quarta-feira, 27 de agosto de 2014

* Organizações debatem em La Paz projetos antiimperialistas para a América Latina

Com uma agenda voltada para a unificação dos países latino-americanos em torno de um projeto político-social mais justo, o XX Encontro do Foro de São Paulo (FSP) acontece de 25 a 29 de agosto na cidade de La Paz, capital da Bolívia. Partidos políticos e organizações de esquerda se reúnem em torno da construção de caminhos para superar a desigualdade social na América Latina e minimizar o avanço das forças capitalistas, neoliberais e imperialistas no continente, com vistas a um desenvolvimento próprio e integrado.
Abertura do XX Foro de São Paulo em La Paz

Durante o evento, com o tema "Derrotar a pobreza e a contraofensiva imperialista, conquistar o bem-viver, o desenvolvimento e a integração em Nossa América”, será realizado um balanço dos governos progressistas, dos governos esquerdistas e da contraofensiva imperialista promovida pelos Estados Unidos na região. Para isso, estão sendo discutidas as conjunturas econômicas e políticas em âmbito regional e internacional, debatendo processos de integração, panoramas político-eleitorais, lutas sociais e planos de ação.
Na compreensão de Fabian Solano Moreno, membro do Partido Socialista Frente Ampla Equador, a revolução cubana, ocorrida desde os anos 1950, ainda semeia, por todo o continente, a construção de uma maneira diferente de ver a sociedade, fundamentando mudanças estruturais profundas. "Com as organizações políticas que têm chegado a esses governos temos mostrado eficiência e capacidade, (...) dizendo ao mundo que a ideologia socialista está mais viva do que nunca”, afirmou ao site do FSP.
A secretária-executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente, explica que o encontro é um momento de integração regional e participação popular, um espaço para reflexão e formação política para militantes e membros do FSP. "Quando começamos o FSP, quase 25 anos atrás, tínhamos somente Cuba com um governo socialista, e não neoliberal. Hoje em dia, temos mais de 10 países governados por partidos que fazem parte do FSP”, destaca, no site do FSP.
Nesse contexto, serão levantadas questões acerca das posturas adotadas pelos partidos esquerdistas que, hoje, ocupam espaço de poder institucional nas políticas nacionais, em seus diversos âmbitos. "Um dos pontos mais importantes (...) é bem simples: manifestar que todo projeto de integração latino-americana e caribenha, enquanto os problemas coloniais das Ilhas Malvinas e de Porto Rico não se solucionem, não estará completo”, destaca Gustavo Enrique, coordenador da Frente Socialista de Porto Rico, em entrevista publicada no site do FSP.
Assista ao vídeo da inauguração do Foro:



Temas debatidos
Nos cinco dias do encontro, serão discutidos temas como a crise do capitalismo e suas estratégias progressistas e revolucionárias, a participação política da juventude, independência, descolonização, soberania e livre determinação, e o fim do conflito armado. Compõem a pauta também assuntos como desenvolvimento agrário integral, narcotráfico e consumo de drogas ilícitas.
Entenda o Foro
O Foro de São Paulo foi criado em 1990, quando partidos políticos da América Latina e Caribe se reuniram com o objetivo de debater a nova conjuntura internacional pós-queda do Muro de Berlim (em 1989) e as consequências da implantação de políticas neoliberais pela maioria dos governos da região. A proposta principal é discutir alternativas populares e democráticas ao neoliberalismo, que estava entrando na fase de ampla implementação mundial.
Mais informações: www.forodesaopaulo.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário