sexta-feira, 13 de março de 2009

* Violência contra jornalistas em RO e em RJ!

Jornalista tenta cobrir acidente e tem fotos apagadas por seguranças em RO

O jornalista Eliânio Nascimento, do site Rondônia Agora, afirmou ter sido agredido por seguranças do Shopping Porto Velho, na capital do Estado, após a queda de parte do teto de gesso do prédio, na última quarta-feira (11), por volta das 18h.
Segundo ele, ao entrar no local para realizar imagens, guardas contratados pelo Shopping o teriam detido em uma sala escura e apagado mais de 150 fotografias de sua máquina. A assessoria do Shopping negou as agressões e justificou o incidente, alegando que o jornalista não teria autorização para entrar no local, por se tratar de uma propriedade privada.

Imagem do acidente reproduzida de vídeo da ALLTV Amazônia

De acordo com testemunhas presentes no Shopping, logo após o acidente, seguranças contratados pela empresa bloquearam o acesso à imprensa e aos clientes, por meio da colocação de uma lona preta no local. Em seguida, parte do complexo de lazer foi evacuado pelo Corpo de Bombeiros. Cerca de quatros pessoas ficaram feridas na queda do teto.
O jornalista do Rondônia Agora declarou que os seguranças, mantidos pela empresa Roma, teriam danificado sua máquina fotográfica, quebrando uma das alças de sustentação do produto. Nascimento disse ainda que irá abrir um processo contra o Shopping, por danos materiais.
OAB/RJ repudia agressão a fotógrafo do jornal Extra durante reportagem

Na manhã desta quinta-feira (12), a OAB/RJ divulgou uma nota de repúdio a agressão "perpetrada por assessores da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, contra o fotógrafo do jornal Extra, Fabiano Rocha.
A Ordem criticou, ainda, as ameaças sofridas pela jornalista Ana Carolina Torres e pelo motorista Noel Messias que, junto de Rocha, faziam uma reportagem em frente à casa da prefeita da cidade.
"A OAB/RJ vê nesse ato de intolerância política um atentado contra a liberdade de imprensa, cuja reconquista tanto custou à sociedade brasileira", disse o comunicado.
Durante a reportagem, o irmão da prefeita, Mário Panisset, saiu da casa e pegou o boneco João Buracão. Em seguida, dois homens cercaram o fotógrafo. Um deles o imobilizou e outro tomou sua máquina.
O incidente foi registrado na 73ªDP como lesão corporal. Os agressores foram identificados como o auxiliar administrativo Fábio Soares Pacheco, 33, e o motorista Marcos Antônio da Silva Ramos, 34. De acordo com informações do O Globo Online, Fábio foi quem agrediu o fotógrafo e Marcos Antônio roubou-lhe a câmera. Já o irmão de Aparecida Panisset aparece no registro como envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário