quarta-feira, 28 de agosto de 2013

* Feministas brasileiras participarão de encontro internacional no Equador!

 MULHERES POPULARES E DIVERSAS REPRESENTAM O BRASIL EM ESCOLA FEMINISTA NO EQUADOR


Entre os dias 26 de agosto e 10 de setembro, 06 mulheres populares representantes de três organizações do nordeste do Brasil se juntam à mulheres latino-americanas do Peru, Colômbia e Equador para participar de mais uma edição da Escola Feminista Regional. Essa atividade que é promovida pelo Convênio Fortalecimento e empoderamento de Mulheres Populares e Diversas para novas cidadanias Colômbia, Equador, Brasil e Peru.

As atividades reforçam as ações formativas da Escola Feminista no Brasil, para Mary Fernandes, representante da Casa da Mulher do Nordeste, “Estar na escola regional em Caruaru ajuda muito a gente a chegar lá, nos dá ânimo para pesquisar, ler e querer saber mais sobre o que acontece com as mulheres aqui e no mundo e a escola no Equador, foi importante porque me fez descobrir depois do meu trabalho de pesquisa que Um grupo pequeno é muito importante e se torna referência para toda a comunidade“. Declarou Mary com entusiasmo.

Durante os quinze dias que estarão na FLASO as seis brasileiras irão trocar experiências e conhecimentos com mulheres do Equador, Peru e Colômbia a formação é resultado de uma iniciativa do Oxfam Intermón em parceria com a Universidade Latino Americana de Ciências Sociais em Quito.

Para Maria Ângela, representante do MMTR ir para escola regional é um desafio, mas, ela recebeu o convite com os olhos brilhando e afirma que vem se preparando para essa atividade antes de chegar o convite, pois já havia participado de outras ações do movimento lá no Equador, mas ir representando o Brasil na perspectiva do aprendizado é diferente. Angela disse: “Já havia ido para lá outra vez, mas não fui preparada com roupas e tal, dessa vez não. Da outra vez eu sentia vontade de sair, passear vestir uma roupa mais leve, mas o frio era muito grande, agora eu já sei (...)Em relação ao conteúdo... Desde o dia que Elizete fez a capacitação sobre patriarcado no feminismo e isso na política eu vi que tem tudo haver e ter ido para a formação em Caruaru me ajudou muito a entender mais ainda sobre o tema. Eu não vou dizer que vim me preparando com pesquisa em slides, revistas na internet, a minha preparação está vindo da prática, então estou aberta para aprender e quando a gente fala assim os olhos ficam brilhando a minha expectativa é essa de ir para aprender, tentar passar a minha prática do dia a dia e o que eu sei, não vou dizer que eu estou preparada, eu estou me preparando.
A Escola Feminista Regional “Poder e participação política das mulheres populares e diversas” para Izabel Santos, do Centro das Mulheres do Cabo e Coordenadora do GT de Participação Política do Convênio a Escola regional é um espaço para a construção coletiva em torno da formação política e do empoderamento das mulheres.
A formação irá abordar quatro módulos com os seguintes temas:

·         Metodologias de Investigação,
·         Ferramentas para a incidência política e tecnologias de aprendizagem;
·         Gênero, cotidiano e poder;
·         Estado, Direitos, participação e política pública;
·         Movimentos sociais, movimento de mulheres e autoria sócio-política das mulheres.  
Irão Do Brasil representantes de comunidades de base da Zona da Mata Sul ( CEAS- RURAL e CMC), Região Metropolitana do Recife ( Rede de mulheres Produtoras – CMN), do Estado de Alagoas, e do estado do Maranhão ( MMTR – Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste).

Maiores informações:



                                                                                                              Por: Domênica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário