quarta-feira, 13 de maio de 2009

* Passeio na Ilha de Itamaracá - PE

No clipe abaixo, filmagens realizadas por Jaorish durante viagem e estadia na Ilha de Itamaracá no período de 15 a 30 de março de 2009. Destaques para a Praia do Pilar, com suas águas calmas e mornas e para a Praia do Forte de Orange.
A Ilha de Itamaracá é uma ilha no litoral do estado de Pernambuco, no Brasil. Constitui-se em um município, integrante da Região Metropolitana do Recife. Fica separada do continente pelo
canal de Santa Cruz.
A expressão "Itamaracá" deriva da
língua tupi, com o significado de "pedra que canta" ou "pedra sonante".
Segundo registros do IBGE,
[4], o tribunal francês de Bayone cita a ocupação da ilha por portugueses já em 1491 em processo sobre os crimes do navio La Pélerino. Segundo Fonseca [5], os primeiros habitantes seriam náufragos, havendo também registros sobre a passagem dos portugueses João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira, em 1493 e 1498, respectivamente.
Em 1526 já havia uma
capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, de responsabilidade do padre Francisco Garcia, na Vila Velha, localizada à margem esquerda do Canal de Santa Cruz, construída no local onde havia um fortim, sob a liderança do capitão João Gonçalves.
A ocupação da ilha remonta a uma
feitoria estabelecida em 1508.
A ilha pertencia à
Capitania de Itamaracá, uma quinze divisões originais do território brasileiro entregues a donatários em regime de hereditariedade. A capitania foi doada a Pero Lopes de Sousa, em 1534. O território da capitania estendia-se desde a linha imaginária de Tordesilhas até a costa, tendo como limite norte a Baía da Traição (Paraíba) a Igarassu (Pernambuco). Em 1540, a Feitoria de Itamaracá foi elevada à categoria de vila e sede da capitania. A capitania foi extinta em 1574 e o território passou a integrar a Capitania de Pernambuco.
A ilha prosperava à sombra da economia açucareira. Em 1630, a Vila Velha possuia 100 casas e uma
Santa Casa de Misericórdia.
Os holandeses invadiram a ilha em 1631 e lá ergueram o
Forte Orange, na entrada Sul do canal de Santa Cruz, construído em taipa de pilão. O forte tinha este nome em homenagem ao Príncipe holandês Frederico Henrique de Orange, tio de Maurício de Nassau. A ilha de Itamaracá serviu de celeiro aos holandeses. Posteriormente, o forte passou a ser chamado Forte de Santa Cruz, já sob domínio português.
Em 1763, o rei
D. João V comprou a ilha para a Coroa Portuguesa por 4000 cruzados.
O Distrito foi criado em 1 de maio de 1866, pela Lei Provincial de número 676.
Atualmente, a sede do município fica no Pilar, elevado à categoria de vila em
1831.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário