sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

* Agreção a adolescente e invasão de propriedade em Diadema (SP)



No dia 19, por volta das 15h50, em Diadema, (região metropolitana de SP), cerca de vinte guardas da GCM, (Guarda Civil Metropolitana), depois de revistar e agredir o adolescente W. de 16 anos, entraram com armas em punho no local de atendimento do Projeto de Medida Sócio Educativa da região. Na presença de profissionais do projeto que prestavam assistência ao adolescente, os guardas em tons de ameaça e sem qualquer mandato judicial, tentaram arrastar o jovem para fora da sala da equipe técnica.
Fato lamentável que tem ocorrido no cotidiano das escolas voltou a acontecer na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caio Sérgio Pompeu de Toledo, na Cidade Tiradentes, (Zona Leste de SP). No dia 16, a Coordenadora Pedagógica Ana Paula, depois de ter solicitado aos adolescentes que saíssem da quadra esportiva da escola e os mesmo terem saído, chamou a Guarda Civil Metropolitana que foi até aonde estavam os adolescentes e os arrastaram para a calçada da escola, forçando-os a colocar a mão na cabeça. Não satisfeitos a guarda invadiu um prédio, algemou e agrediu dois adolescentes.
Muitos são os adolescentes violentados pelo abuso de poder de policiais, chegando a graves conseqüências. O alvo costuma ser o mesmo: jovens da periferia. A higienização de classe e racial intensifica-se cada vez mais através de fatos como o estes, pertencentes a uma política elitista e racista. Se tamanha prática violenta foi feita na presença de profissionais de educação fica a prova de que as ações por detrás de muros e terrenos baldios são de extrema tortura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário