quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

* Governo da moenda espremendo família de artistas!

Como diz o populacho, “cada macaco no seu galho e cada homem no que sabe fazer” !
Quando o marketing da administração municipal propagou que as nomeações seriam por competência técnica, houve comemoração. Mas não é o que demonstra o assessor nomeado para Secretariar a Infra-estrutura. E há outros casos que registraremos no transcorrer dos dias futuros!
Vejamos um caso que parece piada:
Nesta quinta-feira, dia 08 de Janeiro de 2009, o Secretario de infra estrutura deste Muncípio mandou um funcionário dar recado sobre ordem para destruir uma rampa de acesso à casa de Telles Júnior (Museu Telles Júnior), alegando obstrução da calçada dificultando tráfego de pedestres.




Na foto acima, no canto direito, a rampa que existe desde 2000, época quando o Governo (Francisco de Assis Rodrigues), acelerou construção de rampas em logradouros públicos, obedecendo Leis Federal, Estadual e Municipal de amparo aos idosos e paraplégicos. O Museu Telles Júnior foi o 1º criado neste Município e a família do artista homenageado é tradicionalmente guerreira na luta cultural palmarina, o local é chamado de Quilombo da Arte e Casa dos Artistas Palmarinos (antes de ser Museu, funcionava o atelier de Telles Júnior, denominado de Galeria de Arte Zumbí, QG da Resistência Quilombola local). O Governo que se inicia, ao invés de procurar amparar e dar condições de funcionamentos e dignidade, começou exigindo esses absurdos citados acima!
Na foto acima, o Centenário histórico prédio da Biblioteca Pública Municipal Professor Fenelon Barreto, com rampa construída na gestão de Francisco de Assis Rodrigues. Nota-se como a rampa tomou conta da calçada dando prioridade de acesso à edificação Patrimônio Cultural tradicional da Terra dos Poetas, cidade onde deveriam dar prioridades a quem luta pela cultura também e não somente a locais que transformam em cabides de favores eleitoreiros!


Outra foto mostrando a escadaria da Biblioteca Pública Municipal Professor Fenelon Barreto que há dezenas de anos toma conta de toda a calçada. Será que esse novato administrador vai querer impor esse jeito de mandar destruir o que impede calçadas lá também? Evidentemente que essa interferência atual exigindo mudanças estruturais, tiram características dos Patrimônios Históricos! Estamos com O OLHO aberto sobre essas interferências nas estruturas do nosso Patrimônio Cultural!

Qualquer leigo sabe que há Leis de amparos aos idosos e aos paraplégicos e um dos principais pontos defendidos é a construção de rampas de acessos a prédios, residências, calçadas.
Ao invés de mandar fazer rampas nas calçadas, mandou destruir rampa de acesso a um Patrimônio Cultural! E há tanta coisa urgente para resolver nesse Município que esse pessoal acusou de abandono! Se quiser mostrar trabalho, tem tanta coisa danificada física e moralmente neste Município (principalmente deveriam se dedicar a reconstruir o nome das tradições culturais palmarinas, atualmente em abandono e sem articulação cultural local, estadual e nacional)!
Tem gente que não sabe mesmo ter o poder nas mãos e dá ordens sem noções do que está fazendo pois não é do metiê (o Partido quer o cargo, empurra lá o “companheiro”). E pelo jeito, não conhece a cidade nem os locais históricos. A rampa existe desde 2000 e os batentes existem há mais de 100 anos, fato que pode ser comprovado nos anais existentes nos arquivos da prefeitura, se alguém teve o cuidado de registrar!
A casa de Telles Júnior, onde ainda reside a família, contando com duas idosas septuagenárias, já era antiga quando um tio da esposa de Telles Junior morou nela, quando era jovem, isso há mais de 90 anos!
Ora, o certo é evitar erros no que será feito agora e não procurar erros no que já é tradicional e principalmente, desrespeitando Leis de amparos a idosos e a paraplégicos!
É como sempre digo: Há pessoas que não podem ter o poder de cargos governamentais nas mãos porque trocam os pés pelas mãos.

E para quem é "marinheiro de primeira viagem" em administração pública, antes de tudo deve se informar e conhecer seu povo (conhecer povo não é somente ir de porta em porta apertando as mãos dos eleitores, prometendo ações de pretensa futura administração e fazendo favores eleitoreiros), costumes, Cultura e História!

Do jeito que estão começando esta administração, exigirão desmanchar as rampas e escadarias existentes em toda a cidade, ocasionando gastos exorbitantes dos munícipes, numa época de crise principalmente num município repleto de problemas econômicos e desempregos. Ou então é um ato isolado por não simpatizar com a família de Telles Júnior? (Esse ato se enquadra dentro do desrespeito aos Direitos Humanos pois fere Leis de amparos a idosos e paraplégicos e ao Patrimônio Cultural principalmente num Município onde durante governo anterior a ONG GRUCALP que tem Sede no Museu Telles Júnior, foi vítima de calúnias, injúrias e outros danos morais como nosso Jornal registra nos arquivos de reportagens).

Abaixo, fotos de escadarias ocupando calçadas da Cidade:

Acima, foto da Rua Sebastião Paulino dos Santos onde existem várias residências com escadarias nas calçadas há dezenas de anos!





Acima, duas fotos da tradicional "calçada alta" (dos dois lados da Rua da Aurora) que são escarias para acessos às residências, que tomam toda largura das calçadas.

Acima, batente que há dezenas de anos existem, em plena calçada, na mesma rua do Museu Telles Júnior.

Acima, duas fotos da tradicional "Rua do Jardim", que há dezenas de anos têm escadarias de acessos às residências em toda extensão das calçadas (rua humanizada pelo Prefeito Francisco de Assis Rodrigues em sua 1ª Gestão 1989-1992).
Abaixo, fotos mostrando como estão as ruas da Cidade dos Palmares, com amontoamentos de dejetos e buracos. Ao invés de ficar investindo em mesquinhez, essa nova assessoria deveria resolver tais problemas urgentes:



A História é feita do registro dos fatos e atos. A escolha como se entra na História é de cada pessoa, no livre arbítrio de entrar como herói ou como vilão!
E continuarei a relatar fatos para não haver páginas em branco na História!
E ninguém está livre de questionamentos e de críticas!
Aqui continua a luta pela Cultura da nossa Terra e pela Liberdade de Expressão!
Sem medo de defender os Direitos Humanos e a dignidade do nosso povo, escrevo e assino!

08/01/2009

© Jaorish Gomes Teles da Silva

Veja mais sobre a Política Palmarense:


* DESEMBARGADORES DO TRE DECIDEM SE HAVERÁ OUTRA ELEIÇÃO EM PALMARES E EM OUTROS MAIS DE 11 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS, CUJOS PREFEITOS FORAM EMPOSSADOS SUB JUDICE
* - Prefeito dos Palmares (PE) e seus assessores.
* - Em Palmares (PE), efeitos colaterais de uma eleição...
* TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL: ATUAL PREFEITO DOS PALMARES CONTINUA NO GRUPO DE RISCO E PODE PERDER MANDATO!

*

46 comentários:

  1. Que absurdo! Isso ocorrer na Terra dos Poetas, uma cidade de tradição de cultura!
    Pior ainda é saber que Partidos que se dizem socialistas e com compromisso com os pobres, estão tudo metido aí nesse meio dos acionadores da moenda. Que é isso, companheiros do PT, PDT (esse o pior que foi comprado por um usineiro), PSB (paus mandados do governador que quer financiamento de empresários pra campanha dele em 2010 e apoiou esse homem da moenda que apoiou Mendoncinha e Alkimin no primeiro turno e segundo turno da eleição de 2006 e somente na ultima semana de daquela eleição teve apoio do usineiro atual prefeito de Palmares)... Que é isso, companheiros petistas? Que é isso, compaheiros do PPS? A gente perdeu mesmo a confiança nas propostas de vocês! Decepção!
    Esse pessoal tá até com dias contados pelos processos na Justiça! Esse prefeito foi impugnado 3 vezes durante eleição e cassado após eleito! Igual ao ex prefeito que usou da máquina pública, perseguiu funcionários da Prefeitura (que se iludiram com a proposta da moenda), pisou na memória da cultura de Palmares, depredou a prefeitura...
    Quando nossa cidade vai tomar jeito, minha gente?
    Mas ainda haverá a revolução e todos terão o seu quinhão!
    Che Vive nas lutas verdadeiras do nosso povo sofrido!
    Oprimidos, uni-vos e mudemos o Sistema!

    Esta é minha solidariedade a esta família de artistas e aos artistas que honram as tradições desta Terra dos Poetas, de Hermilo Borba Filho (coitado, hoje tendo na Fundação Casa da Cultura um puxa-saco locutor sem ser do Movimento Cultural, desarticulado, somente sabe gritar bota pra moer e medrosamente dizer "olha ele aí, olha ele aí!"), de Ascenso Ferreira, de Telles Júnior (meu amigo, irmão, professor de artes lá na Galeria de Arte Zumbí), de João Lover, de Zé Linaldo, de Tonho Oião, de Luiz Berto, de Luiz Alberto Machado, de Angelo Mayer, do camarada Antonio de Castro, do grande injustiçado e usado politicamente Jaorish e tantos outros que são marcas ontológicas da História do povo palmarense!

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu achei tudo isso muito radical.
    Esse jornal sempre fazendo oposição!
    Ainda está no nono dia do novo governo e já estão metendo o pau! Ridículo isso!
    Beto é bom, acolhedor, atencioso. Se procurar ele tudo vai ser resolvido. Ele encontrou a casa desarrumada e está arrumando!
    Entendi tudo bem, acho que foi engano e que o assessor apenas está querendo consertar tudo na cidade, deixar a cidade bonita e quer mostrar trabalho. E essa casa é feia mesmo, ainda dizem que é lugar de cultura! Beto sim vai mostrar o que é lugar de cultura quando o Teatro Apolo for reaberto que teve o tempo todo promessa do governo do Nó e tá aí ainda sem terminar conserto. E quem tá falando muito antes do tempo vai ficar a parte disso tudo! Vão ver só! Pensa que é Chiquinho que o povo falava dele e tinha apoio depois? Se querem crescer, trabalhem e apoiem quem quer trabalhar para a cidade depois de mais de 20 anos de depredação na prefeitura!
    Radicalismo somente trás atraso! Querem que o Nó volte a apertar as gargantas de todos vocês novamente? Deixa o prefeito trabalhar, minha gente!

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a Jane Maria da Silva Torres:

    Dileta leitora, este jornal não é de oposição. Apenas registramos os fatos, denúncias, entrevistas, críticas, a ponto que sua crítica continuará online. É um espaço com interatividade democrática.
    Não citamos erros do Prefeito Beto (ainda). Mas a pessoa mais leiga sabe que quando um assessor age é o governo agindo!
    O Prefeito é um empresário empreendedor da Região Mata Sul e Estado de Pernambuco, respeitado e amigo.
    Não se deixe levar por fanatismo ainda vigente de uma campanha conturbada e de ferrenha luta em prol de mudanças administrativas na prefeitura.
    Note que homenageamos o Prefeito eleito. Tem clipes dele no site. E torcemos para tudo dar certo.
    Onde há democracia tem liberdade de expressão. E onde há escritores com engajamentos sérios se registram fatos e se criticam atitudes de autoridades. E críticas construtivas apenas engrandecem uma administração que sabe ouvir.
    Há amigos na assessoria administrativa atual e sabemos que contamos com quem realmente nos conhece e sabe nossa História de Lutas. Tem até pessoas que fizeram parte do elenco do GRUCALP, em algumas assessorias de destaque deste Governo e modéstia a parte, se passou pelas fileiras de Membros do GRUCALP em alguma época, com certeza tem criatividade e garra para fazer muito se houver apoio e citamos essas pessoas: Coronel Reginaldo, Cláudio Sales, Gil Sales (pessoas capacitadas e queridas do nosso Movimento, com História de Lutas e conhecedoras dos princípios mais sutis e dígnos das heranças quilombolas).

    O que lutamos é por liberdade de expressão, justiça, condições de trabalho para quem mantém a luta de preservação de tradições culturais; espaço físico, fomento e respeito!

    Não podemos criticar seu posicionamento ao escrever isso sobre nossa publicação porque há muita gente também vítima da falta de educação política em nosso país. E por este motivo não sabe o que é Democracia e Luta por um ideal de vida na arte e arte em vida. Infelizmente temos um povo vítima da falta de incentivos à Arte purificadora e libertadora.

    ResponderExcluir
  4. Amigos do Centro Cultural dos Palmares.
    Eu estou residindo no Rio de Janeiro, fui a Palmares para votar (votar em quem tinha ficha limpa e no candidato da cor da minha ideologia). Mas uma coisa eu sei: Quem está consertando o Teatro Apolo é o Governo do Estado, que por sinal atrasou muito porque em agosto de 2007 disse que ficaria pronto em 180 dias (tem foto da placa dizendo isto aqui nos arquivos do JOrnal O OLHO, onde me mantenho informado sobre as verdades de Palmares, do Estado e do Brasil). E até hoje não está pronto o Apolo!
    O ex prefeito deu um golpe de marketing, tomou carona dizendo que a obra era dele mas todos viram a placa dizendo que era o Governo do Estado (onde colocaram a placa? tiraram com vergonha sobre o prazo vencido e a exorbitância de verba gasta? Mas aqui nos arquivos do OLHO tem a foto e a reportagem)!
    Essa moça é mesmo fanática! Depois de tanta bandalheira na política ainda tem gente assim? Ela não ler os jornais do Estado para saber o que aconteceu com esse candidato que ganhou em Palmares!
    E que coisa feia esses nomes inventados para marketing de campanha: NÓ, MOENDA... Nó aperta e enforca e moenda esmaga e espreme! Onde chegamos! E num Município onde Luiz Portela e Chiquinho tiveram tanto gosto de criar uma Fundação Casa da Cultura (vítima de más assessorias que não desenvolveram a cultura do nosso povo que continua usado por mentiras e pela força do dinheiro).
    novamente agradeço e elogio a interativadade deste site que me dá oportunidade para me expressar e opinar sobre as matérias publicadas. Bom seria que todos os jornais dessem esta oportunidade e tivessem esse engajamento de publicar denúncias e não babar o poder dominante!
    Por isso creio que a Revolução será possível enquanto existirem guerreiros assim dispostos!
    Oprimidos, uni-vos!
    Che vive!

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo ao pessoal do Centro Cultural dos Palmares (GRUCALP) por deixar o comentário de Jane quem discordou com o Artigo. Com certeza está mostrando ser este espaço de comunicação muito democrático e interativo.
    Mas eu deletaria porque ela tripudiou, dizendo que a casa do Irmão Telles Júnior é feia. Ora, de que vale as casas belas dos empresários ricos e eles são tapados, sem cultura e sem educação e somente sabem humilhar e ir aos palanques mentir e ir de porta em porta prometer e não cumprir e desrespeitam a dignidade dos eleitores pobres, explorando o desemprego e a miséria ao comprar e exigir votos em troca de cestas básicas e outros favores?
    Eu conheço esta família. Gente de bem, honesta, que mantém a dignidade de um Movimento Cultural livre de complôes e de união com gangs politiqueiras! É um pessoal abnegado que não tem ganancia por posições politicas passageiras. E como o filho de Telles diz em cronicas que li dele aqui no jornal O OLHO e na COLMEIA DAS LETRAS, "são coisas passageiras e essas pessoas gananciosas esquecem que passa em 4 anos, mas a Arte é Eterna"...
    Telles Júnior viveu mostrando ser possível ser um homem de bem sem se submeter ao Regime capitalista e aos complôes. O filho dele é do mesmo jeito, admiro muito. Eu conheço o Jaorish do Colégio, ele onde estudou sempre foi muito respeitado por professores e alunos por sua intelectualidade, por sua capacidade de artista de teatro, do desenho, da pintura, da poesia.
    Olha Jane, tem livros com capa bonita que só tem besteiras, pornografias e baixarias, enquanto tem livros impressos no sufoco, artesanalmente, até sem capa dura de luxo mas que nos dão lições de vida. Acho que aquela casa é um livro assim, sem capa dura de luxo mas que o conteúdo é edificante! Ao ler o livro (conversar e manter contato com aquela familia), a gente se engrandece, digo por experiencia propria.

    Espero que o prefeito filho de Palmares, Beto, se lembre de quem tem História de Lutas. E que desenvolva Palmares como prometeu.

    Aqui fica minha solidariedade e saudades de Telles, de Mãe Beth e do Jaorish (nem sei se lembram de mim, mas mandarei email para mante contatos).

    ResponderExcluir
  6. Puxa! Esta frase dessa tal de Jane é pesada: "E quem tá falando muito antes do tempo vai ficar a parte disso tudo! Vão ver só! Pensa que é Chiquinho que o povo falava dele e tinha apoio depois? Se querem crescer, trabalhem e apoiem quem quer trabalhar para a cidade depois de mais de 20 anos de depredação na prefeitura!"
    Isso é que é radicalismo! Quer dizer que se não concordar com tudo do Governo não terá espaço e será colocado no escanteio? Isso é fabricar exclusão! Quem é evoluído promove inclusão.
    Essa turma da moenda criticou o Nó por apertar e está moendo desse jeito as pessoas de bem e querendo vinganças e perseguições?
    Espero que não seja esta a linha dura seguida pelo atual governo de Palmares, mas seja apenas uma opinião isolada de uma fanática daquela gente que fez parte das farras e bagunças dos laranjas pelas ruas de Palmares, desrespeitando Leis, incomodando até de madrugada com gritarias e carros com som alto, incomodando nosso sono!
    Palmares é mesmo uma Cidade sem LEI! Tudo isso aconteceu e ficaram impunes! NInguém fazia nada contra a bagunça! Nunca vi tanta bagunça numa campanha eleitoral da briga ridicula da propaganda dos amarelos e dos laranjas! E os mantenedores da ordem onde estavam?
    Deveriam mesmo deletar o comentário ridículo dessa fanática!
    OLha, para esse tipo de gente não deve da espaço!

    ResponderExcluir
  7. Companheiros e companheiras da luta!
    O que mais esperar de quem fez campanha eleitoral com frases do tipo "vamos botar pra moer" e "quem não aguentar, corra"?
    Mas não pensei que seria tão cedo assim a coisa!
    E implicar com gente tradicional e pacata foi danado saber! Me disseram e somente acreditei ao ler. E se Jaorish assina embaixo é porque é real! Gosto dele porque reaje porque mata a cobra, mostra o pau e a cobra morta! Cara de coragem! Parabéns ao Jornal O OLHO por manter a linha séria e não se vender!

    ResponderExcluir
  8. Oxe! Quem já viu disso? Alguns poucos metidos a artistas revolucionários dizendo essas coisas vai dar em quê?
    Beto teve mais de 51% dos votos na eleição! Ninguém derruba ele! E tem muita gente ainda comemorando pelas ruas, muita gente vestindo ainda camisas laranjas!
    E não tão vendo o governo trabalhando? Vão ver o buraco lá na Praça Paulo Paranho que há meses tava lá cheio de lama e lixo, aberto num perigo danado porque o governo do nó não cuidou mais de nada depois que perdeu eleição, não fez mais festbandas, nem festmares que preste, nem festa de Natal, botou gente pra fora da prefeitura, não cumpriu pagamentos...
    Vão ver o que é governo agora com uma equipe competente.
    Deveriam registrar o que Beto tá fazendo e não escrever besteiras!

    ResponderExcluir
  9. RESPOSTA PARA RODRIGO SILVÉRIO MENDONÇA:

    Dileto leitor,agradecemos sua visita e por valorizar nossa espaço interativo. Ler é valorizar e mais ainda deixar comentário.
    Isso mostra que nossa intenção de fornecer espaço democrático está funcionando.
    Sobre divulgar que o governo está trabalhando, cobre a devida assessoria de marketing e secretaria de comunicação do mesmo. Não somos contratados para tal serviço e se ele tem assessoria ganhando em nível de 1º escalão para tal serviço, então que aja!
    Nosso site dá prioridades a literatura, críticas, denúncias e notícia de interesse de defesa dos oprimidos. E veja que criticamos o governo anterior mas também divulgamos eventos (veja o Festbandas em reportagens nossas e transmitimos ao vivo o FESTMARES em parceria com o site Palmares Online, e nas gestões de Chiquinho divulgamos tudo sobre o FESTMARES na Colméia das Letras, sem onerar financeiramente à prefeitura, foi tudo voluntário, algo que nos mantém livres para criticar e questionar). Desde que começamos a fazer reportagens no site Colméia das Letras, em 1998 (o primeiro site de Palmares quando a cidade não tinha sequer provedora, pode ver a historia no proprio site).
    Nossa proposta sempre foi de uma imprensa imparcial, porém por nosso compromisso sócio-cultural não podemos ficar omissos aos absurdos e injustiças.

    ResponderExcluir
  10. Não adianta!
    Agora é Beto!
    Agora é 12!
    E tem que botar pra moer em tudo que tá errado!

    ResponderExcluir
  11. Minha gente, deixa o governo trabalhar!
    Adeus Nó! Agora é Beto! Agora é 12!

    ResponderExcluir
  12. A cada dia me decepciono mais com os políticos e com os partidos! Tanto escândalo e traições ao que prometem nos palanques!
    Se disseram que iam fazer justiça, porque fizeram isso?
    Não basta tanta perseguição e justiça ao GRUCALP e a turma da familia do Telles? Portela prometeu e não cumpriu, Chiquinho deu espaço para gente medíocre e deixou Telles e Jaorish de fora do primeiro mandato dele, depois colocou GRUCALP e Jaorish lá no predio da antiga cadeia, escanteando lá sem verbas, num predio mofado e depois da enchente de 2000 disse que ia reformar, tirou a turma de lá e não deu outro espaço. E veio o Governo do Nó que foi pior, nem se ouvia falar do GRUCALP.
    E sobre dizer que a casa de TElles é feia e sem cultura como essa tal de Jane Maria da Silva Torres disse, resumo nisso: "de que vale ter um Teatro Apolo de luxo e todos os outros espaços nos trinques e ter aquele bolo fofo do Toinho do Rego lá, um cara que não entende nada e nunca lutou pelo Movimento, só pegou as beiras dos politicos, puxando o saco e se saindo bem em todas as campanha eleitorais?" Melhor visitar uma casa feia e pobre mas com gente de gabarito que tem cultura e entende!
    Olha que essas coisas só dá revolta e vontade de não mais votar!

    ResponderExcluir
  13. Pois é isso mesmo, Acácio!
    Era de esperar que essa turma desse apoio a quem tanto sofreu com escanteamentos e promessas não cumpridas.
    Esqueceu de contar sobre aqueles livros que o Governo Chiquinho publicou, aquelas coletâneas. Não publicou livros de Telles Junior e aquele Juarez Correia quando presidia a CAsa da Cultura não colocou Jaorish no Livro Poetas dos Palmares lançado em 2002. Veja só no site de Jaorish quanta coisa bonita ele escreve. E aquele pulha que presidia a Casa da Cultura tinha todo apoio desde a época de Luiz Portela.
    Político é assim, dá apoio a gente frágil moralmente para poder ter autoridade de controlar. E assim a gente ver os CArlos Mayer da Vida, os Juarez Correia da vida, os Toinho do Rego da vida sempre em ascenção levados por Partidos.
    Acho que é sinal dos tempos mesmo. Quem tem o poder sempre fazendo injustiça! Eita Palmares parecida com Sodoma e Gomorra! Por isso os artistas vão embora! Lí aqui neste jornal uma matéria que diz que Palmares é Terra dos Poetas que vivem fora de Palmares exilados das injustiças e que só usam o nome de Terra dos Poetas nos discursos!

    ResponderExcluir
  14. Pedimos para os leitores não misturarem assuntos ou enveredarem em assuntos paralelos. E comentem somente sobre o texto publicado.
    Sobre prefeitos passados, apenas dizemos: Luiz Portela era amigo de Telles Júnior, padrinho de casamento dele e do filho dele. Telles Júnior acompanhou os momentos difíceis de Luiz Portela quando ele foi perseguido durante o Governo Militar e durante a fase final de vida, muito doente. Sobre o Prefeito Francisco de Assis Rodrigues, esclarecemos que ele é amigo da família de Telles Júnior.
    É necessário compreender que após uma eleição há compromissos Partidários, não é fácil para um governante cumprir os anseios dos Partidos que o apoiaram, querendo espaços para agir no governo. Vejam o exemplo de Lula que criou vários Ministérios, Secretarias para poder acomodar os apoiadores e fazer o governo acontecer.
    As críticas sobre governantes que não nomearam os artistas citados, analisem se seria vantagem, quando as verbas da cultura são ínfimas. Tantos artistas desistem de cargos antes de terminar mandato, como o caso de Gilberto Gil!
    E pressionar políticos para espaços administrativos não é boa coisa porque muitas vezes se conseguem cargos mas tem somente cargos e não apoios necessários em vários aspectos financeiros e políticos!
    Criticar Antonio do Rego é muito prematuro. E ele poderá até mesmo surpreender e fazer uma boa administração. Ele é amigo e tendo uma boa assessoria poderá ser um bom Presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Não concordamos com a crítica sobre ele, principalmente porque foi desrespeitadora ao estilo de locução dele. Além disso é um profissional de rádio além de ter um passado de lutas no Movimento Teatral Palmarense (sabemos que se afastou diante de decepções e atualmente é evangélico membro da Igreja Assembléia de Deus). Um rapaz pacífico e lutador.
    Deixamos os comentários para mostrar nosso posicionamento quanto a eles.
    Houve citação sobre Carlos Mayer. Ele foi Membro do GRUCALP nos anos '70. É um bom redator, tem a linha de imprensa dele e a sociedade tem espaço para comportar várias tendências. Não é fácil para um artista sobreviver e muitas vezes tem que se submeter a caprichos do Sistema, assessorando políticos e governos. Tem um passado de lutas como ator, produtor cultural, radialista, criador de jornais. Fez e faz a parte dele em prol da História dos Palmares. Também luta pelo registro dos fatos para as páginas da História não ficar em branco!
    Acho que antes de criticar deve ter uma base de conhecimento sobre as lutas e vivências das possoas envolvidas. Se publicamos crítica a quem não conhece nossa História, evidentemente não iríamos concordar com o que alguns comentários aqui expuseram.

    ResponderExcluir
  15. Eu soube da reportagem e entrei aqui para comentar esculhambando este site. Mas vi uma linha coerente. Principalmente estas intervenções do Centro Cultural dos Palmares. Esta última é um exemplo como este site é democrático e respeitador. E sei que terei espaço para deixar meu comentário.
    Concordo com o fato relatado. Foi um absurdo. Um amigo me contou de outra forma, mas ao ver a reportagem bem escrita e bem defendida pelo filho de Telles Júnior, eu me coloco aqui solidário em parte porque acho que tudo foi um engano, o pessoal está entrando na prefeitura com ansiedades de resolver tudo e ver a cidade bonita.
    Digo aos artistas que com certeza, o nosso amigo Beto dará apoio aos poetas, aos músicos, aos artesões, aos atores.
    Vi críticas ao lema da moenda e até este site usou o tema no título da reportagem. Mas isso foi coisa de campanha e lembrem que em 2004 Beto usou o lema "de coração pra coração". Este ano repetiu esse lema também, não se lembram o simbolo dele continuou sendo um coração!
    Vamos botar pra moer era um grito de luta aproveitando ele ter botado pra moer a usina. E que empresário fez isso antes dele, dando emprego, levantando aquela Usina que estava parada há tantos anos? Era a coisa mais forte para trabalhar o marketing dele durante a campanha eleitoral.
    Pior foi o outro ex prefeito que usou aquela coisa feio de "Vamos dar um nó"! E deu nó em muita coisa. Na eleição de 2008 a gente botou pra moer os nós e o governo vai botar pra moer os nós que ainda restarem, tirando o pescoço da nossa gente da forca!
    Beto escolheu uma cor bonita, a cor laranja, não escolheu cores de Partidos e todos aderiram em nome do progresso de Palmares!
    Vamos ter fé! Vamos torcer para tudo dar certo!
    Agora é Beto sim! Agora é 12!

    ResponderExcluir
  16. Isso mesmo Alex! Este é o governo do coração!
    Beto é homem de bom coração!
    É Beto! É 12! Bota pra moer Beto!

    ResponderExcluir
  17. Minha solidariedade aos artistas. Parabéns pela reportagem sem medo de divulgar. É assim mesmo que se faz imprensa e não ser baba como o Jornal do Interior ue os ricos e políticos do poder sustentam na Cidade. Quero ver o JOrnal O OLHO circulando impresso em gráfica e distribuído para o povo saber as verdades locais e nacionais!
    A turma do GRUCALP tem coragem e garra!

    O abordamento ridículo dos fanáticos por Beto somente mostra como nossa cidade está sem cultura. Gente sem cultura defendendo quem não tem cultura, infelizmente e é isso que os políticos locais querem, como escreveu Jaorish num Editorial do Jornal Anoticia (que parou de circular, acho que porque publicou verdades).
    Olha, quem defende candidatos a prefeito da eleição de 2008 está cometendo grande erro. Orlando Antonio Bezerra disse que veio votar num candidato ficha limpa. Oxe! Nenhum deles tinha ficha limpa. Todos com processos ou com participação na máquina pública. Nem o PSOL se livrou porque Professor Felix tem processos administrativos e tá sujo no Tribunal de Contas. e assim entram até os candidatos a vices, todos soubemos das impugnações. Benjamin, João Bezerra, Beto, Chiquinho, tudo farinha do mesmo saco! Lulika não teve impugnação mas há muito tempo mamou nas tetas dos governos de Chiquinho, assumiu cargos até no governo do desastrosa Ivanildo ou teve seu irmão Ivan Melo em cargos. Quem não conhece ele? Se Orlando falou que veio votar no ficha limpa, quem teve cara de pau de divulgar propaganda dizendo ser ficha limpa foi o prefeito que terminou gestão ano passado e tentou se reeleger, esse também tem ficha suja e a imprensa estadual divulgou processos até criminais naquela época que ele era Deputado e de toda família dele (como o caso da Fundação que ele criou e a Justiça passou um tempo procurando o filho e a esposa dele) e tanto coisa. Tá tudo nos arquivos dos jornais de Pernambuco!
    Por este motivo eu não votei em nenhum, estou entre aqueles mais de 12 mil que anularam voto ou votaram em branco ou não quiseram ir às urnas votar. E fiz campanha para as pessoas fazerem o mesmo. Eu tava doido pra ter mais de 50% de votos nulos e brancos pra Justiça anular eleição e mandar fazer outra. Acho que anular voto é um repúdio a esses tipos de políticos. Não se pode confiar. Tanto partido, tanto candidato e uma repetição de erros. Tem que renovar de verdade o quadro geral.

    ResponderExcluir
  18. Gente! Vamos com calmaa! Vamos dialogar! Agora é Beto, se lembrem disso! Agora teremos diálogo! Beto é homem bom, é o homem "de coração pra coração". Acho que ele nem sabe disso, foi erro de assessor desinformado e querendo deixar a cidade bonita! Foi coisa de quem tá ansioso pra mostrar trabalho, após esses mais de 20 anos de abandono! Depois que o Gaguinho terminou a a gestão de prefeito, a coisa desandou, teve foi muito demagogo. Gaguinho foi quem mais construiu escadarias e calçamentos em Palmares e agora o irmão dele foi eleito e com apoio de mais de 51% dos eleitores! Ele tem a maioria do povo e tem apoio do Presidente Lula e do Governador Eduardo Campos. Vejam as empresas de Beto como progrediram! Ele sabe administrar e nao gosta de incompetencia.

    ResponderExcluir
  19. Estou ligado nesta página. E assim que entrei hoje vi uma crítica a mim.
    Antonio José Alves, não leu todos meus comentários e meus posicionamentos políticos. Quem se expressa como eu nunca votaria na reeleição do ex prefeito, garanto a você.
    Sobre o comentário de Carolina Mendes elogiando o Gaguinho, nem merece resposta porque os palmarenses daquela época lembram bem como era e por isso foi escolhido Luiz Portela pra prefeito e depois Chiquinho (em época que o Gaguinho queria voltar). A gente sabia que atraso nunca mais e alguém com experiência e da escola política do saudoso Luiz Portela teria que continuar. Infelizmente houve uma parada escandalosa e trágica com a eleição de Dr. Ivanildo em 1992, prefeito que infelizmente fez gestão pior que a do Gaguinho. Depois desses aí, gestão mais escandalosa e mais trágica que atrasou muito mais Palmares, foi a do Nó que foi desatado mesmo sendo naquela forma de campanha de sujo falando do mal lavado e escolhendo o imundo pelo sujo!
    Com ainda tem gente fanática elogiando gente que nada fez por Palmares e despreza construtores como Luiz Portela e Chiquinho? Muita incoerência! Infelizmente a política está cheia de calúnias, desrespeitos à História e escanteamentos aos verdadeiros lutadores pelos Direitos do povo sofrido e que tiveram respeito aos pobres e excluídos, promovendo inclusão social, numa época que não tinha tantas verbas no Município. HOje tá bom pra governar, Lula tá com muitos projetos, Palmares recebendo muitas verbas (isso que faz revoltar porque esse Nó teve muita grana na mão e a gente viu a cidade entregue a nepotismo e marketing somente fazendo cenários enganadores). Pra onde foi tanta grana? Espero que a nova equipe administrativa divulgue bem os erros que encontrou na Prefeitura! Mas que também trabalhe, não entre no mesmo erro do que saiu que passou 3 anos somente falando do outro prefeito, desviando a atenção do povo para os desmando que eram cometidos por aquele família do Nó e comparsas. Chegou ao ponto que eles nem tinham mais assuntos para o palanque na campanha porque o povo já tinha ouvido tudo e os eleitores cansados de tantas repetências.

    Peço desculpas à moderação desta página por ter comentado coisas saindo do assunto central da reportagem, mas não consegui ficar quieto, principalmente porque me citaram.
    Gente, vamos atender ao pessoal do site e manter comentários sobre a reportagem!
    Mas peço aos diretores do site para não tirar os comentários porque são marcos da história. Essas opiniões deixam fontes de pesquisas futuras.

    Continuando comentando sobre a reportagem, acho que Jaorish somente reivindicou respeito e ser bem atendido por quem usurpou o poder via poder econômico (algo que não é nada democrático, como Jaorish explanou em várias crônicas dele que li neste site, principalmente numa que ele critica o modo como os Partidos escolhem e lançam candidatos de forma aristocrática e plutocrata). Parabéns por esse posicionamento e por ter coragem de publicar verdades contundentes que educam as pessoas que navegam no site, contribuindo para a Educação Política num país onde não há fontes bem divulgadas sobre o assunto, sendo assim um povo em sua maioria deseducado políticamente principalmente pelos meios de comunicação de massa que somente divulga o que querem o poder econômico e os interesses da calhordagem depredadora do erário público!

    Abraços para os irmãos artistas do GRUCALP, da U.B.E. e aos irmãos da música Zé Linaldo, Zé Ripe, Tonho Oião, Marquinhos Cabral, Geraldinho, Sérgio Munganga (vi clipes e reportagens sobre vocês neste site e parabéns pela continuação do culto da arte e teimosia na Terra dos Poetas).

    ResponderExcluir
  20. O Governo de Beto ja comecou errado. E quando algo começa errado termina necessariamente errado.Falo isso em relação aos seus secretarios.Muitos deles são desqualificados para os gargos que foram indicados. Uma prova disso e o secretario de infra-estrutura querendo destruir a rampa da casa de Telles Junior. Acho que esse cidadão tem algum trauma com as rampas! Ele deveria, em primeiro lugar, fazer um levantamento das reais necessidades do municipio dos Palmares, como por exemplo, organizar o patio da sulanca. Esse local esta abandonado. Não tem segurança,infra-estrutura nenhuma,crianças e adolescentes usando drogas e se prostituindo todos os dias, carros, motos, cavalos, cachorros, tem acesso aquela area que poderia muito bem ser um dos melhores cartões postais no municipio. Mas o secretario de infra-estrutura achou por bem impombar com a rampa da casa de Telles Junior. Isso e um grande desrespeito a memoria do artista e de sua familia. E essa moça que disse que a casa de Jaorish e feia um recado FEIO E ELLEGER UM CANDITATO QUE NAO RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS. E SO PERGUNTAR A POLICIA FEDERAL!!DEPOIS DE 300 ANOS, O PREFEITO QUE ELA ELEGEU TENTA RESGATAR A ESCRAVIDAO NO BRASIL. ALEM DE SER FEIO E TRISTE PARA A TERRA DOS POETAS! VEJA ONDE CHEGAMOS!!!

    AMIGO JAORISH VOCE E GUERREIRO. TEM SANGUE QUILOMBOLA. OS ARTISTAS ABREM A MENTE DO POVO.OS TIRANOS ESPREMEM A MENTE DO POVO.
    Abraços do amigo
    Quiloa Guerreiro

    ResponderExcluir
  21. Orlando Antonio Bezerra, você citou artistas e sei que existem muito mais. Porém notei que nessa luta toda dessa família a gente não ver solidariedade dessa turma que se torna "famosa", quando o GRUCALP, seja quando Telles Júnior dirigia ou Jaorish, enfrentava perseguições e calúnias. E o pior tipo de gente é aquele que faz o dito "Movimento Teatral" que já ouvi vários sem capacidade e sem cacife, criticando o GRUCALP e sem nada fazer. Vai ver que todos estão contentes por tudo isso, pois durante 4 anos não se propagou o trabalho do GRUCALP como devia.
    Fico revoltado com isso. Seja cantor, músico ou ator ou poeta, só pensa neles mesmo, nas participações nas festas e cachês. Mas vi sempre que quando precisavam do GRUCALP para algum movimento, tinham guerreiros prontos a atender e ficar de frente das lutas da Classe. Mas quando o governo dá errado, voltam a elogiar e a repetir o que o GRUCALP diz. Sempre é assim, no início, todos babam e depois concordam com o que o GRUCALP reivindica e critica.
    Acompanho essa luta desta gente e sou solidário. Num momento deste, cadê aqueles artistas que se dizem socialistas, comunistas e revolucionários? Vai ver que já tão na gamela da moenda, atrás das ninharias (sim, porque Fundação CAsa da Cultura e Secretaria da Cultura servem mais para fazer festas de rua gastando muito mais com artistas de fora que dando apoio e financiando os artistas da cidade, mas eles ficam calados porque estão nos festivais e festas e se contentam com a ninharia dos cachês que ganham, esquecendo o Movimento Cultural).
    Eu já teria desistido há muito tempo dessa luta cultural. Vi Telles Júnior sendo traído, caluniado e depois Jaorish, agora já de cabelos brancos também e continuando em Palmares na mesma luta. Acho que esse pessoal não merece porque um Patrimônio como o GRUCALP, a mais antiga da Cidade e da Região, com mais de 45 anos de REsistência, era para a Classe Artística se unir e defender a preservação e seria base para todos porque quem tem HIstória tem peso a nivel estadual, nacional e internacional. Mas vejo abandono e falta de solidariedade! É uma gente cruel.
    Veja só o que a moderação do site explicou, sobre como tem gente que foi do GRUCALP, assessorando esse governo. O egoísmo começa desse pessoal que assume esses cargos de destaque. Eu nunca vi Telles Júnior nem Jaorish em cargos de 1º escalão e sei porque eles não iriam concordar com os absurdos administrativos. Enquanto isso, vi gente aprendendo no GRUCALP e depois subindo em postos de comando do Município e abandonando a escola de onde se originaram. Em todos os governos que tiveram em Palmares, tinha gente que foi aluno de Telles Júnior e de Jaorish. E eu vendo o GRUCALP no mesmo sufoco!
    Atualmente, na situação exposta pela reportagem, acho que essa turma que está lá e vestiu a camisa laranja deveria se lembrar de ser solidário e honrar as origens!
    Vou somente ficar observando, mas não seria novidade se todos lavassem as mãos e novamente os guerreiros de honra fossem escanteados, enquanto os vaidosos em cima dos pedestais dos seus cargos, continuassem em cumprir suas missões egoístas somente engordando seus próprios bolsos!

    ResponderExcluir
  22. Agradecemos a solidariedade de todos vocês.
    Nossa moderação da página entra agora para interferir porque Sebastião Paulo Onofre de Souza citou sobre pessoas que passaram pelo GRUCALP e assumem cargos.
    Sim, em todas as administrações Membros do GRUCALP participaram. Dizemos Membros porque nunca se sai do GRUCALP. Todos continuam Membros, mesmo se afastados ou até em outros rincões do País ou do exterior e continuam a citar a memória grucalpense.
    Gente boa, compreendam que quando se tem a administração pública, precisa ter imparcialidades. Se alguém com cargos for defender e dar preferências a amigos e famíliares, pode ser até preso por parcialidade. A Lei é rígida!
    E esse comentário é motivo para agradecermos. Isso é um testemunho sobre como o GRUCALP nunca sugou verbas públicas egoísticamente. Isso mostra que não houve preferências.
    GRUCALP foi O.N.G. reconhecida de Utilidade Pública em 1989 e há anos o Município não obedece esta Lei Municipal, principalmente o anterior a esse, pois a Câmara de Vereadores dos Palmares reservou uma verba para nossa entidade cultural para o orçamento de 2005 e nunca foi repassada.
    Leis Municipais sendo desrespeitadas não é novidade, como a Lei que transformou o prédio da Antiga Cadeia em Centro de Artes Telles Júnior e o ex prefeito entregou o prédio ao Estado sem sequer entrar em contato com a família do artista homenageado e pior ainda, sem entrar em contato com as Instituições que funcionavam lá durante Governo de Francisco de Assis Rodrigues: GRUCALP e União Brasileira de Escritores - U.B.E. - Núcleo Municipal modelo no Estado como foi publicado no Caderno Especial de Cultura do Diário Oficial de Pernambuco, numa matéria do ex presidente da U.B.E. Flávio Chaves.

    Mas de que vale ter gente do GRUCALP em administrações se não dão autonomia de ação? Não é fácil assessorar esses políticos!

    Sobre manter os comentários para futuramente ser fontes de consultas e fontes históricas, concordamos com Orlando Antonio Bezerra. Com certeza, os comentários continuarão online!

    ResponderExcluir
  23. Vejo na moderação algo raro neste mundo: Lealdade. E até a ilusão de uma pretensa irmandade entre quem passou pelo GRUCALP, algo que é utópico ao vermos essa turma agindo!
    Desculpe dizer isso!
    Pelo que sei, o vereador João Carlos do PT, o popular Calanguinho que conseguiu entrar imprensado categoricamente nessa eleição pois era suplente de Claudio que foi cassado, já foi aluno de Telles Júnior, participou do GRUCALP. Então explique isso! Ele já foi Presidente da Câmara durante o Governo do Nó, eleito com votos da turma do Nó, como ele mesmo disse em entrevista na Rádio! Nunca vi Calanguinho dizer uma palavra em defesa do GRUCALP! E que Lei ele fez em prol da manutenção deste Patrimônio de Telles Junior que ele propaga que foi professor de teatro dele, quando quer aparecer?
    Acho que defender as nossas origens não é protecionismos, principalmente quando se envolve a coisa do Patrimônio Cultural de um povo! Defender o GRUCALP e a família que amparou essa gente quando adolescente, não é nepotismo nem fere nenhuma Lei de responsabilidade de imparcialidade!
    Mas é problema de vocês! Não defendam quem não defende vocês! Cada um faz a propria vida e não estão interessados no bem-comum ou na memória da historia e do patrimonio cultural. Essa é a realidade! Eis aí o fato da verba que não foi repassada, o predio usurpado e o GRUCALP sem espaço físico para funcionar o Centro Cultural, numa adminstração quando CAlanguinho foi Presidente da Câmara? E Claúdio Sales teve dois mandatos seguidos. Como legislador foi até ao GRUCALP? Eu sei que não, tenho informações que quem se ofereceu a ajudar foi outro artista vereador na época, Iraquitan Oliveira. Ele foi amigo em vários momentos, sei disso. Ele lembrou quando foi participante da luta do GRUCALP e deixou essa verba no orçamento que não foi repassada, lembro que foi luta dele deixar verbas para a ONGS da cidade em 2004!

    Olha agora, Calanguinho! Se você tiver ainda um pouco do que aprendeu com Telles Júnior, como diz que foi aluno dele, então está lendo este site. Este site é para quem tem cultura! E agora cobro a você um ação para defender Direitos Humanos se você ainda tem coragem de fazer isso, após mamar nas tetas do governo do Nó e depois deu uma de opositor mas na realidade somente atrás da grana do usineiro como toda a corja de Partidos ditos socialistas se uniu numa coligação expúria!
    Vamos trabalhar Calanguinho! Deixa de tomar biritas e legisla! Há tempo Palmares não tem legisladores como JOrge Montenegro e Iraquitan Oliveira! Ou vai esperar o final do Governo para discordar, fazer oposição e tentar se reeleger?

    ResponderExcluir
  24. Agora é Beto!
    Agora é 12!
    Quem não aguentar, corra!
    Dá neles, Beto!
    É isso mesmo! Assim que se começa!
    A gente que votou em tu quer ver a cidade bonita e o que é feio, derruba, bota pra moer!
    E esses artistas fracassados, não tem o respaldo que tu tem de mais de 51% dos votos dos eleitores! Se esse pessoal fosse bom, teria nome nacional e estariam famoso!
    Beto, gente como tu somente deve ouvir quem é famoso e pode trazer coisas boas pra Palmares, fazer shows bonitos!
    A gente quer é festa como Flávio Miranda mostrou na sua proposta de governo lá na ACP! Eu mesmo votei eu tu porque vi que não seria um governo que perdesse tempo com esses artistas fracassados e vai trazer grandes shows pra cidade!
    Bota pra moer, meu prefeito!

    ResponderExcluir
  25. "Meu Deus! Meus Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em que estrela te escondes embuçado nos céus?"

    Usando versos de Castro Alves, clamo em prol da iluminação deste povo que levou minha terra natal para a lama!
    Quanto absurdo!
    E esse último comentário desse Júlio Pedro foi o maior absurdo!
    Então houve mesmo um plano de governo que escanteou a cultura, transformando tudo num Shopping Praça, eu soube! E foi escolhido pelo povo! O povo não votou no plano de governo, mas foi atrás de trios elétricos, de festas, de cachaça e de bagunça de rua, num carnaval laranja contra um carnaval amarelo!
    Não houve campanha política séria, mas promoções de carnaval!
    Olha ele aí! Olha ele aí! Olha no que deu!
    Houve propostas sérias para desatar o Nó mas o poder econômico acompanhado de um bando de depredadores do governo de Chiquinho, ganhou!

    Deixo aqui minha solidariedade aos artistas oprimidos por um dos condutores da moenda.
    E que Deus tenha piedade da nossa Cidade e ilumine esse homem para não esquecer do que cumpriu, mas mesmo tendo prometido as festas e dar prioridade a um ridículo projeto de Shopping Praça, possa mudar idéias e ver os valores da nossa terra, afinal pelo menos ele é palmarense e tem palmarenses na assessoria, não trouxe gente do Palácio do Governo para as Secretarias municipais, como eu temia! Pelo menos até agora tem gente que conhece Palmares (mas precisa se informar e se educar sobre cultura e História)!

    ResponderExcluir
  26. Muito bem! Vamos cobrar dessa turma que suga e depois esquece as origens!
    E estamos numa democracia! Podemos mudar tudo seja quem época! Os políticos precisam lembrar que antes de uma eleição o povo pode mudar governos!
    Mas é mesmo um absurdo deixar de dar prioridades a coisas de emergências pra implicar com uma família de artistas!
    Deixo aqui registrado minha solidariedade aos artistas sofridos desta terra ingrata!

    ResponderExcluir
  27. Esse pessoal fala muito! Por isso não consegue nada dos governos! Quem vai dar espaço pra gente que só faz reclamar!
    Deveriam ficar de lado, quietos, esperando a coisa acontecer. Muito prematuro esse posicionamento de oposição. Não é por aí! Houve algum engano, alguma coisa mal interpretada porque essa turma competente e compromissada com o povo não iria fazer isso! Não acredito!
    Vocês são muito radicais!

    ResponderExcluir
  28. Agradeço as solidariedades e a todos os comentários, mesmo de quem não concorda. Como a moderação do site disse, ao ler e comentar está valorizando nosso site a aumentando o número de leitores. E eu dirijo o site.

    Sobre críticas a quem passou pelo GRUCALP, explico que Telles Júnior dizia: "GRUCALP é um ninho de águias!" As águias voam alto e vêem os pântanos dos altos céus. Este o ensinamento filosófico de Telles Júnior e cada pessoa tem sua própria versão e entendimento do que ouve e ler.
    Outra coisa que Telles Júnior dizia: "GRUCALP é uma colméia!" Neste aspecto, acho que não se cutuca colméia com vara curta! E quem quer beber do mel deve mostrar ser uma abelha operária valente e trabalhadora (eis a nossa fama sobre exigências e disciplinas).

    Sobre este comentário de Manoel Gersino falando sobre conseguir nada de governos: um grande engano dele. A questão não é conseguir alguma coisa, soa muito de favores. E quem tem consciência sobre deveres e direitos não diz isso. Somos o que somos. Fomos reconhecidos e queremos cumprimento de atendimento dos Direitos! Nosso Dever está em ação diária na labuta artística. O Dever de quem assume administração pública é atender a quem tem Direitos legais e não implicar com baboseiras!

    ESQUECERAM QUE OS POETAS SABEM VOAR!

    Vejam meu profile no site Recanto das Letras onde tem uma amostra de algumas obras literárias de minha autoria e insiro novas diariamente (tem até arquivos de áudio com minha voz recitando meus poemas que podem ser ouvidos automaticamente ao clicar): http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=48928

    ResponderExcluir
  29. Esse pessoal não tem jeito mesmo! sempre reclamando! reclama de todo governo! mas no governo de Enó a verdade apareceu sobre o golpe que deram na verba da cultura e a assessoria de Enó entrou sem ter nada em caixa! Dr. Dilson disse isso dia 31 de dezembro de 2004 nas Rádios!
    Mas essa oposição não queria mudar e colocar o usineiro na prefeitura? olha ele aí! olha ele aí! kkkkkkk! Eu não vi a turma de Enó agir assim com esses artistas, ao contrário, encheu a cidade de festivais! não queriam a moenda? agora aguentem! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Carla Virgínia, você acreditou em Dr. Mentirinha? O que ele diz não se escreve! E este site disponibilizou a gravação de parte do que ele disse, em matérias sobre política publicadas ano passado aqui, vá pesquisar e leia!
    Aquilo foi um absurdo! Dr. Mentirinha caluniou gente que luta e defende nossa cultura! Somente que é fanático acreditou naquilo!
    E não bastando tanta calúnia dos amarelos, quando a gente pensa que os laranjas iam amparar e fazer justiças principalmente com quem foi perseguido no governo do Nó, acontece isso que esse secretário desinformado e querendo aparecer fez!
    E logo com quem foi pisado pelo Nó! O GRUCALP passou 4 anos escanteado após aquela calunia de Dr. Mentirinha, minha gente! E agora outra cacetada? Tudo tem limite!
    Chamo a atenção por solidariedade dos vereadores e dos artistas!

    ResponderExcluir
  31. É piada! Ainda existe gente citando Dr. Mentirinha e acreditando nele! Acabou o tempo do Nó que só tripudiu nossa cultura e nossa gente de bem!
    Desatamos o Nó, mesmo tendo que votar em coligação cheia de falhas, mas se não der certo, a gente tira!
    Aqui minha solidariedade à família de Telles Júnior!
    E se quiserem fazer um movimento de repúdio ao secretário, vamos lá gente! vamos pra frente da casa de Telles e fazer uma passeata até a prefeitura levar o caso ao Prefeito que prometeu trazer justiça e não ter mais ditadura e perseguição em Palmares!

    ResponderExcluir
  32. Concordo com o artista Jaorish. Imagina que prejuízo ter que arrancar todas as escadarias e rampas que tomam parte das calçadas de Palmares!
    Se querem assim, que comecem a resolver isso nos prédios da prefeitura! nesta reportagem tem fotos de alguns lugares que há muitos anos tem escarias e rampas.
    é certo isso de dizer que tem leis de proteção pros idosos e paraplegicos. Como é que um secretário de infra estrutura manda arrancar uma rampa de uma casa que tem idosos e tem visitas de idosos e de paraplegicos? ainda tão bebados ou com ressaca das cachaçadas comemorativas da vitória da eleição? só se for isso mesmo! já tão dando tiro no pé logo no inicio do governo?
    Minha solidariedade aos artistas opromidos!

    ResponderExcluir
  33. Antes quando a gente via alguma injustiça, alguma coisa errada, dizia É NÓ! Agora, depois de ter esperanças por desatar aquele NÓ, vai ter que dizer, TÃO BOTANDO PRÁ MOER, quando tiver coisas erradas e revoltantes na cidade?
    Tem jeito, minha gente?
    Ainda é tempo de mudar e repensar muita coisa. Ainda tá no inicio, tô vendo os carros do lixo chegando tudo novinho, tô vendo ajeitando buracos na cidade. Mas não vão querer mostrar trabalho fazendo confusão e impricando com coisas que não são de urgencia! Tem tanto tempo essas rampas e escadarias nas calçadas da cidade! Nem aquele Nó da peste fez confusão e vem um secretario agora fazer isso!
    Minha força e solidariedade para os artistas. Estou torcendo para vocês se verem livres de apertos e que esse novo governo tenha mentalidade de verdadeiro progresso como prometeu. E se essa familia de Seu Telles não apoiou nem votou no laranja, não é motivo pra perseguir ou impricar com eles não, minha gente! E o GRUCALP foi vitima da turma do Nó!
    Olha, eu sei que Mere de Uelito, vizinha de Jaorish, contou como esse artista de talento e de luta que mostra as verdades no que escreve, levou carreiras, ameaças e até apanhou de militantes dos amarelos durante eleição! E agora vem essa? Será que essa familia vai sempre levar cacetadas de assessores de governos?

    ResponderExcluir
  34. Ok. Concordo também com o conteúdo da reportagem e estou aqui solidário.
    Um absurdo essa exigência do secretário que mostra ser desinformado.
    E mesmo se a familia de Telles falasse mal de Beto, não seria motivo pra fazerem isso! Eu nunca vi eles falando mal dele, apenas reagem e criticam quem os ataca e quem age mal ao não saber administrar nossa cultura.
    Uma vez eu estava na praça durante a campanha e vi como o atual prefeito ia passando de carro e acenou para Jaorish e Dona Bete, alegremente e até parou o carro para cumprimentar. Acho que isso não foi ordem dele e sim esse assessor que meteu os pés pelas mãos como tem no escrito da reportagem.

    ResponderExcluir
  35. OLha ele aí! Olha ele aí! kkkkkk!
    Veja o que se recebe ao apoiar gente assim como esse laranja!
    E agora, Jaorish, eu te vi ano no final de 2007 passeando no Hilux de Beto. Vi quando ele lhe deixou em casa! E tu de vez em quando ia pros comicios dele pra filmar e fotografar sem ganhar nada com isso porque tu é besta demais e sempre usado pelos políticos tipo esse e Chiquinho... Olha o que tu recebesse em troca!
    Coisa boa!
    Agora aguenta a moenda, meu nêgo!
    Vai agora fazer movimento em nome de Zumbí! Agora tem um empresário que os jornais do Estado mostraram manchetes dele como patrão que faz escravidão de trabalhador!
    Olha ele aí! Olha ele aí!
    E a Casa da Cultura? Toma aí Do Rego lá!
    KKKKKK! Quero só rir de tudo isso, intelectual metido a besta! KKKKK

    ResponderExcluir
  36. Eis aqui meu comentário e opinião de solidariedade à tradicional família de artistas:
    Que baixaria esses últimos comentários! Coisas de gente fofoqueira e bisbilhoteira!
    Mas é uma grande decepção mesmo a atitude mesquinha desse assessor desinformado! Mostra não ter equilíbrio e não sabe ter cargo nas mãos. E isso é ordem pra mandar pra casa de um artista do nível de Telles e de Jaorish e de Dona Bete? Um grande absurdo!
    Vendo isso, lembro como tinha mais opção na eleição (Prof. Felix, Lulika, Chiquinho), mas não decolaram porque o povo foi na onda do carnaval laranja! E olha ele aí!
    Só falta Do Rego aparecer na frente da casa de Telles e dizer: olha ele aí! arranca logo isso aí! porque senão ele vem aí e arranca!
    E eu nunca ouvi falar nesse novo secretário.

    ResponderExcluir
  37. Não era novidade isso acontecer.
    A gente pode perceber como será um governo, ao observar como a turma da coligação age, como fazem o marketing! E a campanha foi somente promoção de bagunça, barulho, dos amarelos e dos laranja!
    Isso é somente um começo! Espero não ta sendo pessimista, mas é o que parece!
    Sou solidária a família de Seu Telles Júnior.

    ResponderExcluir
  38. Vemos muito essas atitudes em quem não tem experiência administrativa e quer de qualquer jeito mostrar trabalho e se destacar diante da sociedade, agindo de forma a querer impor respeito através do medo. Coisa comum em quem tem uma origem de coronelismo e tiranias, algo comum em cidades do interior nordestino, onde a provinciana falta de educação politica e falta de cultura, leva o povo a valorizar esse tipo de gente.
    Numa coligação política como esta que venceu, como citada numa outra reportagem deste site, tem muita gente querendo fazer melhor que os que foram seus rivais de campanha e tinham o poder nas mãos. Mas acho ridículo querer agir com as mesmas ferramentas dos que saíram. E até fazendo pior, visto que o outro governo não implicou com essa rampa citada na reportagem e que existe há dezenas de anos nesta calçada e somente esse assessor sem cacife e que não entende do metiê, se meteu a querer destruir.
    Após uma eleição há partilha da pizza administrativa do futuro governo e acho um absurdo quando um Partido exige seu pedaço mas indica gente sem preparo e desinformada. As nomeações deveriam ser por competência técnica. E principalmente, vejo como os funcionários do quadro fixo público são humilhados, porque tem competência mas sempre vendo gente desse tipo entrando para mandar eles fazerem essas besteiras! É raro ver prefeito nomear um funcionário experiente do quadro.
    Minha solidariedade aos artistas!

    ResponderExcluir
  39. Saruê Irmãos artistas!
    Minha solidariedade!
    Enquanto todos não tiverem com todo amor e paz divina em seus seres inteiramente, não adianta tanto discurso sobre liberdade e solidariedade. É isso aí, eu nunca vi nenhum desse pessoal de Partidos ser solidários às lutas mais legítimas da Cultura Palmarense. Todos somente querem o poder e são mesquinhos e sovinas!
    Mas quem tem compromissos verdadeiros com a nossa HIstória e com nosso povo, com certeza sabe quem merece reconhecimento. Disse bem o Jaorish aí no artigo publicado sobre como cada um escolhe o jeito que entra na História, herói ou vilão!
    Que é isso, companheiros que se dizem socialistas e estão em cargos já decepcionando, logo no início de um mandato!

    Que Deus ajude Palmares!

    ResponderExcluir
  40. Os comentários estão animados!
    É bom ver o Site do JOrnal O OLHO bem visitado!

    Vários questionamentos, divergências e solidariedades. É bom ver essa diversidade de opiniões em busca de expressão e encontrando aqui em nosso site.

    Deixo aqui alguns textos do livro "Como Vejo o Mundo" de Albert Einstein. Lendo os trechos do livro citado, todos os leitores deste site poderão compreender sobre as atitudes que segui desde minha adolescência diante do Poder Dominante e dos truculentos usurpadores de cargos sociais, tiranos e megalomaníacos que não sabem ter o poder gerenciador de cargos públicos e do dinheiro. Confirmo que concordo com ele e sigo a linha filosófica Einstein, meu Irmão de Lutas e de Rumos Cósmicos. Ele escreveu em época de Império nazi-fascista mas tudo se encaixa diante de tantos absurdos de muitos que ascencionaram ao poder do mando passageiro político (espero que a História não se repita, mas este é também meu posicionamento):

    "PARA QUÊ AS RIQUEZAS?
    Todas as riquezas do mundo, ainda mesmo nas mãos de um homem inteiramente devotado à idéia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade. Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam idéias generosas e ações elevadas. Mas o dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana. Não posso comparar a generosidade de um Moisés, de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie qualquer."

    MÉTODOS MODERNOS DE INQUISIÇÃO
    O problema que os intelectuais desse país têm de enfrentar parece muito grave. Os políticos reacionários, agitando o espectro de um perigo externo, conseguiram sensibilizar a opinião pública contra todas as atividades dos intelectuais. Graças a este primeiro sucesso, tentam agora proibir a liberdade... e expulsar os recalcitrantes. Isto se chama aniquilar alguém pela fome.
    Que deve fazer a minoria intelectual contra este mal? Só vejo uma única saída possível: a revolucionária, da desobediência, a da recusa a colaborar, a de Gandhi. Cada intelectual, citado diante de uma comissão, deveria negar-se a responder. O que equivaleria a estar pronto a deixar-se prender, a deixar-se arruinar financeiramente, em resumo, a sacrificar seus interesses pessoais pelos interesses culturais do país.
    A recusa não deveria fundar-se sobre o artifício bem conhecido de objeção de consciência.
    Mas um cidadão irrepreensível não aceita submeter-se a uma tal inquisição, em total infração do espírito da constituição. E se alguns intelectuais se manifestarem, bastante corajosos para escolher este caminho heróico, eles triunfarão. A não ser assim, os intelectuais deste país não merecem coisa melhor do que a escravidão que lhes está prometida."


    Luz e paz para todos! E agradeço novamente a solidariedade!

    ResponderExcluir
  41. Que coisa mais feia!!!!
    Eu não iamginava que as LOUCURAS fossem começar tão depressa...
    Sinto muito por vc Jaorish e por sua família.
    E como não tenho muito o que dizer sobre a antiga administração, deixo o meu protesto:
    Agora é Beto???
    Será que Beto é tão sem noção que vai deixar as coisas acontecerem desse jeito? Que seus acessores, secretários, e demais, vão "desgovernar" seu governo???
    Em Água Preta, onde moro, as coisas também não andam muito bem... mas isso é outro assunto.
    FORÇA JAORISH, FORÇÃO FAMÍLIA TELLES!!

    ResponderExcluir
  42. É um verdadeiro absurdo isso que está acontecendo com a família de Telles Júnior. É um absurdo o que esse secretário está querendo fazer com a rampa da casa de Telles Júnior. Concordo com Jaorish, pois se tiverem que arrancar todas as rampas da cidade isso será um prejuízo realmente enorme. Sim, pois se arrancarem a rampa da casa de Telles Júnior terá que arrancar todas as outras rampas da cidade também, porque se não será uma forma de perseguição e isso é um absurdo. Tantas coisas mais urgentes e necessárias a se fazerem dentro de Palmares e esse secretário vai implicar logo com isso. Esse secretário realmente não conhece a Lei que ampara os idosos. Ele deveria se informar melhor sobre isso, pois vai perceber que as rampas são necessárias. Na casa de Telles Júnior essa rampa é de extrema necessidade, pois lá moram duas idosas e sem essas rampas elas terão muitas dificuldades para saírem de casa. Um absurdo essa exigência do secretário que mostra ser desinformado. E mesmo se a família de Telles falasse mal de Beto, não seria motivo pra fazerem isso!
    Acho um absurdo uma família inteira ser perseguida por não concordar de muitas coisas dentro de sua cidade. Acho um absurdo o que os governantes fazem com os artistas e principalmente com a família de Telles Júnior, uma família tradicional na cidade de Palmares, uma família respeitada, honesta, batalhadora e guerreira. Perseguir essa família é um ato ridículo e de péssimo gosto, um verdadeiro absurdo, uma coisa abominável.
    Eu sou de Fortaleza, e nunca na minha vida tinha visto tantos absurdos em uma política como vi na de Palmares. Conheci Palmares há pouco tempo, mas nesse pouco tempo que a conheço vi e ouvi coisas absurdas sobre os governantes dessa cidade e sobre essa tradicional família de Telles Júnior. Acompanho esse site há algum tempo e sei do grande empenho que Jaorish tem em mantê-lo. Gosto muito do jeito que ele escreve, gosto de como ele expõe os fatos e assina sem medo.
    Vi os comentários dessa matéria e confesso que fiquei impressionada com alguns deles. Achava que fanatismos políticos só existissem em filmes, novelas ou coisas parecidas, mas infelizmente vejo que na vida real isso também existe, o que é uma pena. Por que essas pessoas deveriam pensar o seguinte, o poder dos governantes só duram 4 anos e para durarem mais eles teriam que se reelegerem e para se reelegerem eles precisam do povo, precisam do nosso voto e se ele não faz nada que prestem em seu governo o povo não o reelege e esses fanáticos ou babões ficam a ver navios, não é verdade? Sim, pois são fanáticos, ou porque são da família da pessoa que ganhou ou porque estão com algum cargo dentro do governo de quem ganhou, não é?
    Bom, esse foi o meu comentário e a minha solidariedade a essa família de artistas que tanto admiro. Torço muito para que essa família dê a volta por cima e consiga superar todos os obstáculos que surgirem pela frente.

    ResponderExcluir
  43. Lendo esta reportagem e esses comentários, noto a falta dos ditos "revolucionários" amparando os oprimidos. Mas o que esperar deles quando a gente ver o PT, o PPS e o PSB num acordo de poder economico? Olha onde chegaram!
    E pelo menos deveriam ter comentários solidários de alguns que se dizem comprometidos com as causas populares e com os sofridos, candidatos a vereadores, líderes comunitários que não dão as caras. Também comprados?
    Os dias se passaram e não vi comentários solidários deles! Com medo perder espaços futuros na gamela do governo? Quando estão querendo votos, fazem de tudo, prometem de tudo!
    Ato mesquinho esse de exigir destruir uma rampa.
    Registro aqui minha solidariedade!
    Leve avante a luta!

    ResponderExcluir
  44. Acho que esse assessor deveria se preocupar em tirar os quebra molas das ruas da cidade que são um saco, ao invés de ficar implicando com família de artistas sobre uma rampa que existe há 9 anos e os batentes estão alí desde que me entendo de gente!

    Essa moenda ainda vai terminar enferrujada! Peças defeituosas já tem e não pode funcionar bem assim!
    Na cultura, que tá um caos na Cidade, não colocou alguém articulado com o movimento cultural pra tomar conta da Secretaria resepectiva. E parece que vai ser somente governo de festas como o outro ficha imunda que saiu sem dar apoio aos artistas locais. Sim, porque dá somente cachês em festas e ninharias passageiras, não gera emprego e renda na cultura, nem aqui nem na China! Os artistas precisam é de projetos concretos e permanentes para divulga-los e mostrar nossos cantores, nossos atores, nossos poetas. Cadê os poetas da Terra dos Poetas? Só falam na Terra dos Poetas e a gente não ver eles porque não tem estimulos nem os governos dão espaços pra eles e não divulgam as obras deles. Enquanto os artistas da terra sofrem, gastam milhões em fedemares, em fofomares, e outros mares, onde a grana da cultura vai pra os que vem de fora sugar as verbas da prefeitura.
    Não sei pra que existe uma Fundação Casa da Cultura que somente serve pra mandar mais de 90% da grana das verbas da cultura da Prefeitura pra os artistas de fora e servir de cabides de empregos pra quem é protegido dos partidos que ganham a eleição. E sempre ficando de fora quem tem criatividade e projetos.
    Toda vez a gente ver entrando lá quem não tem projetos criativos ou não tem nada mesmo projetado, a não ser ter o poder do cargo e ficar 4 anos lá, mamando e comendo as fatias das porcentagens das produtoras das festas! Essa a realidade nua e crua!
    Não sei tambem pra que exite uma Secretaria de Cultura se não investem nos artistas da terra, fazem o que falei antes.
    E já tem gente falando mal de quem assumiu, gente escanteada, gente que é fucionário e tá sendo perseguida, os fatos comprovam, porque Durego botou todos pra fora de lá e tá como imperador assessorando uma fundação falida e vazia até de assessorias. Vai botar gente da moenda lá é? E que gente competente na área apoiou a moenda? Ninguém viu nos palanques deles alguém articulado no Movimento Cultural, somente puxa-sacos e babas, como os artistas da cidade comentavam e estavam preocupados com certeza, porque OLHA ELE AÍ! OLHA ELE AÍ aprontando besteiras e perseguindo uma família de artistas.
    Fica aqui minha solidariedade e meu comentário para os leitores do Jornal O OLHO saberem como funciona as coisa em Palmares!

    E cadê o jornal impresso em gráfica? Era bom o povo saber disso tudo, panfletar pela cidade! Falta apoio é? Os empresários do comercio de Palmares tem medo de patrocinar este jornal porque tem compromissos sempre com quem tá no poder? Gente, procura os amigos, faz cotas, junta os trocados e imprime o jornal! Não é possível que não tenha gente de coragem para apoiar este empreendimento tão importante como voz da nossa cultura e pela informação do nosso povo carente de tudo, principalmente de educação política. E um meio de comunicação sério educa politicamente.
    Chega de imprensa babona! A gente em Palmares está cheio de tanto puxa saco em rádios e aquele Jornal que circula sustentado pelos políticos que sempre será a cara de quem está na prefeitura! (desculpe comentar isso, mas é bom falar verdades).
    Parabenizo a coragem da turma deste site porque sei que quem está no poder é peso pesado, semelhante aquele que perdeu reeleição do ano passado. Que Deus proteja quem tem coragem de falar e de escrever. A moenda agora que começou a moer!

    ResponderExcluir
  45. Primeiramente confirmo minha solidariedade.
    Notei que esta matéria está vinculada aos artigos sobre Direitos Humanos. Mas cadê as ONGs, as Organizações de Base se solidarizando? Os ditos "líderes" apoiaram o atual prefeito e tem os companheiros á mamando na gamela do desgoverno que se inicia e por isso se calam?
    Estou sabendo o número de gente nomeada proveniente de Sindicatos, de Cooperativas, todos somente querendo poder e cuspindo no prato que comeram do povo sofrido, usando ideais, situações difíceis da miséria popular, para estruturem pretensa luta, mas que apenas era só para ter o poder.
    Durante esse dias eu acompanhando os comentários, não vi nenhuma nota vinda dessa turma hipócrita e por isso, hoje, decidi escrever um comentário.
    Houve comentários cobrando a participação dos outros artistas, mas há coisas piores acontecendo: a omissão dos que dirigem Organizações ditas "populares" que sempre se calam diante desses absurdos. Depois quando inventam suas greves e outras politicagens demagógicas, querem solidariedades de todos. Eu mesma vi várias vezes a turma do Grucalp envolvendo-se com esse pessoal, dando apoios. Mas num momento desse, cadê eles?

    Quero deixar esse comentário para os leitores analisar bem como tudo é desvirtuado nessa sociedade e somente a gente conhece as pessoas quando dá poder para elas, como no caso desse secretário, tão metido a certinho e falante petista! E agora, OLHA ELE AÍ! OLHA ELE AÍ!

    ResponderExcluir
  46. Disse bem, companheira Renata!
    Existe muito gente bandida travestida de cordeirinho defensor do povo! E o poder transforma as pessoas! Tem que ser gente muito boa para não mudar quando chega lá!
    Mas na eleição do ano passado tudo ficou claro. É claro que quem escolheu o poder econômico para apoiar, não poderia agir diferente no poder!
    No final é tudo farinha do mesmo saco!
    E cultura para esse tipo de gente somente atrapalha. Povo com cultura pode ver os trambiques deles e por isso não apóiam! Inventam movimentos, falsos apoios a artistas, quando não estão no poder para poder usar os artistas politicamente que depois são descartados como papel higiênico usado!
    Mas é um absurdo acontecer isso numa cidade que tinha tradição de cultura, de uma historia de cultura tão bonita.
    A realidade é que Palmares vive de um passado. Inventaram de criar uma Fundação Casa da Cultura e como foi dito nos comentaariso aqui deixados, somente funcionou para os favores de quem ganhou campanha e para lavagem de verbas nas festas de rua. Isso deveria ser visto pelo Ministério Público. Existe um Estatuto daquela Fundação que não é obedecido ao fazerem essas coisas. Mas quem sempre fala, ao chegar no poder se calam e fazem o mesmo que fazia quem eles denunciavam em palanques e nas esquinas com tanta valentia (falsidades só isso mesmo).
    A gente perde esperanças nesse pessoal diante dessas injustiças.

    ResponderExcluir