quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

* Deputados pernambucanos tombaram o Galo da Madrugada





A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o projeto de autoria do deputado Alberto Feitosa (PR), propondo que o bloco Galo da Madrugada seja considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A matéria recebeu votos contrários dos deputados Airinho (PSB), e Pastor Cleiton Collins (PSC).
Alberto Feitosa informou que, oficialmente, o Galo foi fundado em janeiro de 1978 e fez o primeiro desfile no sábado de carnaval do ano seguinte. A agremiação carnavalesca foi considerada a maior do mundo pelo Guinnes, o Livro dos Recordes. Com base no contexto histórico, o Galo da Madrugada pode ser definido como patrimônio cultural, dada a sua referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade.
Na tribuna, o deputado Sérgio Leite (PT), apontou,ontem, que o bloco tem tudo para fazer o melhor desfile dos últimos anos neste sábado de Carnaval. Segundo o deputado, o Galo deve bater recorde de público em dois mil e nove, quando completa trinta anos de desfiles.
Leite destacou que as atrações deste ano foram aprovadas por oitenta por cento dos entrevistados em uma pesquisa encomendada pela agremiação carnavalesca. O deputado afirmou que nomes de Pernambuco são destaque na programação do bloco, a exemplo de Nação Zumbi, Almir Rouche e Geraldinho Lins.
O petista lembrou que este é o primeiro ano que o Galo desfila sem o seu idealizador, Enéas Freire (foto ao lado), falecido no ano passado. Leite ainda parabenizou a diretoria do bloco, da qual faz parte, pela organização do evento.
Ainda nessa quarta, o líder da Oposição, deputado Augusto Coutinho (DEM), solicitou o detalhamento das contratações de artistas para o carnaval realizadas pela Fundarpe. Em aparte, os deputados Maviael Cavalcanti (DEM), e Terezinha Nunes, (PSDB), apoiaram o pedido de informações solicitado por Coutinho. Já André Campos (PT), e Augusto César Filho (PTB), ressaltaram o investimento do Governo do Estado na descentralização do carnaval em Pernambuco.

Um comentário:

  1. "Rasgaram" o contrato de só tocar frevo no Galo da Madrugada

    O que se viu foi João do Morro com swingueira, calypso com seu estilo característico e saia rodada com seus sucessos de qualidade duvidosa (Prá ser justo, esta última foi a única entre estes três citados, que colocou pelo menos uma parte do repertório de ritmos de Pernambuco).

    E o pior já está agendado. A notícia (extra-oficial) é que já estão articulados para a festa de 2010, a banda PSIRICO e o cantor BELO...

    E assim o nosso majestoso vai afundando e os artitas da terra tendo mais ainda um estreito espaço para disputar. Injusto isso, não?

    ResponderExcluir