quarta-feira, 27 de agosto de 2014

* Papa Francisco quer beatificação de Monsenhor Romero

O Papa Francisco assegurou que a beatificação de Monsenhor Romero avança sem obstáculos no Vaticano. O Papa Francisco quer uma beatificação expedita de Monseñor Oscar Romero, afirmando que foram cumpridos todos os requisitos processuais no caso do arcebispo salvadorenho assassinado.
aleiteia.org

Francisco assegurou que o arcebispo de San Salvador, Óscar Arnulfo Romero, assassinado no dia 24 de março de 1980, enquanto realizada uma missa, é um "homem de Deus” e que não há impedimentos para sua beatificação, e alentou os querem agilizar o trâmite.
"Romero é um homem de Deus, mas, agora, o processo deve continuar e o Senhor tem que nos dar um sinal. Os requerentes precisam se agilizar porque não há nenhum impedimento” para a sua beatificação, explicou o Papa durante uma entrevista coletiva que deu a bordo do avião no qual regressava da viagem à Coreia do Sul, segundo informaram as agências ANSA e EFE.
O processo de beatificação de Romero se encontrava paralisado há tempos, mas desde a consagração de Jorge Bergoglio como Papa, em março de 2013, foi acelerado.
O pontífice argentino explicou que a causa da beatificação de Monsenhor Romero se encontra já em estudo na Congregação para a Causa de todos os Santos.
Óscar Arnulfo Romero, um bispo que defendia os mais pobres e desprotegidos, enfrentou a ditadura salvadorenha e foi assassinado por um tiro quando realizada missa na capela de um hospital para doentes de câncer de San Salvador, em 24 de março de 1980, nos dias prévios ao estalido do conflito armado, que se estendeu até 1992.
Em 1994, foi aberto o processo de beatificação do prelado, mas, agora, é necessários que se reconheça o martírio ou que lhe seja atribuído um milagre para ser beatificado. Romero denunciava a repressão dos militares salvadorenhos no início da guerra interna, de 1980-1992, e foi assassinado em 1980.
O pontífice disse aos jornalistas que o caso de Romero havia sido "demorado por prudência” da Congregação, mas que, agora, ficaria "destravado” e que o caso tinha passado para o departamento em que se decide sobre a santidade de indivíduos. "É importante que o tema avance rapidamente”, disse o pontífice, ainda que tenha enfatizado que o processo deve cumprir com seus requisitos.

Telam

Agencia de Noticias Telam

Nenhum comentário:

Postar um comentário