terça-feira, 26 de julho de 2011

* Nota de esclarecimento






O Partido Verde (PV) de Palmares - PE publicou um jornal distribuído gratuitamente que tem uma pequena nota biográfica sobre Painho (Telles Júnior http://www.tellesjunior.xpg.com.br/ ). Ao ver aquela nota, algumas pessoas me abordaram na rua perguntando se ele era filiado áquele Partido ou se eu sou filiado. Perguntando ...também se eu escrevi o Artigo.
Esclareço que aquilo foi uma compilação do site de Painho. O amigo médico e político Dr. Benjamim Braga Pires solicitou via bate papo do facebook dados sobre o artista e eu indiquei o site. E pediu autorização para homenagear Painho, eu autorizei, dizendo que ele poderia copiar informações do site. Assim o fez, também conseguindo a foto de Telles Júnior colocada no jornal.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo e aos Membros do PV de Palmares - PE essa homenagem. E aqui deixo minha crítica também: Quando eu autorizei copiar dados do site, pedi para citar a fonte (ou seja, o site) e divulgar os problemas que o Museu Telles Júnior (foto ao lado) enfrenta e o Centro Cultural do GRUCALP que na época estava com uma exposição sobre o artista. E isso não foi feito. Portanto, o PV deve isso e aqui cobro!

Sobre a filiação de Telles Júnior e a minha àquele Partido, não tem fundamentos. Telles Júnior não foi Membro do PV. Ele na juventude participou as lutas do PTB em prol Getúlio Vargas, foi revolucionário nos anos 30 em prol do Trabalhismo. E o último Partido que ele se filiou junto com minha mãe e toda a família, em 1994, foi o PSB, em prol Arraes e pela eleição de Francisco de Assis Rodrigues, o popular Chiquinho que teve 3 mandatos como Prefeito após ser Vice de Luiz Portela de Carvalho (construtor social e político que Telles Júnior acompanhou em todas as lutas e resistências contra a Ditadura Militar, além de ser Padrinho de Casamento dos meus pais e meu Padrinho de Batismo Cristão).

Sobre a minha filiação ao PV não tem fundamento. Se empreendo ações ecológicas e preservacionistas ambientais, não quer dizer que me identifico com essa Partido, principalmente diante dos posicionamentos dos dirigentes em Pernambuco que transformaram tal facção política num Verde desclorofilado. E não me ligo à facções que claramente se mostram "de aluguel" ou que apenas servem de legenda eleitoral. Partido tem que agir mesmo sem ser época de eleição. E em Palmares principalmente esse Partido não tem ação que me atraia (tantos problemas na região e os Membros não são de ações ambientais nem ecologistas), mesmo diante dos esforços do amigo médico citado, em cujas mãos está o PV, tentar me agradar.
Minha militância nos anos 90 foi na Juventude Socialista. Mas depois deixei claro com o que escrevi no meu site sobre Partidos: "Se Partido fosse bom não seria partido, seria inteiro!".
Atualmente expresso minha ideologia política: AHIMSA, como tem no meu profile do Facebook.

Creio que esta nota de esclarecimento tira a dúvida dos curiosos.


Jaorish Gomes Teles da Silva
Escritor, Diretor de Teatro, ator, Técnico de Palco e ativista ambiental.
www.jaorish.uni7.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário