quinta-feira, 10 de abril de 2014

* Mosquito da dengue pode transmitir uma terceira doença no país

A febre chikungunya também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti. O parasita identificado em 40 países já chegou ao Caribe

A febre chikungunya se manifesta também causando fortes dores nas articulações (Reprodução/internet)
O vetor causador da dengue e da febre amarela pode difundir uma nova doença no Brasil. Segundo a pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz publicada no Journal of Virology, os insetos que circulam no país têm grande potencial para disseminar a febre chikungunya, provocada por vírus de mesmo nome. O estudo realizado em parceria com o Instituto Pasteur revelou que além do Aedes aegypti, o Aedes albopictus tem alta capacidade de transmitir a doença. De acordo com a publicação, o parasita circula por 40 países e já foi identificado no Caribe.
Às vésperas do Mundial do Brasil, a descoberta preocupa os pesquisadores pelo grande volume de turistas que irá circular no país. “Estamos muito assustados de o vírus se espalhar pelo Brasil. Além de termos os mosquitos transmissores, temos uma população suscetível, que nunca teve contato com esses anticorpos”, alerta Ricardo Lourenço, pesquisador do laboratório de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz.
Com sintomas similares aos da dengue (febre alta, dores de cabeça e musculares), a febre chikungunya se manifesta também causando fortes dores nas articulações. A forma hemorrágica da doença foi descartada, já que o chikungunya não provoca alterações sanguíneas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário