quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

* Curso de profissionalização em Yoga na UFPE




Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Formação em Técnicas Milenares do Yoga, que será oferecido no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Aldeia entre março de 2008 e setembro de 2010, com aulas aos sábados e domingos, durante um final de semana por mês. O curso pretende formar multiplicadores das técnicas do Yoga, profissionalizando jovens e adultos a partir do aprendizado da cultura oriental e dos meios de manutenção da saúde física, emocional e mental. O objetivo do curso, que começa no sábado, 21 de março, é que os formandos do curso possam tornar-se instrutores de Yoga, dominando técnicas milenares que incidem sobre as diferentes partes do ser (físico, emocional, mental e psíquico), através de um caminho de autoconhecimento.
Os instrutores do curso de extensão são Horivaldo Gomes da Silva, presidente da Associação Nacional de Yoga Integral (ANYI) e da Federação de Yoga do Rio de Janeiro, e Tatiana Pinheiro de Oliveira, aluna do Centro de Educação da UFPE e facilitadora formada pela ANYI em 1996. Horivaldo Gomes da Silva é um dos maiores especialistas em Yoga do Brasil, tendo realizado estudos e aprofundamentos da filosofia na Índia, onde esteve em diversos períodos nos últimos 20 anos. Também é autor de vários livros e representa o Sri Aurobindo Ashram de Nova Delhi, Índia, no Brasil.
O curso de extensão não se resumirá à parte física do Yoga, mas pretende ainda fazer uma introdução ao Hinduísmo, dar noções de Sânscrito e apresentar a Mitologia Hindu e os Darshanas (filosofias do hinduísmo). O próprio Yoga será apresentado em suas diversas dimensões, como o Sutra de Patânjali, o Jnana, o Bhakti, o Karma, o Raja, o Hatha e o Purna Yoga. Na parte das técnicas propriamente ditas, o curso abordará a anatomia sutil (Chakras, Kundalini e Nadis); os exercícios respiratórios (Pranayamas), os exercícios de contração de plexos e glândulas (Bandhas), a higiene yogi (Kriyas) e, é claro, as famosas posturas psicofísicas (Ásanas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário