quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

* Estado Unidos castigam rigidamente políticos corruptos!

Fontes: The New York Times, Jornal da Cidade



Uma tentativa de corrupção nos Estados Unidos restou na cassação do governador do Estado norte-americano de Illinois, Rod Blagojevich (foto), de 51 anos, que foi preso e saiu algemada algemado de sua casa, no dia 19 de dezembro, no pleno exercício do cargo de Governador, por acusações que incluem ter tentado vender o posto no Senado que ficará vago com a saída do presidente eleito Barack Obama, segundo gravações telefônicas, obtidas pelo Ministério Público Federal.


No dia 31 de janeiro, 50 dias, após ter sido acusado pelo placar de 59-0 o senado estadual destitui Blagojevich por ter abusado de seu poder como governador, o destituído do cargo, numa decisão que não cabem liminares nem recursos. Rod Blagojevich agora luta para não ser condenado pela justiça e não ir para a cadeia. Mesmo que ele seja absolvido do processo criminal, não tem restituído o cargo de Governador. No caso da condenação criminal se confirmar, ele não será julgado pela suprema corte, mas por um juiz singular e terá direito aos recursos normais de réus criminais, o ex-governador estará banido da vida pública e não poderá mais se candidatar a nada, nem a síndico do prédio.

O antecessor de Blagojevich, governador George Ryan (foto), 72 anos, que serviu um mandato como governador até 2003, em Illinois, por conspiração para extorsão, fraude de correspondência, fraude fiscal e falso testemunho para o FBI, cumpre, neste instante, uma condenação de seis anos e meio por corrupção em uma prisão de Indiana. Sem direito a redução da penaCorrupção política há em todos os lugares do planeta, a diferença é como cada país trata dos seus corruptos.
O Brasil precisa ter essa rigidez com os políticos corruptos! Os escândalos estão acontecendo e a impunidade na pauta do dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário