheus Magenta e Fernando Donasci passaram uma noite no abrigo, onde mães não dormem para espantar mosquitos, e paredes viraram mictórios. (págs. 1 e C4)
Foto legenda: Maria de Souza Pinheiro e seu filho em antigo hospital transformado em abrigo devido às chuvas, em Trizidela do Vale (MA)

Bancos faturam com ignorância financeira, avalia matemático
O matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho diz, na entrevista da 2ª, que falta ética na relação de bancos com seus clientes. Para o professor, despreparo de gerentes e falta de transparência de bancos e governos acarretam perdas para pequenos investidores. Para ele, o brasileiro não tem tradição de controle e planejamento, o que gera alto custo à sociedade. (págs. 1 e A12)
Senado usa CPI para tirar foco de denúncias, diz presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu em Riad (Arábia Saudita) que, por trás da criação da CPI da Petrobras, pode estar uma tentativa de tirar foco de denúncias no Senado ou interesses eleitorais "menores". O governo ainda tentará uma última negociação com tucanos e democratas para evitar a abertura da CPI. Caso volte a fracassar, a ordem é isolar os tucanos. (págs. 1 e A4)

No Sri Lanka, rebeldes tâmeis admitem derrota
O grupo separatista Tigres Tâmeis, que trava guerra civil desde 1983 no Sri Lanka para criar um Estado para a minoria tâmil, admitiu ter sido derrotado pelo governo e propôs depor armas em troca de cessar-fogo. O governo diz que manterá ataques aos "terroristas". (págs. 1 e A9)

Editoriais
Leia "No banco dos réus",que analisa dificuldade de garantir direito autora1 na internet; e "Segurança e corrupção". (págs. 1 e A2)

Marina Silva: MP chancela a grilagem na Amazônia
A pretexto de resolver a crônica desorganização fundiária, a recém-aprovada Medida Provisória 458 coloca a Amazônia em risco. Com os adendos, chancela o festival de grilagem na região e abre portas para mais concentração agrária. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: PSDB aceita ouvir Gabrielli, mas não abre mão da CPI
Se não adiantar nada, depoimento perde o sentido, diz ministro José MúcioLíderes do PSDB afirmaram ontem que o depoimento do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, não será "moeda de troca" para impedir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar supostas irregularidades na estatal. "Não tapo meus ouvidos para ninguém, mas uma coisa não invalida a outra", disse o líder dos tucanos no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), ao lembrar que a decisão de instalar a comissão já foi tomada. "Ouvi-lo antes ou depois não faz diferença, desde que a CPI seja instalada e caminhe", concorda o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). O depoimento ainda não tem data definida. O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, admite que os tucanos “estão no direito deles", mas pondera: “Se não vai adiantar nada, não tem sentido ele (Gabrielli) ir ao Congresso". A oposição aproveitou o confronto entre a Petrobrás e a Receita Federal por conta de compensações fiscais que renderam R$ 4 bilhões à estatal para aprovar a comissão. Em Riade, na Arábia Saudita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar a oposição. Para ele, trata-se de "questão político-eleitoral". Segundo Lula, a decisão de 30 senadores que mantiveram a assinatura do requerimento para implantar a CPI é coisa de "quem não tem nada para fazer". (págs. 1 e A4)
Frase"CPI da Petrobrás é coisa de quem não tem mais nada para fazer"
Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República
Foto legenda: Boas-vindas - Lula é recebido com incenso na Arábia Saudita

Perdigão e Sadia batem martelo sobre fusão
Os principais acionistas de Perdigão e Sadia concluíram ontem à tarde o acordo para a união das companhias na Brasil Foods. A nova empresa nasce como a líder no setor de alimentos industrializados do País e a número 1 do mundo no processamento de carne de frango. Analistas esperam que a Brasil Foods concentre suas forças no exterior. No mercado interno, as duas marcas serão mantidas. (págs. 1, B8 e B9)

Indústria tenta mudar projeto sobre terceirização
Governo, sindicalistas e empresários negociam para substituir projeto prestes a ser votado na Câmara que regula a terceirização de serviços. A indústria teme que contratantes sejam processadas pelo descumprimento de obrigações trabalhistas das prestadoras de serviço. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal já teve de arcar com dívidas da sua fornecedora de equipes de segurança e limpeza. (págs. 1, B1 e B3)

Com 78 casos de gripe suína, Japão fecha escolas
O número de casos da gripe suína cresceu mais de 1.000% em 24 horas no Japão, surpreendendo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia se deve conferir à disseminação da doença o status de pandemia. Tóquio anunciou medidas como o fechamento de escolas depois que os registros saltaram de 8 no sábado para 78 no domingo - até mesmo pessoas que não viajaram recentemente ficaram doentes. O Brasil fará hoje na abertura da Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, apelo por garantia de acesso a remédios e tecnologia. Os EUA rejeitaram acordo nesse sentido. (págs. 1 e A14)

Premiê de Israel vai aos EUA com agenda anti-Irã
O primeiro-ministro israelense, Binyamin Nctanyahu, reúne-se hoje com o presidente americano, Barack Obama, em Washington. Seguindo a agenda do chamado "lobby pró-Israel", Netanyahu deve priorizar a ameaça iraniana em relação à questão palestina e insistir para que os EUA endureçam ainda mais as sanções contra o Irã. (págs. 1 e A10)

Imprensa: Jornal impresso ainda seduz leitor
Pesquisa aponta vantagem sobre web quando se exclui variável preço. (págs. 1 e B12)

Anorexia: Homens buscam ajuda contra doença
Faltam dados epidemiológicos, mas médicos veem procura crescer. (págs. 1 e A15)

Notas & Informações: Doação eleitoral e lobbies
Até se entende o público associar doação eleitoral a algo escuso, tantas têm sido as irregularidades. Mas não se pode "demonizar" o sistema de financiamento de campanha, permitido por lei. (págs. 1 e A3)

Lúcia Guimarães
A década de 70, do abismo real da falência e do crime, merece anistia. (págs. 1 e D8)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: Mais crédito para os bons pagadores
Cadastro positivo reduzirá juro para pessoa física
O Projeto de Lei n° 263/2004, que propõe a criação do cadastro positivo do consumidor, deve ser votado amanhã na Câmara dos Deputados, após cinco anos em trâmite no Congresso Nacional. A proposta, que tem por objetivo baixar ainda mais a taxa de juro nas operações de crédito às pessoas físicas com bom histórico de pagamento de dívidas, é vista pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda como uma importante ferramenta de incentivo ao consumo no país. Até a oposição demonstra estar a favor da iniciativa, que ainda protege a privacidade do consumidor e define punições às empresas que abrirem os dados sigilosos dos clientes. (págs. 1 e Economia A18)
Agronegócio: primazia sobre reforma agrária
Apesar das críticas dos produtores rurais pela tolerância com o Movimento dos Sem Terra (MST), o governo Lula tem sido generoso no repasse e direcionamento de recursos públicos para o agronegócio. Da administração direta e das operações de crédito de bancos estatais o setor recebeu 133% a mais do que a verba destinada à agricultura familiar e à reforma agrária. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A6)

Banda larga em 95% da rede federal de ensino
A web passará a fazer parte do dia a dia dos alunos - com o aval dos professores e no horário das aulas - em 95% das escolas públicas de ensino básico e dos polos de educação a distância (EAD), de todo o Brasil até o fim de 2010. É uma ampliação do projeto Banda Larga nas Escolas, do Ministério da Educação, para intensificar o acesso à internet. (págs. 1 e Educação A17)

Obama discute paz com Israel
O primeiro-ministro de Israe1, Benjamin Netanyahu, se reúne hoje, em Washington, com o presidente americano, Barack Obama. Segundo assessores israelenses, Netanyahu pode apoiar um processo de paz que leve à criação de um Estado independente palestino. (págs. 1 e Internacional A21)
Sociedade aberta
Arnaldo Jardim
Deputado federal (PPS-SP)Crise aponta para uma economia mais sustentável. (págs. 1 e A9)

Sociedade aberta
Flávio Lazzarin
Membro da Pastoral da TerraModelos da agricultura e do agronegócio estão em choque. (págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Sem direito de ser criança
No Distrito Federal, 23 mil meninos e meninas abandonam a infância para cumprir longas jornadas de trabalho
Desde pequenos, eles colocam em risco a formação física e mental para assumir responsabilidades de adulto. De acordo com levantamento do Centro de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (Cedeca), uma ONG de âmbito nacional, é numeroso o exército de profissionais mirins na capital do país. A sociedade fecha os olhos para histórias como a da adolescente de 15 anos que abandonou a escola para atuar 12 horas por dia como babá na Estrutural. O governo reconhece o problema e garante que desenvolve programas contra o trabalho infantil. (págs. 1 e Tema do Dia, 17)

Vida de concurseiro:
Indignação
- A desgastante espera dos aprovados para Câmara
Depois de quase dois anos do início do concurso da Câmara dos Deputados, quem passou ainda aguarda para tomar posse. Dos 212 cargos, 32 foram preenchidos. (págs. 1 e 10)

Câmara:
Os defensores de uma ética bem particular
O Conselho de Ética da Câmara tem o papel de julgar os deputados acusados de ferir o decoro parlamentar. Mas os próprios congressistas que integram o grupo não andam na linha. No jogo entre interesses públicos e privados, apresentam projetos que beneficiam financiadores de suas campanhas. (págs. 1 e 2)
Controvérsia
Entenda os temas do debate sobre a reforma política (págs. 1 e 5)

DF tem nova suspeita de gripe suína
Uma mulher internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) pode ter contraído o vírus fora do país. Duas outras pacientes ainda esperam por resultado de exame (págs. 1 e 14)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Grande empresa banca crédito a fornecedores
Para evitar descontinuidade na produção motivada pela falta de crédito a seus principais fornecedores, as grandes companhias brasileiras passaram a intermediar o relacionamento entre eles e os bancos. Um dos exemplos é a Vale, que acaba de fechar parceria com o Bradesco para que as pequenas e médias empresas que prestam serviço à mineradora possam descontar de forma automática o que têm a receber da companhia.Os acordos têm várias formas. Em alguns casos, prevê o desconto das duplicatas de forma automática, com a garantia de pagamento oferecida pelas empresas de primeira linha. Em outros, há o repasse direto dos recursos bancários por meio da antecipação dos pagamentos dentro da cadeia produtiva. (págs. 1 e C1)

Novo Refis reduz dívida em até 50%
O projeto de conversão em lei da MP 449, que espera sanção do presidente Lula, traz um dos parcelamentos de dívidas mais generosos do governo federal nos últimos dez anos. Segundo tributaristas, se mantido integralmente o parcelamento aprovado no Congresso, a redução do débito tributário consolidado variará de 10% a 50%. Se a empresa resolver colocar no novo parcelamento dívidas que já estão em programas anteriores, a vantagem pode ser maior ainda. Entre os fatores que levam à diminuição da dívida está o abatimento de multas, juros e encargos legais. "As grandes reduções estão deixando as empresas na expectativa do que será ou não vetado por Lula", diz o consultor Claudinei Schnoor. (págs. 1 e A5)

Estes são os 'Executivos de Valor' 2009
Os executivos considerados os melhores em 24 setores da economia recebem nesta segunda-feira à noite, em São Paulo, o prêmio "Executivo de Valor". Escolhidos a pedido do Valor por um júri formado por dez das mais renomadas empresas de "headhunting" que atuam no país, em votação secreta, eles se destacaram pelo desempenho à frente de suas empresas em 2008.A eleição do executivos levou em conta, além dos resultados financeiros, aspectos da gestão, como a capacidade para identificar oportunidades de inovação e de crescimento, a habilidade na liderança das equipes e a imagem da empresa no mercado. (pág. 1)

Lula busca investimento na China
Estimular os investimentos chineses no Brasil é um dos principais temas das negociações do presidente Lula com o líder chinês Hu Jintao, nesta semana. Lula desembarcou em Pequim na manhã desta segunda-feira, pelo horário chinês. A China já investiu US$ 18 bilhões no exterior neste ano, em plena crise financeira global. Um dos principais alvos foi a compra de participação na mina chilena Escondida, a maior produtora de cobre do mundo, por US$ 3,4 bilhões. Nem um centavo tomou o rumo do Brasil. (págs. 1 e A3)

Perda de divisas ameaça Argentina
No primeiro quadrimestre, a economia argentina perdeu pouco mais de US$ 7 bilhões, valor enviado para fora do país por empresas e cidadãos, nacionais e estrangeiros. Segundo o Banco Central, US$ 5,6 bilhões deixaram o país entre janeiro e março. O valor de abril, aproximadamente US$ 1,5 bilhão, é uma estimativa otimista das corretoras de câmbio da City portenha. No ano passado, já foram remetidos US$ 22 bilhões.
O Banco Central tenta conter a fuga de capitais por meio da colocação de títulos e venda de moeda nacional. Mas o esforço está ameaçado pelas eleições legislativas marcadas para 29 de junho, um alerta que não vem da oposição, mas do próprio governo. (págs. 1 e A11)

Entrada de capital externo na Bovespa soma R$ 7,7 bi
O Brasil brilha entre os emergentes e atrai fatias consideráveis de investimento estrangeiro em busca de altas remunerações. O principal sinal desse desembarque aparece na Bovespa, onde o saldo de recursos estrangeiros acumula R$ 7,7 bilhões no ano, até dia 12. Isso ajudou a elevar o Índice Bovespa de 36 mil pontos em fevereiro para 49 mil na sexta-feira.
Segundo dados da EPFR Global, os fundos estrangeiros com foco no Brasil receberam US$ 100 milhões na semana encerrada dia 13 maio. Em oito semanas, o valor captado passa de US$ 1,8 bilhão, elevando o saldo acumulado no ano para US$ 2,26 bilhões (R$ 4,746 bilhões). Além disso, muitos bancos e fundos de pensão investem no Brasil, por meio de corretoras, sem passar por fundos dedicados. (págs. 1, D1 e D2)

Portabilidade tem baixa adesão na telefonia
Passados dois meses desde a implantação da portabilidade, apenas 1 milhão de pessoas usaram o mecanismo, que permite mudar de operadora de telefonia sem alterar o número do telefone - 0,51% do total de 195,6 milhões de linhas fixas e móveis existentes no país. Os números estão muito abaixo dos previstos por pesquisas e empresas do setor. Uma das causas, reconhecem as operadoras, é que os consumidores têm a sensação de que os serviços prestados por todas elas são muito parecidos e deixam a desejar, o que desestimula a mudança. Na telefonia fixa, não há operadora concorrente fora das grandes cidades. (págs. 1 e B3)

Após 'conservadorismo' do 1º trimestre, Banco do Brasil voltará a ampliar crédito, diz Bendine (págs. 1 e A14)

Licença ambiental gratuita
O Congresso dos EUA vota nesta semana um plano ambiental que prevê distribuição gratuita de grande parte das licenças de emissão de gases estufa às indústrias mais expostas à concorrência internacional. (págs. 1 e A11)

Parceria franco-brasileira
Quatro brasileiros, entre eles o cineasta Heitor Dhalia, diretor de "O Cheiro do Ralo", associam-se aos franceses da Celluloid Dreams para criar a produtora Celluloid Dreams Brasil. O primeiro filme começa a ser rodado em outubro. (págs. 1 e B2)

Sotaque italiano
Aos completar 25 anos, a Fispal Food Service 2009, feira da indústria de alimentação, recebe a edição brasileira da International Techno Bake Exhibition (Siab), com a presença de 15 fabricantes italianos de equipamentos para panificação, diz Marco Antonioo Mastrandonakis. (págs. 1 e B7)
Descontos na siderurgia
Consumidores de aço estão obtendo descontos em negociações com as siderúrgicas. Alguns clientes de maior porte conseguiram reduções de até 20% em certos produtos. O argumento é a queda nos custos de produção do aço. (págs. 1 e B8)

Otimismo habitacional
Expectativa com o pacote habitacional do governo federal faz as construtoras elevaram previsão de vendas neste ano. A mineira MRV aumentou suas projeções em 50%, com vendas de até RS 2,9 bilhões. (págs. 1 e B9)

Farelo chinês
Com a desaceleração da economia e menor consumo de ração, a China aumentou as exportações de farelo de soja, competindo com as vendas de Brasil e Argentina na Ásia. Com isso, a expectativa é de queda no preço do grão. (págs. 1 e B11)

Democratização da rede
A popularização da banda larga é a chave para expandir a conectividade no Brasil, onde 90% das conexões rápidas ainda atendem às classes A e B. Ao inserir milhares de pessoas na sociedade da informação, a universalização do serviço ajuda a promover o desenvolvimento. (pág. 1)

Força à certificação
Pesquisa DataFolha, encomendada pela ONG Amigos da Terra
- Amazônia Brasileira, mostra que 85% dos consumidores aceitariam pagar mais por produtos com certificação de boas práticas ambientais. (págs. 1 e B12)

Ideias
Maria C. Pinotti e Affonso C. Pastore: economia sai da recessão no 2º trimestre, mas a baixa velocidade. (págs. 1 e A13)

Sergio Leo: queda do juro futuro é coerente com ventos globais. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Aumentam os investimentos em debêntures
A queda da taxa de juros tem aumentado o interesse do investidor pessoa física por papéis de crédito privado. A sinalização do governo de reduzir a tributação para aplicações em renda fixa pode trazer grande impulso para essas emissões. Atentas a esse novo nicho de mercado, algumas companhias destinaram parte de suas ofertas para atender à demanda desse público.
Depois da operação bem-sucedida com a colocação de R$ 610 milhões em debêntures da Bradespar em janeiro deste ano, com preço unitário de R$ 1 mil, a Telemar Norte Leste também realizou uma oferta para atender também ao segmento de varejo, com a emissão em maio de R$ 3 bilhões em debêntures, com preço de R$ 1 mil cada uma. Os papéis oferecem taxas atrativas, com retorno de 115% a 120% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI). De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), Alberto Kiraly, os papéis de empresas com bom risco de crédito, grande visibilidade e fluxo de caixa estável devem ter boa aceitação entre esses investidores. (págs. 1 e B1)

Empresas disputam venda de seguros para carros zero
A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros novos não ajudou apenas o setor automotivo. As seguradoras estão aproveitando o benefício fiscal do governo para serem mais agressivas na venda de seguros de carros zero quilômetro. A principal estratégia é a parceria com concessionárias, que permite que o cliente tire o carro novo da loja já com a cobertura e tenha serviços diferenciados, como assistência 24 horas, peças originais para reposição e vantagem nos preços. Com 250 mil veículos segurados, a Indiana só vende no canal concessionária e acaba de fechar parceria com a Nissan. O primeiro trimestre de 2009 foi o melhor dos últimos cinco anos para o segmento, com faturamento de R$ 2,9 bilhões em prêmios. (págs. 1 e B3)

Trânsito pode paralisar São Paulo em quatro anos
No ritmo que crescem os congestionamentos, São Paulo pode parar em quatro anos, o Rio em nove e Porto Alegre e Belo Horizonte em 12 anos, se não forem realizados investimentos em infraestrutura, transporte público e educação no trânsito. A projeção é da Fundação Dom Cabral com base em pesquisa que realiza desde 2004 sobre trânsito nas quatro capitais e que nos dados apurados em 2008, agora divulgados, constatou que os congestionamentos cresceram em extensão e frequência.Outra constatação: a redução da mobilidade foi incorporada ao cotidiano das pessoas. “Este conformismo é tudo que o Estado quer para manter sua inércia e ineficiência”, diz Paulo Resende, professor da entidade. (págs. 1 e C4)

Petrobras segue regras e devolve áreas do pré-sal
A Petrobras já devolveu à União 50% dos blocos que originaram os campos de Tupi, Iara, Guará, Carioca, Iguassu, Bem-te-vi e Parati — por força das regras do setor. “A parte não delimitada (dos blocos do pré-sal) já voltou para União”, disse à Gazeta Mercantil o diretor da ANP, Nelson Narciso.Da metade que ficou com cada um dos blocos BM-S-8, BM-S-9, BM-S-10 e BM-S-11, a empresa e suas parceiras deverão entregar outros 50% a partir do ano que vem, se a Agência Nacional do Petróleo (ANP) não flexibilizar as normas dos contratos de concessão. Ou seja, a Petrobras e as sócias ficarão com apenas um quarto dos blocos que deram origem ao valioso pré-sal de Santos. Os demais 75% das áreas localizadas no conhecido pré-sal de Santos e seu entorno serão explorados conforme o novo marco regulatório. A Petrobras estará no centro político das atenções nesta semana; a oposição conseguiu emplacar a CPI. (págs. 1, A9 e C1)
Agronegócio ganha mais verbas públicas
Criticado pelos produtores rurais pela tolerância com que lida com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, pela falta de uma política de apoio mais incisiva como as destinadas a outros setores e, principalmente, pela legislação ambiental, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido, no entanto, generoso quanto ao repasse e direcionamento de recursos públicos para o agronegócio brasileiro.Os repasses do governo para o setor — investimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e operações de crédito subsidiadas de bancos estatais — totalizaram R$ 106,1 bilhões, de 2003 para cá. O valor representa, também, 133% a mais do que os R$ 45,46 bilhões destinados, no mesmo período, para a agricultura familiar e reforma agrária. Mas, aos poucos, o governo atual vem alterando o perfil dos investimentos no campo, dando prioridade ao crédito para os pequenos empreendimentos. (págs. 1 e A10)
Queda nas exportações define crise coreana
Quando Lee Myung-bak, o presidente de centro-direita, chegou ao poder em fevereiro de 2008, tinha prometido uma “Coreia globalizada” com US$ 40 mil de rendimentos anuais por habitante.Só não sabia que, doze meses mais tarde, seu país seria um dos mais atingidos pela crise global do neoliberalismo, no qual ele baseava sua política. (págs. 1 e A16)

Brasil terá de dosar relações com a China para evitar pressões
O presidente Lula chega hoje à China em visita oficial. O foco da agenda está no comércio bilateral, que elevou o país asiático a maior parceiro comercial do Brasil, mas os encontros com o presidente Hu Jintao podem afinar posições sobre o papel com o qual os países emergentes sairão da crise financeira. Para analistas ouvidos no caderno especial China, que circula hoje, o Brasil terá de dosar as relações com o gigante oriental para não sofrer pressões dos Estados Unidos e da Europa. (pág. 1)

Turquia quer ampliar trocas comerciais
Pela primeira vez, empresários do Brasil figuram na lista de convidados do encontro “Turquia-Mundo, Ponte de Comércio”, que reunirá 2 mil companhias de 150 países e 3 mil empresas turcas. O evento ocorre em Istambul de 1° a 6 de junho. Em 2008, a corrente de comércio entre os dois países atingiu US$ 1,150 bilhão e a Turquia quer ampliar as trocas comerciais. (págs. 1 e A4)

Hidrelétricas
Eletrobrás pode investir US$ 16 bilhões no Peru (págs. 1 e C2)

Indústria têxtil
Confecções ampliam a produção de coleções de inverno, diz José Martins (págs. 1 e C7)

InflaçãoIGP-10 registra alta de 0,17% em maio (págs. 1 e A5)

Gripe suína prejudica turismo
Dados do Oxford Economics mostram que a gripe suína deve reduzir entre 25% e 30% a contribuição dos negócios do turismo no PIB mundial neste ano. (págs. 1 e C6)

IP mostra solidez na turbulência
A International Paper (IP) vem atravessando este momento de instabilidade econômica com solidez, afirma seu presidente, Maximo Pacheco. (págs. 1 e investnews.com.br)

Opinião: Ozires Silva
A América Latina investe em ciência e tecnologia menos de um décimo do que destinam à inovação apenas quatro empresas asiáticas. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Agiotas aproveitam a crise para lucrar mais
Procura por empréstimos informais cresce 30% em Minas por conta da turbulência econômica, que fez bancos dificultarem concessão de crédito. Especialistas alertam para riscos do financiamento clandestino. (pág. 1)

Casa própria: Feirão da caixa em BH termina com lista de espera
Construtoras zeram estoques, assinam 1.012 contratos e chegam a cadastrar clientes que não conseguiram fechar negócio em três dias de feirão promovido pela Caixa. Com as compras que ainda serão finalizadas, número de contratos deve superar os 5 mil. (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Raio mata quatro em Tracunhaém
As vítimas tinham entre 14 e 16 anos e aguardavam um jogo no campo de pelada da comunidade de Belo oriente, na zona rural da cidade da Mata Norte. Chovia, e depois de forte trovoada, uma descarga elétrica atingiu os quatro adolescentes. (pág.1)

Números da gripe assustam os japoneses (pág. 1)

Lula diz que CPI da Petrobras é questão político-eleitoral (pág. 1)

Química no Enem vai abordar questões do dia a dia (pág. 1)

Mais de 500 vagas abertas nos tribunais em vários Estados (pág. 1)

Para sem-terra (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário