sábado, 3 de agosto de 2013

* Cantor Alejandro Sanz viajará ao Ártico com o Greenpeace





Artistas que lutam pelo meio ambiente25 fotos

25 / 25
Alejandro Sanz fará uma travessia no extremo sul do Ártico com um grupo do Greenpeace entre os dias 14 e 20 de julho de 2013. A travessia faz um apelo para criar uma região protegida no polo Norte onde se proíba a extração petrolífera e a pesca industrial. "Temos que ter consciência que, se salvarmos o Ártico, salvaremos muito mais. É a batalha ambiental mais importante do momento, porque está em jogo um dos poucos lugares do planeta onde ainda existe um equilíbrio", diz o cantor espanhol, que é embaixador da campanha "Salve o Ártico" da ONG Greenpeace
O cantor espanhol Alejandro Sanz se juntará, entre os dias 14 e 20 de julho, à expedição ao Ártico que o Greenpeace realizará para evidenciar a necessidade de proteger esse ecossistema único.
A travessia tem, entre seus objetivos, comprovar o retrocesso sofrido pelas geleiras e pela camada de gelo do Ártico "devido à mudança climática", assim como "evidenciar" o perigo que representaria um vazamento de petróleo neste local praticamente inexplorado e também como seus habitantes perderiam sua terra, informou o Greenpeace.
"Temos que ter consciência que, se salvarmos o Ártico, salvaremos muito mais. É a batalha ambiental mais importante do momento, porque está em jogo um dos poucos lugares do planeta onde ainda existe um equilíbrio, e porque o que sucede ali afeta a todos", expressou Sanz no comunicado enviado pela organização não governamental.
O artista espanhol viajará ao extremo Sul do círculo polar ártico para testemunhar a beleza desta terra e a forma de vida dos inuits - o povo original que habita esse território -, assim como a maneira que a mudança climática e a pressão humana ameaçam sua forma de vida e a natureza sobre a qual se sustenta esta comunidade.
Segundo relatório do Greenpeace, o Ártico pode ficar sem gelo dentro de 10 ou 20 anos, com graves efeitos sobre a população, a fauna, a flora e a economia.
Sanz fará um pedido global para que pessoas no mundo todo se unam ao Greenpeace através do site Salve o Ártico para declarar esta região um "santuário protegido", ou seja, "criar uma região protegida no polo Norte onde se proíba a extração petrolífera e a pesca industrial".
Mais de 3 milhões de pessoas, informou a organização, já se uniram à campanha para que as empresas petrolíferas deixem o Ártico.

Cientistas exploram o Ártico há mais de cem anos22 fotos

15 / 22
Artista recria um dos desenhos mais famosos de Leonardo da Vinci, "Homem Vitruviano", sobre a camada de gelo do Ártico, em um ato para chamar a atenção para a região. O polo Norte perde gelo no verão quando o Sol fica no ponto mais alto do céu - setembro, mês que marca o fim da estação, concentra os maiores índices de perda do ano -, mas a extensão cresce novamente durante o inverno, quando a região tem dias muito curtos, especialmente entre fevereiro e março. Mas medições de submarinos mostram que a região perdeu 40% da espessura do gelo nos últimos 30 anos e sua camada está cada vez mais fina, sinal da velocidade do aquecimento global EFE/Nick Cobbing

Nenhum comentário:

Postar um comentário