quinta-feira, 11 de julho de 2013

* Primeiro avião movido a energia solar atravessa Estados Unidos




Pilotado por Campeão da Terra do PNUMA, ‘Impulso Solar’ chegou a Nova York dois meses após ter saído da Califórnia. Foto: PNUMA


primeiro avião movido a energia solar e capaz de voar durante o dia e a noite cruzou os Estados Unidos da costa leste a oeste sem usar qualquer tipo de combustível fóssil. O Impulso Solar, nome dado à aeronave, completou seu trajeto no sábado (6) quando pousou no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York.

O avião, criado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, viajou 105 horas e 41 minutos e percorreu mais de 5,6 mil quilômetros com uma velocidade média de 50 km/h. Antes de chegar a Nova York, o avião também sobrevoou as cidades de Phoenix, St. Louis e Washington. Em cada um dos locais visitados, o time responsável pelo protótipo fez paradas para promover encontros políticos e aparições públicas para divulgar tecnologias limpas e a utilização eficiente da energia renovável.

“Durante a jornada do Impulso Solar, nós tivemos que achar soluções para uma série de situações novas, o que nos obrigou a desenvolver estratégias e ferramentas. Buscamos ultrapassar o limite das tecnologias limpas e energias renováveis para alcançar níveis nunca imaginados”, afirmou Piccard, que recebeu o título de Campeão da Terra pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) na categoria Inovação e Ação em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário