sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

* Jornalistas agredidos por fiéis da Igreja Renascer!



Fonte: Redação Portal IMPRENSA


A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (22) condenando as agressões sofridas por jornalistas que faziam a cobertura do desabamento do telhado da sede da Igreja Renascer, em São Paulo.
Oocorrido no último domingo (18), o acidente deixou nove mortos e 114 feridos. Fiéis da Igreja tentaram impedir a aproximação de repórteres de diversas emissoras de TV e jornais, que tentavam fazer entrevistas e captar imagens no local.
"É inadmissível que jornalistas no exercício de sua atividade de informar a opinião pública sejam alvo da violência e das arbitrariedades de pessoas que se arvoram agentes de segurança, estabelecendo um cordão de isolamento em torno da área do acidente", declara a ANJ em nota.
De acordo com a entidade, "que sempre defendeu a liberdade de crença e de culto", as agressões representam uma violação dos direitos fundamentais, pois "em hipótese alguma a liberdade de expressão e o exercício da atividades jornalística podem ser cerceadas por qualquer razão".
Assinado por Júlio César Mesquita, Vice-Presidente da ANJ e responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, o comunicado pede que as autoridades, além de esclarecer os fatos que levaram à tragédia, "identifiquem os agressores e tomem as providências cabíveis para encaminhar sua punição".




O desabamento do telhado da sede mundial da Igreja Renascer, localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo (SP), causou um impasse entre os fiéis e a imprensa. Ocorrido no último domingo (18), o acidente deixou nove mortos e 114 feridos, cinco deles em estado grave.
Momentos após a tragédia, equipes de jornalismo de diversas emissoras de TV , jornais e sites se deslocaram até o local para fazer a cobertura, mas foram recebidos com animosidade pelos fiéis presentes.
Segundo a assessoria de imprensa da Rede Record, o repórter Marcelo Bittencourt foi recebido de forma agressiva e houve uma tentativa de impedi-lo de gravar imagens no local e fazer a matéria.
Já a repórter Maria Manso (foto acima)e o repórter cinematográfico Ronaldo de Sousa, da Rede Globo, foram agredidos fisicamente por um grupo de pessoas que montaram um cordão de isolamento impedindo a passagem da equipe no local do desabamento, informou a Central Globo de Comunicação.
A Band, no entanto, negou que seus profissionais tenham sido ameaçados pessoalmente; o que ocorreu, disse a assessoria, foi uma indisposição com a imprensa em geral.
Procurada pelo Portal IMPRENSA, a assessoria de imprensa da Igreja Renascer confirmou as agressões a jornalistas, e afirmou que o presidente da Igreja, deputado federal Geraldo Tenuta Filho (DEM-SP) - mais conhecido como bispo Gê - pediu desculpas oficialmente e em público pelo ocorrido, alegando que todos estavam muito emocionados no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário