sexta-feira, 12 de julho de 2013

* Os super humanos de olhos roxos e pele super branca

A existência de um distúrbio genético chamado de "gênese de Alexandria" foi o tema de muito debate. Parece ser uma lenda urbana, já que ninguém com a doença existe até hoje (pelo menos que a comunidade científica sabe), mas, também, parece que é um distúrbio que pode muito bem existir, ou pelo menos ter existido no passado.

Os "sintomas" de quem tem gênese de Alexandria são a pele cintilante e branca que resiste ao bronzeamento ou queimaduras; sem pelos pelo corpo, diferente daqueles que já nascem; os olhos de cor roxa, um abrandamento e mesmo a interrupção do processo de envelhecimento; uma vida útil de até 170 anos; seus corpos produzem poucos resíduos ou não produzem resíduo algum; corpos bem desenvolvidos; seus sistemas imunológicos são incrivelmente fortes e resistem a todas as doenças conhecidas pelo homem; eles têm a visão perfeita; e nunca ganham peso. Em outras palavras, eles são realmente "super-humanos".

A lenda por trás dessa variação genética é que, há milhares de anos, no Egito, uma misteriosa luz brilhou sobre o céu e as pessoas que viviam na aldeia onde a luz brilhou desenvolveram a pele pálida e branca e os olhos roxos. Eles eram chamados de "povo espírito" por causa de sua aparência. Essas pessoas misteriosas, eventualmente, foram para o norte e desapareceram. A história prossegue afirmando que o primeiro registro da doença foi em 1329 na Inglaterra, onde uma menina recém-nascida o nome de Alexandria nasceu com os olhos roxos. A lenda também conta que ela deu a luz à quatro meninas que também nasceram com a mutação e viveram mais de 100 anos. Dizem que a variante genética atual que causa esse distúrbio foi descoberta na década de 1960.

Assim, poderia essa condição realmente existir? Houveram algumas descobertas ímpares de grupos de pessoas que existiram no passado que muitos pensavam que eram mitos: as pessoas gigantes, pessoas muito pequenas, pessoas estranhas, e pense só o que as pessoas brancas pensaram quando foram informadas que negros e pardos existiam! Eles foram estranhos padrões genéticos que são passados de geração em geração e provocam o olhar diferenciado das outras pessoas. Há a famosa família do México que vive hoje, cujos rostos e corpos são cobertos com pelos espessos e escuros. Há pessoas albinas, que têm a pele e os olhos muito claros, e há muitas outras doenças genéticas que resultam em aparições estranhas, como as mãos em garra, ou pele que não sua, tornando-se vermelhas e escamosas de aspecto, então não é tão exagerado achar que possa haver uma doença que cause pele clara e olhos roxos. Muitos afirmam que a existência deste distúrbio é realmente a única maneira que uma pessoa pode ter olhos de cor roxa.

As alegações de que essas pessoas vivem por um período tão longo de tempo também pode ser possível. A Progeria faz com as crianças envelhecem rapidamente e têm vida curta, por isso não podia ser (ou ter sido) uma variação que faz o contrário acontecer. Há também corridas de pessoas em todo o mundo, que parecem ter sistemas imunológicos mais fortes do que o resto de nós, provavelmente devido à sua dieta e estilo de vida, por isso afirma-se que este grupo de pessoas que nunca fica doente pode ser um estiramento ligeiro da verdade, mas não muito longe dela. Não produzem quaisquer resíduos, no entanto, provavelmente não é uma possibilidade, e é difícil dizer o que se entende por "visão perfeita".

Porém, também não é exagero dizer que todas essas pessoas tinham visão ótima. E, há muitas pessoas no mundo, com alto metabolismo que não ganham peso. Por isso, é possível que uma variação do gene pode produzir uma raça de pele clara, olhos roxos pessoas que vivem mais e são mais saudáveis do que o resto de nós, mas parece haver nenhuma prova de tal condição hoje. Há tantos estranhos defeitos genéticos na raça humana, hoje, que, mesmo que essa condição misteriosa existisse, provavelmente não seria tão impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário