quarta-feira, 13 de maio de 2009

* Desrespeito ao meio ambiente na Praça Dr. Paulo Paranhoos - Palmares - PE.

Existia na Praça Dr. Paulo Paranhos uma árvore Pau Brasil, símbolo do Projeto de plantio desse vegetal por volta de 1990, quando o Presidente da Fundação Pau Brasil veio a Palmares trazer centeas de mudas que foram plantadas no Município dos Palmares. Durante a cerimônia foi plantada a árvore e colocada junto dela uma plata comemorativa com os nomes dos Vereadores do Município, do Prefeito Francisco de Assis Rodrigues e do Preisente da Fundação Pau Brasil.

A administração da Prefeitura de 2005 - 2008 tirou a placa e deu sumiço à arvore.


Aquela administração cortou várias árvores de praças da Cidade dos Palmares, em podamentos sem bases técnicas, desrespeitando nosso Patrimônio Natural.


No local onde existia uma árvore Pau Brasil, em extinção, atualmente existe uma caqueira com um pinheiro, como mostra a foto acima fotografada dia 10 de Maio/2009.


Eis outro grande erro: investir no plantio de árvores que não fazem parte da vegetação nativa regional.


Mas o que esperar de Senhores feudais que tomam conta de uma administração municipal, quando eles são os principais desmatadores e cultivadores da monocultura canvieira?
A foto acima mostra que a Praça Dr. Paulo Paranhos tem vegetais da flora regional. Os administradores que sucederam os criadores desta Praça, -Luiz Portela e Francisco de Assis Rodrigues, devem observar esse exemplo de respeito que eles dedicaram à nossa flora nativa.
O plantio de vegetais em praças não deve ser entregue a qualquer jadineiro de fundo de quintal ou a alguém curioso querendo usar a praça para trampolim politiqueiro ao se mostrar liderando uma decoração pública que deveria ser tratada como uma ação séria e feita por especialistas. Não é lugar para quintal de marketing da boneca Barbie (como já aconteceu de pintarem a praça de cor rósea e tonalidades agressivas, distoando com as cores do Município que são verde, azul e branca). Ainda bem que a atual administração não seguiu essa linha e não pintou com as cores do Partido vencedor, costume semelhante aos cães que urinam nos locais para marcar território. Após eleição, o vencedor veste a camisa das cores da Cidade e não impôe as cores partidárias (costume nazifascista). Um grande exemplo disso é o Presidente Lula que ao ganhar a eleição para Presidente da República, colocou um botom com a Bandeira Nacional, representando que é o Presidente de todos os brasileiros e não de um só Partido partido.
Existem vegetais apropriados para praças e outros logradouros públicos. É tempo da administração municipal procurar engenheiros florestais, paisagistas e treinar os jardineiros da da Prefeitura e não entregar podamentos a quem não tem habilitação como ocorreu na administração anterior. E pelo que sabemos, o governo de Francisco de Assis Rodrigues promoveu cursos de jardinagem através da Fundação do Bem Estar Social, nos quais os funcionários contratados para o setor participaram.
Achamos que é melhor pelo menos imitar o melhor de administrações anteriores para evitar absurdos centrados em vaidades megalomaníacas populistas.
Aqui registramos com tristeza e sem temor de defender nosso Patrimônio Natural!

Veja abaixo o clipe sobre o assunto que publicamos no canal youtube do Jornal O OLHO www.youtube.com/jornaloolho :


Jaorish

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário