sábado, 20 de julho de 2013

* Hoje aniversário de Aldemar Paiva


O Jornalista Ivan Maurício enviou:
há ± 1 hora 

Hoje é dia de comemorar o aniversário do radialista alagoano radicado em Pernambuco. Criador do programa "Pernambuco você é meu".


Aldemar Paiva




Aldemar Paiva, radialista

Aldemar Paiva






Aldemar Buarque de Paiva (Maceió, 20 de julho de 1925)  poeta, cordelista, radialista, jornalista, compositor, produtor artístico e publicitário brasileiro.
PERFIL
O Jornalista (também radialista, poeta e escritor) Aldemar Buarque de Paiva, nacionalmente conhecido como Aldemar Paiva, fundou a Rádio Difusora de Alagoasem 1948. Em 1951 se transferiu para o Recife
onde prestigiado, substituiu Chico Anísio no " cast " do Rádio Clube de Pernambuco.
Ocupou os cargos de Diretor Artístico da PRA-8, Diretor Geral do Rádio Clube e Rádio Tamandaré. Aos anos 70 se transferiu para o Rádio e TV Jornal do Commercio onde se aposentou 13 anos depois.
Assinou páginas de humor - Demagracinhas, Diário do Dema, O Causo eu conto, Mesa de pista - no Diário de Pernambuco, Diário da Noite e Jornal do Commercio.
Aldemar Paiva é cidadão do Recife e de Pernambuco, possui as Medalhas do Mérito Cidade do Recife e Joaquim Nabuco (classe ouro) assim como a láurea de Memória Viva do Recife. Compositor, parceiro do maestro Nelson Ferreira, sócio da Sbat e UBC com um total de 70 músicas gravadas.
Pertence à Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Presidiu ( 69 / 70 ) a Empresa Metropolitana de Turismo e o Museu Murilo La Greca, Assessor de Imprensa do Tribunal de Justiça, Chefe do Depto. de Comunicação Social do Metrorec além de Diretor do Depto. de Arte e Cultura do Colégio Santa Maria.
Lecionou a História do Rádio e TV no Senac e participou como produtor e ator dos programas Som Brasil, Praça da Alegria e Chico City na Rede Globo. Foi Produtor e Apresentador durante 25 anos do programa "Pernambuco, você é meu" líder de audiência nacional e tema de um ensaio biográfico do jornalista Jota Alcides com prefácio do Ministro Marcos Vinícios Vilaça da ABL.
Autor dos seguintes livros : A chegada de Nelson Ferreira no Céu, Monólogos e outros poemas, O causo eu conto, Encontro de Capiba com Nelson Ferreira e recentemente Saga do 44º Espada d'Água, além de um CD gravado por ele próprio com sonoplastia especial dos seus famosos Monólogos.
Agapeano, recebeu especial homenagem do " Trampolim da glória " em 20 de julho de 95, data do seu aniversário natalício e dos 50 anos do Caxangá Ágape.
Faz ao vivo Palestras-Shows abordando os seguintes temas : Rádio, TV e Folclore nordestino. 80 minutos de sadio bom-humor sozinho ou dividindo o palco com o cantor e violonista Expedito Baracho. Um encanto de programa para sorrir e sonhar.
Assina atualmente uma página de humor no tabloide Fatorama que circula em Brasília, Rio e São Paulo.
Lecionou para alunos do Senac " A história do Rádio e TV no Brasil, " realiza Palestra-Show para eventos especiais, congressos, estudantes, Clubes de Serviços e Sociais, Grupos empresariais, etc, sobre o Bom humor no Folclore, tipos inesquecíveis e "causos " nordestinos. O show " Criador de Causos " foi eleito o melhor espetáculo de 1988, com apresentações em diversas capitais

do país inclusive Maceió, inaugurando o espaço cultural do Maceió Mar Hotel.

Em Portugal foi aplaudido na região do Minho ( Braga, Barcelos, Povoa de

Varzim e Lisboa ).
Gosta do apelido de " Barão de Setúbal, " e atualmente produz uma coletânea dos seus mais recentes poemas, já intitulada por ele de " Confidências do Barão. "
É casado com a pedagoga e escritora Angelita Souza de Paiva, autora de " Amor, Humor e Sabor, " livro de contos inspirados na família e receitas da arte culinária em geral. Seus filhos Mônica de Paiva Santos, Carla Paiva e

Aldemar Paiva Filho, são respectivamente Médica, Arquiteta e Engenheiro Mecânico e criaram uma linda Ciranda de netos para enorme alegria do casal:

Flávia, Conrado, Maria Eduarda, Drance, Aldemar Paiva Neto, Arthur e Adriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário