terça-feira, 3 de março de 2009

* TV não contribui para desenvolvimento de bebês!

Ao contrário do que muitos pais pensam, a televisão não acelera o desenvolvimento cerebral dos bebês nos dois primeiros anos de suas vidas, revela pesquisa feita pela revista Pediatrics deste mês. O estudo avaliou 872 bebês e não encontrou ligação entre a quantidade de TV assistida e um aumento na capacidade cognitiva das crianças.
O bebês que participaram da pesquisa assistiram cerca de uma hora de televisão diariamente ao completarem seis meses de idade, e 1,4 horas a partir de dois anos. De acordo com os pesquisadores, atualmente, 68% das crianças com menos de dois anos assistem algum tipo de programa na televisão ou no computador.
No entanto, a Academia Americana de Pediatria recomenda que, até completar dois anos, a criança não deve assistir televisão, nem mesmo os programas teoricamente produzidos para educar este público. A pesquisa acabou por revelar, ainda, que crianças de famílias com renda mais baixa passam mais tmepo em frente da televisão.
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, os bebês fizeram provas de vocabulário, desenho e associação aos seis meses e de novo ao três anos para verificar se a televisão teria impacto positivo. As crianças que assistiram mais televisão neste período tiveram um desempenho levemente pior do que os que assistiam pouca ou nenhuma TV.
O estudo serviu para confirmar pesquisas anteriores que apontavam que a televisão trazia poucos benefícios para o aprendizado tanto de crianças, quanto de adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário