quinta-feira, 5 de maio de 2011

* Diário da enchente (madrugada 5-5-2011): Noite e madrugada de pânico




Diário da Enchente, 05 de Maio/2011 às 07h. 56min.

Durante toda a noite população da Cidade dos Palmares apreensiva  diante dos avisos da Comissão de Defesa Civil para todos saírem das casas atingidas pela enchente do dia 3 de Maio/2011. Várias pessoas estavam lavando casas atingidas. Comércio rearrumando prateleiras. Mas a ordem é sair das áreas atingidas porque virá outra enchente.
Mas durante a noite e a madrugada não chegou a enchente. Porém hoje cedo Representante da Cruz Vermelha e o Presidente da Comissão de Defesa Civil dos Palmares estiveram nas rádios locais pedindo para ninguém voltar para imóveis atingidos pela enchente de terça-feira dia 03. E quem ficou em Primeiro ou Segundo Andar não teime ficar porque o Rio Una receberá muita água das chuvas caídas nas áreas desta Bacia Fluvial pernambucana. Há previsão que enchente será maior que a de terça-feira porque naquele dia o rio não estava cheio e agora está com muita água. Se juntar as águas que vêm do Agreste tudo piorará. Muita chuva no Agreste e em toda Mata Sul.
Durante toda a noite e madrugada choveu muito em Palmares.
Segundo publicado no site AB TV:
"O município de Palmares, na Zona da Mata Sul, registrou um grande volume de chuvas na noite da última segunda-feira (2) e na madrugada desta terça-feira (3). Segundo o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), nos três primeiros dias de maio já caiu 87% da chuva prevista para este mês na cidade.
Os técnicos do Lamepe fizeram a conta: a média histórica de chuva registrada em Palmares para todo o mês de maio é de 238 milímetros. Em três dias, já caíram 206 milímetros de chuva."
Chove muito em toda Mesoregião da Mata Sul Pernambucana. Municípios gravemente atingidos: Ribeirão, Gameleira, Palmares, Catende, Água Preta, Belém de Maria. Em Barreiros houve 2 enchentes dentro de uma semana!
Numa entrevista cedida à Rádio Cultura dos Palmares, o Governador de Pernambuco disse que as chuvas desses dias marcaram a porcentagem maior dos últimos 30 anos e prometeu construir 5 barragens de contenção na Bacia do Rio Una para controlar essas enchentes.
Notícias de deslizamentos de barreiras em várias cidades da Mata Sul Pernambucana.
Neste horário podemos ouvir sirenes de viaturas dos Bombeiros Militares alertando ao povo.
Chuvas intermitentes continuam.
Agreste, Mata Norte e Região Metropolitana do Recife também sofrendo com chuvas a ponto da Prefeitura da Capital Pernambucana avisar que usará força de polícia militar para prevenir catástrofes maiores e retirar pessoas da área ribeirinha se não quiser sair.
Daqui a pouco colocaremos mais fotos e vídeos online (se não faltar energia elétrica e sinal de internet) sobre a situação da Cidade dos Palmares.
Palmares continua sem água encanada. A estação de captação de águas foi atingido pela enchente. Mas o Sistema de Abastecimento de Água está se esforçando para sanar o problema. Mas enquanto está chovendo a situação é difícil porque há muita lama nos rios e como disse o Presidente do SAAE, Alexandre Leão, "a empresa trata água e não lama"! As bombas que impulsionam a água nos encanamentos estão entupidas de lamas!
Acompanhe notícias ao vivo em aúdio no site da Rádio Cultura dos Palmares que faz jornalismo sério e responsável.
Vejam clipes sobre nossas reportagens nesses dias de pânicos:
 





*


*

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário