sábado, 3 de julho de 2010

* Exército monta Hospital de campanha em Palmares!

Hospital de Campanha do Exército Brasileiro montado com containers trazidos a Palmares. EStá localizado ao lado da Antiga Estação Ferroviária onde atualmente funciona a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Vi Soldados do CPOR, Companhia de Guardas e 14º BLOG alojados nas imediações. Além do Hospital de Campanha, viaturas do Exército circulam na Cidade levando mantimentos para locais mais distantes, assim me foi informado.
Após promessas que a Aeronáutica montaria um Hospital de Campanha para suprir as necessidades do povo da Cidade dos Palmares vítimas da enchente do dia 18 de Junho, somente dia 1 de Julho isso foi realizado. Num estado de calamidade pública, os militares tomaram conta da cidade.

A Aeronática chegou logo em Palmares, segundo Rádios locais noticiaram, logo no dia 19 quando as águas ainda cobriam maior parte da cidade e áreas rurais. Mas o Hospital montado que começou a funcionar dia 1 de Julho foi ação do Exército Brasileiro
Conversando com o Tenente Coronel Harold, ele informou que logo no primeiro dia de funcionamento o Hospital atendeu 100 pessoas. Comentei que o Hospital precisaria ser divulgado para a população. O Exército trouxe para Palmares 3 pediatras e 3 clínicos gerais, além de enfermeiros, remédios emergenciais. O Oficial entrevistado confirmou que Palmares sofre surtos de dengue, leptospirose, gripe, hepatite A e diarreia.
Escombros do Pátio da Sulanca (feira de confecções e de produtos importados do Paraguai e China, etc vendidos a preços de facil acesso ao consumidor de baixa renda). Um comércio alternativo ambulante também no local funcionava. Vinham vendedores de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe (centros produtores de confecções no Agreste de Pernambuco) todas as sextas-feiras. A enchente destruiu totalmente o local, os comerciantes foram pegos de surpresa porque não houve medidas de precauções emergenciais avisando tais pessoas sobre a quantidade de água da enchente do dia 18 de Junho, como relataram. Quando veio a enchente do dia 28 nada mais havia para levar a não ser deixar mais lama!

O grande problema agora é a lama que ainda existe nas ruas da cidade.

Avenida Coronel Izácio, local que nunca antes foi invadido assim por uma enchente. Os moradores foram pegos de surpresa com invasão de águas a grande velocidade. A foto retrata como os detritos das casas ainda estão na rua.

Há casas e lojas ainda sem limpar porque o acúmulo de detritos nas ruas impedem acessos às edificações. O mal cheiro impregna o ar levando aos transeuntes das artérias públicas diversas doenças principalmente respiratórias. Quem consegue máscaras usa para proteger a respiração. Mas há uma maioria palpérrima precisando de amparos.

A Rua Visconde do Rio Branco (antiga Rua Nova) está cheia de crateras. O solo está afundando aos poucos. Casas estalando deixando moradores atônitos com medo de entrar e retirar o que restou após a enchente. Abaixo outra foto de escombros, moradores tentando lavar pertences numa poça de água de cheia e mais outra cratera dos afundamentos da rua citada.

Dia 28 de Junho houve outra enchente, -menor que a anterior, porém chegando perto o acumulo de águas na cidade por motivos dos detritos acumulados e galerias entupidas de lamas e lixos; -logo quando a população fazia mutirões para limpar casas e ruas. Os detritos foram acumulados novamente. Mais lama na cidade.

Esquina da Avenida Fausto Figueiredo e da AVenida 13 de Maio. Vemos na foto um frigorifico arrobado que também sofreu saques como todas as lojas do comércio porque houve abandono da cidade nos dias de enchente (faltou policiamento).


Este um exemplo de como ainda estão as ruas de Palmares. Na foto, postes de iluminação caídos, cabos de telefone, internet e de energia elétrica rompidos.

Estou gravando clipes com depoimentos, denúncias. Em breve teremos o material online no canal YouTube do Jornal O OLHO e neste site.

Eu sou Jaorish, sempre alerta e registrando o fato como o fato acontece.

Veja mais sobre as enchentes em Palmares:

*

*

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário