segunda-feira, 7 de julho de 2014

* Pista para carros voadores ficará pronta em 2015




A empresa americana skyTran está construindo em Tel Aviv, Israel, uma pista suspensa para carros voadores que deverá entrar em funcionamento até dezembro de 2015. E, por mais que pareça futurística, a ideia é antiga e revive um projeto dos anos 1960 sobre o “transporte do futuro”.
Espera-se que esta seja a alternativa para acabar com o congestionamento das grandes cidades e eliminar o tempo gasto em trajetos com semáforos e trânsito de pessoas. A via fica suspensa a 20m do chão e tem extensão limitada, de apenas 500m, mas estão previstas versões maiores.

Os veículos, que se movimentam suspensos por cabos magnéticos, levam duas pessoas e podem atingir até 70 km/h. A ideia é oferecer aos consumidores carros comerciais mais rápidos, mas tudo ainda é embrionário e não há informações concretas sobre seu desenvolvimento e preço.
De acordo com o plano da empresa responsável, os passageiros poderão alugar um carro voador por meio do smartphone e combinar estações específicas para encontrá-los. De lá, seguirão diretamente ao destino desejado.
O conceito está sendo desenvolvido no parque de pesquisas da Nasa e pretende revolucionar o transporte público. Segundo especialistas, a construção de pistas como esta é mais barata do que a de linhas de trem porque utiliza espaço urbano que está sobrando.
A companhia revelou que planeja realizar projetos semelhantes em outras localidades como Índia e EUA, mas tudo depende do sucesso dos testes em Israel.

Via BBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário