quarta-feira, 26 de agosto de 2009

* Dia 23 de agosto GRUCALP em destaque na Rádio Cultura dos Palmares

Dia 23 de Agosto de 2009, o Programa DOMINGO DO POVO, da Rádio Cultura dos Palmares, colocou em destaque o Grupo Cultural dos Palmares - GRUCALP, com entrevistas contundentes.
Jaorish Gomes Teles da Silva, o Diretor-Presidente foi entrevistado pelo locutor Humberto Araújo e vários depoimentos de outros grucalpenses foram ouvidos.
O programa foi gravado em vídeo por Afrânio. Eis os vídeos:

* Nesta Primeira Parte, arquivo de voz de Telles Júnior declamando o poema de sua autoria ZUMBÍ EM MEU CORPO e falando sobre a importância da preservação da memória de Zumbí dos Palmares, Patrono do GRUCALP. Jaorish criticando a falta de intenção política em prol da cultura, desencaminhamentos na área de cultura, tiranias, perdas de espaços culturais em Palmares. Contundentes fatos relatados, sem medo. Jaorish recita o poema LUCIDADOIDAMENTE, de Telles Júnior:


* Nesta Segunda Parte, Jaorish fala sobre SAbotagens ao movimento cultural durante a História do GRUCALP, perdas de espaços culturais, usurpações de prédios que foram cedidos ao Movimento Cultural em Palmares. Depoimentos de Juarez Carlos da Silva (odontólogo e poeta, professor).:


* Nesta 3ª Parte, Jaorish Gomes Telles da Silva fala sobre o estilo pictórico de Telles Júnior, curiosidades sobre a vida do artista, numa conversa bem tranquila com o locutor Humberto Araújo. Depoimentos sobre o GRUCALP: Coronel PM Profº Reginaldo José de Oliveira, Profº Bacharel Poeta Valmir Andrade, Atriz Mirian Rodrigues (relatam sobre como o GRUCALP muito contribuiu para suas formações de cidadãos e a contribuição da ONG para o engrandecimento e construção sócio-cultural de Palmares e região:


* Nesta 4ª Parte, numa conversa bem tranquila, o locutor provoca Jaorish para falar sobre a peça teatral DEMISSÃO EM MASSA e sobre as atuais atividades teatrais do GRUCALP. Jaorish fala sobre a importância do teatro de rua, relata sobre como Telles Júnior e o GRUCALP tiveram pautas negadas no Cinema Theatro Apolo de Palmares - PE; fala sobre a liberdade de expressão e a importância do anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos de Palmares - PE. Depoimentos do cantor poeta Zé Linaldo, música de Zé Linaldo e Antonio José Ferreira que também participou do GRUCALP. Jaorish relata como o GRUCALP fez questão várias vezes de levar o teatro ao povo, não somente nas ruas, mas também abrindo os portões do Cinema Teatro Apolo de Palmares - PE, apresentando espetáculos gratuitamente:


* Nesta 5ª Parte, Jaorish fala sobre a Lei Municipal de Utilidade Pública que dá direito ao GRUCALP a ter verba específica inserida no Orçamento Municipal dos Palmares, mas que há anos não vem sendo cumprida. O Pastor ator diretor de teatro Gleydson Marcelo da Cruz Gouveia relata sobre como o GRUCALP ajudou à construção de sua intelectualidade, formação política e cultural e estimulou seu engajamento social, etc:


*

Nenhum comentário:

Postar um comentário