terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

* Festa do Oscar paralela ao Carnaval!

Quem Quer Ser Um Milionário?" foi o grande vencedor do Oscar entregue nesse domingo. Os brasileiros, em pleno carnaval, simplesmente, ignoraram a festa.
Fontes: Reuters, The New York Times, Washington Post


Com o Brasil fora, e a premiação acontecendo em pleno domingo de Carnaval, certamente essa foi a menor audiência da Festa do Oscar no Brasil.
Enquanto o Brasil indicar para o Oscar produções nacionais que querem parecer com filmes americanos, e deixar de lado as obras que falam a linguagem e a realidade brasileira, nós nunca compareceremos a uma festa do Oscar com chances.Por exemplo, quase todos os filmes de Guel Arraes, desde A Compadecida passando por Caramuru - A invenção do Brasil e até com Lisbela e o Prisioneiro, teriam feito grandes figuras na festa. Uma panelinha do ministério da cultura escolhe filmes bem comportados e limpinhos que não representam a verdadeira insdustria cinematografica nacional.
"Quem quer ser um milionário?" confirmou o favoritismo na 81a edição do Oscar, levando oito prêmios neste domingo, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
Danny Boyle levou a estatueta de Melhor Diretor pela sombria, mas esperançosa, história de um indiano pobre que compete em um programa de perguntas e respostas. Ele agradeceu à família, aos produtores do filme e à cidade de Mumbai, onde "Milionário" foi filmado.
A.R. Rahman interpreta Jai Ho, durante a cerimônica, a vencedora de melhor canção original, do filme "Quem quer ser um milionário?"


O roteirista Simon Beaufoy venceu o prêmio de Roteiro Adaptado. "Milionário" levou ainda os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Edição, Trilha Sonora e Canção.
Somente sete outros filmes ganharam oito ou mais prêmios na história do Oscar.

Kate Winslet,Sean Penn,Penélope Cruz


Kate Winslet levou o prêmio de Melhor Atriz por "O Leitor", no qual faz o papel de uma ex-guarda de prisão nazista que se envolve com um adolescente. Ela tentou segurar as lágrimas ao receber sua estatueta e lembrou de quando era uma menina de oito anos que sonhava em ganhar o prêmio mais importante do cinema. Sean Penn conseguiu seu segundo Oscar pelo papel de Harvey Milk, um ativista gay em "Milk -- A Voz da Igualdade"."Seus comunistas, adoradores de gays", disse Penn à platéia, ao receber seu prêmio. "Eu não esperava isso e queria deixar bem claro que sei quão difícil é gostar de mim", disse Penn. Penn também fez um dos poucos discursos políticos da noite, pedindo às pessoas que reavaliem suas crenças e apoiem o casamento gay. Penélope Cruz ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Vicky Cristina Barcelona".

A mãe Sally, o pai Kim e a irmã Kate recebem o Oscar póstumo de ator coadjuvante para Heath Ledger, , por seu papel de Coringa no filme "Batman -- O Cavaleiro das Trevas".
Ledger é o segundo ator na história do Oscar a ganhar um prêmio depois de morrer. Ele faleceu aos 28 anos, no ano passado, de overdose acidental de remédios prescritos.

Mas "Milionário" foi mesmo o grande vencedor da noite, conseguindo também prêmios nas categorias Melhor Fotografia, Mixagem de Som, Edição, Trilha Sonora e Melhor Canção.
A única surpresa da noite foi o Melhor Filme em Língua Estrangeira. "Departures", do Japão, levou o prêmio, derrotando o favorito israelense "Valsa com Bashir".

Hugh Jackman o apresentador do Oscar deste ano cantou e dançou ao lado da cantora Beyoncé. Os dois fizeram uma apresentação durante a cerimônia para homenagear os musicais





Nenhum comentário:

Postar um comentário