sábado, 9 de abril de 2011

* Diretor de Relações Públicas do GRUCALP entrevistado dia 07 de Abril/2011

Dia 07 de Abril Jaorish Gomes Teles da Silva, Diretor de Relações Públicas do GRUCALP foi entrevistado pelo locutor Mávio Alves, no Programa Falando Sério da Rádio Cultura dos Palmares AM.
Eis os clipes registrando a entrevista:


Jaorish fala sobre como o Centro Cultural dos Palmares foi instalado num imóvel onde foi adaptado o Cineteatro Professor Miguel Jasselli (homenagem ao educador e diretor de teatro que muito marcou a História palmarense e foi o primeiro diretor de teatro de Hermilo Borba Filho).
O locutor aborda o tema de que em Palmares somente se fala mais em Hermilo Borba Filho e em Ascenso Ferreira, e Jaorish explica como eles marcaram a História da Cultura Pernambucana e levaram o nome de Palmares até para o exterior através de obras centralizadas nos costumes e fatos da Região Mata Sul Pernambucana.
Comenta como Jayme Griz também muito marcou a História palmarense, principalmente porque ocupou cadeira na Academia Pernambucana de Letras, compondo obras com a linguagem regional da Mata Sul Pernambucana e escrevendo sobre nossos costumes.
Explica como o Centro Cultural do GRUCALP mantém trabalhos de preservação cultural e atividades artísticas atualmente.


Neste seguimento da entrevista, Jaorish fala sobre o poeta Ascenso Ferreira e sua grande contribuição para divulgar Palmares porque seus poemas abordam costumes da Mata Sul Pernambucana.
Explicações sobre o Clube Literário dos Palmares que no final do Século XIX exerceu ações expressivas principalmente em prol da Abolição da Escravatura e do Movimento Republicano.
Conta sobre como o poeta Milton Souto, autor do Hino Municipal dos Palmares, nomeou o local onde o GRUCALP funcionava como Centro Cultural dos Palmares.
Jaorish enaltece muito Jayme Griz, poeta Palmarense que ocupou cadeira na Academia Pernambucana de Letras.
Numa fase de repressão, foi criado o GRUCALP, logo quando o Clube Literário dos Palmares e a Academia Palmarense de Letras estavam desativadas.


Nesta parte da entrevista cedida ao Programa Falando Sério, da Rádio Cultura dos Palmares (www.rcpalmares.com.br), Jaorish explica como o Núcleo Municipal da União Brasileira de Escritores (U.B.E.), está mantendo atividades no Centro Cultural do GRUCALP. Cita os fundadores do Núcleo: Telles Júnior, Jaorish, José Maria Sales, Vilmar Carvalho, Antonio Caetano e Célio Queiroz. E conta como foi realizada a Primeira Semana Palmarense da Poesia, ocorrida no Centro Cultural do GRUCALP, de 14 à 18 de Março de 2011 aglutinando literatos, tais como Nonato Baraka, José Maria Sales, Rosa Maria, Luciano França, Manoel José da Silva Filho, entre outros, nos encontros com estudantes durante aquele evento.
Relatos sobre eventos ocorridos no Centro Cultural do GRUCALP: Festival de Música, Concerto com um autêntico Stradivarius, SEmana da Poesia e Dia Mundial do Teatro. E sobre as exibições de filmes educativos e produções cinematográficas premiadas longas metragens, etc. Explicou que tudo feito sem usar os recursos financeiros do Projeto Ponto de Cultura e somente a partir de Abril essa verba será usada.


Nesta quarta parte da entrevista cedida por Jaorish no Programa Falando Sério, da Rádio Cultura dos Palmares (www.rcpalmares.com.br), dia 07 de abril de 2011, aborda:
Cursos de Artesanato, ARte Culinária, TEatro, Dança, Capoeira, Música do Centro Cultural do GRUCALP
Peça Teatral que será apresentada no Cineteatro Professor Miguel Jasselli, do Centro Cultural do GRUCALP, e os alunos dos cursos ganharão ingressos.
Voltando ao assunto do Clube LIterário dos Palmares, Jaorish conta como grandes nomes intelectuais foram atraídos para o Clube, tais como o Conde D'Eu, Joaquim Nabuco, Silva Jardim.
Cita Palmares como pioneiro no interior do Estado na luta pela Abolição da Escravidão e pela República. Por isso a Cidade tem tradições de rebeldias. Ainda hoje os artistas são rebeldes e não devem baixar a cabeça para nenhum lider de pistolagens ou coroneizinhos politiqueiros.
A produção artesanal do GRUCALP centralizada no beneficiamento da bananeira da qual tudo se aproveita.
Comenta que mesmo propondo parcerias com o Governo Municipal dos Palmares há meses, ainda espera respostas sobre as propostas.


Nesta quinta parte da entrevista cedida por Jaorish ao Locutor Mávio Alves, no Programa Falando Sério da Rádio Cultura dos Palmares (www.rcpalmares.com.br), abordam os temas:
Primeira Semana da Consciência Quilombola, na qual teve parcerias com o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo do Recife e com ONGs locais, e, com a Rádio Cultura dos Palmares.
50 anos de criação do GRUCALP já está em preparação
Citam nomes de Membros do GRUCALP que têm projeção noutros Estados, tais como Flavinho do Recife, João de Castro Ribeiro...


GRUCALP agradece à Rádio Cultura dos Palmares pela parceria ao divulgar as ações do nosso Movimento Cultural.

*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário