quinta-feira, 11 de julho de 2013

Benefícios do chá de hibisco

O chá do hibisco é feita a partir da flor de hibisco e pode ser bebido quente ou frio. É uma bebida natural, sem cafeína e possui muitos benefícios.

Tem ação antioxidante e anti-inflamatória devido à alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides, com isso o organismo deixa de acumular toxinas.

Também ajuda e muito no combate ao stress, além de conseguir abaixar o nível do seu colesterol. Isso porque ele fortalece os vasos do coração e por consequência, o sistema vascular, o que diminui a pressão sanguínea e reduz por tal o nível de colesterol no seu sangue.

Há algumas contraindicações: Se você está em trabalho de reposição hormonal, não deve tomar o chá. Assim como também não é recomendado para quem está amamentando ou está na fase gestante.


 o chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa - dá até para sentir aquele azedinho da fruta -, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso. 

O que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina - pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: "O organismo deixa de acumular toxinas - substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento", explica Lucyanna Kalluf, nutricionista funcional especializada em fitoterapia do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo. 

Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. Ainda não acabou: "O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes", afirma a bióloga Lúcia Helena Guerra Arantes, de Belo Horizonte. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário