quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

* O Brasil continua repleto de feudos e a politicagem manipulando a Justiça?



Eis o Brasil pós-colônia portuguesa, pós-proclamação da república, pós-ditadura militar. Acho que é este país onde vivemos, sob as bênçãos de conseguirmos em nossa Constituição um Estado de Direito. Onde nossa Constituição não dá brechas para ditaduras, nepotismos e tiranias.





Mas há quem pense que ainda vivemos em uma Nação Colônia e dividida em feudos. E não é somente o Deputado do DEM de Minas Gerais, o já famoso Edimar do castelo que tem pretensões feudais. Há quem cultue ideias e ações feudais mesmo sem ter castelos.


Vamos analisar como na prática funcionam esses feudos realmente? Sim, porque em nível nacional há feudos: Os Sarneys, os Magalhães baianos, os Neves mineiros, - dividindo influências com Itamar Franco; os Arraes/Campos pernambucanos, entre outros.




Vendo num foco menor, em micro-regiões estaduais ou municipais, olhamos os próprios umbigos e vemos na Mata Sul pernambucana os poderios das famílias que se digladiam políticamente e disputam a usurpação do poder sócio-político (pode ser forte a palavra "usurpação", mas é como defendo ao ver o uso do poder econômico e até influências de repressão social): os Magalhães Lyra, os Almeida Melo, os Coutinho, os Barreto, os Gonçalves, os Braz... Famílias e o clero feudalizando e coronelizando a nossa política.



Essa linha feudal levada aos aspectos do abuso do marketing pago pelo poder econômico e político durante campanhas eleitorais, chega ao ponto de influir em vários aspectos sociais e minar a nossa sociedade de submissos serviçais dos clãs mandatários. Numa sociedade vítima da miséria galopante, onde os políticos, em sua maioria não lutam por projetos de auto-sustentabilidade mas gostam e conservar a submissão e a pobreza onde facilmente encampam suas ações de favores de campanhas eleitoreiras politiqueiras!


Além das disputas de interesses sócio-políticos, o mais absurdo é quando usam nomes de Deputados, do Governador e até do Presidente da República, soltando aos ventos frases de efeito social do tipo: "o candidato foi processado? não vai dar em nada porque o Governador está resolvendo isso pessoalmente diante dos Desembargadores!" ou "Há deputados, senadores e o próprio Governador, pessoalmente, cuidando disso!"


Isso está ocorrendo em Palmares (PE), quando fanáticos ligados ao atual prefeito sub judice, espalha boatos por toda a cidade. E os fanáticos ligados ao ex-prefeito também espalham que ele está em Brasília e entrando em contato com os senadores e deputados dele para fazer cumprir a Sentença!


Ora, agora no lugar dos advogados, quem vai aos Tribunais do Estado são esses políticos citados para defender os políticos transgressores ou acusar? A hierarquia mudou ou a Justiça não passa de massa de manobra sob o comando desses líderes partidários? Tráfico de influências no Judiciário?

A nossa Constituição reza que estamos num Estado de Direito. Portanto, a Justiça está acima de Prefeito, de Vereadores, de Governador, de Deputados, de Senadores e do Presidente da República. Existem sempre instâncias judiciais que podem condenar todos esses pólíticos eleitos. Não sendo assim, ainda estaríamos na época dos feudos ou transformariam em feudos também as instâncias dos Poderes da Nação!


Ou ainda funciona um jogo de interesses e de influências num vil leilão sócio-politiqueiro?


De repente, ouvi de uma senhora septuagenária, dizendo, "não sou mais obrigada e votar e não votarei mais diante de tanta impunidade e vendo como os politiqueiros manipulam a justiça!"


É um grande absurdo. Essa a imagem que vejo os políticos fazerem da justiça, quando fazem seus marketings boateiros espalhando frases que não são impensadas, mas que esmagam toda a credibilidade que homens de bem, coerentes e instruídos poderiam ter em nosso Sistema Judicial!


E de acordo com a Lei, Juízes são imparciais. Mas é comum ouvir comentários do tipo: "pois é... o processo está rolando porque o Juiz tinha uma tendência política a favor do adversário e agora vamos torcer para a maioria do Conselho de Desembargadores ser do nosso lado! Mas o governador está interferindo diretamente!"



Não há outro comentário mais condizente para isso: Que vergonha! Esses políticos estão é desrespeitando nosso Sistema Judiciário!


Eu ainda acredito na Justiça. Mas com certeza, observando vários casos locais, regionais e nacionais, cheguei a conclusão que há um complô para desacreditar nosso Sistema Judiciário, repleto de profissionais de alta qualidade, honestos e instruídos. Com certeza, a Justiça incomoda esses politiqueiros que ocupam o tempo espalhando boatarias (mas que influenciam uma maioria sem instrução e desinformada da nossa gente brava brasileira sem educação política).


Ao ver como as coisas andam (desculpe, deveria dizer que rastejam) na região onde teimo ficar, parece que estou dentro de uma história de um thriller de gangsters paulatinamente depredando as bases das nossas tradições de lutas mais promissoras. Em breve, teremos que aceitar a antiga pirâmide social feudal, onde não cabia o Poder Judiciário (e não somos vassalos de um Sistema?):








E há quem ainda defenda que é melhor se submeter a um senhor feudal do que a outro. A luta deveria ser por mudança geral desse pensamento e das ações políticas!


Quem espalha essas sandices politiqueiras sobre uma pretensa vassalagem do Sistema Judiciário, através de boatos descabidos, deveria sofrer as devidas penalidades criminais!



Tenho pensado. Tenho analisado. Tenho dito. Tenho escrito e continuarei escrevendo. Aqui minha tribuna e minha liberdade de expressão onde explano revoltas.



E assino sem ódio e sem medo!





Veja mais sobre o assunto:
Crônica poética do mesmo autor desta crônica, escrita em março de 2005 e publicada no site Recanto das Letras: Palmares dos Brasões falidos aos alienígenas fraudadores de mitos!
Outros artigos publicados neste site:




4 comentários:

  1. Infelizmente, temos todos estes males sociais, diria que empobrecem a nossa história, e porque não dizer vão se espalhando de fio a pavio, de norte a sul no nosso país. Isso só pode mudar, se tomarmos uma atitude, e arregaçarmos as mangas e sem medo nos unamos pelo bem e pela justiça social, por um povo mais assistido e dirigido às suas necessidades e não apenas ao apoio àqueles que só querem engrossar suas contas bancárias e favorecer os seus " cupinchas" , praticando toda sorte de atos contrários a tudo que é justo e certo, e querem reforçar o poder mesmo assim sendo prejudicando a todo o povo. Essa consciência precisa ser unânime para que o povo possa ser beneficiado. É preciso que gritemos para que se ouça a voz da maioria. Mesmo que muitas pessoas se preocupem com seu próprio umbigo, se por outro lado existir um grupo disposto a lutar pelos direitos, necessidades e ajuda aos mais fracos. Haverá uma diferença, por este motivos nos unamos e vamos fazer esta corrente contra as agressões sociais e morais, vamos fazer um futuro mais digno e limpo. Vamos fazer a diferença meu povo. Voce pode fazer a diferença, mãos à obra...

    ResponderExcluir
  2. A Advogada Maria Julia Taborda tem razão.
    E a imprensa está divulgando. Veja o que a Revista Carta Capital tem como um dos artigos esta semana:
    Justiça podre
    Relatório revela as entranhas do TJ Maranhão
    Devassa no tribunal – Justiça – O CNJ faz relatório devastador sobre a corrupção no TJ do Maranhão. (págs. 18 a 20)

    ResponderExcluir
  3. ae meu irmaooo mermao hehe zuera
    iae men saca só
    me add no face book e no orkut
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11453563127593110861

    http://www.facebook.com/profile.php?id=1681640851&v=info

    faço letra de horrorcore rap envolvendo o sistema satanico e colocando liberdade de espressao
    hje por exemplo falei comparando com a alice pais das maravilhas q a rainha de domina uma parte do reino e quer escraviza todos os animais, e vendo a realidade de hje, vemos q hoje ta bem pior sim porque na professia de nostradamus e maias embora eu sou sim budista do Daisaku Ikeda no Nitiren Daishonin da SOKA GAKKAI
    eu vi q o sistema e o hittler era pra ser chamado de sister''quem iria ganhar a guerra e tornar o mundo em um só e desenvolver naves entrando em contato com alienigenas através de um medium'' na verdade nao conseguiu pela boa sorte q existe na humanidade através da fé e das religioes todas elas, e vejo q tem porcentagem de vantagem de como ta hoje e como poderia estar, mas o q me deixa alienado e preocupado eh q daki no futuro e daki 50 anos pode estar na imagem do q falam na tv o q nao é, ou sei lá o q pode estar tornando, e falam q alieniginas podem ser nazistas por 2 razoes, 1 q o hittler tinha sim um medium q realizava e com contado com alienigenas ele criou uma area secreta 51 pára desenvolver naves surpreendenter q vao 1 milhao por hora e dominar todo universo se quiser, quer dizer isso tá muito alem de um nazi ou um careca, seria um demon do inferno recussitado pára o mal e criar só um tipo de pessoa onde ele dentro dele saberia em que raça estaria o mal mas enganado em todo humano existe um mal q só agente controla ele e q isso eh natural e quando é influenciado ou prejudicado eh que vira doença futuramente causando transtornos e tals, e ele nao entendia tanto q ele quis exterminar todos os doentes e esquizofrenicos da Alemanha, eu nao sou a favor dele nem contra, mas tbm nao quero ser morto por fazer guerra sobre isso apenas trafico informaçao uma droga da verdade q faz bem e pra todos,
    embora tenhamos guerras e tenha raças e tals ngm eh diferente somos todos iguais com defeitos e tals porque somos humanos e conheçemos os erros e o extinto falando por mim mesmo o q sinto o q vem na mente e falo mesmo e tudo q tem no humano somos seres humanos eh isso !!! tudo nosso

    ResponderExcluir