segunda-feira, 28 de junho de 2010

* 28 de Junho/2010: Palmares sofrendo outra enchente!

Imagens captadas da minha residência na Rua Antonio Becco, 138, Bairro Centro de Palmares. Da porta da minha residencia fotografei hoje de manhã, por volta das 7h. as imagens mostrando o Rio Una invadindo novamente ruas de Palmares. Acima, Rua do Rio e Avenida Ascenso Ferreira. Ao fundo, trecho da BR-101 destruido (todo o trecho da BR-101 ao redor de Palmares está destruído).
Ontem, 27 de Junho, domingo, contingente do Exército Brasileiro aquartelao em Palmares nesses momentos de emergência após enchente iniciada dia 18 de Junho, anunciou que mais águas viriam para nossa Cidade. Ordenou que as pessoas saissem das áreas afetadas na enchente anterior (algumas familias voltaram teimosamente para as casas em áreas de risco que estão com terrenos cedendo e casas condenadas).
Ontem foi uma tarde de expectativas e desesperos novamente. E a espera durante a noite e madrugada quando as águas novamente invadiram Palmares (aguardem fotos e vídeos ainda hoje).

Parte baixa da Rua Antonio Becco sendo invadida (na esquina o predio da Loja Maçônica Fraternidade Palmarense Nº1 que teve andar terreo totalmente submerso. E antiga rua Nova, Avenida Ascenso Ferreira e Rua do Rio cheias de dejetos tirados das casas, lama, etc. dificultando escoamentos das águas da nova enchente que se inicia.


Da minha residência podemos ver as imagens das águas invadindo a Rua Rio, Avenida Ascenso Ferreira, Rua Visconde do Rio Branco (antiga Rua Nova).

Cidade novamente sem água potável encanada. Escassês de alimentos e água potável continua.
Bancos fechados. Tudo arrasado! Quem tem dinheiro em Bancos não pode retirar. Produtos em geral faltando na Cidade nos poucos pontos de mercearias nos bairros dos morros de difícil acess por motivo de muita lama. Há lugares na cidade que a lama chega na cintura!

Ontem à noite, novamente a cidade sem policiamento. Registrei imagens do Centro da Cidade, por volta das 23h até à meia-noite, sem nenhuma ronda policial. Ruas desertas, povo com medo foram para os morros. Máquinas escavadeiras abandonadas nas áreas altas. CELPE trouxe geradores de emergencia com holofotes de iluminação porem estavam desligados, apenas guardados nas partes mais altas.

Aqui em Palmares e em outras cidades da Bacia do Rio Una há grande apreensão e desespero.
Foz do Rio Pirangi (desemboca no Rio Una em Palmares). Foto de 8 de fevereiro de 2004.
Foto da Foz do Rio Panelas (desemboca no Rio Pirangi na Cidade de Catende, pertinho de Palmares). Foto de 8 de fevereiro de 2004. Catende sofreu muito com a enchente do dia 18 de Junho/2010.
Palmares sofre muito porque no Rio Una desembocam rios importantes vindos do Agreste Pernambucano, entre eles Rio Pirangi (no qual desemboca o Rio Panelas aqui pertinho, na Cidade de Catende) e o Rio Prata (que tem uma grande represa provocando horror durante o inverno diante do abandono há anos e grande volume de águas que armazena). A Barragem do Rio Prata é o grande temor de todos que residem nas cidades logo abaixo dela.
Barragem do Prata. Imagem interna, de lado da Barragem. O Paredão é enorme por fora. E atualmente está com águas nos limites do paredão. Foto do dia 8 de fevereiro de 2004 quando fui monitorar lá com o Vereador Iraquitan Oliveira (PC do B).

Nenhum comentário:

Postar um comentário