sábado, 12 de abril de 2014

* Cientisas criam tecidos artificiais que se regeneram sozinhos


Parece mentira, mas não é. Cientistas norte-americanos da Universidade de Duke, na Carolina do Norte,  criaram um tipo de tecido muscular totalmente desenvolvido em laboratório. O tecido foi implantado em um rato e foi se regenerando como se fosse natural. 
O avanço pode ser considerado um verdadeiro feito na medicina contemporânea. Os pesquisadores criaram pequenas “lagoas” nas fibras musculares para que as células-tronco pudessem crescer e produzir músculos artificiais tão sensíveis e fortes quanto os naturais. 
Os músculos artificiais reagiram quando danificados por uma determinada toxina, encontrada no veneno de uma cobra. A regeneração ocorreu da mesma que acontece com as “células-satélites”, que se ativam quando um músculo é lesionado. 
Segundo o Dr.  Bursac, diretor da pesquisa, o próximo passo será analisar os resultados das experiências em andamento em hospitais, onde acredita-se que a técnica poderá beneficiar e revolucionar o tratamento de pessoas que necessitam de reabilitação muscular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário