quinta-feira, 7 de maio de 2009

* Encontro Regional de Educação Afro em Cachoeira do Sul - RS

A riqueza da cultura dos povos africanos esteve em destaque no Encontro Regional de Educação Afro, promoção da 24ª Coordenadoria Regional de Educação que reuniu 80 professores de quatro regiões do estado em Cachoeira do Sul - RS, nesta quinta-feira. O evento teve palestras e oficinas pela manhã e à tarde, no salão de atos do Colégio Marista Roque, e contou com a presença da representante da Secretaria de Estado da Educação, professora Evelize Maria da Silva Reis.
Logo na abertura do encontro, a contribuição artística afro foi demonstrada com performances de dança preparadas pela Associação Cachoeirense de Cultura Afro.
A ornamentação do salão de atos, organizada pelo grupo A Cor da Pele, da Escola Estadual Angelina Salzano Vieira da Cunha, também trouxe elementos da cultura negra aos participantes. Na conferência de abertura, a professora cachoeirense Lair Tereza Vidal da Silva abordou a Lei 10.639/2003, que dispõe sobre a Educação Afro nas escolas. A contribuição social, econômica e cultural do Continente Africano ainda é pouco conhecida por nós, alertou a palestrante, que reforçou a necessidade de estudar a história dos povos africanos no Brasil.
Os participantes do encontro, vindos das regiões de Santa Maria, Santana do Livramento, Uruguaiana e Cachoeira do Sul, também fizeram um tour pela cidade, com visita à Capela de Santa Josefa. À tarde, os professores se dividiram em oficinas sobre Literatura Infantil, Artes, jogos e brincadeiras de origem afro e Educação Afro nas Séries Iniciais. A avaliação final foi bastante positiva. Esperamos que os professores que participaram se tornem multiplicadores dos conhecimentos que adquiriram, nas nossas escolas, afirmou o coordenador do evento, professor Cezar Mozart Vasconcelos Pedroso, da 24ª CRE.
O Encontro Regional de Educação Afro foi promovido pela 24ª CRE com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, 8ª, 10ª e 19ª CREs, Grupo A Cor da Pele, da Escola Estadual Angelina Salzano Vieira da Cunha, Associação Cachoeirense de Cultura Afro, Escola Municipal Dora Abreu, Colégio Marista Roque, Banco do Brasil, Jornal do Povo e Jornal O Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário