segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

* Opinião: Textos da semana de Welton Oda

Textículos

Para quem ainda estava iludido com o aparente “bom-mocismo” (como é que as novas regras do Português tratarão este caso?) do novo ocupante da Casa Branca, o silêncio de Obama em relação ao massacre israelense é sintomático. Os dois grandes partidos estadunidenses poderiam ser denominados de Pelegos e Peleguíssimos. Os Peleguíssimos são os que mostram suas caras sanguinárias sem dissimular, enquanto os Pelegos são assim... Não falam nada, não são nem contra nem a favor, mas... Deixam o sangue rolar!

E outro silêncio intrigante. Este foi entre os manauaras. A vilã da principal novela global chamou a capital amazonense de matagal com jacarés e apenas o Ribamar Bessa respondeu, dizendo, entre outras coisas, que não votaria mais no Ciro Gomes (teria votado antes?). O silêncio poderia significar muitas coisas, entre elas: 1) que os manauaras não estariam assistindo àquela ópera bufa ou, 2) que estariam concordando com a vilã Flora Intestinal.
E mais Palestina: Este é outro massacre a comprovar a inutilidade da ONU. Os boinas azuis só se metem nas paradas pra proteger o interesse de grandes potências, oprimindo os haitianos, por exemplo. Israelenses bombardeiam escolas, veículos com ajuda humanitária, hospitais e cometem todo o tipo de atrocidades, como já denunciou a Cruz Vermelha, enquanto a ONU diz: “Pára, ta? Para, feio!”

E o Pseudo Ano Novo de muitos começou com uma pseudofesta, ouvindo pseudomúsica, numa pseudopraia com muita pseudoalegria. A estes, Pseudofelicidades!

Pra fechar, cuspiremos um pouco de chorume nos nossos já tão sujos parlamentos brasileiros. Cacete! Que coisa imunda esta prática de empurrar um pacote de imundices nesta época de anestesia generalizada!


No Amazonas, quiseram diminuir os passes estudantis e mexer no orçamento estadual. No Congresso Nacional, pretenderam aumentar o número de vereadores pelo Brasil afora, um mundaréu de regalias sendo votadas Tudo isso acontecendo, enquanto nossos “aguerridos militantes” estavam curtindo o Natal, o Ano Novo, as “férias” da militância, tão apegados aos cânones de nossa Curtura!!! E, incrivelmente, quem estava protestando contra o massacre de palestinos (pelo menos em Manaus) eram militantes de um partido de direita!! O PC do B!

welton oda (yoda@ufam.edu.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário