sábado, 13 de julho de 2013

* Resumos de manchetese capas de Jornais 13 de Julho de 2013

RESUMO E CAPAS DE ALGUNS JORNAIS DO DIA 


13 de julho de 2013



Jornal do Commercio


Manchete: Água demais. E de menos
Meninos se divertem em Pirapama (acima). Barragem atingiu capacidade máxima ontem, o que garante abastecimento de meses na RMR. Apesar disso, faltará água em vários locais, por 120 horas, por causa de problema em Tapacurá. (Págs. 1 e cidades 7)
Dilma respeita protestos, mas com ressalvas
Na reunião do Mercosul, no Uruguai, presidente avaliou atos como legítimos e criticou posturas violentas. (Págs. 1 e página 5)

Outro exame para alunos de medicina
Estudantes também deverão fazer o Revalida, obrigatório para médicos formados no exterior que vêm para o País. (Págs. 1 e página 10)

PF não viu crime no boato do Bolsa-Família (Págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

O Globo


Manchete: 'Invasão' americana: Cúpula do Mercosul cobra explicação por espionagem
Bloco chama para consulta embaixadores em países que vetaram avião de Morales.

Diante da reação regional, EUA já estariam dispostos a revisar monitoramento de informações no exterior.

Os presidentes do Mercosul condenaram de forma contundente a espionagem cibernética americana em países do bloco, revelada pelo GLOBO com base em documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Reunidos em Montevidéu, os mandatários também reagiram com firmeza ao incidente em que países europeus fecharam seu espaço aéreo ao avião do presidente
boliviano, Evo Morales, por suspeitarem da presença de Snowden a bordo. Os embaixadores em Itália, França, Portugal e Espanha serão chamados para consulta, e os governos exigirão um pedido de desculpas. A forte reação regional à espionagem já leva os EUA a cogitarem a revisão do monitoramento de informações no exterior, como informa Merval Pereira. (Págs. 1 e 4 e 27)

Snowden reaparece
O ex-técnico da CIA Edward Snowden reapareceu, após 20 dias no aeroporto de Moscou, e pediu asilo temporário à Rússia. Ele disse não estar arrependido do vazamento.

“Levei o que sabia ao público, para o que afeta a todos poder ser discutido por todos à luz do dia, e pedi ao mundo justiça.”
Edward Snowden. (Págs. 1 e 28)
Mobilidade papal: Jipe muda segurança
A PF vai alterar a escolta ao Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude. A decisão foi tomada porque o Pontífice usará no Rio um papamóvel aberto, diferente do modelo adotado por seus antecessores, fechado e blindado. Dois papamóveis foram embarcados ontem em Roma. (Págs. 1 e 12 e Ancelmo Gois)
Brasil nas ruas: Anistia alerta sobre PM
Polícia do Rio diz que investiga grupos de vândalos.

A Anistia Internacional chamou de "violenta e excessiva” a reação da PM do Rio aos atos de vandalismo nas manifestações que terminaram com 46 pessoas detidas. Governo diz que investiga grupos de vândalos. Apesar da baixa adesão, sindicatos dizem que atos foram um sucesso. (Págs. 1 e 3 a 6 e editorial "Limitações do sindicalismo oficialista”)
Empregados, petistas não fazem mais greve
Para o presidente do PT, Rui Falcão, presença de militantes foi tímida porque eles estão empregados. (Págs. 1 e 3)

Bolsa Família: PF diz que boato não foi criminoso
A Polícia Federal concluiu que os boatos que levaram milhares de pessoas a antecipar saques do Bolsa Família não foram orquestrados, nem partiram da oposição, como chegaram a cogitar ministros do governo Dilma. A liberação antecipada do dinheiro pela Caixa foi um dos motivos. (Págs. 1 e 7)
Nó do crescimento: As promessas não cumpridas de Dilma
Baixar juros, não fazer malabarismos fiscais e investir em infraestrutura são promessas não concretizadas na economia. (Págs. 1 e 21)
E a França não é mais AAA...
A Fitch rebaixou o país por falta de crescimento e déficit público elevado. (Págs. 1 e 22)
Mais Médicos: Suspeita de ação contra o programa
O Ministério da Saúde pediu à Polícia Federal para investigar suposto movimento de médicos para tumultuar programa que abre espaço para profissionais estrangeiros no país. (Págs. 1 e 9)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo



Manchete: Uso de aviões da FAB por autoridades cresce em 2013
Em média, 9 pedidos foram feitos por dia no lõ semestre; senador pediu explicações.

Dados da Aeronáutica, obtidos pelo Estado, mostram que 9 autoridades federais decolaram diariamente, em média, a bordo de jatinhos oficiais no primeiro semestre de 2013, informa Fábio Fabrini. A Força Aérea Brasileira (FAB) atendeu a 1.664 solicitações de voo no período. De janeiro a junho de 2013, a média diária de solicitações foi maior que no mesmo período de 2011 (6,6) e 2012 (8), embora a presidente Dilma Rousseff tivesse pedido parcimônia no uso das aeronaves. O pedido de explicações foi feito pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) após três autoridades devolverem recursos por uso supostamente indevido dos aviões. A Aeronáutica já adiantou que a relação de eventuais convidados em cada viagem não será revelada. A justificativa é que a lista de passageiros é descartada após a chegada ao destino. (Págs. 1 e política A4)

PF diz que não houve crime em boatos do Bolsa Família
A Policia Federal concluiu que o boato sobre o cancelamento do Bolsa Família, que em maio causou tumulto em agências da Caixa, se espalhou de forma “espontânea”. Disse ainda que a antecipação do pagamento do beneficio pela Caixa ajudou a provocar o problema. À época, ministros falaram em “orquestração” e a presidente Dilma Rousseff chamou o episódio de “criminoso”.

Comunicado da PF: “Conclui-se, assim, pela inexistência de elementos que possam configurar crime ou contravenção penal". (Págs. 1 e política A5)
Prévia do PIB tem pior resultado desde 2008
O nível de atividade econômica do País apresentou em maio a maior queda mensal desde dezembro de 2008, ano do início da crise financeira internacional. Os números, divulgados ontem pelo Banco Central, tiveram repercussão no mercado financeiro. Analistas previam retração em maio, mas a baixa de 1,4% sobre abril registrada pelo índice de Atividade do BC (IBC-BR) surpreendeu. (Págs. 1 e economia B1)

José Paulo Kupfer
O IBC-Br é mais um capítulo da descida da economia brasileira a um nível de expansão inferior ao da economia mundial. (Págs. 1 e B3)

Líder paraguaio rejeita retorno ao Mercosul
O presidente eleito do Paraguai, Horácio Cartes, rejeitou reintegrar o país ao Mercosul em agosto, sob a alegação de que a entrega da presidência rotativa do bloco do cone sul à Venezuela contraria tratados firmados pelos sócios-fundadores. (Págs. 1 e internacional A10)

Snowden quer Rússia
O ex-agente da CIA Edward Snowden (foto) quer asilo temporário na Rússia.

ONU diz que espionagem dos EUA ameaça liberdade. (Págs. 1 e A10)
Prefeitura acaba com Aprov para conter corrupção
A Secretaria Municipal de Licenciamentos saiu do papel com a missão de desemperrar 25 mil processos. A primeira mudança é a extinção dos Departamentos de Aprovação de Edificações (Aprov), envolvidos em corrupção. (Págs. 1 e metrópole A15)
Governo rastreará programa médico
O Ministério da Saúde pediu ajuda à Polícia Federal para investigar a denúncia de que grupos usarão a internet para prejudicar o programa Mais Médicos. (Págs. 1 e metrópole A20)

Gurgel quer mensalão de MG julgado logo (Págs. 1 e política A7)

Fernando Reinach: Meio médico, meio escravo
Incapaz de convencer jovens médicos a trabalhar no SUS, o governo resolveu criar um novo profissional, o meio médico, meio escravo. (Págs. 1 e metrópole A20)
Notas & Informações: A irrelevância das centrais
As centrais sindicais só reúnem multidões no Primeiro de Maio, e atraídas pelos shows e sorteios. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense



Manchete: Calote ameaça 37 milhões de usuários dos planos de saúde
Cerca de 40% das seguradoras têm débitos com o governo federal e podem ser proibidas de operar no mercado. A dívida total passa de R$ 200 milhões. (Págs. 1 e 12)

Mercosul sai em defesa de Morales
Líderes do bloco cobram desculpas dos países europeus que fecharam o espaço aéreo para o presidente da Bolívia. Reunidos em Montevidéu, presidentes sul-americanos também condenaram a espionagem dos EUA. (Págs. 1 e 16)
O apelo do delator
Edward Snowden pediu asilo temporário à Rússia. O homem que revelou segredos da CIA tenta ganhar tempo até viajar para a América Latina. (Págs. 1 e 16)
PIB aponta para recessão
Queda de 1,4% em maio é o pior resultado desde 2008, quando o mundo entrou em crise. A equipe econômica, no entanto, mantém previsão de 3% de crescimento este ano. (Págs. 1 e 9)
PF desmente até ministros
Investigação diz que não houve orquestração dos boatos que levaram milhares de beneficiados do Bolsa Família a agências bancárias, ao contrário do que acusavam integrantes do governo. (Págs. 1 e 6)

Sala de juíza é invadida
O gabinete de Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas, no Setor de Autarquias Sul, foi revirado ontem. Câmeras de vigilância da Justiça Federal podem ajudar a identificar os suspeitos. (Págs. 1 e 27)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas



Manchete: Em nome do santo: População denuncia cada vez mais roubo de peças sacras em Minas
A relação de tesouros religiosos levados de igrejas, capelas e museus nas últimas décadas não para de crescer no estado, devido a denúncias feitas pela população ao Ministério Público e a órgãos de defesa do patrimônio histórico. Mesmo sem registro de furto este ano, o último levantamento indica que subiu para 699 o número de peças sacras desaparecidas. São cálices, oratórios, sinos, imagens de padroeiro, relíquias levadas por criminosos para abastecer mercado clandestino de colecionadores.

A participação popular ao acusar furtos antigos é resultado de bem-sucedida campanha iniciada há 10 anos, com apoio do Estado de Minas, que recuperou parte importante do acervo de Minas. Outra iniciativa será a divulgação, a partir de agosto, de imagens de peças desaparecidas nas capas de 3 milhões de catálogos telefônicos distribuídos em todas as regiões do estado. (Págs. 1 e 17 e 18)

Agenda positiva: Ritmo cai no Congresso sem pressão da rua
Menor mobilização de manifestantes pelo país já reflete na Câmara e no Senado. Depois de semanas de muito empenho para aprovar projetos de interesse popular, parlamentares adiam temas da chamada agenda positiva do Congresso.

PEC quer descontar ausências não justificadas dos salários dos deputados estaduais mineiros. (Págs. 1 e 3 e 5)
Medicina: Alunos brasileiros terão de fazer o exame revalida
Teste usado para validar diplomas de médicos estrangeiros será usado pelo Ministério da Educação para avaliar qualidade dos cursos de medicina brasileiros. (Págs. 1 e 7)

Transporte: Justiça cobra licitação de ônibus ilegais
Decisão judicial dá prazo de 10 dias para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abrir editais para 2 mil linhas interestaduais e internacionais que estão com contratos de concessão vencidos desde 2008. (Págs. 1 e 13)
Fraudes: Justiça mantém na cadeia ex-prefeito da Pirapora (Págs. 1 e 6)

Prévia do PIB: Indicador tem a maior queda mensal desde 2008 (Págs. 1 e 10)

------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora


Manchete: PIB tem menor prévia desde o final de 2008
Queda de 1,4% em indicador de atividade econômica em maio, comparado a abril, se soma a outros dados negativos e faz dólar voltar a subir. (Págs. 1 e 15 e 16 (Maria Isabel Hammes))

Golpe no tráfico: Um freio em rota de drogas para o Estado
Apontado como líder da quadrilha, paraguaio Jorge Alcaraz foi preso em Foz do Iguaçu e trazido à Capital. (Págs. 1 e 28)

Espionagem: Snowden aceita silenciar em troca de asilo
Ex-técnico que vazou informações do governo dos EUA fez desabafo em aeroporto russo. (Págs. 1 e 20)
------------------------------------------------------------------------------------

Leia a edição de hoje: http://ow.ly/mVBdM



------------------------------------------------------------------------------------

Leia Jornal O POVO em cada página no arquivo digital: http://digital.opovo.com.br/


------------------------------------------------------------------------------------




------------------------------------------------------------------------------------

Um dos destaques é: Polícia Federal descarta crime em boato sobre fim do Bolsa Família; Governo evita comentar o término das investigações.http://folha.com/no1310542

------------------------------------------------------------------------------------
otorista imprudente atira contra carro de reportagem de O TEMPO ow.ly/mVAy1

Com cinco anos de atraso, ANTT terá que licitar linhas
http://ow.ly/mVACV

Bernard vira torcedor de luxo para o Galohttp://ow.ly/mVAKo

------------------------------------------------------------------------------------


------------------------------------------------------------------------------------


------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário