sexta-feira, 7 de março de 2014

* Plantas que purificam o ambiente


1
2
3
4
5
Aloe
Que as plantas ajudam na limpeza do ar todos nós sabemos. Porém uma nova pesquisa apresenta resultados ainda mais positivos do que os anteriores. Segundo os cientistas, o aumento é de oito vezes quando se trata de poluentes urbanos comuns como o  dióxido de nitrogênio, que causa a diminuição da resistência às infecções, e os Materiais Particulados (MP) que são grandes causadores de doenças respiratórias.
Árvores, gramados, cercas vivas, todos os tipos de planta em áreas urbanas podem contribuir para a redução do nível de dióxido de nitrogênio nas ruas em  até 40% e materiais particulados em 60%. Para os autores da pesquisa, uma boa sugestão é construir telhados  e coberturas “verdes” para aumentar a quantidade de plantas no ambiente.
A Nasa listou uma série de plantas que podem também ajudar na purificação do lar. Confira!
Aloe (Aloe vera)
Conhecida no Brasil como babosa, a planta cresce rapidamente, ama o sol  e ajuda na limpeza do formaldeído e benzeno, que podem ser um subproduto de produtos químicos de limpeza, tintas, entre outros. Também possui um gel que pode ajudar a curar cortes e queimaduras.

Planta aranha (Chlorophytum comosum) 

Possui muita folhagem e pequenas flores brancas, combate o benzeno, formol, monóxido de carbono e xileno (solvente utilizado nas indústrias de couro, borracha e impressão).

Margarida-da-áfrica (Gerbera jamesonii)
É indicada para a remoção de tricloroetileno, que você pode levar para casa com a roupa lavada a seco em lavanderias. Também é eficiente para filtrar o benzeno que está nas tintas. Ideal para ter na lavanderia ou no quarto, desde que bata muita luz solar.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeilanica)
Também conhecida como abo-de-lagarto, língua-de-sogra e sanseviéria, é uma das melhores formas de filtrar formaldeído, que é comum em produtos de limpeza, papel higiênico, tecidos e produtos para cuidados pessoais. Ideal para banheiros e não precisa de muita iluminação.
Jibóia, era-do-diabo (Aures Scindapsus) –  outra planta eficiente  para combater o formaldeído, pois tem rápido crescimento, e quando é plantada em um vaso suspenso gera um efeito cascata verde. Ideal par garagens. Além disso, sua cor não altera noe escuro.

Crisântemo (morifolium Chrysantheium)
As flores coloridas, além de serem bonitas, também ajudam a filtrar o benzeno, que geralmente é encontrado em cola, tintas, plásticos e detergentes. A planta requer luz direta para incentivar a abertura dos botões.

Dracena-de-madagascar (Dracaena marginata)
As bordas vermelhas trazem cor ao ambiente, e o arbusto pode crescer até atingir o teto. Melhor planta para remoção de tricloroetileno, xileno e formaldeído, que podem ser introduzidos ao ambiente interior através de lacas, vernizes e gasolina.

Ficus chorão (Ficus benjamina)
Na sala pode ajudar a filtrar os poluentes que normalmente acompanham carpetes e móveis, como benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Cuidar de um ficus pode ser complicado, mas se for regado nas condições certa de luz certa, duram muito tempo.

Azaléia (Rhododendron simsii)
Combate formaldeído a partir de fontes como a madeira ou espuma isolante. Azaléias desenvolvem melhor em áreas frias em torno de 15 a 18 graus em um ponto bem  iluminado.

Hera-inglesa (Hedera helix)
Boa para quem tem animal de estimação, especialmente aqueles que evacuam dentro de casa.Um estudo descobriu que a planta reduz as partículas fecais que ficam no ar. Também filtra formaldeídos encontrados em alguns produtos de limpeza doméstica.

Dracaena Warneck (Dracaena deremensis ‘Warneckii)
Combate poluentes associados a vernizes e óleos. Cresce facilmente dentro de ambientes internos, mesmo sem luz solar direta e pode atingir até 3,65m.

Café-de-salão-dourado (Aglaonema crispum)
Ajuda a filtrar uma variedade de poluentes do ar e com o tempo começa a remover as toxinas. Mesmo com pouca luz irá produzir flores e frutos vermelhos.

Bambu de palma (Chamaedorea sefritzii)
Esta palmeira floresce em espaços interiores pequenos com sombra e freqüentemente produz flores e frutos pequenos. É uma das melhores plantas para filtrar tanto o benzeno qunato o tricloroetileno, além de ser uma boa escolha ser colocado em torno de móveis que podem estar soltando  formaldeído.

Jibóia (oxycardium Philodendron)
Esta trepadeira não é indicada para quem tem crianças ou animais de estimação por ser tóxica quando ingerido. Remove todos os tipos de compostos orgânicos voláteis, particularmente os formaldeídos a partir de fontes como o aglomerado.

Lírio-da-paz (Spathiphylum wallisii )
Sombra e água semanais são tudo que o lírio da paz precisa para sobreviver e produzir flores. Encabeçou a lista da NASA para a remoção de formaldeído, benzeno e tricloroetileno, além de combater o tolueno e o xileno.

Crisântemo (Chrysanthemum )
Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. Sua propagação se dá por estacas em estufas e sementes, e dá flores o ano inteiro. Precisa de muita luz, porém, não suporta sol direto, preferindo clima quente e úmido. São indicadas como filtros contra o fumo de cigarro, charuto e cachimbo.

Samambaia (Nephrolepis Pectinata)
Absorvem todo o tipo de "poluentes". Cultivada em vasos, jardineiras, ou diretamente no solo, à meia-sombra em canteiros umedecidos. É muito resistente às baixas temperaturas de inverno.
Antúrio (Anthurium )
O Antúrio é um grande combatente do amoníaco, um poluente emitido por aparelhos com tanques de gás, como geladeiras, refrigeradores e aquecedores de água. Por isso, é ideal para cozinhas e banheiros.
Enviado por Equipe GreenNation

Nenhum comentário:

Postar um comentário